Pneumonia Flashcards
E do ponto de vista clínico, como pode ser usado o termo pneumonia?
Pode referir-se à infecção aguda do pulmão.
Qual a definição de pneumonia adquirido na comunidade (PAC) segundo o consenso brasileiro de pneumonia adquirida na comunidade?
- paciente sem história de internação > 48hrs nos últimos 90 dias
- pacientes sem história de uso de ATB intravenoso, quimioterapia ou tratamento para úlcera de pressão nos últimos 30 dias
- pacientes NÃO oriundos de unidades especiais de internação prolongada (ex: asilos, home care…)
- paciente que não se encontrem sob tratamento em clínicas de diálise.
Qual a importância da diferenciação entre pneumonia hospitalar e a comunitária?
É que as pneumonias não comunitárias possuem um espectro de etiologias prováveis bem diferente do espectro das pneumonias comunitárias, isto é, os agentes mais importantes passam a ser gram-negativos com graus variáveis de resistência aos ATB (ex: enterobacterias, psedomonas, acinetobacter, etc). Staphylo aureus (gram +) também aumenta a incidência nesse contexto
Qual a primeira pneumonia a ser descrita sob o ponto de vista clínico e histopatológico?
A pneumonia por Streptococos pneumoniae é um coco gram + que ao atingir os alvéolos é capaz de desencadear uma reação inflamatória neutrofilica com grande rapidez e agressividade.
O processo pneumônico da pneumonia pneumocócica se instala e evolui em 4 fases. Quais são elas?
1- Congestão:
As bactérias se multiplicam rapidamente no interior dos alvéolos, os vasos dilatam-se ingurgitando-se de sangue. Um exsudato fibrinoso, com poucos neutrófilos, já pode ser visto no espaço alveolar.
2- Hepatização vermelha:
Exsudação de hemácias, neutrófilos e fibrina para o interior dos alvéolos. O espaço alveolar já se encontra totalmente ocupado por este exsudato. Como predominam as hemácias, o aspecto macroscópico do lobo pulmonar acometido é semelhante ao figado- daí o nome “hepatização”
3- Hepatização cinzenta:
As hemácias começam a se desintegrar e o exsudato passa a conter basicamente neutrófilos e debris celulares. Seria a fase supurativa da pneumonia… O aspecto macroscópico revela uma cor cinzenta clara
4- Resolução ou organização
O exsudato celular dá lugar a um material semifluido e granulado, formado pelos debris das células inflamatórias. Estes vão sendo consumidos por macrófagos até a completa resolução do processo. Na maioria das vezes, o parênquima pulmonar volta ao normal. Aqui cabe ressaltar que a pneumonia pneumocócica não costuma destruir septos alveolares. Esta regra não vale para pneumonia estafilocócica, por bactérias gram negativas entéricos e por anaeróbios.
O que é pneumonia lobar?
Quando todo, ou quase todo, um lobo pulmonar é consolidado.
Qual é o achado mais típico (tipo de pneumonia) na pneumonia bacteriana e como ele é caracterizado?
O achado é definido por Broncopneumonia e é caracterizado pela presença de múltiplos focos coalescentes de consolidação alveolar, distribuindo-se na região peribrônquica.
O que é a pneumonia lobar?
Caracterizada pela consolidação alveolar externas, ocupando uma grande área do parênquima pulmonar, como um lobo inteiro. O agente principal é o Streptococos pneumoniae, mas qualquer bactéria de alta virulência pode desenvolver esse padrão pneumônico.
O que é a broncopneumonia?
Caracterizada pela consolidação alveolar multifocal — são múltiplos focos acinares (ou lobulares), coalescentes que predominam na região peribrônquica. Este é o tipo mais frequente de apresentação da pneumonia, qualquer agente infeccioso pode cursar com esse padrão.
Qual é o quadro clínico ‘típico’ da pneumonia?
É representado pela pneumonia pneumocócica. A doença se apresenta de forma hiperaguda (2-3 dias), com uma história de calafrios com tremores seguidos de febre alta (39-40ºC), dor torácica pleurítica e tosse produtiva com expectoração purulenta (esverdeada). O exame físico pode revelar prestação, taquipneia (FR > 24 ipm), taquicardia (FC> 100 bpm) e hipertermia (Tax> 38ºC). Os achados positivos no exame do aparelho respiratório podem variar desde simples estertores inspiratórios até uma síndrome de consolidação e/ou derrame pleural.
Como são caracterizadas a síndrome da consolidação e o derrame pleural?
Síndrome da consolidação:
- presença de som bronquial (sopro tubário)
- aumento do FTV
- submacicez
- broncofonia e pectorilóquia fônica
Derrame pleural:
- abolição do MV
- abolição do FTV
- submacicez
- egofonia
O que costumamos visualizar na radiografia de torácica em um paciente com pneumonia?
Um ‘infiltrado pulmonar’. Este infiltrado, no caso da pneumonia bacteriana, geralmente é do tipo alveolar broncopneumônico: múltiplas condensações lobulares coalescentes.
Qual o quadro clínico de uma pneumonia ‘atípica’?
A instalação é subaguda (tempo de início médio dos sintomas = 10 dias), abrindo com sintomas gerais de uma síndrome gripal: dor de garganta, mal estar, mialgia, cefaleia, tosse seca, febre entre 38-39ºC. A tosse costuma piorar após a primeira semana, passando a ser o principal sintoma, às vezes persiste por várias semanas. Costuma ser uma tosse seca, que atrapalha o sono do paciente, mas também pode mostrar-se produtiva. Nesse caso, a expectoração é geralmente branca, mas pode mostrar-se purulenta em 30-50% dos casos.
Como é feito o diagnóstico de pneumonia comunitária?
Feito pelo quadro clínico-laboratorial em conjunto com a radiografia de tórax nas incidências PA e perfil.
Qual a definição de pneumonia do ponto de vista histopatológico?
Significa preenchimentos do espaço alveolar por infiltrado necroinflamatório - os alvéolos encontraram-se totalmente ocupados por leucócitos (geralmente neutrófilos) e exsudato purulento, contendo debris celulares, neutrófilos e bactérias.