Mamas Flashcards
Qual o tumor benigno mais frequente da mama?
Fibroadenoma
As células ______ se localizam logo abaixo do epitélio, e possuem como função a expulsão do leite quando se contraem.
As células mioepiteliais se localizam logo abaixo do epitélio, e possuem como função a expulsão do leite quando se contraem.
As células _______ NÃO estão presentes nas transformações malignas, servido como um importante marcador de diferenciação na IHQ.
As células mioepiteliais NÃO estão presentes nas transformações malignas, servido como um importante marcador de diferenciação na IHQ.
Em que período a mastite é mais frequente?
Puerpério
O que caracteriza a mastite?
Eritema difuso, sensível e quente da mama com sinais sistêmicos de infecção, como febre, mal-estar, mialgias e leucocitose. Celulite do tecido
conjuntivo interlobular na glândula mamária.
O que é galactocele?
Nas lactantes pode ocorrer obstrução canalicular levando à formação de uma cavidade preenchida por leite. A galactocele se apresenta sob a forma tumorações sem sinais flogísticos. A punção é diagnóstica (saída de leite) e terapêutica.
Nos casos de trauma, especialmente em mulheres obesas e com seios flácidos, pode ocorrer a liberação de lipase sanguínea e provocar saponificação da gordura, formando __________.
Nos casos de trauma, especialmente em mulheres obesas e com seios flácidos, pode ocorrer a liberação de lipase sanguínea e provocar saponificação da gordura, formando necrose gordurosa.
Como se manifesta clinicamente a necrose gordurosa?
Lesão firme, mal definida, por vezes até espiculada, indolor e imóvel.
Características da necrose gordurosa
Pode apresentar fibrose e áreas de cavitação na gordura e aparecer como calcificações em casca de ovo na mamografia, mas pode apresentar achados clínicos, radiológicos e até intraoperatórios macroscópicos indistinguíveis de um carcinoma. Histologicamente, contudo, a diferença é clara (áreas de fibrose, saponificação gordurosa e adipócitos englobados por cels inflamatórias na microscopia. Pode ser necessária biópsia excisional em casos de dúvida.
Histologia necrose gordurosa
Áreas de fibrose, saponificação gordurosa e adipócitos englobados por cels inflamatórias
Mastite linfocítica
Nódulo fibroso que afeta predominantemente mulheres com diabetes.
Características clínicas da mastopatia diabética
Lesões solitárias ou múltiplas em uma ou ambas as mamas, de consistência endurecida, indolor, de limites bem definidos e móveis. O diâmetro dessas massas varia de poucos milímetros a mais de 6 cm. Geralmente é de localização subareolar, mas pode aparecer em qualquer parte da mama.
Histologia da mastite linfocítica
Atrofia lobular com fibrose densa associada a infiltrado inflamatório linfocítico predominantemente perilobular. Há discreto infiltrado perivascular e periductal.
Quando a ectasia ductal é mais frequente?
Com o avançar da idade
O que a ectasia ductal pode causar?
Descarga papilar de secreção amareloesverdeada, purulenta (que não requer tratamento), mastalgia acíclica, inversão ou inflamação do mamilo. Pode causar a ruptura dos ductos e fistulizar, com inflamação circundante e originar massa ao redor do mamilo (pode ser confundida com carcinoma invasor). Em muitas pacientes é assintomática e detectada somente em
mamografias, por calcificações nos ductos.
Histologia ectasia ductal
Dilatação dos ductos mamários associada à fibrose e inflamação periductal.
A doença fibrocística da mama aumenta o risco de câncer de mama?
Não
Fibroadenoma de mama é hormônio-dependente?
Sim