O envelope nuclear e o tráfego entre o núcleo e o citoplasma Flashcards
Como é a estrutura do invólucro nuclear e do complexo do poro nuclear
O involucro nuclear é constituido por duas membranas celulares (externa e interna), uma lâmina nuclear subjacente e poros nucleares.
A membrana nuclear externa tem ligados ribossomas à sua superficie citoplasmatica e tem continuidade com o retículo endoplasmatico enquanto que a interna tem uma composição proteica especifica. Ambas sao formadas por bicamadas fosfolipidicas e formam o complexo do poro nuclear quando estão unidas em determinadas regiões.
O complexo do poro nuclear é constituido por dezenas de proteínas diferentes (nucleoporinas), têm filamentos proteicos que se projetam do poro nuclear para o citosol (fibrilas citosolicas) e para o núcleo (fibrilas nucleares).
Como as proteínas e os RNAs sao transportados para dentro e fora das celulas
Algumas proteínas (com massa molecular menor que 40 kd) difundem livremente através do poro.
A maioria das proteínas e dos RNAs passam pelos poros nucleares por transporte seletivo: sao reconhecidas por sinais de localização (sequências específicas de aminoácidos que direcionam o seu transporte do núcleo para o citoplasma ou vice versa.
Algumas proteínas sao reconhecidas por importinas (recetores de transporte nuclear), que trabalham em conjunto com uma proteína chamada RAN .
Na exportação voltam a haver recetores, as exportinas que direcionam o transporte das proteínas com sinais de exportação nuclear dos poros ate ao citoplasma.
Para transporte do tRNA e do miRNA é mediada por exportinas especificas e os rRNAs sao associados a proteínas ribossomicas no nucleolo e o mRNA é associado à RNA helicase que remove o complexo exportador do lado citoplasmatico do poro libertando o mRNA no citoplasma
Explica como o transporte através do invólucro nuclear pode regular a expressão genética
O transporte de proteínas para o núcleo permite
controlar a atividade das proteínas nucleares
Os factores de transcrição são funcionais apenas quando
estão presentes no núcleo, pelo que a regulação da sua
importação e exportação do núcleo é um meio de
controlar a expressão genética