Microtubulos e motores moleculares associados aos microtubulos e movimento Flashcards
Como é a estrutura dos microtubulos?
Sao constituidos pela proteína tubulina, e portanto dimeros a e b-tubulina polimerizam-se para formar os microtubulos compostos por 13 filamentos lineares e paralelos, com ligações nao covalentes. Os profilmentos sao assimétricos (com a-tubulina numa extremidade e b-tubulina noutra) o que faz com que sejam estruturas polares com um terminal positivo e um negativo.
Embora os microtubulos sejam estruturas altamente estáveis, como há instabilidade dinâmica nestas estruturas?
Está instabilidade provem da alternancia entre fases de crescimento (polimerizacao) e fases de encolhimento (despolarização). Quando a b-tubulina se liga ao GPT, a extremidade do microtubulo tende a crescer. Depois após o GPT ser hidrolizado em GDP, a extremidade que se liga a este vai sofrer um encolhimento.
Como se inicia o crescimento dos microtubulos no interior da célula?
Os centrossomas servem como local de iniciação para a polimerizacao dos microtubulos onde existe a y-tubulina que associada a outras proteínas forma o complexo em anel de y-tubulina que vai levar a um rápido crescimento dos microtubulos.
Quais as funções dos microtubulos? (Explicar)
Suporte estrutural e organização intracelular:
A disposição citoplasmatica dos microtubulos ajuda a determinar a forma da célula;
Têm também importancia na manutenção da organização interna das células (posicionam organelos dentro das células)
Formação do fuso mitotico
Tranporte de
Propriedades das cinesinas e das dineinas (proteínas motoras associadas ao citoesquelto de microtubulos)
A cinesina 1 consiste em duas cadeias pesadas e duas cadeias leves. As cadeias pesadas ligam ATP e ligam-se aos microtubulos para serem os dominios motores da molécula. As cadeias leves sao responsáveis pela ligação a organelos e vesículas que sao transportadas ao longo dos microtubulos. A maioria das cinesinas movimentam-se em direção ao terminal positivo dos microtubulos.
A dineina é composta por duas cadeias pesadas (cabeças globulares - motor gerador de forca, com projeções alongadas: hastes- ligam-se aos microtubulos). Movimentam-se para a extremidade negativa dos microtubulos e têm funções no posicionamento de organelos e do fuso mitotico.
Como sao transportados os organelos e outras cargas nos microtubulos?
A carga transportada pelas dineinas requerem a proteína dinactina. Os organelos individuais podem ligar-se à cinesina e dineina simultaneamente, possibilitando aos organelos a capacidade de se movimentarem em direções opostas.