Nefro Flashcards
Disserte sobre filtração glomerular, reabsorção e secreção
Filtração glomeruar é o movimento de água e outras substancias que vão dos capilares glomerulares para o espaço de Bowman.
Reabsorção é o movimento de água e outras substancias filtradas que passam do lúmen tubular para os capilares peritubulares, voltando para a circulação sanguínea
Secreção é o movimento de água e outras substâncias não filtradas passando dos capilares peritubulares para o lúmen tubular
Onde é produzida a urina nos rins?
A urina é produzida no córtex e na medula renal, intermediada pelos néfrons.
A taxa de filtração glomerular é determinada pelo coeficiente de filtração (forças de Starling), o que determina o coeficiente de filtração?
Pressão hidrostática o capilar glomerular - pressão hidrostática do espaço de Bowman - pressão oncotica do capilar glomerular.
Por que ocorre glicosúria em pacientes diabéticos?
As proteínas carreadoras tem um número máximo de moléculas para transportar e passar pela bicamada lipídica.
Quais são os mecanismos compensatórios dos rins na DRC?
Hipertrofia dos néfrons remanescentes e hiperfiltração glomerular, assim, mesmo com uma perda considerável de néfrons, não ocorre azotemia (até certo ponto)
Qual a diferença de azotemia e uremia?
Azotemia é o aumento das concentrações de ureia e creatinina no sangue, uremia abrange as manifestações clínicas causadas pelo acúmulo de toxinas urêmicas no sangue.
Qual é o meio de diagnostico precoce da DRC?
Por meio da urinálise, identificar a diminuição da densidade urinaria, decorrente do quadro de poliúria e secundariamente polidpsia
Qual é o desequilíbrio eletrolitico mais comum na DRC
É a hipocalemia, ocorrendo pela perda urinaria de K secundária à poliuria e pelo comprometimento nutricional devido à êmese e disorexia, ocorrendo a partir do estagio 3.
Por que ocorre acidose metabólica na DRC?
Pela diminuição nada reabsorção de HCO3- e redução de excreção de H+ e pela diminuição da excreção de amônia (NH4+)
Porque ocorre a anemia na DRC?
Pela queda na produção de eritropoetina por lesão renal, lesões urêmicas em órgãos gastrintestinais gera perdas sanguíneas, hiporexia e anorexia, além da redução da meia vida das hemácias pela uremia.
Explique o Hiperparatireoidismo secundário renal (HPTSR)
Na DRC ocorre a diminuição da excreção de fósforo, pela lei de equação de massas, o fósforo se liga ao cálcio livre ionizado, formando complexos fósforo-cálcio. A hipocalcemia é o principal estimulo para a secreção de PTH, culminando na hiperplasia das glândulas para tireoides e favorecendo a instalação da (HPTSR)
Hipertensão arterial sistêmica afeta órgãos alvo como: coração (hipertrofia ventricular esquerda); olhos (retinopatia hipertensiva ‘descolamento de retina’) cérebro ( encefalopatia hipertensiva), entretanto, qual é o estadiamento da HAS?
Risco mínimo: 130-139 mmHg
Risco baixo: 140-159 mmHg
Risco moderado: 160-169 mmHg
Alto risco: >180 mmHg
Quais as classificações de proteinúria renal?
Origem Renal: Hipertensão e hiperfiltração glomerular
Não renal/ pré renal: Hiperproteinemia, HAS
Não renal/ pós renal: processo inflamatórios, infecciosos, neoplasicos, hemorrágicos ou obstrutivos no trato urinário ou extra urinário.
Quais as classificações por origem da Injúria renal aguda (IRA)?
Pré renal: Desidratação, ICC, hipovolemia —> queda da TGF por déficit hemodinâmico
Renal intrínseco: decorrente de lesão do parênquima renal
Pós renal:redução da TGF por obstrução do trato urinário e retenção urinaria
Qual a classificação da IRA de acordo com tipo de doença?
IRA isquêmica (desidratação, hipovolemia, diminuição do débito cardíaco, HAS, hiperviscosidade sanguínea)
IRA tóxica (Antibióticos como neomicina, gentamicina, cefalosporinas, contrastes radiográficos, uva, ingestão de lírios, AINES)