Embriologia Flashcards
Qual a primeira etapa da embriologia e sua definição?
A primeira etapa da embriologia é a fecundação, definida pela fusão dos gametas masculinos e femininos, retomando a diploidia da espécie. Formando a célula ovo/ zigoto.
O que acontece após a fecundação?
Há sucessivas divisões celulares, chamadas de segmentação ou clivagem. As quais são responsáveis pelo aumento do número das células do embrião.
Qual o nome das células resultantes dessas sucessivas divisões?
Blastômeros
Qual o próximo estágio do desenvolvimento embrionário depois da segmentação inicial? Explique
O embrião entra no estágio de mórula, a qual é um amontoado de células compactadas, que continua se dividindo até outra etapa
Qual a outra etapa?
A etapa após mórula é a blástula, em que a segmentação resulta em uma esfera oca, preenchida por um líquido chamado de blastocele e revestido por um conjunto de células chamadas blastoderme.
Qual a etapa em seguinte? Explique
A próxima etapa é a gastrula, em que ocorre a invaginação das células maiores da base da blástula (chamadas de macromeros). Processo que dá origem a dois folhetos embrionários: ectoderme e endoderme.
Quais as estruturas formadas pela endoderme na gástrula?
Serão formados pela endoderme o arquentero e o blastóporo. Respectivamente o intestino primitivo do animal e o outro uma abertura para o meio externo por meio de um orifício.
Quais os possíveis destinos do blastóporo?
Originar a boca, animais classificados de protostomios, como os nematódeos, moluscos, anelídeos e artrópodes. Ou originar primeiramente o anus, animais classificados de deuterostomio, tendo a boca de origem secundária, como os equinodermos e cordados.
Qual a próxima etapa e o que ocorre nela?
A próxima etapa é chamada de neurula. Onde várias etapas ocorrem.
1- a porção superior da ectoderme se achata, formando a placa neural. Que forma o tubo neural, estrutura que da origem ao sistema nervosos animal.
2- também na porção superior a endoderme se evagina, formando o terceiro folheto embrionário: a mesoderme. A qual dá origem a notocorda (eixo de sustentação do embrião, exclusivo dos cordados), que será substituída pela coluna vertebral. E ao celoma, cavidade que acomoda os órgãos internos.
3- a endoderme continua com seu arquentero.
*notocorda orienta a formação do tubo neural
*na mesoderme também são formadas células chamadas de somitos, as quais formarão vértebras e costelas.
Qual a etapa final?
Organogenese, que consiste na formação dos tecidos e dos órgãos a partir da diferenciação das células do folheto embrionário.
Quais órgãos são formados a partir da ectoderme?
-sistema nervoso
-epiderme
-epitélio de revestimento anal, bucal e nasal
-esmalte dentário
Quais órgãos são formados a partir da mesoderme?
-Coração, vasos sanguíneos e sangue
-ossos, músculos e cartilagens
-rins e gonadas
-derme
Quais órgãos são formados pela endoderme?
-Fígado e pâncreas
- tubo digestório, sistema respiratório e bexiga urinária
-tireoide e paratireoide
qual o critério de classificação dos ovos?
O critério de classificação dos ovos é a quantidade e distribuição de vitelo, que é a reserva nutritiva para que, pelo menos no início, exerçam a manutenção das divisões celulares.
Quais os tipos de ovos?
Existem quatro tipos de ovos: oligolecito, mesolecito, megalecito ou centrolecito.
Descreva o ovo oligolecito
O ovo oligolecito ou isolecito é aquele com pouca e igual quantidade de vitelo distribuída por sua região. Equinodermos e mamíferos (podendo ser até alecitos)
Descreva o ovo heterolecito
O ovo heterolecito ou mesolecito é um ovo com média quantidade de vitelo distribuída de forma heterogenia, criando um polo animal (onde está localizado o núcleo e pouco vitelo) e o polo vegetal onde se encontra a maior quantidade de vitelo. Peixes, moluscos e anfíbios.
Descreva o ovo megalecito
O ovo megalecito ou telolecito apresenta muito vitelo ocupando a maior parte da célula (o polo vegetal), sobrando apenas um disco para o núcleo se alojar (chamado de disco germinativo) região do polo animal. Peixes, aves, répteis, ornitorrinco.
Descreva o ovo centrolecito
Ovo com bastante vitelo principalmente na região central da célula, em volta do núcleo, parecendo uma nave espacial. Artrópodes
Quais os tipos de segmentação?
Para classificar o tipo de segmentação dos ovos é necessário levar em consideração a premissa de que o vitelo atrapalha a divisão celular. Com isso temos 2 tipos principais de segmentação: a holoblastica (total) ou a meroblastica (parcial). Na primeira todo o ovo se divide enquanto na segunda só o polo animal. A holoblastica pode ser igual ou desigual e a meroblastica discoidal ou superficial.
Como é a segmentação holoblastica total? E em qual tipo de ovo ocorre?
Nela todas as partes do ovo se dividem em tamanhos iguais, gerando blastomeros idênticos. Ocorre com o ovo oligolecito.
Como é a segmentação holoblastica desigual e com que ovo ocorre?
Nela todo o ovo sofre clivagem, mas os blastomeros formados no polo vegetal são maiores do que os formados no polo animal. Formando respectivamente macromeros e micrômetros, ocorre no ovo mesolecito.
Explique como e onde ocorrerá segmentação meroblastica discoidal
É típica do ovo megalecito, em que apenas o disco germinativo sofre divisão celular, formando o blastodisco. Enquanto o restante da célula, polo vegetal, não se divide.
Onde e como ocorre a segmentação meroblastica superficial?
Ocorre no ovo centrolecito, os núcleos migram para a periferia celular e lá ocorre a divisao