Gastro Flashcards
Relacione os seguintes hormônios gastrintestinais com seus sítios de produção e ação:
Secretina; Gastrina; Colecistocina; Polipeptídeo inibidor gástrico; Motilina
Secretina - Produzida no duodeno e jejuno - Estimula secreção de bicarbonato r inibe produção ácida.
Gastrina - Produzida no estômago e duodeno - Estimula a secreção ácida e o crescimento do epitélio estomacal.
Colecistocina - Produzida por todo intestino delgado - Estimula a secrecao de enzimas pancreáticas e contrações da vesícula biliar, alem de inibir a ingestão de alimentos e esvaziamento gástrico.
Polipeptídeo inibidor gástrico - Produzido no duodeno e jejuno - Inibe secreções gástricas e estimula a secreção de insulina.
Motilina - Produzida no duodeno e jejuno - Indução da fase III do complexo motor migrante CMM durante o jejum (estado digestório).
O centro emético é formado por um conjunto de núcleos repleto de receptores serotoninérgicos, adrenérgicos e neurocinéticos, no entanto, a ativação desses receptores pode ocorrer por quais vias?
Via humoal, a qual é ativa por substancias da corrente sanguínea (toxinas urêmicas, eletrólitos, distúrbios os molares e ácido - base, fármacos…) que estimulam receptores histaminérgicos, colinérgicos e dopaminérgicos.
Via neural, o sistema nervoso recebe estímulos direto das vísceras abdominais, o trato gastrointestinal é rico em receptores serotoninérgicos e neurocinéticos.
Quais são os 4 principais tipos de diarreia?
Diarreia osmótica: aumento exacerbado de solutos osmoticamente ativos (fosfato, ácidos graxos e carboidratos) pouco absorvíveis no lúmen intestinal.
Diarreia secretória: é causada pelo aumento de secreção liquida das criptas para luz intestinal, devido ao transporte anormal de íons nas células epiteliais do intestino.
Diarreia por aumento na permeabilidade intestinal: o aumento de permeabilidade intestinal leva a perda de líquidos, eletrólitos e hemácia pelo lúmen intestinal.
Diarreia por alteração na motilidade intestinal: pode ser secundário a mecanismos fisiológicos ou um fator primário (complexo motor migratório), geralmente é de origem inflamatória.
Por que fármacos pró - cinéticos em casos de megaesôfago são mais eficazes em felinos do que nos caninos?
Porque os felinos possuem músculo liso na porção distal do esôfago, diferente dos cães que possuem músculos estriados.
Qual o tipo mais comum da doença inflamatória intestinal (DII)?
Enterite linfócitica plasmocítica
Quais as 3 afecções da tríade gastrintestinal felina, e porque afeta apenas os felinos?
Doença intestinal inflamatória / duodenite; Colangite linfocítica; Pancreatite crônica, isso ocorre pois os cães tem ducto acessório, já os gatos não.
Quando se trata do pâncreas exócrino, as células acinares produzem quais enzimas e fluidos?
As células acinares produzem fluídos HCO3-, amilase (> carboidratos), lipase (>gordura), tripsinogênio e quimiotripsinogênio (proteínas).
Discorra sobre a fisiopatologia da pancreatite.
Acredita-se que o acumulo de tripsinogênio perto de lisossomos fazem a ativação da tripsina, assim, ativando outras enzimas como o quimiotripsinogênio, levando a auto destruição pancreática. Isso leva o rompimento da barreira paracelular, e extravasamento, e tudo isso ativa os mediadores inflamatórios.
O que é a Insuficiência pancreática exócrina e como é diagnosticada e tratada?
É uma síndrome caracterizada pela produção e secreção insuficiente das enzimas digestivas mo duodeno, podendo ter origem autoimune (+ comum no cão) ou por pancreatite crônica (+ comum no gato)
É feito uma análise das enzimas digestivas do pâncreas pelos exames: TLI (Imunoensaio para imunorreatividade semelhante à tripsina) e PLI (Lipase pancreática especifica)
O tratamento é feito com pancreatina (sendo um extrato pancreático de bovino ou formulações com enzimas digestivas) e modificações dietéticas, como alimentos de alta digestibilidade com pouca gordura e com reduções de fibra.
Quais são os 4 principais fatores que culminam na gastrite aguda?
Lesão direta da barreira da mucosa gástrica, aumento de secreção de ácido clorídrico, retardo na renovação do epitélio gástrico, diminuição do fluxo sanguíneo na mucosa gástrica.
Qual a diferença entre a constipação, obstipação e magacólon?
Constipação é quando a defecação é infrequente com a presença de fezes excessivamente firmes e ressecadas.
Obstipação é uma constipação intratável, ou seja, alterações irreversíveis da função do cólon.
Megacolón é a dilatação colônica total.
Como o fígado atua no controle glicêmico?
Quando a glicemia sobe, o fígado sintetiza glicogênio, quando a glicemia cai, o fígado usa o glicogênio armazenado para sintetizar a glicose (glicogenólise).
O que é gliconeogênese?
É a produção de glicose para a conversão de carboidratos, lipídios e aminoácidos.
Como se forma o colesterol?
O colesterol é formado pelos hepatócitos, que sintetizam lipoproteínas, e juntamente da bile, é excretado pelo dúcto colédoco.
Explique o ciclo da uréia.
Durante o catabolismo proteico, os aminoácidos são desaminados, formando a amônia, a qual é tóxica para o organismo (principalmente para o cérebro), sendo necessário a sua conversão em uréia.