Atividade produtiva e a formação dos rendimentos Flashcards
Rendimentos
São os fluxos que se geram na atividade produtiva através da utilização de capital e trabalho e que, posteriormente, são distribuídos pelos vários agentes intervenientes.
Valor acrescentado
Corresponde ao valor adicional que é gerado em cada processo produtivo e que representa a riqueza efetivamente criada por cada unidade produtiva. O valor que é atribuído aos bens depois de terem sido transformados é superior ao valor dos vários elementos que o compõem, pois, quanto maior é o grau de transformação dos bens, maior é o seu valor acrescentado.
Repartição dos rendimentos
Como os rendimentos gerados na produção podem ser distribuídos de diversas maneiras pelos vários elementos que compõem a população, isto é, os rendimentos são distribuídos de uma forma específica pelos vários agentes que contribuíram para a produção de um país ou região. Existem duas formas de repartição do rendimento, a repartição pessoas e a repartição funcional.
Repartição funcional dos rendimentos
A forma como os rendimentos são distribuídos que ocorre de acordo com as funções executadas por cada agente interveniente, fornecendo informações sobre a origem funcional dos rendimentos.
Repartição funcional dos rendimentos – Rendimentos primários
Rendimentos são obtidos de forma espontânea através da participação direta de cada agente na atividade do seu país. Ocorrem na repartição primária como os salários, rendas, juros e lucros.
Repartição funcional dos rendimentos- Rendimentos secundários
Resulta da intervenção do estado, quando este atua como agente regulador, visando atenuar as desigualdades decorrentes da repartição primária dos rendimentos. Provenientes de transferências sociais que podem ter origem externa e interna.
Rendimentos primários- fator trabalho e fator capital
Fator trabalho-os agentes que contribuíram para a produção, recebem em troca os salários.
Fator capital- agentes que cederam temporariamente o capital, são renumerados através de rendas, juros ou lucros.
Renumeração do trabalho- salário
É a forma de renumeração do fator trabalho dependente. Sendo o trabalho dependente o trabalho não realizado por conta própria, é aquele que é prestado a outra pessoa ou entidade. Os trabalhadores por conta de outrem recebem um salário em troca da entrega do seu esforço físico e/ou intelectual.
Renumeração do trabalho- variação do salário
O salário pode variar de acordo com o grau de exigência ou de dificuldade da tarefa, do nível de experiência profissional e habilitações académicas do trabalhador, do seu nível de desempenho, da região onde é prestado, da sua duração no tempo, do seu valor de mercado (resultante do confronto entre a oferta e a procura do mercado de trabalho), entre outros.
Renumeração do trabalho- Tipos e componentes do salário
Renumeração fixa- quando o que se paga é uma quantia certa, estipulada por meio de um contrato de trabalho.
Pode incluir parte variável- não se estipulando uma quantia fixa, mas antes uma percentagem relativa a um indicador, como, por exemplo, o volume de vendas. Isto acontece com alguma frequência em algumas profissões, como os delegados comerciais e vendedores, que têm parte do seu salário variável em função de objetivos concretos, nomeadamente percentagens sobre as vendas efetuadas.
Comissão- Para além da renumeração fixa, alguns profissionais recebem uma parte variável que, por norma, se designa comissão. Em algumas profissões para além do salário base e eventuais comissões e/ou prémios, um trabalhador pode ainda beneficiar de regalias, como o uso de automóvel ou de telemóvel da empresa, assim como pode usufruir de seguros, bolsas de estudo, subsídios de alimentação, etc.
Renumeração do trabalho- classificação dos salários líquido e ilíquido
Salário ilíquido ou bruto- valor da renumeração antes de serem descontados os impostos e as contribuições para a Segurança social que os indivíduos têm que pagar ao estado;
Salário líquido- é aquele que é efetivamente recebido, ou seja, é o salário que remanesce depois de serem deduzidos os respetivos impostos e contribuições sociais ao salário ilíquido.
Renumeração do trabalho- classificação dos salários nominal e real
Salário nominal- representa a quantidade de moeda que um indivíduo recebe em troca do seu trabalho
Salário real- diz respeito à quantidade de bens e serviço que esse indivíduo consegue adquirir com o seu salário nominal, refletindo-se, neste caso, o efeito da inflação. Se o nível geral de preços for aumentando a um ritmo superior ao do aumento do salário nominal do indivíduo, o seu salário real vai-se tornando cada vez menor, havendo, como consequência, uma perda do seu poder de compra;
Renumeração do capital- renda
Renumeração pela cedência temporária de bens automóveis por parte do inquilino ao proprietário do imóvel;
Renumeração do capital- Juros
É a renumeração pela cedência temporária de uma determinada quantia de dinheiro
Operações passivas- que dizem respeito à captação das poupanças dos clientes
Operações ativas- correspondem aos empréstimos que os bancos concedem;
Renumeração do capital- Lucros
Corresponde à renumeração do capital que se emprega nas unidades produtivas, durante um determinado período de tempo, com o objetivo de tornar possível a produção de bens que, mais tarde, se destinam a ser comercializados por um valor superior ao que foram produzidos.