Livro 3 - não feito sobre "obesidade" (e depois tem que frisar cirurgia bariátrica em CX). Flashcards
Cite um grupo da população onde é necessário suplementar vitamina B12 pelo habito alimentar (ou ainda, qual o hábito alimentar que pode ocasionar deficiência de vitamina B12)?
==> vegetariano
Quem causa a pelagra?
É a niacina (vitamina B3).
DICA: “A ‘Niacina’ só anda ‘Pelagra’ por aí, que pouca vergonha!”
Quem causa o Béri-Béri?
Quem causa Béri-Béri é a Tiamina (B1).
DICA: “Beri-Beri é causado pelo primeiro B”
Quais são os fatos importantes a gravas sobre a deficiência de vitamina D?
==> está envolvido com o metabolismo do cálcio, do fósforo, e com a mineralização óssea ==> o nome da carência # raquitismo ==> pode ocasionar alteração ao Rx dos arcos costais # rosário raquítico ==> Outra deficiência que também pode ocasionar rosário raquítico # escorbuto (deficiência de vitamina C) ==> nos neonatos, a deficiência pode estar envolvida com # Atraso no fechamento da fontanela # Aumento da fontanela # Anterior (é a fontanela envolvida)
Quais são os fatos a gravas a respeito da deficiência de B2 (riboflavina)?
==> pode ser ocasionada por alimentação rica em arroz
==> causa fotofobia, estomatite e glossite
O que é importante gravar sobre deficiência de B6/piridoxina?
DICA: cai pouco nas questões (@@).
==> B6 é a piridoxina
==> o neonato acaba tendo convulsão, neurite e dermatite
==> e a neuropatia periférica, ataxia e oftalmoplegia, apesar de lembrar fatores neurológicos e envolver estruturas semelhantes que a deficiência de B6, não é por B6: é por VITAMINA E!
A respeito da hipervitaminose por vitamina A (RETINOL), o que é necessário gravar?
DICA: cai médio (@@@@)
==> causa Apatia, Alopécia e Aparencia de cara engordurada (lesões seborréicas na pele)
==> pode ocasionar edema de papila
# síndrome do pseudotumor cerebral
==> na forma crônica, alteração óssea que aparece no raio-x
# hiperostose óssea
==> e basicamente, ingestão exagerada na gestação
# alteração cardiovascular na formação fetal
# alteração neurológica na formação fetal
O que é necessário guardar sobre a deficiência de vitamina A (RETINOL)?
DICA: cai muito! (@@@@@@@)
==> tem de suplementar no recém nascido a termo # prematuridade seria uma forma de "proteção" # suplementar com 200.000 UI até 4 dias pós parto ==> a deficiência causa # Apatia # Anorexia e # Alteração peculiar na pele (mucosa com manchas, e pele pálida) ==> causa ressecamento # de pele (xerose cutânea) # dos olhos (xeroftalmia) ==> nos olhos # xeroftalmia # fotofobia # cegueira noturna
O que é importante guardar sobre a deficiência de Zinco?
DICA: cai pouco! (@@)
==> ele tem como fatores associados # Desnutrição # Diarréia # Dermatite ==> vai suplementar zinco em uma diarréia quando imaginar que a diarréia talvez esteja relacionada com sua causa # ou seja, quando a diarréia estiver associada com sinais de desnutrição
O que é importante guardar sobre deficiência de vitamina C/Escorbuto?
DICA: cai muito! (@@@@@@@)
==> deficiência de ácido asCÓRBico ==> causa esCORButo ==> dá problemas nas pernas # pernas de rã # dor nas pernas # a criança se nega a andar ==> dá problemas na boca # púrpura gengival # hemorragia gengival # hemorragia perioral ==> pode ocarionar clínica e radiograficamente uma alteração nas costelas # rosário central # outra causa de rosário central clinico e radiológico é a deficiência de vitamina D ==> o ácido ascórbico (a vitamina C) está envolvido na facilitação da absorção de um outro elemento # ferro # é o suco de laranja que toma junto com o sulfato ferroso
Em relação a vitamina A,
==> qual a fisiopatologia envolvida na deficiência desta vitamina?
==> relacione alguns dos sintomas clínicos desta deficiência com está fisiopatologia.
==> acontece um processo de metaplasia # substituição do epitélio normal por epitélio estratificado hiperceratótico
==> sintomas e sinais # xeroftalmia - o tecido da córnea se torna queratinizado e seco # xeratomalácia (degeneração) - a córnea, depois de um tempo, se degenera e enruga # manchas de BITOT - a conjuntiva acaba também sofrendo queratinização e formando placas. # diarréia e apatia - com a metaplasia do epitélio do intestino, não absove - com a não absorção, acaba perdendo energia
Em relação aos sintomas da hipervitaminose A:
==> quais é a forma aguda?
==> qual é a forma crônica?
==> como é o tratamento?
==> aguda:
síndrome de pseudotumor cerebral (cefaléia, vômitos, papiledema, diplopia), anorexia (não ganha peso), aumento do fígado e do baço.
==> crônica
- mantém anorexia e hepatomegalia
- começa a cair o cabelo, começa a cair a pele (descamação).
A deficiência da “principal vitamina B” (vitamina B1, tiamina), dá que síndrome?
As implicações principais são nos “principais sistemas” (cardiovascular e neurológico).
==> Qual é o nome da síndrome?
==> Quais são os sintomas da síndrome?
==> o nome da deficiência da principal B é o B (Béri-Béri). ==> os sintomas cardiovasculares são # taquicardia # taquidispnéia # cianose # congestão # derrames cavitários # ao ECG, alargamento do QT e inversão de T ==> Neurológicos (complica sistema nervoso de membros inferiores, laríngeo, e dos olhos) # olhos: ptose palpebral # laríngeo: rouquidão e afonia # membros inferiores: vários! - parestesia - perda de sensibilidade - ataxia - cãibras - dor na panturrilha
Qual é a deficiência vitamínica que dá inversão da onda T e alargamento do QT?
É a que cursa com complicações cardiovasculares: a principal B (tiamina, B1) - a deficiência de B1 cursa com problemas tanto cardiovasculares como também neurológicos.
Quais são os grupos de risco associados com deficiência da principal B (B1, tiamina)?
==> os pacientes em NPT
==> os paciente que não comem por hábito (oriente, dieta a base de arroz)
==> os pacientes que não comem certo (dieta a base de leite de soja).
A deficiência de NIACINA (B3) causa uma síndrome de 3 acometimentos (síndrome TRIPLA). Quais são os componentes da síndrome/tríade?
==> acometem os deficientes em niacina
# demência
# dermatite
# diarréia
==> a demência
# a criança tem depressão, insônia, delirium
==> diarréia
# acontece por mucosa atrofiada
==> dermatite
# locais da pele são acometidos por lesões, e após recuperar deixam uma pele HIPERPIGMENTADA
# localização primordial em ### botas, luvas e em torno do pescoço - colar de CASAL ###.
A dermatite que acomete pacientes com deficiência de NIACINA (B3) surgem em 3 locais principais. Quais são ?
==> mãos (em luvas)
==> pés (em botas)
==> ao redor do pescoço (colar de CASAL)
Em deficiência de B6,
==> qual o nome mesmo desta vitamina?
==> qual o sintoma em neonatos cujas mães usavam muito está vitamina na gestação?
==> o nome é PIRIdoxina
==> o sintoma nos neonatos que acabavam se acostumando com muita piridoxina e agora não tem mais é “PIRIRI” (eles tem uma convulsão que não tem outras etiologias que expliquem).
OBS: na verdade essa não é a causa, mas serve para gravar como “eles ficam viciados em piridoxinas”. A causa é um erro inato do metabolismo.
Em deficiência de ácido fólico não existem muitas dúvidas. Mas qual as drogas que podem dar deficiência desta vitamina (B9)?
==> fenitoína
==> fenobarbital
==> Trimetoprim
Qual é a principal causa de deficiência de vitamina C?
==> é a baixa ingesta ==> sobretudo no grupo dos lactentes alimentados com # leite de vaca em pó
O que é a POSIÇÃO DE RÃ?
Em que deficiência vitamínica ela acontece?
==> acontece na deficiência de vitamina C (ácido ascórbico, no escorbuto) ==> é uma posição assumida pela criança # joelhos fletidos # quadris fletidos # coxa rodada externamente ==> está associada a dor nos membros inferiores ==> outros comemorativos são # edema tenso da panturrilha # hemorragia subperióstea (visto só após calcificar, ao raio-x) # artralgia # fraqueza
Sabe-se que a deficiência de vitamina A pode causar (por fisiopatogenia envolvendo (a) hiperceratose dos tecidos, (b) metaplasia) xeroftalmia e xerostomia.
Se uma criança aparece com xerostomia, ceratoconjuntivite seca (quase uma xeroftalmia), e ### AUMENTO DAS PARÓTIDAS ###, qual é o diagnóstico?
==> Escorbuto! # ou deficiência de ácido ascórbico # ou deficiência de vitamina C ==> na verdade, a deficiência de vitamina C "PODE" acabar desencadeando essa síndrome (que lembra SJOEGREN)!.
O que são # imagem em haltere ou imagem em clava? # sinal do anel de Wimberger? # linha de Fraekel? E em que doença acontecem?
==> eles acontecem na deficiência de vitamina C (ou escorbuto, ou deficiência de ácido ascórbico).
==> COMO?
# a vitamina C participa na transformação da prolina em lisina (que age na formação de colágeno)
- calcificação de linha de cartilagem na metáfise (Fraekel)
- calcificação de periferia com centro rarefeito em epífise
- calcificação da hemorragia subperióstea (haltere/clava).
Quais são os diagnósticos diferenciais que têm de ser pensados na deficiência de vitamina C?
==> ele dá problemas hematológicos, sangramento de gengiva
# púrpura de Henoch-Sholein
# PTI
# Leucemia
# ou mesmo a criança espancada
==> ele forma o rosário costocondral
# Raquitismo (também forma rosário)
==> ele pode desencadear síndrome semelhante a SJOEGREN
# Sjoegren
# hipovitaminose A (que dá xeroftalmia e xerostomia).
Quais são as causas de deficiência de Zinco?
==> Chron ==> Dieta ==> Doenças hepáticas ==> Doenças renais ==> Anemia Falciforme E a ==> ACRODERMATITE ENTEROPÁTICA (genética, causa deficiência na absorção de zinco).
A deficiência de zinco está associada a alterações em quais sistemas?
==> Cutâneo # prejuízo na cicatrização # glossite # conjuntivite # blefarite # estomatite ==> Sistema imune # infecção bacteriana de repetição # super-infecção por cândida # sistema endócrino (hipogonadismo hipogonadotrófico)
O zinco produz prejuízo nos sistemas (1) imune, (2) cutâneo e (3) endócrino. Existe uma forma de deficiência de zinco que é genética, a chamada ACRODERMATITE ENTEROPÁTICA.
Quais são as alterações notadas nesta síndrome?
1) alterações cutâneas # eczema vésico-bolhoso ou psoriasiforme # acometendo regiões peri-orificiais (em torno da boca, perianal), e regiões de dobras (joelhos, cotovelos, tornozelos).
2) alterações capilares # Alopécia # Coloração avermelhada dos cabelos
Qual é o laboratório de deficiência de Cobre?
# baixos níveis séricos de cobre # baixos níveis séricos de CERULOPLASMINA.
O que é a ceruloplasmina?
Proteína que se encontra no fígado, liga o cobre que chega, e leva o cobre a todos os outros tecidos.