Módulo da Perceção Flashcards
Define novamente a Perceção.
Perceção é o processo de interpretação e organização de informação sensorial proveniente de estímulos visuais, auditivos, táteis e olfativos.
De que forma é que percecionamos informação num espaço?
Perceciona-se a informação sensorial e gere-se representações mentais dos estímulos (sons, objetos, etc..) e atribuí-se propriedades e relações espaciais.
O cérebro tem dificuldade em projetar informação 2D em 3D.
De que forma é que percecionamos a profundidade?
Perceciona-se a profundidade durante o processamento de estímulos, sendo esta necessária para agarrar algo, ie.
Cria-se então um mapa 3D do mundo para projetar esta informação no nosso cérebro.
A profundidade pode ser representada de forma monocular, em duas dimensões, e binoculares, informação de ambos os olhos.
Ao ver figuras impossíveis, como é que o cérebro resolve esse problema?
Mediante, por exemplo, a escada de Escher, através da qual se recebe informações contraditórias de profundidade, o cérebro simplifica-as e dá-nos uma única perceção.
Define e exemplifica o Índicio Monocular Gradiente de Textura e o Índicio Monocular de Tamanho Relativo.
O Índicio Monocular Gradiente de Textura refere que partículas são percebidas como “próximas” quando são maiores e mais separadas, enquanto partículas mais “longínquas” são menores e menos separadas.
Exemplifica-se a olhar para uma multidão, ou um estádio, e as pessoas (partículas) mais próximas parecem maiores e mais distantes do que as pessoas (partículas) mais distantes.
O Índicio Monocular de Tamanho Relativo diz que objetos mais próximos parecem maiores do que objetos mais distantes.
Exemplifica-se através duma foto de alguém próximo à câmera, e um objeto mais distante, como a Torre de Piza, dando a parecer que a pessoa é do mesmo tamanho do que o objeto longínquo.
Define e exemplifica o Índicio Monocular de Interposição e o Índicio Monocular de Perspetiva Linear.
O Índicio Monocular de Interposição demonstra-se quando Objetos mais próximos ocultam parcialmente outros objetos.
Exemplifica-se através da foto das pirâmides, em que a pirâmide mais próxima à nossa perspetiva sobrepõe a outra, informando-nos sobre qual é a pirâmide mais próxima a nós.
No Índicio Monocular de Perspetiva Linear, duas linhas paralelas parecem divergir à medida que se aproximam de nós, ou convergir à medida que se aproximam do horizonte.
Exemplo: Desenhar 2 linhas paralelas de 2km, e posicionando-nos entre as mesmas, olhar para o horizonte que elas estão direcionadas. Parece que forma um cone, e une as linhas quanto mais longe estejam, e voltam a parecer mais afastadas quanto mais perto estão.
Define e exemplifica o Índicio Monocular de Perspetiva Aérea e o Índicio Monocular de Localização do Plano Pictório (Elevação).
O Índicio Monocular de Perspetiva Aérea demonstra-se quando os objetos mais próximas parecem mais nítidos, menos desfocados, que objetos distantes.
Exemplo: Tirou-se uma foto numa montanha de outras montanhas mais longe. A foto capta parte da montanha onde estamos, nítidamente, e montanhas longinquas como mais desfocadas.
No Índicio Monocular de Localização do Plano Pictório, refere que abaixo da linha do horizonte, objetos que parecem estar mais distantes do horizonte estão mais próximos de “nós” do que objetos próximos à linha do horizonte. O efeito é inverso quando são objetos Acima da linha do horizonte.
Exemplo: Slide 24 do segundo ppt.
Define o Índicio Monocular de Paralaxe do Movimento e exemplifica-o.
Neste Índicio, objetos que se aproximam parecem maiores e mais rápidos, enquanto objetos que se afastam parecem menores e mais lentos.
Define o Índicio Binocular de Convergência e o Índicio Binocular de Divergência.
O Índicio Binocular de Convergência refere que quando os olhos estão focados num objeto que se está a aproximar, rodam para dentro (convergem em direção ao nariz) à medida que este se aproxima.
(Olhar para o indicador e aproximando-o da cana do nariz)
O Índicio Binocular de Divergência demonstra-se quando os olhos enviam imagens diferentes para o cérebro à medida que os objetos se aproximam, interpretando o grau de disparidade como uma indicação de distância entre a pessoa e o objeto.
Do que se trata a Constância Percetiva?
Refere que a nossa perceção de um objeto pode permanecer a mesma, mesmo que a nossa sensação imediata do objeto altere.