Poder Executivo Flashcards

0
Q

650.(CESPE/SEJUS-ES/2009) Na qualidade de chefe de Estado, o presidente da República exerce a liderança da política nacional por meio da orientação das decisões gerais e da direção da máquina administrativa.

A

Errado. Assim o faz, atuando como chefe de governo. A atuação como chefe de Estado se refere às suas manifestações no âmbito internacional.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
1
Q

651.(CESPE/AGU/2009) Em decorrência da aplicação do princípio da simetria, o chefe do Poder Executivo estadual pode dispor, via decreto, sobre a organização e funcionamento da administração estadual, desde que os preceitos não importem aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos.

A

Correto. Trata-se da aplicação do princípio da simetria federativa ao poder de editar decretos autônomos, conferido ao Presidente da República pelo art. 84, VI da Constituição Federal.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

652.(CESPE/FINEP/2009) Entre as atribuições do presidente da República, encontra-se a de dispor, mediante decreto, sobre a extinção de funções ou cargos públicos, em qualquer situação.

A

652.Errado. Trata-se do decreto autônomo, expresso na CF no art. 84, VI. Nesta hipótese, o decreto poderá só poderá ser expedido se as funções ou cargos a serem extintos estiverem vagos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

653.(CESPE/FINEP/2009) O presidente da República exerce a função de comandante supremo das Forças Armadas, atribuição considerada mero título honorífico.

A

653.Errado. Título honorífico é o título fornecido para honrar uma pessoa, geralmente pelos relevantes serviços prestados. Não podemos dizer que esta função do Presidente é um mero título de honra, já que ele realmente será o responsável pela tomada final de decisões militares e geoestratégicas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

654.(CESPE/TRE-MA/2009) O vice-presidente é eleito juntamente com o presidente da República, pois os votos por ele recebidos se somam aos recebidos por seu companheiro de chapa, definindose assim o resultado da eleição.

A

654.Errado. O vice-presidente realmente é eleito junto com o Presidente, mas não há o que se falar em somatório dos votos recebidos, pois o vice-presidente não pode ser votado, a votação ocorre tão somente para o cargo de Presidente e o vice só é eleito caso o candidato para a presidência ao qual esteja vinculado ganhe as eleições.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

655.(CESPE/TRE-MA/2009) Se os cargos de presidente e vicepresidente da República vierem a ficar vagos, responde pela presidência da República o presidente do Congresso Nacional, e deve ser feita a eleição de novos presidente e vice-presidente da República para um mandato-tampão.

A

655.Errado. O presidente que assume será o da Câmara e não o do Congresso, conforme disposto no art. 80 da Constituição.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

656.(CESPE/TRE-MA/2009) No caso de impedimento concomitante do presidente e do vice-presidente da República, quem ocupará provisoriamente a Presidência da República será o presidente da Câmara dos Deputados, e a eleição dos novos chefes da nação se dará por eleição popular direta, se ambos os cargos tiverem ficado vagos antes de se completarem dois anos de mandato presidencial.

A

656.Correto. O item traz corretamente as disposições sobre o assunto que pode ser encontrado nos art. 80 e 81 da Constituição.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

657.(CESPE/TRE-MA/2009) Com a vacância concomitante da Presidência e da Vice- Presidência da República, o presidente da Câmara dos Deputados assume a Presidência da República para um mandato-tampão, pois a CF estabelece que a eleição presidencial deve ocorrer conjuntamente com a dos governadores dos estados e dos membros do Poder Legislativo, para que não haja rompimento do pacto federativo.

A

657.Errado. Com a vacância de ambos os cargos, deve-se fazer obrigatoriamente eleição, assim, o Presidente da Câmara dos Deputados não irá assumir um mandato tampão, apenas assumirá provisoriamente o cargo devendo convocar eleições diretas ou indiretas, de acordo se a vaga ocorreu nos primeiros 2 anos ou nos últimos 2 anos do mandato, conforme dispõe o art. 81 e 81 da Constituição.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

658.(CESPE/TRE-MA/2009) Em qualquer hipótese, deve ser convocada nova eleição presidencial, seja pela via direta, seja pela indireta, assumindo o presidente do Senado Federal provisoriamente a Presidência da República, e, nas ausências deste, a chefia do Poder Executivo deve ser ocupada pelo presidente da Câmara dos Deputados.

A

658.Errado. Primeiro assume o presidente da Câmara, depois o do Senado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

659.(CESPE/TRT-17ª/2009) São crimes de responsabilidade os atos do presidente da República que atentem contra o exercício dos direitos políticos, individuais e sociais.

A

659.Correto. A questão se limita a mencionar a literalidade encontrada no art. 85, III da Constituição Federal.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

660.(CESPE/TRE-MA/2009) Compete privativamente ao presidente da República dispor, mediante decreto, sobre extinção de órgãos públicos.

A
  1. Errado. O chamado decreto autônomo do Presidente, foi instituído pela EC 32/01 e conferiu diversas competências para que o Presidente pudesse organizar a administração pública federal. Tal decreto encontra-se no art. 84, VI da Constituição que diz caber ao Presidente dispor, mediante decreto, sobre:
    a) Organização e funcionamento da administração federal, quando não implicar: Aumento de despesa; nem Criação ou extinção de órgãos públicos;
    b) Extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos; Desta forma, é vedada a extinção de órgãos mediante decreto, deve tal ato ser feito apenas por lei, tal como a sua criação
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

661.(CESPE/Procurador-BACEN/2009) Os crimes de responsabilidade praticados pelos ministros de Estado, sem qualquer conexão com o presidente da República, serão processados e julgados pelo STJ.

A

661.Errado. São processados pelo STF. Caso eles tivessem conexão, seriam processados pelo Senado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

662.(CESPE/Procurador-BACEN/2009) As infrações penais praticadas pelo presidente da República durante a vigência do mandato, sem qualquer relação com a função presidencial, serão objeto de imediata persecutio criminis.

A

662.Errado. Pois a Constituição estabelece no seu art. 86 § 4º que o Presidente da República, na vigência de seu mandato, não pode ser responsabilizado por atos estranhos ao exercício de suas funções.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

663.(CESPE/Procurador-BACEN/2009) Compete privativamente ao presidente da República extinguir os cargos públicos federais, na forma da lei.

A

663.Correto. Está elencado como competência privativa do Presidente, na Constituição, através do art. 84. XXV, prover e extinguir os cargos públicos federais, na forma da lei.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

664.(CESPE/Juiz Federal Substituto - TRF 1ª/2009) É indelegável a atribuição constitucional do presidente da República de conceder indulto.

A

664.Errado. As matérias do art. 84 da Constituição que podem ser delegadas aos Ministros, AGU ou PGR, estão presentes no art. 84, parágrafo único. Entre elas, está a possibilidade da concessão de indulto.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

665.(CESPE/Juiz Federal Substituto - TRF 1ª/2009) O ministro do Planejamento e os comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica integram o Conselho da República.

A

665.Errado. Estas pessoas são membros do Conselho de Defesa Nacional e não do Conselho de República.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

666.(CESPE/Juiz Federal Substituto - TRF 1ª/2009) Conforme orientação do STF, a manifestação do Conselho de Defesa Nacional não constitui requisito de validade da demarcação de terras indígenas, mesmo daquelas situadas em região de fronteira.

A

666.Correto. Segundo o STF, compete ao Poder Executivo federal a demarcação das terras indígenas. Nada impede que neste exercício, o Presidente consulte o Conselho de Defesa, principalmente se as áreas forem de fronteira. Porém, segundo o Supremo, a manifestação do Conselho de Defesa Nacional não é requisito de validade da demarcação de terras indígenas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

667.(CESPE/Juiz Federal Substituto - TRF 1ª/2009) Segundo posicionamento do STF, a imunidade formal relativa à prisão do presidente da República é aplicável também aos chefes dos poderes executivos estaduais, desde que diante de expressa previsão nas respectivas constituições estaduais.

A

667.Errado. Segundo a jurisprudência do STF, é inadimissível a extensão da imunidade à prisão cautelar ao governador de Estado pela Constituição do Estado, bem como é inadimissível que a Constituição Estadual confira imunidade ao governador para que ele não seja responsabilizado por delitos estranhos à sua função. Segundo as palavras do Supremo, os govenadores possuem, então, unicamente a prerogativa de foro de serem julgados perante o STJ, após licença da Assembléia Legislativa, devendo estes serem ali julgados ainda que por delitos penais estranhos às suas funções. Somente a Constituição Federal pode conferir prerrogativas de foro ou imunidades e ela não o fez para os governadores. Assim, os Estados-membros não podem reproduzir em suas próprias Constituições o conteúdo normativo dos preceitos inscritos no art. 86, §§ 3º e4º da CF, pois essas prerrogativas são unicamente compatíveis com a condição de Chefe de Estado - que somente o Presidente da Republica possui.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
18
Q

668.(CESPE/TJAA - TRT 5ª/2009) É crime de responsabilidade o ato que atente contra o exercício de direitos sociais cometido pelo presidente da República.

A

668.Correto. O art. 85 da Constituição dispõe que são crimes de responsabilidade os atos do Presidente da República que atentem contra a Constituição Federal e, especialmente, contra uma relação de coisas. Entre elas (inciso III) encontramos o exercício dos direitos políticos, individuais e sociais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
19
Q

669.(CESPE/TJAA - TRT 5ª/2009) O decreto presidencial é o instrumento adequado para a criação de novos cargos públicos.

A

669.Errado. Trata-se de matéria privativa de lei.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
20
Q

670.(CESPE/TJAA - TRT 5ª/2009) Caso haja recebimento, pelo Supremo Tribunal Federal, de queixa-crime contra o presidente da República pela prática de infração penal, este terá suspensas as suas funções.

A

670.Correto. No caso de crimes comuns, ficará suspenso a partir do recebimento da denúncia pelo STF (CF, art. 86 §1º). Lembrando que no caso de crimes de responsabilidade, ele só será suspenso após a instauração do processo no Senado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
21
Q

671.(CESPE/Juiz Federal Substituto – TRF 5ª/2009) Todos os membros do Conselho da República, órgão de consulta da Presidência, são escolhidos pelo presidente da República.

A

671.Errado. Pois do Conselho da República participam seis cidadãos brasileiros natos, sendo dois nomeados pelo Presidente da República, dois eleitos pelo Senado Federal e dois eleitos pela Câmara dos Deputados (CF, art. 89, VII).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
22
Q

672.(CESPE/Juiz Federal Substituto – TRF 5ª/2009) Compete ao Conselho de Defesa Nacional opinar a respeito das questões relevantes para a estabilidade das instituições democráticas.

A

672.Errado. Trata-se de competência do Conselho da República (CF, art. 90, II), e não do Conselho de Defesa Nacional.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
23
Q

673.(CESPE/Juiz Federal Substituto – TRF 5ª/2009) Para que o presidente da República seja julgado pelo STF por crimes comuns, é necessária a autorização de dois terços da Câmara dos Deputados, por força da qual fica ele suspenso das suas funções.

A

673.Errado. O erro da questão é apenas um: o Presidente só será suspenso de suas funções após a instauração do processo no Senado (CF, art. 86 §1º).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
24
Q

674.(CESPE/TRT-17ª/2009) No tocante à organização do Estado brasileiro, a CF estabeleceu a possibilidade de o presidente da República delegar, ao advogado-geral da União, sua competência para dispor, mediante decreto, sobre a organização e o funcionamento da administração federal, quando isso não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos.

A

674.Correto. As matérias do art. 84 da Constituição que podem ser delegadas aos Ministros, AGU ou PGR, estão presentes no art. 84, parágrafo único. Entre elas, está a possibilidade de delegação do decreto autônomo (CF, art. 86, IV) mediante o qual se poderá dispor sobre a organização e o funcionamento da administração federal, quando isso não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
25
Q

675.(CESPE/ABIN/2008) O Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional exercem atividade opinativa em relação ao presidente da República, podendo ter a sua composição alterada por meio de lei infraconstitucional.

A

675.Errado. A composição não pode ser alterada por lei infraconstitucional pois ela é estabelecida expressamente pela Constituição. Assim, só pode ser alterada por emenda constitucional (CF, art. 89 e 91).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
26
Q

676.(CESPE/AJAA-STF/2008) O presidente da República possui imunidade material ou inviolabilidade, também prevista para os parlamentares.

A

676.Errado. O Presidente da República possui tão somente uma imunidade penal relativa (CF, art. 86 §§ 3º e 4º).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
27
Q

677.(CESPE/AJAJ-STF/2008) A concessão de indulto pode ser delegada ao procurador geral da República ou ao advogado-geral da União.

A

677.Correto. As matérias do art. 84 da Constituição que podem ser delegadas aos Ministros, AGU ou PGR, estão presentes no art. 84, parágrafo único. Entre elas, está a possibilidade da concessão de indulto.

28
Q

678.(CESPE/Técnico - TRT 9ª/2007) O presidente da República tem competência para, por meio de decreto, extinguir cargos públicos que eventualmente estejam sendo ocupados por servidores nãoestáveis.

A

678.Errado. Segundo a Constituição em seu art. 84, VI, b, poderá o Presidente, mediante decreto, dispor sobre extinção de funções ou cargos públicos, porém isso só é possível quando estiverem vagos.

29
Q

679.(CESPE/Advogado - BRB/2010) Constituem competências privativas do presidente da República decretar e executar intervenção federal e exercer o comando supremo das Forças Armadas.

A

679.Correto. Trata-se da conjugação das competências estabelecidas pela Constituição em seu art. 84 nos incisos X e XIII.

30
Q

680.(CESPE/AJAA-TRE-BA/2010) É de competência exclusiva do presidente da República resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos ao patrimônio nacional.

A

680.Errado. Trata-se de competência exclusiva do Congresso Nacional, nos termos do art. 49, I.

31
Q

681.(CESPE/TJAA-TRE-BA/2010) Na eleição do presidente e do vicepresidente da República, se nenhum candidato alcançar maioria absoluta na primeira votação, deve ser feita nova eleição, concorrendo os dois candidatos mais votados. Se, antes de realizado o segundo turno, ocorrer a morte de candidato, deverão ser convocadas novas eleições.

A

681.Errado. Segundo o estabelecido na Constituição, em seu art. 77 § 4º, se, antes de realizado o segundo turno, ocorrer morte, desistência ou impedimento legal de candidato, convocar-se-á, dentre os remanescentes, o de maior votação.

32
Q

682.(CESPE/ANATEL/2006) Embora a eleição do presidente da República implique a eleição do vice-presidente, a Constituição Federal trata a posse de ambos de forma independente; em conseqüência, se o vice-presidente tiver tomado posse na data definida pelo texto constitucional, e o presidente eleito, salvo motivo de força maior, não tiver ainda assumido o cargo decorridos dez dias da data fixada para a posse, o referido cargo será declarado vago, devendo o presidente ser sucedido pelo vice-presidente.

A

682.Correto. A eleição do Presidente implica a eleição do seu vice, porém, após isso, os cargos são considerados independentes, devendo ser observadas as regras do art. 77 a 83 da Constituição.

33
Q

655.(FCC/AJAJ - TRE-AM/2010) O Conselho da República é órgão superior de consulta do Presidente da República, e dele participam três cidadãos brasileiros natos, com no mínimo trinta anos de idade, sendo dois nomeados pelo Presidente da República.

A
  1. Errado. O correto seria dizer que participam seis cidadãos brasileiros natos, com mais de trinta e cinco anos de idade, sendo dois nomeados pelo Presidente da República (CF, art. 89, VII).
34
Q

656.(FCC/AJAA - TRE-AM/2010) Compete ao Conselho de Defesa Nacional exercer a coordenação dos órgãos e entidades da administração federal na área de sua competência e referendar os atos e decretos assinados pelo Presidente da República.

A

656.Errado. Exercer a coordenação dos órgãos e entidades da administração federal na área de sua competência e referendar os atos e decretos assinados pelo Presidente da República são atribuições dos Ministros de Estado (CF, art. 87, I), e não do Conselho de Defesa Nacional.

35
Q

657.(FCC/AJAA - TRE-AM/2010) Compete ao Conselho de Defesa Nacional estudar, propor e acompanhar o desenvolvimento de iniciativas necessárias a garantir a independência nacional e a defesa do Estado democrático.

A

657.Correto. Esta competência foi atribuída pelo art. 91, IV da Constituição Federal.

36
Q

658.(FCC/Técnico - TRT 16ª/2009) O Presidente da República tomará posse em sessão do Senado Federal e o Vice-Presidente perante a Câmara dos Deputados.

A
  1. Errado. Eles tomam posse em sessão conjunta do Congresso, de acordo com o art. 78 da Constituição.
37
Q

659.(FCC/Técnico - TRT 16ª/2009) Se, antes de realizado o segundo turno, ocorrer impedimento legal de candidato, convocar-se-á, dentre os remanescentes, o de maior votação.

A
  1. Correto. É o que dispõe o art. 77 §4º da Constituição. Tal hipótese se aplica também, caso ocorra falecimento ou desistência dos candidatos.
38
Q

660.(FCC/Técnico - TRT 16ª/2009) O mandato do Presidente da República é de quatro anos e terá início em primeiro de janeiro do ano seguinte ao da sua eleição.

A
  1. Correto. Perfeita disposição do teor do art. 82 da Constituição. Lembrando que o Presidente ainda poderá se reeleger para um único período subsequente.
39
Q

661.(FCC/Técnico - TRT 16ª/2009) O Vice-Presidente da República não poderá, sem licença do Congresso Nacional, ausentar-se do País por período superior a quinze dias, sob pena de perda do cargo.

A
  1. Correto. O enunciado exige o conhecimento sobre o art. 83 da Constituição, o qual é reproduzido em sua íntegra pela questão.
40
Q

662.(FCC/Técnico - TRT 16ª/2009) Substituirá o Presidente, no caso de impedimento, e suceder-lhe-á, no de vaga, o Vice-Presidente.

A
  1. Correto. A sucessão e a substituição são funções do VicePresidente da República. A sucessão é quando o Vice assume o cargo do Presidente por motivo de vaga, ou seja, o Presidente faleceu, renunciou… Já a substituição ocorre quando o Presidente está passando por algum impedimento para o exercício do cargo, porém, não deixou o cargo vago. A questão cobrou o teor do art. 79 da Constituição.
41
Q

663.(FCC/Analista - TJ-PA/2009) Nas infrações penais comuns, o Presidente da República, será submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal, ou perante o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade.

A
  1. Correto. É o que dispõe a Constituição em seu art. 86, lembrando que antes desse julgamento, a acusação deve ser admitida por dois terços da Câmara dos Deputados.
42
Q

664.(FCC/Analista - TJ-PA/2009) Nos crimes de responsabilidade, após a instauração do processo pelo Supremo Tribunal Federal, ficará o Presidente da República afastado de suas funções.

A
  1. Errado. O Presidente só será submetido ao STF no caso de crimes comuns. Como a questão fala de “crimes de responsabilidade”, o correto seria dizer “Senado” e não STF.
43
Q

665.(FCC/Analista - TJ-PA/2009) Para ser submetido a julgamento por infração penal comum ou crime de responsabilidade, a acusação contra o Presidente da República deverá ser admitida pela maioria simples do Congresso Nacional.

A
  1. Errado. Nos termos do art. 86, é necessário 2/3 da Câmara dos Deputados.
44
Q

666.(FCC/Analista - TJ-PA/2009) Nas infrações comuns, enquanto não sobrevier sentença condenatória, o Presidente da República não estará sujeito a prisão.

A
  1. Correto. A Constituição não previu a hipótese de prisão preventiva do Presidente da República, assim, este só poderá ser preso quando for proferida a sentença condenatória, nos termos da Constituição, art. 86 §3º”.
45
Q

667.(FCC/Analista - TJ-PA/2009) Se, decorrido o prazo de 180 dias, o julgamento não estiver concluído, cessará o afastamento do Presidente da República, sem prejuízo do regular prosseguimento do processo.

A
  1. Correto. Assim que o STF recebe a denúncia ou queixa-crime, nos casos de crimes comuns, ou o Senado instaura o processo, nos crimes de responsabilidade, o Presidente fica suspenso de suas funções (CF, art. 86 §1º). Porém, se decorrido o prazo de 180 dias e o julgamento não estiver concluído, ele retomará ao exercício do cargo, nos termos do art. 86 §2º da Constituição.
46
Q

668.(FCC/Técnico-MPE-SE/2009) Em caso de impedimento do Presidente e Vice-Presidente da República, ou vacância dos respectivos cargos, será primeiramente chamado ao exercício da Presidência o Presidente do Senado Federal.

A
  1. Errado. Nos termos do art. 80 da Constituição, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência, primeiramente o Presidente da Câmara dos Deputados, depois o do Senado Federal e, por fim, o do Supremo Tribunal Federal.
47
Q

669.(FCC/Técnico-MPE-SE/2009) Caso o Presidente da República seja acusado por crime de responsabilidade, será processado perante o Supremo Tribunal Federal.

A
  1. Errado. O Presidente é processado no STF em se tratando de crimes comuns. No caso de crimes de responsabilidade o processo correrá no Senado Federal. Lembrando que em ambos os casos necessita-se de autorização de 2/3 da Câmara dos Deputados.
48
Q

670.(FCC/Promotor-MPE-CE/2009) As normas constantes dos §§ 3o e 4o do art. 86 da Constituição da República ( imunidade à prisão cautelar e imunidade temporária à persecução penal, ambas em favor do Presidente da República ) são suscetíveis de extensão aos Governadores de Estado.

A
  1. Errado. Segundo a jurisprudência do STF, é inadimissível a extensão da imunidade à prisão cautelar ao governador de Estado pela Constituição do Estado, bem como é inadimissível que a Constituição Estadual confira imunidade ao governador para que ele não seja responsabilizado por delitos estranhos à sua função. Segundo as palavras do Supremo, os govenadores possuem, então, unicamente a prerogativa de foro de serem julgados perante o STJ, após licença da Assembléia Legislativa, devendo estes serem ali julgados ainda que por delitos penais estranhos às suas funções. Somente a Constituição Federal pode conferir prerrogativas de foro ou imunidades e ela não o fez para os governadores. Assim, os Estados-membros não podem reproduzir em suas próprias Constituições o conteúdo normativo dos preceitos inscritos no art. 86, §§ 3º e 4º da CF, pois essas prerrogativas são unicamente compatíveis com a condição de Chefe de Estado - que somente o Presidente da Republica possui.
49
Q

671.(FCC/Analista - TRT-SP/2008) Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência da República o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal.

A
  1. Correto. Nos termos do art. 80 da Constituição, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência, primeiramente o Presidente da Câmara dos Deputados, depois o do Senado Federal e, por fim, o do Supremo Tribunal Federal.
50
Q

672.(FCC/Técnico - TRT-SP/2008) O Conselho da República é órgão superior de consulta do Presidente da República, e dele participa o Presidente do Senado Federal.

A
  1. Correto. A Constituição trouxe expressamente 2 órgãos de assessoria do Presidente: o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional. Destes, o Conselho de República é o órgão superior de consulta. Em ambos os conselhos, participam: o vice-presidente, o presidente de ambas as casas legislativas e o Ministro da Justiça.
51
Q

673.(FCC/Técnico - TRT-SP/2008) O Presidente do Supremo Tribunal Federal participa do Conselho da República.

A
  1. Errado. Não existem quaisquer membros do judiciário no Conselho de República ou no Conselho de Defesa Nacional (CF, art. 89 e 91).
52
Q

674.(FCC/Técnico - TRT-SP/2008) O Ministro da Justiça não participa do Conselho da República.

A
  1. Errado. O Ministro da Justiça participa não só do Conselho de República, como também participa do Conselho de Defesa Nacional (CF, art. 89 e 91).
53
Q

675.(FCC/Técnico - TRT-18ª/2008) Compete ao Ministro de Estado conferir condecorações e distinções honoríficas.

A
  1. Errado. Trata-se de um atribuição do Presidente da República, conferida pelo art. 84, XXI da Constituição.
54
Q

676.(FCC/Técnico - TRT-18ª/2008) Compete ao Ministro de Estado expedir instruções para a execução das leis, decretos e regulamentos.

A
  1. Correto. Atribuição outorgada pelo art. 87, II da Constituição.
55
Q

677.(FCC/Auditor - TCE - AL/2008) A Constituição da República que nos crimes de responsabilidade do Presidente da República, a acusação deverá ser admitida por dois terços dos membros do Senado Federal.

A
  1. Errado. Quem admite a acusação ou não, seja nos crimes de responsabilidade ou comuns, será a Câmara dos Deputados (2/3 dos membros). Após essa admissão é que, no caso dos crimes de responsabilidade, o Presidente será submetido a processo perante o Senado.
56
Q

678.(FCC/Auditor - TCE - AL/2008) A Constituição da República que nos crimes de responsabilidade, o Presidente ficará suspenso de suas funções, pelo prazo de até 180 dias, após a instauração do processo pelo Senado Federal.

A
  1. Correto. É o que estabelece a Constituição em seu art. 86 §1º. Lembrando, porém, que se decorrido o prazo de 180 dias e o julgamento não estiver concluído, ele retomará ao exercício do cargo, nos termos do art. 86 §2º da Constituição.
57
Q

679.(FCC/Auditor - TCE - AL/2008) A Constituição da República que nos crimes de responsabilidade do Presidente da República, o processo tramitará perante o Supremo Tribunal Federal, funcionando como Presidente deste o do Senado Federal.

A
  1. Errado. O enunciado inverteu a disposição constitucional. O correto seria “perante o Senado” e “funcionando como Presidente da sessão o do STF” (CF, art. 52, parágrafo único).
58
Q

680.(FCC/Auditor - TCE - AL/2008) A Constituição da República que nos crimes de responsabilidade do Presidente da República, a condenação se limitará à perda do cargo, com inabilitação, por cinco anos, para o exercício de função pública.

A
  1. Errado. O prazo de inabilitação será de 8 anos, nos termos do art. 52 parágrafo único da Constituição.
59
Q

681.(FCC/Auditor - TCE - AL/2008) Os crimes de responsabilidade do Presidente da República serão definidos em lei complementar, que estabelecerá, ainda, as normas respectivas de processamento e julgamento.

A
  1. Errado. Segundo a Constituição em seu art. 85 parágrafo único, os crimes de responsabilidade serão definidos em lei especial, que estabelecerá as normas de processo e julgamento. Desta forma, não precisa ser uma lei complementar.
60
Q

682.(FCC/Analista - TRF 5ª/2008) Será considerado eleito Presidente da República o candidato que obtiver a maioria simples de votos, computados os em branco e os nulos.

A
  1. Errado. O correto seria “maioria absoluta” e “não computados os brancos e nulos”, nos termos da Constituição, art. 77 §2º.
61
Q

683.(FCC/Analista - TRF 5ª/2008) Se, decorridos dez dias da data fixada para a posse, o Presidente ou o Vice-Presidente, salvo motivo de força maior, não tiver assumido o cargo, este será declarado vago.

A
  1. Correto. O art. 78 da Constituição Federal dispõe que o Presidente e o Vice-Presidente da República tomarão posse em sessão (conjunta) do Congresso Nacional, prestando o compromisso de manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil. Porém, em seu parágrafo único, a Constituição traz uma observação: se, decorridos dez dias da data fixada para a posse, o Presidente ou o Vice-Presidente, salvo motivo de força maior, não tiver assumido o cargo, este será declarado vago.
62
Q

684.(FCC/Analista - TRF 5ª/2008) O Vice-Presidente da República não poderá, sem licença do Senado Federal, ausentar-se do País por período superior a trinta dias, sob pena de perda do cargo.

A
  1. Errado. A questão possui dois erros. A Constituição não permite que o Presidente ou Vice da República se ausentem do país por mais de 15 dias (CF, art 83) sem autorização do Congresso, ou seja, errou-se no prazo e no órgão competente para autorização.
63
Q

685.(FCC/Analista - TRF 5ª/2008) Se, antes de realizado o segundo turno, ocorrer morte de candidato a Presidente da República, convocar- se-á, dentre os remanescentes, o de maior votação.

A
  1. Correto. Isso ocorrerá não só em caso de morte, como também se houver desistência ou algum impedimento legal (CF, art. 77, § 4º).
64
Q

686.(FCC/Analista - TRF 5ª/2008) Vagando os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República nos dois primeiros anos do mandato, far-se-á eleição noventa dias depois de aberta a última vaga.

A
  1. Correto. Segundo a Constituição, em seu art. 81, se vagarem os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República far-se-á eleição para preencher a vaga, e essa eleição ocorrerá em:
    - 90 dias, se nos primeiros dois anos do mandato;
    - 30 dias, pelo CN, na forma da lei, se nos últimos dois anos
65
Q

687.(FCC/Advogado - Metro - SP/2008) Se, decorridos trinta dias da data fixada para a posse, o Presidente e o Vice-Presidente não tiverem assumido, convocar-se-á, dentre os remanescentes do pleito, o que obteve a maioria dos votos válidos.

A
  1. Errado. A questão possui diversos erros. Segundo a Constituição, em seu art. 78, parágrafo único, o Presidente e o Vice devem tomar posse em até 10 dias da data fixada, e não 30 dias. Se esse prazo não for respeitado, os cargos são declarados vagos. Está errado dizer que convocar-se-á o outro candidato.
66
Q

688.(FCC/Advogado - Metro - SP/2008) Nos crimes de responsabilidade, admitida a acusação contra o Presidente da República, por dois terços do Senado Federal, será ele submetido a julgamento perante o Congresso Nacional.

A
  1. Errado. Quem deve admitir a acusação é a Câmara dos Deputados e o julgamento será perante o Senado (CF, art. 86).
67
Q

689.(FCC/Advogado - Metro - SP/2008) Nas infrações penais comuns, o Presidente ficará suspenso de suas funções se recebida a denúncia ou queixa-crime pelo Supremo Tribunal Federal.

A
  1. Correto. Essa suspensão será de 180 dias e, se decorrido esse prazo, o julgamento não estiver concluído, ele retomará ao exercício do cargo, nos termos do art. 86 §2º da Constituição.
68
Q

690.(FCC/Advogado - Metro - SP/2008) Dentre outras, compete ao Presidente da República, mediante decreto, dispor sobre extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos.

A
  1. Correto. Trata-se do chamado “decreto autônomo” que é encontrado na Constituição, em seu art. 84, VI.