Plexo Lombar Flashcards

1
Q

Quais os ramos do plexo Lombar?

A
Musculares T12, L1-4
ilio-hipogástrico L1
ilioinguinal L1
Genitofemoral L1,L2
cutâneo femoral Lateral L2,L3
Femoral L2-4, divisões dorsais
Obturatório L2-4, divisões ventrais
Oturatório acessório L2,L3
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Distribuição, inervação motora e sensorial do N. ilio-hipogástrico.

A

distribuição: origina-se do ramo ventral L1. Emerge da borda lateral sup. do músculo Psoas maior, cruza obliquamente por trás do polo renal inf. e em frente ao quadrado lombar. Acima da crista ilíaca, entra na parte post.do transverso. Entre transverso e OBliquo interno, divide-se em ramos cutâneos lateral e anterior, tbm supre ambos os músculos. O ramo cutâneo lateral segue atravez dos músculos obli. interno e externo acima da crista ilíaca, atras do ramo ilíaco do 12º N. torácico, e esta distribuido para pele posterolateral da região glútea. O ramo cutâneo anterior segue entre os olb. interno e transverso e os supre. Segue atravez do obl. interno e aprox. 2 cm medial a EIAS e atraves da aponeurose do obl. externo e aprox. 3 cm acima do anel inguinal sup. para em seguida, distribuir-se para a pele suprapúbica. Conecta-se aos nervos subcostal e ilioinguinal.
INERVAÇÂO MOTORA: pequena contribuição transverso e obl. interno, incluindo o tendão conjunto.
INERVAÇÂO SENSORIAL: transverso , obl. interno e inerva a pele posterolatral da região glúrea e suprapúbica.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Distribuição, inervação motora e sensorial do N. ilioinguinal ?

A

DISTRIBUIÇÂO: origina-se ramo ventral L1. emerge na borda lateral do músculo Psoas maior, com o n. ilio-hipogástrico ou logo inf. a este. Ele passa obliquamente atraves do quadrado lombar e da parte sup. do musculo ilíaco e entra no transverso proximo a extremidade da crista iliaca, onde as se conecta com n. ilio-hopogastrico. perfura o obl. interno , supre-o, e em seguida atravessa o canal inguinal abaixo do cordão espermático. Emerge com o cordão a partir do anel inguinal sup. e supre a pele da região proximal e medial da coxa e a pele sobre a raiz do pênis e da parte sup da bolsa escrotal em homens, ou a pele que cobre o monte peniano e os grandes lábios adjacenstes da vulva em mulheres. o N. pode ser lesado durante laparotomia em cirurgia intestinal, particularmente de hérnia, o que produz uma parestesia sobre a pele da genitália.
INERVAÇÂO MOTORA: transverso e obl. interno.
INERVAÇÂO SENSITIVA: transverso e obli. interno. pele proximal e medial de coxa e a pele sobre raiz pênis e a parte sup. da bolsa escrotal em homens, ou pele q cobre o monte pubiano e os adjacenstes grandes lábios da vulva em mulheres.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Distribuição, inervação motora e sensorial do N. Genitofemoral ?

A

DISTRIBUIÇÃO: origina-se ramos ventrais de L1 eL2, formado dentro da substância do psoas maior. desce obliquamente para frente atraves do musculo para emergir sua superficie próximo a sua borda medial, oposta a 3ª ou 4ª vertebra lombar. em seguida, desce por baixo do peritônio sobre o psoas maior, cruza obliquamente por traz do ureter e divide-se acima do ligamento inguinal em ramos genital e femoral; ramo genital cruza aparte inf. da artéria ilíaca externa, entra no canal inguinal atraves do anel profundo e supre o músculo cremaster e a pele da bolsa escrotal em homens. Em mulheres, ele acompanha o lig redondo e termina na pele do monte do púbis e do grande lábio da vulva. O ramo femoral desce lagteralmente à arteria ilíaca externa e envia alguns filetes ao redor dela antes de cruzar a artéria ilíaca circunflexa profunda, passa atraz do lig. inguinal e entra na bainha femoral lateralmente a arteria femoral. Ele perfura a camda anterior da bainha femoral e a fascia lata e supre a pele anterior a parte sup. do triangulo femoral. Ele se conecta ao nervo cutâneo intermediário femoral e supre a artéria femoral.
INERVAÇÂO MOTORA: músculo cremaster pelo ramo genital
INERVAÇÃO CUTÂNEA: pele da bolsa escrotal em homens ou o monte do pubis e os grandes lábios da vulva em mulheres atrave´s do ramo genital, e a pele anteromedial da coxa atraves do ramo femoral.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Distribuição, inervação motora e sensorial do N. Femoral ?

A

Desce através do psoas maior e emerge abaixo, em sua borda lateral, passa entre o psoas maior e o ilíaco profundamente a fáscia ilíaca e segue posteriormente ao lig. inguinal para dentro da coxa. Dá origem a ramos que suprem os músculos ilíaco e pectíneo e envia fibras sensitivas para a artéria femoral. Posteriormente ao lig. inguinal, separa-se nas divisões anterior e posterior atraves da artéria circunflexa femoral lateral. Atrás do lig inguinal, encontra-se separado da artéria femoral por parte do psoas maior. No abdomen, emite pequenos ramos para o ilíaco e o pectíneo, bem como um ramo para porção proximal da artéria femoral, ramo que as vezes surge na coxa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Distribuição, inervação motora e sensorial do n. cutâneo Lateral da coxa ?

A

surge dos ramos dorsais do 2º e 3º ramos ventrais lombares, Emerge da borda lateral do psoas maior e cruza o músculo ilíaco obliquamente em direção a EIAS. Fornece fibras sensitivas para o peritônio parietal e fossa ilíaca. O n. direito passa posterolateralmente ao ceco, separado deste pela fáscia ilíaca e pelo peritônio. O n. esquerdo passa por trás do segmento inf. do colón descendete. Em ambos os lados, esses nervos passam sob o lig. inguinal ou através dele aproximadamente 1 cm medial a EIAS e anterior ao sartório, ou atraves dele onde se dividem em anterior e posterior. O ramo anterior torna-se sup. aproximadamente nos 10 cm distais a EIAS e supre a pele das faces anterior e lateral da coxa, até o joelho. Conecta-se terminalmente aos ramos cutâneos da divisão anterior no n. femoral ao ramo infrapatelar do n. safeno, formando o plexo peripatelar. O ramo posterior perfura a fáscia lata em um ponto mais alto que o ramo anterior, dividino-se para suprir a pele na face lateral do trocanter maior até, aproximadeamente, no meio da coxa. Pode suprir pele glútea. Sofre compressão em três locais, perto da coluna, dentro da cavidade abdominal enquanto o n. viaja de um lado ao outro da pelve, e na região onde deixa a pelve. A le~sao produz uma área de sensibilidade prejudicada, com dor e parestesia na face anterolatral de coxa, na distribuição cutânea distal do nervo. não se estende através da linha media anteriormente, não se estende para baixo do joelho e não se estende para trás dos tendões laterais dos posteriores de coxa. podendo agravar com cintos apertados aumento de peso ou gravidez.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Distribuição, inervação motora e sensorial do N. Obturatório ?

A

Surge dos ramos ventrais do 2º ao 4º ramo ventral lombar. O ramo para o terceiro é o maior, enquanto para o segundo é muito pequeno. Desce pelo psoas maior, emergindo de sua borda medial na margem pélvica para passar atras dos vasos ilíacos comuns e ao lado dos vasos iliacos internos. descende em sentido anterior ao longo da parede lateral da pelve menor no músculo obturador interno ]9anterosuperior aos vasos obturatórios) até o forame obturador, entrando na parte sup. da coxa. Próximo ao forame divide-se em ramos anterior e posterior, separados po parte do obturador externo e inf. pelo adutor curto.
RAMO ANTERIOR: deixa a pelve anteriormente ao obturador externo, descendo na frente do adutor curto, atrás do pectíneo e do adutor longo. Na borda inf. do adutor longo, comunica-se com ramos cutaneo medial e safeno do femoral, a fim de formar o plexo subsartorial que supre a pele do lado medial da coxa. desce pela arteria femoral e supre-a. Perto do forame obturado, o ramo anterior inerva a art. do quadril. Atrás do pectineo, esse nervo supre o adutor longo, gracil, adutor curto e pectineo, conectando-se ao n. obturatório acessório.
PLEXO SUBSARTORIAL: n. cutâneo medial da coxa com os ramos dos nervos safeno e obturatório formam o plexo subsarorial, na borda inf. do adutor longo.
RAMO POSTERIOR: perfura o onturador externo anterioemente, supre este músculo e passa por trás do adutor curto para frente do adutor magno, dividindo-se em ramos para adutor magno e curto. O ramo posterior geralmente envia um filamento articular para o joelho, que perfura o adutor magno distalmente ou atravessa sua abertura com a aartéria femoral para entrar na fossa poplítea. Dentro da fossa, o n. desce pela artéria na parte posterior do joelho, perfura seu lig posterior oblíquo e abastece a cápsula art. este nervo emite filamentos para a artéria poplítea.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly