Anelídeos Flashcards
Quais são suas características gerais?
Corpo formado por anéis segmentários, que garantem a realização de diferentes movimentos. São animais triblásticos, celomados, protostômios, de simetria bilateral. Tem sistema digestivo, respiratório, nervoso, excretor e circulatório.
Como é seu sistema digestório?
Tubo digestório completo e protostomio. Digestão extracelular, sistema digestório com regiões diferenciadas: faringe, esôfago, papo, moela e tiflossole(aumenta a área de contato da parede intestinal).
Como é seu sistema circulatório?
É fechado e dotado de dois vasos sanguíneos principais (ventral e dorsal) ligados pelos corações. No sangue pode ser encontrado o pigmento respiratório hemoglobina.
Como são feitas as trocas gasosas?
Por respiração cutânea, já que a epiderme secreta uma cutícula muito fina e permeável. Além disso o revestimento corporal dos anelídeos é ricamente vascularizado e úmido, também possue células que produzem muco.
Como é o sistema excretor?
Ocorre por meio dos metanefrídios, é encontrado um par por segmento corporal. Essas estruturas tem uma abertura ciliada, chamada de nefróstoma, voltada para o celoma do animal. O líquido celomatido é recolhido, reabsorvido e o que não serve vai pro nefridioporo.
Como é o sistema nervoso?
Dotado de gânglios cerebrais e anel nervoso. Disso partem cordões nervosos, com um par de gânglios por segmento, também partem nervos que se conectam com outros músculos.
Quais são as 3 principais classes e seu critério de classificação?
O critério de classificação é a quantidade de cerdas, pelos. Oligoqueta, aquetas/ hirudíneos, poliquetas.
Caracterize os oligoquetas
Minhoca é a principal representante. Anelídeo de vida livre que habita o meio terrestre úmido. Apresentam poucas cerdas corporais. São importantes para a aeração e fertilização do solo, já que abrem túneis que permitem a passagem de ar e água. Além das fezes que são húmus, matéria rica em sais minerais. As minhocas são monoicas e realizam fecundação cruzada e externa, elas encontram um parceiro sexual,se emparelham, e trocam espermatozoides. Há uma estrutura chamada clitelo, que produz um casulo, envoltório que recebe os óvulos. O casulo desliza e recebe os espermatozoides também, logo ocorre a fecundação e formação de ovos. O casulo com ovos é liberado e de cada ovo eclode uma minhoca, desenvolvimento direto.
Classifique os aquetos/ hirudineos
Sanguessugas são os principais representantes. Encontrados principalmente na água doce, não apresentam cerdas sobre o corpo. São ectoparasitas e se alimentam do sangue de vertebrados. Possuem duas ventosas e boca que contém lâminas que cortam a pele do hospedeiro, porém ele não sente porque elas produzem uma substância anestésica e anticoagulante chamada hirudina. Reprodução: são monoicas, realizam fecundação cruzada e externa, igual das minhocas.
Caracterize os poliquetos.
São majoritariamente aquáticos e muito diversos. Dotados de muitas cerdas, chamadas de parapódios, que podem auxiliar a locomoção e trocas gasosas. A região da cabeça é diferenciada e dotada de estruturas sensoriais, como olhos, tentáculos. Há os que se locomovem chamados de errantes, e os sésseis chamados de tubícolas. Maioria dióica, fecundação externa, desenvolvimento indireto.