Anfíbios Flashcards
De as principais características.
Anfibios (anfi= dois, bio=vida), a maioria das espécies apresenta estágio larval aquático e uma fase adulta terrestre. Assim, os anfíbios tendem a ocupar ambientes terrestres úmidos, de transição entre o aquático e terrestre. Mesmo que possam viver em ambientes terrestres dependem muito da água, tetrápodea.
Quais são as ordens em que são divididos?
Em 3: anura, urodela e apoda.
Caracterize os anuros.
Representado pelos sapos, pererecas e rãs. Na fase adulta apresentam 4 patas e não tem cauda (a nuro=cauda).
Como é a reprodução dos anuros?
São animais dióicos, com fecundação externa (que ocorre na água) e desenvolvimento indireto. Dos ovos, os quais são desprovidos de casca e envoltos somente por uma camada gelatinosa, eclode a forma larval nomeada de girino, que ao passar por uma metamorfose origina a fase adulta. O girino tem cauda, brânquias e não apresenta patas. No processo da metamorfose, as brânquias são transformadas em pulmões e a cauda é perdida, pela ação dos lisossomos, enquanto as patas são formadas, todas essas adaptações ao meio terrestre.
Caracterize os urodelos.
Também designados como caudados são os anfíbios que possuem patas e cauda, representados pelos tritões e salamandras.
Como é a reprodução dos urodelos?
São dióicos. Existem espécies com fecundação externa e outras com interna, normalmente exibem desenvolvimento indireto.
*Existem espécies de salamandras que passam a vida toda no ambiente aquático e não sofrem metamorfose, porém se amadurecem sexualmente e são capazes de reproduzir, mantendo suas características larvais, condição nomeada de neotenia.
Caracterize os ápodes.
São desprovidos de patas, apresentam corpo alongado e cilíndrico. Porém evoluíram de um ancestral dotado de patas, são representados pela cobra cega, animais de olhos atrofiados que habitam galerias subterrâneas.
Como é a reprodução dos ápodes?
São animais dióicos, fecundação interna e desenvolvimento direto.
Caracterize o sistema respiratório dos anfíbios.
A pele dos anfíbios é fina, permeável, vascularizada e úmida e lubrificada por glândulas produtoras de muco. Esse tipo de pele possibilita trocas gasosas pela superfície corporal, caracterizando a respiração cutânea. Os adultos também apresentam pulmões, denominados saculiformes, dotados de superfície respiratória limitada. Alguns anfíbios, como o sapo, ultilizam a coana (região entre a boca e a faringe) na respiração bucofaríngea. As larvas apresentam respiração branquial e cutânea.
Tem veneno?
Há glândulas nos anfíbios que secretam veneno, como nos sapos, atrás dos olhos, chamadas de paratoides. São considerados animais venenosos, mas não peçonhentos, visto que apresentam veneno mas não estruturas para inoculação.
Como funciona a relação de veneno e cor?
Muitos apresentam coloração críptica, se camuflam no ambiente. Enquanto algumas espécies, principalmente as mais venenosas, apresentam coloração chamativa denominada coloração de advertência ou aposematica. Os predadores passam a evitar anfíbios coloridos e beneficia tanto a presa quanto o predador.
Como é o sistema digestório e excretor?
A maioria é carnívora, predadora de animais como insetos, minhocas, etc. Os anuros captam suas presas usando uma língua. Apesar de certas espécies apresentarem dentes, eles não são utilizados e engolem direto. O sistema digestório apresenta glândulas anexas, como fígado e pâncreas, e termina em cloaca. A excreção é realizada por rins, eliminando ureia, enquanto a larva aquática elimina amônia.
Como é o sistema nervoso?
Destacam-se na captação de som, uma orelha média liga a membrana timpânica à orelha interna. Essas adaptação são especialmente importante nos anuros, nos quais ocorre a comunicação por meio de sons auxiliando na reprodução. Os olhos dos anfíbios adultos também são adaptados ao ambiente terrestre, uma vez que apresentam pálpebras e glândulas lacrimais para prevenir o ressecamento.