mercado Flashcards

1
Q

Mecanismo de Mercado

A

Processo que permite a conjugação dos interesses, isto é, a combinação da oferta e da procura dos diversos bens pela qual se formam os respetivos preços de mercado

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Procura

A

Representa a quantidade de bens que os compradores estarão interessados em adiquirir a um determinado preço. Representa-se por “P”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Lei da Procura

A

O preço e a quantidade procurada variam em sentido inverso. Por norma, à medida que vai diminuindo o preço de um bem, aumentam as quantidades procuradas desse bem e vice-versa, isto é, quando o preço do bem aumenta, a quantidade procurada desse bem diminui. A razão pela qual isso acontece é o facto de, em geral, os consumidores revelarem uma propensão para consumir maiores quantidades de bens quando o preço destes é baixo, invertendo-se esta tendência quando o preço começa a aumentar. É uma relação inversa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Procura individual vs Procura agregada

A

A procura individual é a quantidade procurada por cada consumidor vista separadamente. Já a procura agregada é o somatório de todas as procuras individuais. A procura agregada varia de acordo com as procuras individuais que representa, aumentando quando a soma destas é maior e diminuindo na situação inversa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Fatores que influenciam o consumo

A

Rendimento
-se o rendimento dos consumidores aumentar, mantendo se todo o resto constante, a procura vai aumentar, a curva vai deslocar-se para a direita e a quantidade procurada vai aumentar.

Moda

Publicidade

Nº de consumidores
- emigrantes ou turistas

Preço dos bens substituíveis ou sucedâneos
- Se o preço de um bem sucedâneo aumenta em relação ao outro, os consumidores vão preferir comprar o outro bem. A procura do 2º bem vai aumentar e a curva deste bem vai deslocar se para a esquerda

Bens complementares
-Se o preço de um bem complementar aumenta em relação a outro, os consumidores vão deixar de consumir tanto estes produtos visto que um depende do outro. Assim, a procura do segundo bem vai diminuir e a curva da procura deslocar-se-á para a esquerda.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Oferta

A

Representa a quantidade de produtos que os vendedores desejam/estão dispostos a vender a determinado preço. Representa-se por um O.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Lei da Oferta

A

Traduz a relação existente entre a quantidade oferecida de um bem e o respetivo preço. De acordo com esta lei, quanto maior for o preço de um bem, maior é o interesse dos produtores na sua venda e consequentemente, maior é a quantidade oferecida e vice versa. A relação da oferta é direta.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Oferta individual vs Oferta agregada

A

A oferta individual é a quantidade oferecida por cada produtor vista separadamente. Já a oferta agregada é o somatório de todas as ofertas individuais. Aoferta agregada varia de acordo com as ofertas individuais que representa, aumentando quando a soma destas é maior e diminuindo na situação inversa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Fatores responsáveis pela deslocação da Curva da Oferta

A

Custos de produção
-Se os custos de produção baixarem (matérias primas) (mão de obra) a oferta vai aumentar. Deste modo, a curva da oferta deslocar-se-á para a direita. Contudo, se os custos de produção aumentarem, a Curva da Oferta deslocar-se-á para a esquerda e a Oferta irá diminuir.

Evolução tecnológica
-Se a empresa investir em equipamento inovador, a produtividade aumenta e a empresa vê a sua produção aumentar. Assim, a sua curva da oferta desloca-se para a direita visto que a oferta aumenta. Se o empresário não adquirir novos equipamentos, a produção tenderá a baixar (equipamento torna-se antiquado). Logo, a Oferta diminui e a Curva da Oferta desloca-se para a esquerda.

Expectativas dos produtores
-Se os produtores nutrirem a ideia (observarem que a Procura aumentou) de que os preços vão aumentar vão passar a produzir e a oferecer mais quantidade do bem. Assim, a oferta aumenta e a Curva da Oferta desloca-se para a direita. Pelo contrário, se as expectativas dos produtores ponderarem que os preços irão baixar, uma diminuição da procura), tenderão a oferecer menos e a Curva da Oferta desloca-se para a esquerda.

Condições climatéricas
-Se o clima for favorável a produção irá aumentar e os vendedores aumentarão a Oferta. Assim, a Curva da Oferta deslocar-se-á para a direita e vice-versa.

Bens complementares
Se um bem complementar a outro aumentar o seu preço e quantidade oferecida. O produtor do outro bem, ao manter o seu preço constante, vai aumentar a quantidade oferecida de minas, visto que, um depende do outro. Assim, a oferta deste bem irá aumentar e a Curva da Oferta deslocar-se-á para a direita.

Bens substituíveis ou sucedâneos

Se um bem substituível aumenta o seu preço e quantidade oferecida. O produtor do outro bem, ao manter o preço constante, vai reduzir a sua oferta e a Curva da Oferta deslocar-se-á para a esquerda, pois, os produtores de este bem apercebem-se que há muita quantidade do bem substituível.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Mercados de concorrência perfeita

A

Uma estrutura de mercado em que a existência de um elevado número de vendedores e compradores faz com que nenhuma destas forças consiga influenciar de forma significativa o preço dos bens e serviços.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Características do mercado de concorrência perfeita- atomicidade do mercado

A

Existência de um elevado número de unidades de oferta e procura, sendo cada um deles de reduzida dimensão, de modo a não poderem influenciar de forma significativa o mercado, especialmente o seu preço;

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Características do mercado de concorrência perfeita- Homogeneidade dos produtos

A

As características dos produtos transacionados no mercado são de tal forma semelhantes, que, para o consumidor, é indiferente consumir uns ou outros.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Características do mercado de concorrência perfeita- livre entrada no mercado

A

Inexistência de obstáculos à entrada ou saída do mercado, podendo todos os seus participantes entrar ou sair livremente sem qualquer barreira. Assim, nenhuma empresa poderia ser impedida de entrar num mercado devido à interferência de outros concorrentes ou por motivos de existência estatal.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Características do mercado de concorrência perfeita- Transparência perfeita no mercado

A

Os intervenientes no mercado devem dispor de livre aceso a todas as informações respeitantes ao mercado, nomeadamente dados sobre os preços praticados pela concorrência e a qualidade dos seus bens.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Características do mercado de concorrência perfeita- mobilidade dos fatores produtivos

A

Os fatores de produção devem poder ser deslocados de uma unidade produtiva para outra, de modo a ser possível estar em cada momento na unidade que proporcionar uma maior rentabilidade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Concorrência perfeita- formação do preço

A

Numa situação de concorrência perfeita, o preço dos bens é determinado pelo mecanismo de mercado, tendo formado através de um sistema de compatibilização da oferta e da procura. Este mecanismo funciona como um elemento de correção dos fatores e perturbam o equilíbrio de mercado, gerando acertos entre a oferta e a procura, de modo a encontrar-se um preço de equilíbrio.

17
Q

Concorrência perfeita- Ponto de equilíbrio

A

Ponto do gráfico da lei da oferta e da procura que representa o preço e a quantidade de equilíbrio.

18
Q

Concorrência perfeita- Preço de equilíbrio

A

Preço pelo qual as quantidades oferecidas e procuradas do bem se igualam.

19
Q

Concorrência perfeita- Quantidade de equilíbrio

A

Quantidade que iguala a oferta e a procura de um bem a um determinado preço (preço de equilíbrio).

20
Q

Concorrência perfeita- Lei da oferta e da procura

A

Representa a análise conjunta dos comportamentos da oferta e da procura num determinado mercado, permitindo compreender o funcionamento do mecanismo do mercado. Mantendo-se todo o resto constante, o preço varia na mesma razão que a quantidade oferecida e na razão inversa da quantidade procurada.

21
Q

Mercado de concorrência imperfeita

A

Estrutura de mercado em que não se verificam os pressupostos dos modelos de concorrência perfeita, sendo estes os mercados observados com mais frequência.

22
Q

Mercados de concorrência imperfeita- inexistência de atomicidade

A

O número de intervenientes do mercado raramente é suficientemente elevado para não influenciar a oferta ou procura de um bem e, em particular, o seu preço. Na realidade, existem empresas de grande dimensão que conseguem influenciar o preço dos produtos e a quantidade de bens oferecidos.

23
Q

Mercados de concorrência imperfeita- inexistência da homogeneidade dos produtos

A

Mesmo que os bens sejam muito semelhantes e se destinem a cumprir as mesmas funções, é muito difícil não haver qualquer elemento diferenciador entre eles. Normalmente, os consumidores atribuem características específicas aos produtos que os diferenciam, sendo uns em detrimento de outros. Por essa razão, a homogeneidade dos produtos também não é facilmente observável.

24
Q

Mercados de concorrência imperfeita- inexistência da livre entrada no mercado

A

Este nem sempre se verifica, pois é natural que as empresas que já estão a atuar no mercado há algum tempo, quer pela sua experiência, quer por já terem dado provas das suas capacidades, constituam um obstáculo a qualquer nova empresa que só agora vai entrar nesse mercado.

25
Q

Mercados de concorrência imperfeita- inexistência de transparência do mercado

A

Por vezes, as informações não são disponibilizadas a todos os intervenientes do mesmo modo. Geralmente, quem domina o mercado tem mais acesso às informações sobre o mesmo.

26
Q

Mercados de concorrência imperfeita- inexistência da mobilidade dos fatores

A

Esta é posta em causa inúmeras vezes, como, por exemplo, as tecnologias usadas pelas diferentes empresas. Se uma empresa pretende deixar de produzir um bem para passar a produzir outro, que considera mais lucrativo, pode ter como obstáculos as diferentes tecnologias utilizadas nos dois processos de fabrico.

27
Q

Formas de mercado de concorrência imperfeita- Monopólio

A

O monopólio é um mercado em que um só vendedor, denominado monopolista, comercializa bens a muitos compradores. Os preços e a quantidade oferecida de bens são fixados em função da maximização do lucro. Neste caso, a oferta é inteiramente dominada por um só produtor, que exerce uma grande influência sobre o nível de preços e a quantidade de bens que vai abastecer o mercado.
A entrada neste tipo de mercado é muito difícil, devido a obstáculos de natureza económica, nos casos em que os investimentos são de grande envergadura; de natureza legal, quando existem dispositivos legais que dificultam a entrada no mercado de novos produtores; ou de natureza técnica, quando existem questões práticas incontornáveis.

28
Q

Formas de mercado de concorrência imperfeita- Concorrência monopolística

A

A concorrência monopolística caracteriza-se pela existência de um grande número de empresas que comercializam produtos do mesmo género, mas que, no entanto, se diferenciam uns dos outros pela marca, pela publicidade ou por qualquer outra característica especifica que os distinga. Neste caso, é fundamental o elemento que faz diferenciar os bens que se encontram à venda no mercado, pois esse é o fator que fideliza o cliente a um certo tipo de produto. Existe algum controlo por parte dos produtores sobre o preço dos bens, contudo, como não é um mercado de entrada difícil, as novas empresas consegues aceder-lhe sem grandes obstáculos.

29
Q

Formas de mercado de concorrência imperfeita- Oligopólios

A

É uma situação de mercado em que um reduzido número de grandes empresas comercializa produtos a um grande número de compradores. Trata-se de um pequeno número de empresas a controlar a maioria do mercado. Geralmente, existe interdependência nas suas decisões, nomeadamente no que diz respeito à fixação dos preços de venda. Existem situações em que os oligopolistas se associam, formando um cartel, um acordo relativo a um objetivo comum, como, por exemplo, a eliminação da concorrência através da determinação das quantidades a oferecer no mercado ou deliberação de preços de venda. A concorrência oligopolista faz-se, sobretudo, através da oferta dos serviços de pós-venda, da entrega de garantias adicionais e de outros fatores extras, de modo a tornar os produtos mais apelativos do que o dos concorrentes. Neste tipo de concorrência, o acesso de novas empresas ao mercado é muito difícil, pois as empresas já existentes são rivais de grande dimensão e de forte implementação.

30
Q

Fusões e aquisições

A

Quando os produtores tomam decisões quanto às quantidades e ao tipo de bens a produzir, de acordo com as suas expectativas do que esperam vender a um determinado preço no futuro. O nível de produção tem aumentado de tal forma nas últimas décadas, que as empresas se debatem permanentemente com o problema do seu escoamento e a forma mais competitiva de funcionar no mercado. Deste modo, são utilizadas as mais diversas estratégias de redução de custos e obtenção de sinergias através de vários tipos de associações e parcerias empresariais, as chamadas operações de concentração. Este tipo de operações possibilita uma rápida expansão das empresas através de fusões e aquisições.

31
Q

Aquisição

A

Quando uma empresa compra uma parte ou a totalidade do capital de outra empresa, passando, nesse caso, a empresa adquirida a estar sob a alçada da empresa adquirente. No entanto, a empresa adquirida não se extingue, continua a existir, mas agora é controlada pela adquirente.

32
Q

Fusão

A

É uma forma de associação empresarial da qual resulta uma nova empresa, que utiliza os fatores produtivos das empresas antigas. Essa nova empresa pode resultar de uma absorção de uma das empresas originais por outra (fusão por incorporação) ou, então, pode ser uma empresa criada de novo, fundindo-se as empresas originais numa nova (fusão por concentração). As concentrações de empresas podem ser operadas de diferentes modos. Nuns casos, são decididas de forma amigável através de fusões de mútuo consentimento e, noutros, decidem-se unilateralmente, não havendo anuência de todas as partes envolvidas. Isso acontece com as chamadas aquisições hostis.

33
Q

Concentração horizontal

A

Forma de concentração que reúne empresas que fabricam o mesmo produto ou se encontram na mesma etapa de processo de fabrico. Trata-se de uma associação de empresas do mesmo ramo de atividade ou de ramos de atividade semelhantes que decidem juntar para beneficiarem de economias de escala. As vantagens deste tipo de associação são equivalentes às de um aumento de dimensão de uma empresa, pois permitem aumentar o poder negocial do grupo de empresas em relação a terceiros. Por exemplo, consegue obter com os fornecedores preços mais baixos, uma vez que as quantidades transacionadas pelo grupo são superiores àquelas que seriam negociadas individualmente por cada empresa.

34
Q

Concentração vertical

A

Agrupamento de empresas em que se completam umas às outras, embora se encontrem em etapas distintas do mesmo processo produtivo, trata-se de uma integração vertical que permite a redução dos encargos com a aquisição de bens intermédios.
Como na maioria dos casos, as empresas se situam em diferentes fases de um processo de fabrico, umas funcionam como fornecedoras das outras, suprindo-se, assim, alguns custos de intermediação.
A principal vantagem deste tipo de associação empresarial é a redução de intermediários, possibilitando baixar os custos de produção e aumentar a rentabilidade do grupo.

35
Q

Concentração conglomeral (grupos económicos)

A

Forma de concentração empresarial que congrega sob centro de decisão único diversas empresas que podem ser similares ou não. O principal objetivo deste tipo de parceria é obter mais-valias através de estratégias de diversificação variadas.