NCGJ Flashcards
A Corregedoria tem diversas funções, como:
- Orientar: orienta a atuação dos juízes, servidores e terceiros que atuam perante o Poder Judiciário do Estado de São Paulo.
- Fiscalizar: fiscaliza atividades desempenhadas pelos ofícios de justiça, como cumprimento de prazos e aplicação das normas processuais que devem incidir na espécie. Vale destacar que essa função de fiscalizar não está restrita a juízes e servidores, pois a Corregedoria fiscaliza outros órgãos, nas hipóteses definidas em lei, como as unidades prisionais.
- Disciplinar: se constatada infração ou descumprimento de normas e deveres, a Corregedoria pode instaurar procedimentos disciplinares, como investigações preliminares contra magistrados, e aplicar as sanções estabelecidas em lei.
- Literalmente, essas normas estabelecem que:
Art. 5º A função correcional consiste na orientação, reorganização e fiscalização dos órgãos e serviços judiciários de primeira instância, bem como na fiscalização da polícia judiciária, dos estabelecimentos prisionais e dos demais estabelecimentos em relação aos quais, por imposição legal, esses deveres forem atribuídos ao Poder Judiciário e é exercida, no Estado de São Paulo, pelo Corregedor-Geral da Justiça e, nos limites de suas atribuições pelos Juízes de Primeiro Grau.
A função correcional será exercida em caráter permanente e mediante ____________________ ou ________________ e ________________.
Correições ordinárias ou extraordinárias e visitas correcionais
Art. 6º A função correcional será exercida em caráter permanente e mediante correições ordinárias ou extraordinárias e visitas correcionais.
§ 1º A correição ordinária consiste na fiscalização prevista e efetivada segundo estas normas e leis de organização judiciária.
Consiste em fiscalização excepcional, realizada a qualquer momento e sem prévio anúncio e poderá ser geral ou parcial, conforme as necessidades e conveniência do serviço correcional.
A correição extraordinária
§ 2º A correição extraordinária consiste em fiscalização excepcional, realizada a qualquer momento e sem prévio anúncio e poderá ser geral ou parcial, conforme as necessidades e conveniência do serviço correcional.
Preencha a lacuna
§ 4º As atas das correições e visitas serão encaminhadas à Corregedoria Geral da Justiça nos prazos que seguem:
I – correição ordinária — ____________________ após realizada;
II – correição extraordinária ou visita correcional — ________________ após realizada.
§ 5º A Corregedoria Geral da Justiça implementará, gradativamente, a correição virtual, com vistas ao controle permanente das atividades subordinadas à sua disciplina.
Complete as lacunas
§ 4º As atas das correições e visitas serão encaminhadas à Corregedoria Geral da Justiça nos prazos que seguem:
I – correição ordinária — até 60 (sessenta) dias após realizada;
II – correição extraordinária ou visita correcional — até 15 (quinze) dias após realizada.
§ 5º A Corregedoria Geral da Justiça implementará, gradativamente, a correição virtual, com vistas ao controle permanente das atividades subordinadas à sua disciplina.
Preencha a lacuna
Art. 9º Em ____________ dias depois de assumir a corregedoria permanente em caráter definitivo, o juiz fará visita correcional às unidades sob sua corregedoria, com o intuito de constatar a regularidade dos serviços, observado o modelo disponibilizado.
§ 1º A visita correcional independe de edital ou qualquer outra providência e dela se lançará sucinto termo no livro de visitas e correições
Preencha a lacuna
Art. 9º Em até 30 (trinta) dias depois de assumir a corregedoria permanente em caráter definitivo, o juiz fará visita correcional às unidades sob sua corregedoria, com o intuito de constatar a regularidade dos serviços, observado o modelo disponibilizado.
§ 1º A visita correcional independe de edital ou qualquer outra providência e dela se lançará sucinto termo no livro de visitas e correições
Preencha a lacuna
Art. 15
I – ____________________: Quando a infração não estiver suficientemente caracterizada ou definida a autoria. Ao final, poderá ser arquivada ou ensejar a instauração de Sindicância ou Processo Administrativo;
Preencha a lacuna
Apuração preliminar
Preencha a lacuna
II – ________________: quando a falta disciplinar, por sua natureza, possa determinar as penas de repreensão, suspensão ou multa;
Sindicância
Preencha a lacuna
III – ________________________: quando a falta disciplinar, por sua natureza, possa determinar as penas de demissão ou dispensa, demissão ou dispensa a bem do serviço público e cassação de aposentadoria.
Processo Administrativo
Os ofícios recebidos pelo Ofício de Justiça e arquivados no Classificador Obrigatório para ofícios recebidos, se não tiverem utilidade para conservação, deverão ser inutilizados, após a data de sua recepção, após o transcurso do prazo de:
Nos termos do art. 78 das Normas da Corregedoria-Geral da Justiça, os ofícios e as mensagens eletrônicas expedidos e recebidos, mencionados nos incisos II, III e VI do art. 75, serão conservados pelo prazo de 1 (um) ano, a partir da data de expedição ou do recebimento pelo ofício de Justiça. Decorrido esse prazo, e desde que reputados sem utilidade para conservação pelo escrivão judicial, serão inutilizados, mediante a autorização do Juiz Corregedor permanente.
CERTO OU ERRADO
Os mandados que devam ser cumpridos pelos oficiais de justiça serão distribuídos, na forma regulada pela Corregedoria Geral da Justiça, aos que estiverem lotados ou à disposição das respectivas comarcas ou varas.
CERTO
CERTO OU ERRADO
Os mandados de prisão NÃO serão entregues aos oficiais de justiça, mas encaminhados ao Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt - IIRGD.
CERTO
Art. 1.238. A criação de modelos de grupo ou usuário realizar-se-á a partir dos modelos institucionais ou da autoria intelectual do magistrado e somente será permitida para as seguintes categorias:
A JUIZA CEDE SETE RATOS DE 2 SETORES
AJUIZAmentos
CErtidões
DEcisões
SEntenças
TErmos de audiência
Requerimentos
ATOS ordinatórios
DEspachos
2 SETORES TÉCNICOS(Assist. Social e Psicologia)
CERTO OU ERRADO
É obrigatória a subscrição pelo juiz nos mandados em que houver determinação de desconto de pensão alimentícia.
CERTO
Art. 85. Os mandados, as cartas postais, os ofícios gerais de comunicação, expedidos em cumprimento de ato judicial, em não havendo determinação do juiz em sentido contrário, serão assinados pelos escrivães, declarando que o fazem por ordem do juiz.
§ 1º A subscrição do juiz é obrigatória quando:
I - a lei ou estas Normas de Serviço expressamente o exigirem (por exemplo, busca e apreensão cautelar, prisão, contramandado de prisão e alvará de soltura, alvarás em geral, levantamento de depósito judicial, ordem de arrombamento explícita ou implícita etc);
II - houver determinação de desconto de pensão alimentícia;
III - os documentos ou papéis forem dirigidos a autoridades (por exemplo, membros do Poder Judiciário, do Ministério Público e do Poder Legislativo; chefe do Poder Executivo; Delegados de Polícia; Comandantes da Polícia Militar e das Forças Armadas).
CERTO OU ERRADO
Os mandados em cumprimento de ato judicial serão sempre subscritos pelo magistrado
ERRADO
Art. 85. Os mandados, as cartas postais, os ofícios gerais de comunicação, expedidos em cumprimento de ato judicial, em não havendo determinação do juiz em sentido contrário, serão assinados pelos escrivães, declarando que o fazem por ordem do juiz.
CERTO OU ERRADO
Na escrituração é vedada a utilização de abreviaturas, siglas ou símbolos convencionados por determinada área do conhecimento humano.
ERRADO
Art. 82. Na escrituração é vedada:
I - a utilização de borracha ou raspagem por outro meio mecânico, bem como a uso de corretivo, detergente ou outro meio químico de correção;
II - a assinatura de atos ou termos em branco, total ou parcialmente;
III - a utilização de abreviaturas, abreviações, acrônimos, siglas ou
símbolos, excetuando-se as formas consagradas pelo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras, as adotadas por órgãos oficiais e as convencionadas por determinada área do conhecimento humano;
IV - a utilização de chancela, ou de qualquer recurso que propicie a
reprodução mecânica da assinatura do juiz.
CERTO OU ERRADO
Havendo equívoco na escrituração, é recomendado que o escrivão aponha o termo “sem efeito”, seguindo-se a redação correta
ERRADO
Art. 81. Na escrituração serão evitadas as seguintes práticas: ;
I - entrelinhas, erros de digitação, omissões, emendas, rasuras ou borrões;
II - anotações de “sem efeito”;
III - anotações a lápis nos livros e autos de processo, mesmo que a título
§ 2º As anotações previstas no inciso II, quando estritamente necessárias, sempre serão datadas e autenticadas com a assinatura de quem as haja lançado nos autos.
CERTO OU ERRADO
As correições são presenciais, havendo a previsão de implementação gradativa de correições virtuais com o intuito de controlar temporariamente as atividades subordinadas à disciplina da Corregedoria Geral da Justiça.
ERRADO
A Corregedoria Geral da Justiça implementará, gradativamente, a correição virtual, com vistas ao controle permanente das atividades subordinadas à sua disciplina.
CERTO OU ERRADO
Na fluência de prazo comum, é permitida a retirada dos autos mediante carga pelo procurador ou preposto, pelo prazo de 02 (duas) a 6 (seis) horas para obtenção de cópias, observado o término do expediente forense.
CERTO
Art. 164.
§ 1º Na fluência de prazo, os autos não sairão do ofício de justiça, salvo
nas hipóteses expressamente previstas na legislação vigente, ressalvado, porém, em seu curso ou em outras hipóteses de impossibilidade de retirada dos autos, o direito de requisição de cópias quando houver justificada urgência na extração respectiva, mediante autorização judicial, observando-se o procedimento próprio.
§ 2º Na fluência de prazo comum, só em conjunto ou mediante prévio ajuste por petição nos autos os procuradores das partes ou seus prepostos retirarão os autos, ressalvada a obtenção de cópias para a qual cada procurador ou preposto poderá retirá-los pelo prazo de 2 (duas) a 6 (seis) horas, mediante carga, independentemente de ajuste, observado o término do expediente forense.
CERTO OU ERRADO
O acesso aos autos judiciais de processos em andamento quando não estejam sujeitos a segredo de justiça é assegurado aos advogados ou estagiários de Direito, mesmo que não sejam procuradores de quaisquer das partes, sendo vedada a retirada dos autos para cópia.
ERRADO
Art. 157. O acesso aos autos judiciais e administrativos de processos em andamento ou findos, mesmo sem procuração, quando não estejam sujeitos a segredo de justiça, é assegurado aos advogados, estagiários de Direito e ao público em geral, por meio do exame em balcão do ofício de justiça ou seção administrativa, podendo ser tomados apontamentos, solicitadas cópias reprográficas, bem como utilizado escâner portátil ou máquina fotográfica, vedado, nestas hipóteses, o desencarte das peças processuais para reprodução.
CERTO OU ERRADO
Não havendo fluência de prazo, é permitida às partes a retirada em carga, independentemente de requerimento.
ERRADO
Art. 164. Não havendo fluência de prazo, os autos somente serão retirados em carga mediante requerimento.
CERTO OU ERRADO
Para fins de controle de carga rápida de autos, é permitida a retenção, no ofício judicial, de documento de identificação de advogado ou estagiário de Direito.
ERRADO
Art. 166. É vedada a retenção do documento de identificação do advogado ou do estagiário de Direito no ofício de justiça, para a finalidade de controle de carga de autos, em qualquer modalidade ou circunstância.
CERTO OU ERRADO
Sempre que cabível, a fim de possibilitar trabalho em lote e filtro nas filas de trabalho pela serventia judicial, deverão ser utilizados modelos de grupo.
CERTO
Art. 1.238. A criação de modelos de grupo ou usuário realizar-se-á a partir dos modelos institucionais ou da autoria intelectual do magistrado e somente será permitida para as seguintes categorias: I - ajuizamentos; II - atos ordinatórios; III - autos; IV - cartas precatórias/rogatórias; V - certidões de cartório; VI - decisões; VII - despachos; VIII - editais; IX - expedientes do Distribuidor; X - formais; XI - mandados - outros; XII - ofícios; XIII - requerimentos; XIV - sentenças; XV - Setor Técnico - Assistente Social; XVI - Setor Técnico - Psicologia; XVII - termo; XVIII - termos de audiência.
§ 3º - Sempre que cabível, a fim de possibilitar trabalho em lote e filtro nas filas de trabalho pela serventia judicial, deverão ser utilizados modelos de grupo, que conterão, obrigatoriamente, as seguintes características:
CERTO OU ERRADO
Na elaboração de documentos pelo Ofício de Justiça no processo eletrônico, devem ser utilizados os documentos institucionais padronizados autorizados e homologados pelo Juiz Diretor do Foro
ERRADO
Art. 1.237. Na elaboração dos documentos, serão utilizados os modelos de expediente institucionais padronizados, autorizados e aprovados pela Corregedoria Geral da Justiça.
CERTO OU ERRADO
As previsões das Normas da Corregedoria relativas ao processo físico não têm aplicação ao processo eletrônico, tendo em vista a disciplina específica deste último.
ERRADO
Art. 1.228. Aplicam-se aos Ofícios de Justiça Digitais e ao processo eletrônico, subsidiariamente, e no que compatível, os dispositivos previstos nos demais capítulos destas Normas de Serviço.
CERTO OU ERRADO
Os ofícios de justiça conservarão as fichas que compõem o fichário por nome de autor, até então materializadas em papel, podendo inutilizá-las desde que todos os dados que delas constem sejam anotados no sistema, de forma a possibilitar a extração de certidões.
CERTO
Art. 57. Nos ofícios de justiça, o registro e controle da movimentação dos feitos realizar-se-ão exclusivamente pelo sistema informatizado oficial, vedadas a elaboração de fichário por nome de autor e a utilização de fichas individuais materializadas em papel ou constantes de outros sistemas informatizados.
Sobre o sistema informatizado oficial, julgue CERTO OU ERRADO.
A preservação da memória dos dados extraídos dos feitos e da movimentação processual poderá ser armazenada em fichas.
ERRADO
De acordo com o art. 46, I, das Normas da Corregedoria, os procedimentos de registro e documentação dos processos judiciais e administrativos realizar-se-ão diretamente no sistema informatizado oficial ou em livros e classificadores, conforme disciplina destas Normas de Serviço, e destinam-se: à preservação da memória de dados extraídos dos feitos e da respectiva movimentação processual.
Sobre o sistema informatizado oficial, julgue CERTO OU ERRADO.
Os escrivães judiciais do serviço de distribuição e dos ofícios de justiça devem realizar auditoria semanal do sistema, comunicando à Corregedoria-Geral da Justiça qualquer irregularidade.
CERTO
Sobre o sistema informatizado oficial, julgue CERTO OU ERRADO.
Prescinde-se de cadastro no sistema informatizado oficial dos dados de intervenientes, de terceiros interessados ou de seus representantes.
ERRADO
Conforme o art. 54, parágrafo primeiro das Normas da Corregedoria, todos os litisconsortes, intervenientes e terceiros interessados, bem como seus respectivos representantes, serão cadastrados.
§ 1º Todos os litisconsortes, intervenientes e terceiros interessados, bem como seus respectivos representantes, serão cadastrados.
Prescinde= Dispensa
Sobre o sistema informatizado oficial, julgue CERTO OU ERRADO.
Implantado o sistema informatizado oficial, deve-se inutilizar as fichas até então materializadas em papel, independentemente de anotação das informações no sistema informatizado oficial.
ERRADO
Nos termos do art. 57 das Normas da Corregedoria, nos ofícios de justiça, o registro e controle da movimentação dos feitos realizar-se-ão exclusivamente pelo sistema informatizado oficial, vedadas a elaboração de fichário por nome de autor e a utilização de fichas individuais materializadas em papel ou constantes de outros sistemas informatizados.
Sobre o sistema informatizado oficial, julgue CERTO OU ERRADO.
Em qualquer caso, o segredo de justiça depende de decisão judicial para ser anotado no sistema informatizado oficial.
ERRADO
Dependendo do caso, o segredo de justiça poderá ser gerado automaticamente, sem precisar de decisão judicial, portanto não é em qualquer caso.
2º O segredo de justiça poderá, ainda, ser gerado automaticamente pelo sistema informatizado, a depender da natureza da ação.
Quais as normas que devem ser observadas pelos ofícios de justiça, na elaboração de documentos, na lavratura de atos, termos e requisições?
I – o papel utilizado terá fundo inteiramente branco ou ser reciclado, salvo disposição expressa em contrário;
II – a escrituração será sempre feita em vernáculo, preferencialmente por meio eletrônico, com tinta preta ou azul, indelével;
III – os numerais serão expressos em algarismos e por extenso;
IV – os espaços em branco e não aproveitados, nos livros e autos de processo, serão inutilizados;
V – as assinaturas deverão ser colhidas imediatamente após a lavratura do ato ou termo, e identificadas com o nome por extenso do signatário
Quais condutas que devem ser evitadas
Art. 81. Na escrituração serão evitadas as seguintes práticas:
I – entrelinhas, erros de digitação, omissões, emendas, rasuras ou borrões;
II – anotações de “sem efeito”; .
III – anotações a lápis nos livros e autos de processo, mesmo que a título provisório.
§ 1º Na ocorrência das irregularidades previstas no inciso I, far-se-ão as devidas ressalvas, antes da subscrição do ato, de forma legível e autenticada
Sobre o sistema informatizado oficial, julgue CERTO OU ERRADO.
Os ofícios recebidos pelo Ofício de Justiça e arquivados no Classificador Obrigatório para ofícios recebidos, se não tiverem utilidade para conservação, deverão ser inutilizados, após a data de sua recepção, após o transcurso do prazo de 1 ano, prescindindo-se de autorização do Juiz Corregedor permanente.
ERRADO
Nos termos do art. 78 das Normas da Corregedoria-Geral da Justiça, os ofícios e as mensagens eletrônicas expedidos e recebidos, mencionados nos incisos II, III e VI do art. 75, serão conservados pelo prazo de 1 (um) ano, a partir da data de expedição ou do recebimento pelo ofício de Justiça. Decorrido esse prazo, e desde que reputados sem utilidade para conservação pelo escrivão judicial, serão inutilizados, mediante a autorização do Juiz Corregedor permanente.
Sobre as Normas da Corregedoria, Julgue CERTO ou ERRADO
O juiz corregedor permanente será designado todos os anos no fim do ano judiciário.
ERRADO
Se não houver alteração no início do ano judiciário, prevalecerão as designações do ano anterior (art. 7º, parágrafo segundo das Normas da Corregedoria).
Sobre as Normas da Corregedoria, Julgue CERTO ou ERRADO
A corregedoria permanente será exercida pelo juiz designado pelo Corregedor-Geral de Justiça.
ERRADO
A Corregedoria Permanente será exercida pelo juiz a que a normatividade correcional cometer tal atribuição (art. 7º das Normas da Corregedoria).
Sobre as Normas da Corregedoria, Julgue CERTO ou ERRADO
Os estabelecimentos prisionais serão visitados uma vez por mês pelo juiz corregedor permanente ou pelo juiz a quem, por decisão do Corregedor-Geral da Justiça, essa atribuição for delegada.
CERTO
Sobre as Normas da Corregedoria, Julgue CERTO ou ERRADO
Por motivo de interesse público, a qualquer tempo, o Corregedor-Geral da Justiça poderá, com aprovação do plenário do tribunal, alterar a designação do corregedor permanente.
O Corregedor-Geral da Justiça, com aprovação do Conselho Superior da Magistratura, poderá, por motivo de interesse público ou conveniência da administração, alterar a designação do Corregedor Permanente (art. 7º, parágrafo primeiro das Normas da Corregedoria).
Sobre as Normas da Corregedoria, Julgue CERTO ou ERRADO
Sempre que assumir a corregedoria permanente, em até 30 dias, deve o corregedor permanente fazer a visita correcional.
Em até 30 (trinta) dias depois de assumir a corregedoria permanente em caráter definitivo, o juiz fará visita correcional às unidades sob sua corregedoria, com o intuito de constatar a regularidade dos serviços, observado o modelo disponibilizado. Contudo, se o juiz assumir a corregedoria permanente em caráter definitivo a partir do mês de novembro, a correição-geral ordinária prescindirá da visita correcional (art. 9º das Normas da Corregedoria).
Sobre as Normas da Corregedoria, Julgue CERTO ou ERRADO
Os servidores dos ofícios de justiça não podem prestar informações por telefone a advogados, membros do Ministério Público, às partes e ao público em geral.
CERTO
De acordo com o art. 132, parágrafo único, das Normas da Corregedoria-Geral da Justiça, é vedado ao servidor dos ofícios de justiça prestar informações por telefone aos advogados, aos membros do Ministério Público, às partes e ao público em geral acerca dos atos e termos do processo.
Sobre as Normas da Corregedoria, Julgue CERTO ou ERRADO
As sentenças devem ser encaminhadas à publicação no Diário da Justiça Eletrônico, dentro do prazo máximo de cinco dias.
ERRADO
Segundo o art. 133 das Normas da Corregedoria-Geral da Justiça, os despachos, decisões interlocutórias e sentenças devem ser encaminhados à publicação no Diário da Justiça Eletrônico, dentro do prazo máximo de 3 (três) dias, a contar da devolução dos autos em cartório.
Sobre as Normas da Corregedoria, Julgue CERTO ou ERRADO
Para o cumprimento da intimação por meio eletrônico, o ofício de justiça tem o prazo de cinco dias.
ERRADO
Nos termos do art. 133, parágrafo único, das Normas da Corregedoria-Geral da Justiça, para fins de cumprimento da intimação por meio eletrônico, o ofício de justiça tem o prazo de três dias.
Sobre as Normas da Corregedoria, Julgue CERTO ou ERRADO
Para fins de intimação pela imprensa, as decisões interlocutórias devem ser transcritas ou resumidas com os elementos necessários à explicação do conteúdo da ordem judicial.
ERRADO
Conforme o art. 135, II, das Normas da Corregedoria-Geral da Justiça, as decisões interlocutórias e sentenças serão publicadas somente na sua parte dispositiva; os atos ordinatórios e despachos de mero expediente serão transcritos ou resumidos com os elementos necessários à explicitação do conteúdo da ordem judicial.
Sobre as Normas da Corregedoria, Julgue CERTO ou ERRADO
Em caso de publicação com omissões a requisitos necessários à intimação, independentemente de prejuízo, haverá nulidade.
ERRADO
Para o art. 136 das Normas da Corregedoria- -Geral da Justiça, a publicação omissa em relação aos requisitos constantes dos arts. 134 e 135 e que cause efetivo prejuízo a qualquer das partes será considerada nula.
Os ofícios de justiça em geral possuirão os seguintes livros:
I – Visitas e Correições;
II – Protocolo de Autos e Papéis em Geral;
III – Cargas de Autos;
IV – Registro de Feitos Administrativos (sindicâncias, procedimentos disciplinares, representações, etc.);
V – Registro das decisões terminativas proferidas em feitos administrativos;
VI – pertinentes à Corregedoria Permanente, previstos no art. 23, quando for o caso e no que couber.
Os Ofícios de Justiça manterão também:
I – Livro de Cargas de Mandados, salvo se as respectivas varas forem atendidas pelas Seções Administrativa de Distribuição de Mandados;
II – controle, pela utilização de livros de folhas soltas ou outro meio idôneo, da remessa e recebimento de feitos aos Tribunais, até que seja implementado no sistema informatizado oficial o controle eletrônico;
III – controle do horário de entrada e saída por intermédio do livro ponto ou do relógio mecânico, caso existam servidores não cadastrados no sistema de ponto biométrico;
IV – Livro de Registro Geral de Feitos, com índice, se não estiverem integrados ao sistema informatizado oficial;
V – Livro de Registro de Sentença, salvo se cadastrada no sistema informatizado oficial,
com assinatura digital ou com outro sistema de segurança aprovado pela Corregedoria Geral da Justiça e que também impeça a sua adulteração.
Sobre as Normas da Corregedoria, Julgue CERTO ou ERRADO
Nos ofícios de justiça integrados ao sistema informatizado oficial, os registros de remessa e recebimento de feitos e petições formalizar-se-ão exclusivamente pelas vias eletrônicas.
CERTO
Sobre as Normas da Corregedoria, Julgue CERTO ou ERRADO
O Livro de Visitas e Correições não excederá 100 (cem) folhas, salvo determinação judicial em contrário ou para a manutenção da continuidade da peça correcional, podendo, nestes casos, ser encerrado por termo contemporâneo à última ata, com mais ou menos folhas.
CERTO
quando a última correição faz ultrapassar as 100 páginas, o livro pode ter mais páginas para que não se divida as folhas de uma mesma correição em livros diferentes.
Sobre as Normas da Corregedoria, Julgue CERTO ou ERRADO
O Livro Protocolo de Autos e Papéis em Geral, com tantos desdobramentos quantos recomendem a natureza e o movimento do ofício de justiça, destina-se ao registro da entrega ou remessa, que não impliquem devolução.
CERTO
Sobre as Normas da Corregedoria, Julgue CERTO ou ERRADO
O Livro de Carga de Mandados poderá ser desdobrado em número equivalente ao dos oficiais de justiça em exercício, destinando-se um para cada qual.
CERTO
Imagine que em determinada comarca há dois, três ou quatro oficiais de justiça que cumprem mandados expedidos pelo juiz. Nesse caso, é possível que haja o desdobramento do livro de mandados.
Sobre as Normas da Corregedoria, Julgue CERTO ou ERRADO
Em relação ao livro obrigatório que controla a carga e descarga de autos, quando houver mais de 02 anos do último registro e não tiver importância histórica ou razão para seu armazenamento, o oficio de justiça pode pedir autorização para o juiz corregedor permanente
autorizar a sua inutilização.
CERTO
Sobre a escrituração, julgue CERTO OU ERRADO.
Quais as condutas proibidas, vedadas?
Art. 82. Na escrituração é vedada:
I – a utilização de borracha ou raspagem por outro meio mecânico, bem como a uso de corretivo, detergente ou outro meio químico de correção;
II – a assinatura de atos ou termos em branco, total ou parcialmente;
III – a utilização de abreviaturas, abreviações, acrônimos, siglas ou símbolos, excetuando-se as formas consagradas pelo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras, as adotadas por órgãos oficiais e as convencionadas por determinada área do conhecimento humano;
IV – a utilização de chancela, ou de qualquer recurso que propicie a reprodução mecânica da assinatura do juiz.