Ansiolíticos e Hipnóticos Flashcards
O que é a ansiedade? Como diferenciar ansiedade patológica de fisiológica?
É uma resposta antecipada e, muitas vezes, independente de estímulos externos a estímulos ameaçadores. Não há um limite bem definido de quando ela é patológica e quando é fisiológica, mas pode-se adotar que ela passa a ser patológica no ponto em que o indivíduo se priva de realizar suas atividades normais pela ansiedade.
Quais classes de fármacos podem ser utilizados para tto da ansiedade?
Benzodiazepínicos (BZD), antidepressivos, inibidores seletivos da recaptação de serotonina (5-HT), bloqueadores de receptores beta-adrenérgicos (propanolol), anti-histamínicos, cetamina e hidrato de cloral.
Qual o mecanismo de ação dos BZD?
Atuam sobre os receptores GABAa (ionotrópicos para passagem de cloreto). Os BZD atuam se ligando em um sítio alostérico do receptor GABAa entre as subunidades alfa e beta, aumentando a afinidade do receptor pelo GABA, aumentando, assim, a atividade depressora do SNC desse fármaco.
Comente sobre os receptores GABAa e sua interação com os BZD em relação a suas subunidades.
Os receptores GABAa apresentam 3 subunidades e subtipos diferentes de cada subunidade, estando essas subunidades em concentrações diferentes nas diversas regiões do cérebro. Isso faz com que diferentes concentrações nesses subtipos de receptores produzam efeitos diferentes. Por exemplo, subunidade alfa 2 medeia a ação ansiolítica dos BZD, alfa 1 e alfa 5 é amnésico, alfa 2, 3 e 5 é relaxante muscular.
Qual fármaco pode ser utilizado em casos de intoxicação por BZD ou para reverter seus efeitos? Por que isso ocorre?
O flumazenil é um agonista inverso dos BZD, podendo ser utilizado na intoxicação por BZD e para reverter a anestesia de cirurgias. É um fármaco ansiogênico e pode induzir convulsões.
Quais os principais efeitos dos BZD?
Redução de ansiedade e agressividade, indução do sono, redução do tônus muscular, amnésia anterógrada e anticonvulsivante.
Quais os principais usos dos BZD?
Estados de ansiedade aguda, abstinência do álcool, emergências comportamentais e durante procedimentos como endoscopia.
Quais os aspectos farmacocinéticos dos BZD?
Administrado principalmente por VO, apresentando absorção rápida (pico em 1h), mas pode ser administrado EV ou retal. Se ligam às proteínas plasmáticas e são altamente lipossolúveis, permitindo seu acúmulo no tecido adiposo.
São todos metabolizados e excretados na urina (glicuronidação). A duração do efeito é variável, influenciando no seu uso: hipnóticos (curta), ansiolíticos (longa) e anticonvulsivantes (longa).
Qual a relação entre a idade e a farmacocinética dos BZD?
Pessoas idosas apresentam taxa afetada de oxidação, aumentando os efeitos dos BZD de longa duração com o passar da idade, sendo frequente confusão e sonolência. Isso favorece a queda do idoso.
Quais os efeitos colaterais dos BZD?
Toxicidade aguda, sonolência, confusão, amnésia, descoordenação motora, disartria, confusão mental, ataxia, lentificação do raciocínio, tolerância, dependência e abuso.
Quais as manifestações clínicas do paciente com toxicidade de BZD (sobredose)?
Sono profundo com depressão grave das funções respiratória e cardiovascular. O uso de BZD associado com outros depressores do SNC (álcool e barbitúricos) podem aumentar esse grau de depressão, havendo sério risco à vida. *Vale ressaltar que há adaptação dos receptores no uso crônico de álcool e BZD concomitantemente.
A reversão é feita com flumazenil
Quais as manifestações de tolerância e dependência do uso de BZD?
Tolerância é a necessidade de doses maiores do BZD para produzirem o efeito desejado. É grave quando os BZD são usados cronicamente para epilepsia, sendo menor quando usados como hipnóticos.
A dependência é um grande problema dos BZD, sendo que a interrupção abrupta causa ansiedade rebound por s/m com tonturas, tremores perda de peso e distúrbios do sono REM. Por isso, recomenda-se a retirada dos BZD gradualmente.
Quais as CI do uso de BZD?
Miastenia grave, apneia do sono, glaucoma, gravidez.
Quais substâncias diminuem os efeitos dos BZD e quais aumentam?
Aumentam: álcool, barbitúricos, contraceptivos orais e anti-histamínicos.
Diminuem: tabaco e rifampicina.
*Os ACO inibem o metabolismo hepático, aumentando a concentração de BZD no sangue.
O que é a agitação paradoxal?
É uma irritabilidade e agressividade causada pelo uso de BZD (principalmente em idosos e crianças e pelos BZD de curta duração) e anti-histamínicos.