Pesquisa de Administração - Prova I Flashcards
O que é epistemologia?
É um ramo que estuda o conhecimento: como ele é formado, como é organizado, como se desenvolve e como funciona. O simples acumulo de informações não é o suficiente, é necessário entender e refletir criticamente sobre o que se aprende. O entendimento de tal tema é importante para a visão de mundo de uma pessoa
O que é um paradigma positivista?
Acredita que a verdade é objetiva e pode ser medida com dados e experimentos. Busca prever e entender os fenômenos com regras gerais, usando pesquisa quantitativa (números e estatísticas) – de maneira mais simples: a realidade está ali, só vamos coletar. Exemplo: ao ver uma garrafa ele enxerga que é algo para por um liquido dentro e nada além disso.
O que é um paradigma interpretativista?
A realidade é uma construção de quem ta vivendo, sua experiencia vai influenciar
o que tu está vendo. Não se deve criar leis gerais de acordo com eles, mas entender cada situação de forma única. Cria a pesquisa qualitativa. Exemplo: Usamos o mesmo da garrafa acima, só que na visão interpretativista com a garrafa consigo ter outras utilidades além do obvio, como usar uma garrafa para amassar um pão.
O que é um paradigma funcionalista?
Forma de entender o mundo na qual foca na ordem, estabilidade e eficiência. Tenta
aplicar teorias para alcançar objetivos que funcionam. Exemplo: Educação – implementação de métodos de ensinos padronizados para garantir que todos atinjam tais resultados
O que é um paradigma relativista?
Conhecimento é influenciado pela cultura, contextos históricos e não existe verdade absoluta. Exemplo: Pesquisa qualitativa em vez de analisar apenas números a empresa realiza entrevistas profundas para entender diferentes percepções.
Ideias centrais das 7 teses equivocadas sobre o conhecimento cientifico
O conhecimento cientifico é valioso mas não é a única forma de entender o mundo. Ele oferece uma visão parcial (um recorte da realidade) influenciada pela subjetividade e pelas escolhas dos pesquisadores. Essa critica não nega a ciencia mas nos lembra de suas limitações e de outras formas de conhecimento.
Entender razões que evidenciam o equívoco da questão “Administração é ciência ou arte?”
Existe arte na ciência e vice-versa, para fazer ciência preciso da arte. Arte na ciência – exemplos: Análise, onde entra nossa opinião. Para eu conduzir/fazer uma discussão preciso da arte. Administrador com conhecimento científico, sua arte será planejar, executar, controlar (execução de cada um será diferente). No caso da administração, esse tipo de ciência não é totalmente adequado porque o administrador envolve situações humanas e complexas que não seguem as
mesmas regras.
Qual a estrutura de um projeto de pesquisa (fase antecedente) ?
O projeto de pesquisa (fase antecedente de um estudo) é redigido com o verbo no futuro e deverá conter; o problema, objetivos, hipóteses (suposições); delimitação do estudo; relevância, definição de termos; referencial teórico, metodologia, cronograma, referências.
Qual a estrutura de um relatório de pesquisa (fase consolidadora)?
O relatório de pesquisa (fase consolidadora) será redigido com o verbo no pretérito e nesse estarão todos os elementos que constituíram o projeto e serão adicionados resultados, conclusões e sugestões para outras pesquisas sobre o tema.
Tema de pesquisa: O que é?
Assunto central que um pesquisador escolhe para explorar em um projeto, ele serve como base para direcionar todas as etapas do processo de pesquisa.
O que é um problema de pesquisa?
Um problema de pesquisa é uma questão não resolvida que o pesquisador busca responder por meio do estudo
O que pode motivar um problema de pesquisa?
Percepção de uma lacuna epistemológica ou metodológica; Necessidade de comprovar ou refutar uma suposição; interesses práticos e relevância social do tema.
Como formular um problema de pesquisa?
Garantir que seja científico e não apenas opinativo ou especulativo; Apresentá-lo como uma pergunta clara e concisa; certificar-se de que é possível de investigar com os recursos e metodologias disponíveis.
Diferença entre problema de pesquisa e problema de valor?
Problema de pesquisa é buscar respostas cientificas baseadas em fatos, exemplo: “Quais fatores do teletrabalho afetam o desempenho das equipes remotas?”
já o problema de valor é baseado em julgamentos e opiniões subjetivas, exemplo” É melhor trabalhar de casa ou no escritório?” (não é científico, pois depende de opiniões pessoais).
O que é objetivo geral (principal) da pesquisa?
É o resultado principal que a pesquisa busca alcançar, responde diretamente ao problema de pesquisa, deve ser formulado de maneira ampla, mas clara, apontando o que a pesquisa pretende explorar, analisar ou concluir. Grande meta da pesquisa a reposta para a pergunta principal do seu estudo. Exemplo: “analisar os impactos do teletrabalho na produtividade das equipes remotas”
O que é objetivo especifico (secundário) da pesquisa?
são metas intermediárias que ajudam a atingir o objetivo geral. Exemplo: “Identificar os principais desafios enfrentados por equipes remotas no teletrabalho.” e “Explorar a relação entre isolamento social e produtividade em teletrabalho”.
Como formular objetivo geral e especifico?
Usar verbos no infinitivo para começar cada objetivo. Exemplos de verbos: Analisar, identificar, avaliar, etc. Certifique-se de que Derivem do problema de pesquisa: O objetivo geral sempre deve responder à pergunta principal.
O que é hipoteses/suposições?
Respostas provisórias ou previsões com base no conhecimento ou observação prévia do pesquisador. Devem ser testadas e podem ser confirmadas ou refutadas no final da pesquisa
Diferença entre hipótese e problema de pesquisa;
Problema de pesquisa: É a pergunta central que guia o estudo, referindo-se a algo que o pesquisador deseja responder; Hipótese é uma proposta de resposta ao problema de pesquisa, formulada para ser testada
Delimitação do estudo: o que é?
Processo de definir os limites e as fronteiras da pesquisa. Estabelece o que será ou não abordado no estudo, ajudando a garantir que a pesquisa seja viavel, focada e relevante.
Justificativa (relevância) do estudo: o que é
É a argumentação do autor do projeto sobre a importância do estudo, indicando as contribuições práticas e teóricas: para sua área de atuação (ou em que busca formação acadêmica); para a sociedade em geral.
Referencial teórico para um projeto de pesquisa
Fornece a sustentação teórica para o estudo. Ele ajuda a orientar a pesquisa ao apresentar conceitos, princípios e lacunas teóricas, além de reunir os estudos realizados por outros autores sobre o tema.
Reconhecer as partes de um método que pode ser estruturado mediante metodologias quali, quanti ou mistas
Pesquisa Qualitativa: Particularidade/Singularidade. Voltada ao subjetivismo, pois nem sempre os dados vão nos dar 100% de respostas precisamos de respostas singulares. Exemplo: identificar razões associadas a esses votos – muitos votam de acordo com sua realidade. Então, uma pesquisa que adote um questionário que inclua perguntas abertas são de cunho qualitativo.
Pesquisa Quantitativa: São realizados através de dados mensuráveis utilizando estatísticas para generalizar resultados. Exemplo: identificar intenções de votos de uma população.
Pesquisa Mista: Realiza quali e quant juntos. Exemplo: Qualitativa - perguntamos para as pessoas o que é importante para a satisfação delas? e elas nos respondem conforto; ai na quanti medimos - identificar o nivel de satisfação do conforto dos alunos em relação a biblioteca da furg
Saber os significados de cada metodologia que fazem parte da classificação de Vergara (2000);
Quanto aos fins:
* Exploratória: Com o objetivo de explorar o assunto de maneira geral. O que é importante para a tua satisfação?
* Descritiva: Tem como objetivo descrever as características de um fenômeno ou a relação entre variáveis. Ex: Indice de assaltos por regiões sabemos em quais bairros. Fenômeno: Assalto nos bairros.
* Explicativa: Visa identificar as causas e efeitos de determinado fenômeno; explica o porque das coisas
* Metodológica: Aprimoramento de métodos ou técnicas de pesquisa. Alguém me dá instrumentos para fazer pesquisa. Ex: questionários, artigos que vão me ajudar a fazer pesquisa.
* Aplicada: Busca resolver problemas concretos. Ex: pesquisa de satisfação, clima, etc.
* Intervencionista: Além de identificar problemas, muda esse processo intervencionando.
Quanto aos meios de investigação:
* De campo: Pesquisa realizada diretamente no local onde ocorre o fenômeno. Ex: numa empresa, nas ruas, etc.
* De laboratório: Realizada em ambiente controlado, com maior manipulação das variáveis. Onde no campo seria impossível de realizar.
* Documental: Baseada em fontes de documentos, cartas, redes sociais, filmes, registros etc.
* Bibliográfica: Pesquisa baseada na revisão de literatura existente. Ex: Livros e jornais.
* Experimental: Foca em manipular variáveis independentes para observar os efeitos nas variáveis dependentes. Pode ser feita no campo ou no laboratório manipula e controla variáveis.
* Ex post facto: Estudo de fenômenos que já ocorreram, sem manipulação das variáveis. Exemplo: polo naval e enchentes
* Participante: O pesquisador se envolve ativamente na situação ou fenômeno pesquisado.
* Pesquisa-ação: Foca em resolver um problema prático, com intervenção direta e colaboração entre pesquisador e participantes.
* Estudo de caso: Análise profunda de um fenômeno dentro de seu contexto real.