Melanoma Flashcards
Melanoma cutâneo é uma neoplasia maligna derivada do…
Melanócito ou da célula névica . As células produtoras de melanina são melanócitos epidérmicos, melanócitos dérmicos e células névicas.
Melanoma epidemiologia
Mais frequente em adultos jovens (20-50 anos). É raro na infância e tem predomínio no sexo feminino
Fatores de risco melanoma
Antecedentes pessoais e/ou familiar (tem relação com os genes CDKN2A e CDK4), número de nevos melanocíticos, queimadura solar, fototipos I e II, genodermatoses (xeroderma pigmentoso e albinismo).
Lesões precursoras
Nevo melanocítico adquirido comum
Nevo melanocítico adquirido atípico
Nevo melanocítico congênito
Melanoma cutâneo disseminativo superficial
Placa pigmentada assimétrica, de bordos irregulares, com diferentes tons de cores e diâmetro maior que 6 mm. Crescimento maior em extensão, mas a partir de determinado ponto começa a ter um crescimento vertical e o prognóstico fica comprometido
Melanoma nodular
Crescimento lateral é menor e o melanoma já começa a crescer em profundidade desde o início. Nem sempre preenche o ABCD. Apresenfa pior evolução. Corresponde a 15% dos melanomas. Pode se assemelhar a um CBC pigmentado.
Melanoma acral
Em região palmar, plantar e mucosas (oral e genital). Pode preencher os critérios do ABCD.
Melanoma subungueal
Se desenvolve na matriz ungueal, provocando escurecimento da lâmina ungueal
Lentigo maligno melanoma
Normalmente acomete a face é expansivo
Melanoma inicial
Diâmetro horizontal maior que 5 mmm, configuração irregular, assimétrica, pigmentação desigual, regressão e cores atípicas
Na suspeita de melanoma fazer
Biópsia . Sempre que possível, deverá ser excisional. Quando a lesão for extensa e/ou ulcerada, ou localizada em área onde a biópsia excisional acarrete prejuízos estéticos, pode - se fazer a biópsia incisional. Neste caso, deve- se fazê- la na área mais significativa, compatível com a zona de maior espessura.
Níveis de Clark
Correspondem a profundidade da invasão do melanoma na derme em 5 níveis
Níveis de Clark + explicação
Nível I: melanoma confinado a epiderme e epitélio anexial sem invasão da derme papilar.
Nível II: invasão da derme papilar, porém com pequeno número de células melanoma atingindo a interface entre a derme papilar e a reticular.
Nível III: comprometimento de toda a derme papilar até a transição com a derme reticular, porém sem invadi-la.
Nível IV: invasão da derme reticular
Nível V : invasão da hipoderme
Espessura de Breslow
Medida em milímetros da espessura da lesão. Mede a profundidade de invasão a partir do topo da camada granulosa até a mais profunda extensão do tumor. A maioria dos melanomas abaixo de 0,76mm de espessura não metastatizam.
Nevo melanocítico
Mancha ou sinal circunscrito na pele. É a proliferação focal de melanócitos formando ninhos ou tefas. Tem origem de melanócitos epidérmicos que migram para a derme. Fatores genéticos e ambientais também estão relacionados com o seu desenvolvimento.