Membro Inferior Artérias, Veias e linfáticos Flashcards
Artéria dorsal do pé: colaterais e terminais N 509
Colaterais: artéria lateral do tarso, medial do tarso, artéria arqueada e metatársica dorsal do 1º espaço.
Terminal: artéria dorsal profunda do pé. Esta anastomosa-se depois com a artéria plantar lateral, formando o arco plantar profundo.
Artérias que são originadas pelas artérias:
- Arqueada: metatársicas dorsais; o Metatársicas dorsais: digitais dorsais
- Metatársica dorsal do 1º dedo: digitais dorsais
- Arco plantar profundo: metatársicas plantares o Metatársicas plantares: digitais plantares comuns e depois as digitais plantares próprias.
Pulsos do membro inferior
Pulsos femoral, poplíteo, dorsal do pé e calcaneano (posteriormente ao maléolo tibial). Respetivamente, mede-se o pulso nas artérias femoral, poplítea, dorsal do pé e tibial posterior
Colaterais da artéria dorsal do pé
Artéria lateral do tarso, medial do tarso, arqueada e metatársica dorsal do 1ª espaço. A terminal é a artéria dorsal profunda do pé que se anastomosa com a artéria plantar lateral.
A artéria arqueada origina as artérias metatársicas dorsais, estas as digitais dorsais comuns e as outras as digitais dorsais próprias.
Colaterais da artéria tibial posterior
Artéria fibular, artéria maleolar posterior medial, ramos musculares e ramos calcaneanos.
Terminais: artérias plantares lateral e medial.
Artéria poplítea
Colaterais: artérias geniculares superiores lateral e medial, inferiores lateral e medial, ramos musculares (para os gastrocnemius) e artéria pequena safena.
Terminais: tibial anterior e posterior
Se amputar um dedo, quantos ramos vou ter de operar?
4 artérias: 2 digitais plantares próprias e 2 digitais dorsais próprias. 4 nervos: 2 digitais plantares próprios e 2 digitais dorsais próprios.
Qual é o primeiro ramo colateral da artéria femoral? o E da artéria femoral profunda?
Da femoral: artéria epigástrica superficial Da femoral profunda: artéria circunflexa femoral medial
Qual o primeiro ramo colateral da artéria tibial anterior?
Artéria tibial recorrente posterior Depois e por ordem: artéria tibial recorrente anterior, artéria circunflexa fibular, ramosmusculares e maleolar anterior lateral e medial.
Região poplítea
Artéria poplítea termina por bifurcação nas artérias tibial anterior e tibial posterior. Há o losango poplíteo, onde se vê de dentro para fora, a artéria poplítea, a veia poplítea e o nervo tibial. Após o losango poplíteo, o nervo tibial vai cruzar anteriormente a artéria poplítea e a veia poplítea, sendo que acima da arcada do solearse torna a estrutura mais interna.
Após perfurar o solear, o nervo é mais lateral que a artéria tibial posterior que desce mais internamente acompanhada por 2 veias tibiais posteriores.
Os vasos e o nervo são posteriores ao músculo políteo e mais internos que o plantar.
Artéria tibial anterior é acompanhada por que nervo? Quais são os seus ramos colaterais?
Tibial anterior é acompanhada pelo nervo peroneal profundo que lhe é mais externo. Colaterais da artéria: artéria tibial recorrente anterior, recorrente posterior, circunflexa fibular, ramos musculares, artéria maleolar anterior medial e lateral.
.
Como é feita a vascularização arterial do pé?
Porção dorsal: artéria dorsal do pé, terminal da tibial anterior, que emite as colaterais: artéria lateral do tarso, medial do tarso, metatársica dorsal do 1º dedo e arqueada. Por sua vez a arqueada emite as metatársicas dorsais que terminam por bifurcação emartérias digitais dorsais ao nível da 1ª falange.
O terminal da dorsal do pé é a dorsal profunda do pé que se anastomosa com a plantarlateral formando ao arco profundo plantar. Este emite as artérias metatársicas plantares e estas terminam por bifurcação originando as artérias digitais plantares do pé.
Porção plantar: há ainda a plantar medial que caminha pelo bordo interno do pé terminando ao originar a artéria digital interna do hálux.
Como é irrigado o corpo do fémur?
O corpo do fémur é vascularizado pela artéria nutritiva do fémur, normalmente a 2ª artéria perfurante, colateral da femoral profunda
Qual a artéria que irriga o ligamento redondo na articulação coxo-femoral.
Ramo acetabular da artéria obturadora
Como termina a artéria tibial posterior e como terminam essas artérias?
Por bifurcação, originando as artérias lateral e medial plantares.
A artéria plantar lateral anastomosa-se com a dorsal profunda do pé e a plantar medial termina originando a artéria digital plantar interna do 1º dedo.
(não pergunta, mas nunca é demais reforçar… Colaterais da tibial posterior: artéria peroneal, ramos musculares, ramos calcaneanos e artéria maleolar posterior medial)
Fale sobre a artéria femoral profunda. O que a separa da femoral?
Colaterais: artéria circunflexa femoral medial e lateral, ramos perfurantes e ramos musculares.
Terminal: última artéria perfurante
Separa-a o longo adutor
Porque é que uma ferida no lado interno da tíbia tem mais dificuldade em cicatrizar?
No bordo ântero-medial da tíbia não há músculos, logo a vascularização é menor, sendo a cicatrização mais difícil.
*embora não haja músculos, na região superior inserem-se os tendões que constituema pata de ganso. ´
O que sabe sobre a arcada plantar do pé? Relacione-a com a artéria plantar do pé.
Resulta de uma anastomose entre a artéria plantar lateral e a artéria dorsal profunda do pé, anível a extremidade posterior dos metatársicos.
Emite as artérias metatársicas plantares e estas as 2 digitais plantares.
Qual a relação da veia poplítea com a artéria poplítea?
A artéria é mais medial, sendo que a nível inferior do losango poplíteo o nervo tibial passa a ser a estrutura mais medial.
Já na região inferior da arcada solear temos a artéria tibial posterior acompanhada por 2 veias tibiais posteriores e o nervo tibial mais lateralmente.
Relações e cruzamentos a saber!!
A nível do anel femoral temos de medial a lateral: veia, artéria e nervo; A nível do anel do adutor magno, a artéria femoral vai cruzar a veia femoral, sendo que temos de medial a lateral: artéria e veia femorais. O nervo safeno passa medialmenteà artéria, mas não entra no anel Na região poplítea, de medial a lateral: artéria e veia femorais e nervo tibial.
Após o losango poplíteo o nervo cruza anteriormente os vasos, torna-se mais medial.
Origem das artérias maleolares
- Artéria maleolar anterior medial: da tibial anterior
- Artéria maleolar anterior lateral: da tibial anterior e/ou um colateral da peroneal
- Artéria maleolar posterior medial: da tibial posterior
- Artéria maleolar posterior lateral: da peroneal
Entre que músculos passa a artéria femoral profunda e que músculo esta perfura.
Entre o curto e longo adutores, sendo que perfura o adutor magno, posteriormente à linha áspera.
De onde vem a artéria nutritiva de tíbia? E da fíbula?
Nutritiva da tíbia: da artéria tibial posterior Nutritiva da fíbula: da artéria peroneal
Entre que tendões passa a artéria dorsal do pé?
Entre os tendões do longo extensor do hálux (internamente) e o 1º tendão do curto extensor dos dedos, por fora. O 1º tendão do longo extensor está também lateralmente à artéria
Onde podemos fazer uma gasometria na coxa?
Na artéria femoral.
Onde é que se consegue palpar o pulso da artéria tibial posterior?
Ao nível da goteira calcaneana, posteriormente ao maléolo tibial
O que sabe sobre as artérias plantares?
Existem 2 artérias plantares, terminais da artéria tibial posterior, posteriormente ao maléolo tibial.
A artéria plantar medial percorre o bordo interno do pé, terminando ao originar a artéria digital plantar do hálux (1º dedo).
A artéria plantar lateral é a outra artéria terminal da tibial posterior, cruza a planta do pé de forma oblíqua, mais superficial que o quadrado plantar e mais profunda que ocurto flexor dos dedos e abdutor do hálux, descrevendo depois um arco mais profundamente ao quadrado plantar. Por anastomose com a artéria dorsal profunda do pé forma o arco plantar profundo. Emite as artérias metatársicas plantares que terminam por bifurcação originando as digitais plantares.
Fale sobre a rede arterial pré-patelar. Que ramos a constituem?
Artéria geniculares superiores medial e lateral, inferiores medial e lateral, recorrente tibial anterior, recorrente tibial posterior, ramos articulares da genicular descendente, circunflexa fibular e ramo descendente da circunflexa femoral lateral.
O que sabe sobre a drenagem venosa superficial do membro inferior?
Existem veias superficiais (ex: grande e pequena safenas), profundas (tibial anterior, posterior, peroneal, poplítea e femoral), veias comunicantes e perfurantes
Quantas veias poplíteas há?
Só uma. Também só há 1 femoral. Mas há 2 tibiais anteriores, posteriores e peroneais.
Descreva a artéria femoral. É acompanhada por que nervo? Através de que fáscia/ligamento está esse nervo separado da artéria?
A artéria está acompanhada pelo nervo femoral, sendo que a nível da transição da zona inguinal para a femoral está separada pelo ligamento íleo-pectíneo.
Como é irrigado e inervado o corpo do fémur?
Irrigado pela artéria nutritiva do fémur, 2ª artéria perfurante da femoral profunda.
O que são veias profundas e veias superficiais?
Veias superficiais: veias supra-aponevróticas, entre a pele e a fáscia superficial, ao nível do tecido celular subcutâneo.
Veias profundas: situadas ao nível das camadas musculares, 2 por cada artéria, sendoa femoral e a poplítea exceção.
Na circulação profunda, quantas veias há para cada artéria?
2, exceções: femoral e poplítea.
Se fizer um corte na perna, em que plano está a veia pequena safena? E a aponevrose?
Superficial, mas perfura a aponevrose ao terminar na veia poplítea.