Neurotransmissões Colinérgicas Periféricas Flashcards
Onde estão as sinapses colinérgicas do organismo?
Nas sinapses que partem do núcleo basal de Meynert, na sinapse entre os neurônios pré-ganglionares e pós do SNAS e Parassimpático, na sinapse entre o neurônio pós-ganglionar do SNAP e o órgão efetor, na sinapse entre o nervo esplâncnico e a medula da adrenal e na sinapse entre o neurônio motor e a placa motora do MEE.
Explique a síntese de acetilcolina (Ach).
É feita pela enzima colina acetiltransferase, que transfere um grupamento acetil proveniente do piruvato mitocondrial à colina. A Ach sintetizada é capturada para o interior de vesículas no terminal colinérgico pelo transportador vesicular de Ach.
Qual o efeito das drogas hemicolínio (HC-3) e vesamicol bioquimicamente e clinicamente?
Inibe a captação de colina para o interior do terminal e e inibe o transportador vesicular de Ach, respectivamente. Ambas as drogas apresentam como efeito clínico reduções significativas das transmissões colinérgicas.
Como ocorre a liberação de Ach para a fenda sináptica?
Quando o potencial de ação propagado pela fibra colinérgica alcança o terminal colinérgico, há ativação de canais iônicos de Ca++ com consequente influxo de cálcio. Esses íons ativam a calmodulina que promove a cadeia de processos que culminará na fusão da vesícula com a membrana do terminal colinérgico.
Quais os tipos de receptores colinérgico e onde estão localizados?
Eles estão localizados nos gg autonômicos, na medula da adrenal, nos órgãos efetores parassimpáticos, na placa motora e nos terminais nervosos colinérgicos e adrenérgicos. São divididos em nicotínicos e muscarínicos.
Quais os tipos de receptores colinérgicos muscarínicos e onde estão localizados?
Existem 5 tipos (1-5), porém os principais são M1, M2 e M3. M1: M2: coração (bradicardia e inotropismo negativo) M3: músculo circular da íris (miose), músculo ciliar (adaptação do cristalino para visão próxima), musculatura lisa dos brônquios (broncoconstrição e aumento da secreção brônquica), musculatura lisa de estômago, intestino e bexiga (contração dessa musculatura e relaxamento de esfíncteres), genitália masculina (ereção), vasos (contração ou dilatação, a depender da integridade do endotélio), glândulas salivares, lacrimais e estomacais.
Há inervação parassimpática nos vasos? Explique.
Não há inervação parassimpática nos vasos, sendo que essa inervação é feita exclusivamente por fibras do SNAS. No entanto, existem receptores M3 na musculatura lisa dos vasos. Os efeitos da ativação desse receptor dependem do grau de integridade do endotélio: íntegro (vasodilatação) ou lesado (vasoconstrição).
Quais os tipos de receptores colinérgicos nicotínicos e onde estão localizados?
Nicotínicos neuronais (localizados nos gg autonômicos) e musculares (localizados na placa motora).
O que é uma droga colinomimética? Qual seu efeito?
São agentes que, INTERAGINDO COM OS RECEPTORES COLINÉRGICOS, causam mudanças conformacionais efetivas em tais receptores (atividade intrínseca). Os efeitos desse grupamento de drogas podem ser: abertura de canais iônicos (Nn e Nm) ou alterar as concentrações intracelulares de 2° mensageiros (M1-M5).
O que é um colinomimético nicotínico e muscarínico?
É um agente agonista de receptor colinérgico nicotínico e muscarínico, ativando ambos os receptores.
Dê exemplos de drogas colinomiméticas nicotínicas e muscarínicas? Por que são usadas ao invés da Ach?
Metacolina e carbacol. São utilizadas no lugar da Ach pois esta é rapidamente metabolizada e degradada pela acetilcolinesterase, portanto essas drogas produzem o mesmo efeito da Ach, porém com maior duração.
O que são colinomiméticos nicotínicos?
São agonistas de receptores colinérgicos nicotínicos, podendo ser seletivos (Nn ou Nm, apenas) ou não-seletivos.
Dê exemplos de colinomiméticos nicotínicos não seletivos, seletivos para Nn e seletivos para Nm.
Não seletivos: nicotina, lobelina e tetrametilamônio (TMA). Seletivos Nn: dimetilfenilpiperazina. Seletivos Nm: feniltrimetilamônio.
Por que é difícil prever o resultado clínico do uso de um colinomimético nicotínico?
Pois essas drogas produzem rapidamente a dessensibilização desses receptores, fazendo com que enquanto os gg simpáticos estão sendo estimulados, há uma dessensibilização dos parassimpáticos, e o contrário também é verdadeiro.
O que são colinomiméticos muscarínicos?
São agonistas de receptores colinérgicos específicos para receptores muscarínicos, podendo ser seletivos ou não. Apesar dessa diferenciação, não há nenhuma droga seletiva para M2-M5, apenas para M1.
O que é um agente anticolinesterásico? Qual seu principal efeito?
São drogas que atuam inibindo a ação da enzima acetilcolinesterase (AChE), produzindo um aumento nos níveis de ACh nas fendas sinápticas e incrementando os efeitos desse neurotransmissor, por isso pode ser considerado um colinomimético de ação indireta.
Quais os tipos de anti-AChE?
Reversíveis e Irreversíveis.
Quais os tipos de anti-AChE reversíveis? Dê exemplos.
Aqueles que não se ligam covalentemente: edrofônio (ação ultracurta, lipofóbico), donezepil, tacrina e galantamina (essas 3 são lipofílicas, sendo usadas no tto de Alzheimer). Aqueles que se ligam covalentemente: neostigmina.