Moluscos Flashcards
Quais são suas principais características e sua novidade evolutiva?
Moluscos= animais de corpo mole, não segmentado e em certos casos dotados de concha. Maioria marinha e de vida livre, porém também existem de água doce. São triblásticos, celomados, protostomios e de simetria bilateral. Novidade são os sistemas circulatório e respiratório.
Como é a sua morfologia?
O corpo de um molusco é tipicamente organizado em 3 regiões: cabeça(dotada de estruturas sensoriais tentaculos e ólhos), massa vísceral(onde se localiza grande parte dos órgãos internos) e pés (importante para locomoção). Além do manto, uma prega de pele especializada a qual secreta a concha.
Como é o sistema digestório?
Tem tubo digestório completo, sendo protostômios. Realizam digestão extracelular, na massa visceral é encontrado o hepatopâncrias/ glândula digestiva que desemboca no estômago liberando enzimas digestivas.
Como é o sistema circulatório?
Todos os moluscos apresentam sistema circulatório, porém ele pode ser aberto (em gastrópodes e bivalves) ou fechado (em cefalópodes).
-Circulação aberta/lacunar: um fluido chamado hemolinfa é bombeado pelo coração, por meio de vasos, até atingir cavidades/lacunas localizadas entre os órgãos. A pressão e velocidade da circulação são baixas, então o metabolismo é mais lento.
-Circulação fechada: um fluido chamado sangue é bombeado pelo coração dentro de vasos sanguíneos que se infiltram dentre os órgãos. A pressão e a velocidade são mais altas, logo o metabolismo é mais rápido.
*certos moluscos apresentam pigmentos respiratórios, que aumentam a quantidade de O2 na circulação, um ex é a hemocianina pigmento azulado.
Como é o sistema respiratório?
Varia de acordo com o habitat do animal. Nos moluscos terrestres a cavidade do manto é bastante vascularizada e úmida funcionando como um pulmão rudimentar, podendo também ser cutânea. Nos moluscos aquáticos pode ser respiração pulmonar ou branquial na cavidade do manto.
Como é o sistema excretor?
As estruturas especializadas na excreção são os metanefrídeos, estruturas que recolhem os resíduos metabólicos e os eliminam por um poro excretor.
Quais são as principais classes dos moluscos?
Gastrópodes, bivalves e cefalópodes.
Principais características dos gastrópodes
Podem apresentar uma concha única espiralada, ou não apresentar concha. Na boca existem estruturas raspadoras chamadas rádula (tipo dentinhos), em geral são monoicos (hermafroditas), mas que realizam fecundação cruzada e interna por meio do poro genital. Os gastrópodes terrestres tem desenvolvimento direto, enquanto os gastrópodes marinhos indireto (fase larval). Ex: caracóis, lesmas, caramujos.
Principais características dos bivalves?
Concha composta por 2 peças (valvas) articuladas, que abrem e fecham. São exclusivamente aquáticos, geralmente sedentários, boca sem rádula. São animais filtradores, que se alimentam principalmente de algas do fitoplâncton. A cavidade do manto apresenta brânquias que atuam nas trocas gasosas, retenção de partículas alimentares. Em geral, são dioicos e lançam seus gametas na água, desenvolvimento indireto. Ex: ostras, mexilhões, mariscos e vieiras.
*Algumas espécies produzem pérolas, decorrentes de um mecanismo de defesa dos bivalves: quando um corpo estranho se instala entre a concha e o manto, o animal mobiliza seu manto e envolve tal partícula em camadas de nécar(substância brilhante utilizada na produção das conchas).
Principais características dos cefalópodes?
Moluscos exclusivamente marinhos, bastante ativos e predadores, podem ou não apresentar conchas. As lulas tem concha reduzida e interna, nautilos tem concha externa e polvos não tem. O pé dos cefalópodes parte da cabeça e são modificados em tentáculos, com ventosas, que atuam na locomoção e captura de presas. No final do intestino, podem liberar um líquido escuro quando se sentem ameaçados, para despistar predadores. Boca é dotada de bico córneo e rádula. Órgãos sensoriais e cérebro bem desenvolvidos. São dióicos fecundação interna e direta.