Manobras F Flashcards
Qual a componente de vento de traves para decolagem e poso em pista seca?
25 kts
Componente de vento decolagem pista molhada?
20 kts
Componente de vento para pouso em pista molhada?
15 kt
Componente de vento de través para decolagem e pouso em pista contaminada com grooved?
10 kt
Componente de vento de travessa máximo para decolagem pouso em pista contaminada sem groved?
05 kt
Quais as ações na manobra de wind shear tanto do pilot flying quanto do PM?
O PF deverá realizar o callout wind shear, aumentar atitude da aeronave para 10° não solicitar a qualquer mudança de configuração se necessário aumentar a potência essa manobra pode ser feita com as duas mãos no manche pra ajudar em caso de ativação do shaker. O PM Responde checked Após o PF Fazer o callout. Verificar constantemente os parâmetros para verificar Quando Estiver fora da condição. Após 1500 pés Recuperar a atitude de voo Primeiramente recolhendo o trem de pouso, solicitando ajuste do FMA, trazendo as manetes para notch. E solicitar set climb. Prosseguindo Com uma subida normal. Após Realizar o after take off checklist, e verificar se está tudo bem na cabine de passageiros.
Devemos considerar condição de gelo (“Icing Condition”)?
— Umidade visível (neblina, nevoeiro, nuvem);
— Temperatura TAT ≤ 7°C (em voo) ou SAT ≤ 5°C (em solo);
— Visibilidade inferior a 1.800 m;
— Nebulosidade abaixo de 1.500ft.
Qual o componente máximo direito de través para operações CAT II?
15 kt, incluindo rajadas.
Quais as particularidades de uma decolagem em condições de gelo?
Deve-se rodar o SPS para condições de gelo, setar na performance da aeronave antes de confirmar os dados. Lembrar que a velocidade de Vmlb com flap 15 não será bugado. E o recolhimento dos flaps será no bug de gelo. Em caso de monomotor, o item de memória, solicita que após a V2 seja mantida a V MLB15. Importante Anotar e brifar essa velocidade. Não menos importante, Ligar as proteções Antes da decolagem.
Ações do PM em uma falha de pressurização.
Primeiramente anunciar MC, cancelar o alarme, e anunciar o título que aparece no FWS. O outro piloto Deve responder checked e solicitar uma checagem do sistema. A checagem irá ocorrer na ordem se CSCI, onde primeiro será verificado a configuração, depois será verificado o source, após os circuit break, e por último se existe alguma falha de identificação, como por exemplo, uma luz queimada. Podemos ainda se possível Efetuar um reset e caso a pane permaneça, será realizado o check list pertinente.
Quais as ações em um evento TCAS RA?
Primeiramente no primeiro aviso, o PM liga o cintos e as landing lights. se evoluir para um RA, o PF anuncia my controls, enquanto o PM seta ST BY FGCP, e coloca o regime de motor para MCT. logo após avisa o controle de tráfego aéreo, azul 9000 TCAS Resolution. Lembrando Que o pitch mágico é 5 e 8 graus. Reduzir a potência se a manobra for para baixo e manter a potência, se a manobra for para cima. Assim que anunciado clear of conflict, retornar para a trajetória anterior e comunicar o controle de tráfego.
Quais as maneiras de se identificar um estol de motor?
Através de Estrondos ou seja Barulhos Vindos do motor. Pontuação dos parâmetros do motor, Resposta inadequada Das Manetes de potências. E aumenta rápido do ITT.
Descreva as ações e uma arremetida monomotor.
O PF deverá Realizar o callout: Go around, flaps. Pressionando o botão GA, E levando as PLs para RAMP. Enquanto o PM Checa os parâmetros do motor e recolhe o flap para 15. Logo após anuncia Razão positiva de subida e o PF solicita ao recolhimento do trem de pouso. Ao atingir Altitude de aceleração o PF Seta ALT e embala aeronave para a VFGA. Então, recolhe-se os flapes, seta IAS. Logo após Inicia-se os itens de memória, Reduzindo a potência do motor afetado, Confirmando Antes de realizar ação. Logo após, o PM, embandeira o motor, e corta. Completa os itens de memória e solicita o check list. Após Realiza o after to check list.