PCR Flashcards
Características dos teste
Moléculas de látex sensibilizadas com Ac anti PCR se ligam a proteína formando um imunocomplexo com aglutinação visível.
Qual a metodologia do teste?
Imuno-Látex
Qual o princípio do teste? (BULA)
Quando a suspensão de látex é misturada, em uma área do cartão teste, com soro contendo PCR, observa-se nítida aglutinação se a concentração de PCR estiver entre 6 a 400 mg/litro.
Quais as etapas dos teste?
- Pipetar 25µl de soro do paciente em uma área do cartão-teste, pipetar 25µl de solução fisiológica (0,9%) junto da amostra de forma a fazer uma diluição seriada.
- Homogeneizar a suspensão de látex e pipetar 25µl em cada área separada da diluição da amostra.
- Misturar o soro com o látex com uma vareta plástica (uma para cada campo).
- Através de movimentos suaves de rotação, sob uma boa fonte de luz, observar durante 2 minutos a formação de uma eventual aglutinação (uso do agitador de placa de Kline).
- Para cada série de testes devem-se fazer controles positivo e negativo para verificar a correta execução da técnica e o estado de conservação dos reativos.
Calculo?
A concentração de PCR na amostra é realizada através do cálculo:
Concentração (mg/L) = 6 x D,
sendo:
D = o valor de maior titulação que atingir no procedimento como reagente
6 = sensibilidade do teste
Portanto, se o maior valor de titulação encontrado na diluição foi de 1:8 a concentração será igual: 6 x 8 = 48 mg/L
Qual a interpretação do teste?
Visualizar aglutinação em uma determinada diluição e fazer o cálculo para encontrar a concentração aproximada.
Interferentes?
Leituras feitas após 2 minutos podem gerar resultados falsamente positivos, além disso, os soros devem estar livres de hemólise, lipemia e contaminação bacteriana
Qual o significado clinico do teste?
- A PCR faz parte das proteínas de fase aguda, que quando alteradas caracterizam atividades inflamatórias inespecíficas, auxiliando no diagnóstico e o controle evolutivo da inflamação.
- Processos inflamatórios: necrose de tecidos, tais como infecções bacterianas, doença reumática aguda, infarto de miocárdio, certas doenças virais, tuberculose pulmonar ativa, artrite reumatóide e neoplasia maligna.
- O aumento da PCR é uma resposta inespecífica à atividade inflamatória, sendo suas características mais marcantes o aparecimento precoce, bem como o seu rápido desaparecimento (1 a 2 semanas).