Neuro: amnésia global transitória Flashcards
Definição AGT
- Amnésia anterógrada (incapacidade súbita de reter novas informações após o evento), sem comprometimento da atenção e demais funções cognitivas, por vezes acompanhada de amnésia retrógrada (incapacidade de recordar informações gerais prévias).
- A orientação autopsíquica está preservada (ex: o fato de recordar o próprio nome, idade, data de nascimento e demais informações pessoais)
Epidemiologia AGT
- > 50 anos
- Episódios são autolimitados, com resolução da amnésia anterógrada em 24 horas.
- É comum pacientes apresentarem uma lacuna de memória do período
- A amnésia retrógrada pode permanecer por período de muitas horas ou dias e, raramente, anos.
Fisiopatologia
Comprometimento vascular, enxaqueca, epilepsia e causas psicogênicas são algumas das hipóteses. Alguns estudos encontraram associação com enxaqueca e há evidências conflitantes sobre a relação com fatores de risco cardiovasculares (HAS, DM e dislipidemia)
Diagnóstico
- Clínico
- A amnésia anterógrada é o sintoma principal que se manifesta por um questionamento repetitivo, geralmente sobre a data e o local (por exemplo, “onde estou?” ou “o que aconteceu?”).
- Há relatos de cefaleia leve, náuseas e, menos frequentemente, tontura após o evento.
- O exame neurológico está normal durante e após o episódio.
Diagnósticos diferenciais
- A presença de febre, alterações neurológicas focais e déficits cognitivos tornam o diagnóstico improvável
- A presença de alteração do nível de consciência e desorientação autopsíquica excluem o diagnóstico de AGT
Propedêutica
A neuroimagem é indicada em todos os pacientes para excluir outros diagnósticos:
- TCC
- RM: preferível para excluir isquemia e outras condições. A RM pode estar normal ou mostrar uma ou mais lesões puntiformes no hipocampo com restrição à difusão. Essas lesões diferem de lesões isquêmicas já que tendem a ser menores, ocorrem mais tardiamente e se resolvem com o tempo.
Exames laboratoriais como eletrólitos, glicose e exame toxicológico também auxiliam na exclusão de encefalopatias tóxico-metabólicas.
Manejo
- O paciente deve permanecer em observação até que a amnésia desapareça.
Tratamento
Não há tratamento específico para AGT. O UpToDate sugere o uso de 500 mg de tiamina por via endovenosa, ponderando a possibilidade de que uma encefalopatia de Wernicke (EW) leve seja confundida com AGT e que nenhum teste permite confirmar ou excluir imediatamente a EW.
Seguimento
- Deve-se tranquilizar o paciente e a família quanto a benignidade do quadro e a baixa probabilidade de recorrência
- Não há indicação de terapia antitrombótica na ausência de isquemia documentada e não há aumento do risco de mortalidade, epilepsia, AVC ou síndrome demencial após a AGT