Estrutura e organização dos filamentos de actina e motores de miosina Flashcards
Como sao formados os filamentos de actina?
Os monomeros de actina (G actina) polimerizam e formam filamentos de actina (F actina). A primeira etapa (nucleaçao) é a formação de dímeros e trímeros, que crescem pela adição reversível de monomeros a ambas as extremidades (uma positiva que cresce muito mais rapidamente que a negativa).
Qual o papel das proteínas de ligação à actina?
Polimerizam e despolimerizam os filamentos de actina da seguinte forma:
1- Início da formacao de filamentos de actina estimulada pelas proteínas forminas e Arp2/3 cuja atividade é regulada por sinais. As forminas promovem a nucleacao ao ligarem-se ao complexo ATP-actina e as proteínas Arp2/3 iniciam o crescimento dos filamentos de actina ramificados. A profilina estimula a troca de ADP por ATP, promovendo o crescimento de filamentos de actina por aumentar a concentração local de actina ligada ao ATP
2- estabiliza os filamentos ligando-se ao filamento mais longo ou bloqueando as extremidades.
3- modifica filamentos através da proteína coralina que quebra filamentos de actina gerando novas extremidades para polimerizam e despolimerizar.
Como é a organização dos filamentos de actina subjacentes à membrana plasmática?
Os filamentos formam uma rede tridimensional sob a membrana plasmática designada de córtex celular. Ligam-se à actina proteínas como a espectrina com a ajuda da banda 3 e anquirina ou proteína 4.1 e glicoforina (outras proteínas).
Em adesões focais (locais de fixação da célula à matriz extracelular) grandes feixes de filamentos de actina, chamados fibras de stress ligam-se à membrana através da proteína transmembranar integrina.
Em junções de aderência (regiões de contacto célula-celula que ligam fortemente as células entre si) para ancorar os filamentos de actina sao usadas cateninas (formadas por caderinas).
Qual a estrutura e função das microvilosidades?
Sao compostas por filamentos de actina organizados em feixes paralelos que se ligam com a ajuda de proteínas como a fímbria e a vilina. Estes sao ancorados à membrana plasmática pela ligação da proteína calmodulina e miosina I. E na base sao ancorados numa região rica em espectro a do córtex celular.
Tem a função de aumentar a superficie de absorção.
Qual é a base molecular da contração muscular?
1- Impulsos nervosos estimulam a libertação de Ca2+ do RÉ .
2- A ligação de Ca2+ à molécula TnC do complexo da troponina muda a sua conformação, ficando os locais de ligação da miosina expostos
3- movimento das cabeças globulares dos filamentos de miosina ao longo do filamento de actina na direção do terminal positivo
4- os filamentos de actina deslizam sobre os filamentos de miosina em direção ao meio do sarcomero resultando num encurtamento do sarcomero.
5- da se a contração muscular
Indica uma função dos filamentos contráteis de actina-miosina nas células não musculares.
Citocinese
Após a conclusão da mitose, um anel contráctil (consiste em filamentos de actina e miosina II divide a célula em duas, a contração deste anel puxa a membrana plasmática progressivamente para dentro, contraindo o centro da célula e comprimindoy-o em duas.
Outra função é a regulação da miosina II por fosforilacao.
Funções das miosinas nao convencionais
Transporte de vesículas, organelos e outras cargas ao longo dos filamentos de actina, reorganização dos filamentos de actina, ancoram filamentos de actina à membrana plasmática