Répteis Flashcards
Qual sua características mais marcante?
Conquista definitiva do meio terrestre.
São divididos em quais ordens?
Testudine/ quelônios, squamata/escamados e crocodilianos.
Classifique os testudines/quelonios.
São representados por tartarugas, cágados e jabutis. Apresentam carapaça óssea rígida (casco) queratinizado, o qual confere proteção mecânica e contra a perda de água do animal. Tartarugas e cágados vivem associados do meio aquático e cagados terrestre.
Classifique os escamados.
Caracterizado pela presença de escamas. Compreendem os lagartos e serpentes. As serpentes são desprovidas de patas, porém seus ancestrais tinham. Algumas são peçonhentas e inoculam seu veneno por dentes especializados, os quais são ultilizados para sua classificação. Existem também as não peçonhentas, que matam suas presas por constrição (se enrolam no corpo da presa apertando até a morte). Adaptações ósseas na mandíbula permitem que algumas serpentes engulam presas maiores que elas mesmas.
Classifique os crocodilianos.
São representados por crocodilos, jacarés e gaviais. Em geral vivem associados ao ambiente aquático.
Caracterize a pele e o sistema respiratório, além de suas novas adaptações.
Uma característica essencial para a conquista definitiva do ambiente terrestre foi o desenvolvimento de um revestimento corporal espesso e altamente queratinizado, evitando a perda de água pela superfície corporal. Além de adaptações relacionadas à respiração, como a presença de uma caixa torácica ampla, que abriga e ventila pulmões parenquimatosos, com ampla superfície para trocas gasosas.
Como é a sua digestão?
Há espécies herbívoras, carnívoras e onívoras. O tubo digestório apresenta glândulas anexas como fígado e pâncreas e termina em cloaca. Em geral, não apresentam dentição diferenciada, havendo representantes desprovidos de dentes (tartarugas). Contudo as serpentes peconhentas tem.
Como é a excreção?
Realizada principalmente pelos rins, a excreta nitrogenada principal é o ácido úrico, que é menos tóxico e solúvel em água, o que implica em baixa exigência hídrica por sua eliminação economizar água.
Como é o sistema nervoso?
Tem boa visao, diferentemente do olfato, sentido pouco desenvolvido na maioria. Porém, nas serpentes e em alguns lagartos a língua bifurcada recolhe compostos químicos de cheiros no ar e os encaminha para o órgão de Jacobson, no céu da boca, onde há receptores olfativos. De forma geral possuem boa audição pela presença de membrana timpânica, ausente em serpentes. Além disso apresentam fosseta loreal, furinhos que parecem narinas, os quais são sensíveis ao calor e auxiliam na localização de presas endotermicas.
Como é a reprodução?
São dióicos, fecundação interna e desenvolvimento direto. A fecundação interna auxilia na dominação do ambiente terrestre por não depender da água. Há lagartos que realizam partenogênese. Maioria vivípara.