Licitação Flashcards
LICITAÇÃO
Modalidades de licitação, são:
1) concorrência (obras, serviços de engenharia, por exemplo)
2) pregão (aquisição de bens e serviços comuns)
3) concurso (serve para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico)
4) leilão (alienação de bens)
5) diálogo competitivo
:)
A definição da modalidade licitatória deverá observar, necessariamente, o valor estimado da contratação, além da natureza do objeto a ser licitado.
C ou E?
Errado. Na nova lei de licitações não interessa o valor a ser estimado.
Concorrência:
modalidade de licitação para contratação de bens e serviços especiais e de obras e serviços comuns e especiais de engenharia, cujo critério de julgamento poderá ser:
A) menor preço
B) melhor técnica ou conteúdo artístico
C) técnico e preço
D) maior retorno econômico
E) maior desconto
Todas alternativas!
Caso pretenda alienar bens imóveis ou móveis inservíveis, a administração deverá utilizar a modalidade leilão, salvo quando a lei determinar que a licitação será dispensada.
Correto.
Leilão= alienar (vender alguma coisa): móveis e imóveis.
A regra é fazer o leilão exceto quando a licitação é dispensada.
Dispensada: quando a lei determina que não se faça licitação.
Um órgão da administração direta federal pretende realizar procedimento licitatório para contratação de empresa de engenharia, com o intuito de realizar uma obra em sua sede. Nessa situação, poderá optar entre as modalidades concorrência e pregão, independente do valor estimado do contrato.
Errado.
Falou em obra tem que ser concorrência! O pregão não cabe nesse caso. Obs: poderia até ser o diálogo competitivo, mas a questão teria que trazer todas as informações que cabem no diálogo competitivo. Falou genericamente em obra= concorrência
CRITÉRIOS DE JULGAMENTO
1- Menor Preço/ Maior Desconto
2- Melhor técnica ou conteúdo artístico
3- técnica e preço
4- maior retorno econômico
5- maior lance
Modalidades:
1- Pregão e Concorrência
2- Concurso e Concorrência
3- Concorrência
4- Concorrência
5- Leilão
Obs: diálogo competitivo tem seus próprios critérios
As licitações realizadas nas modalidades pregão e concorrência são compatíveis com os critérios de julgamento de menor preço e maior desconto.
Correto.
Concorrência admite todos os critérios exceto “maior lance” e o pregão tem justamente esses dois critérios da questão
Suponha que determinado município pretenda contratar um arquiteto para preparar um projeto para realização de uma obra. Em relação ao projeto, é possível que a contratação seja realize pela modalidade concurso, utilizando os critérios de melhor técnica ou conteúdo artístico.
Correto.
Concurso: técnico, científico e artístico. Projeto poderia entrar dentro de um trabalho técnico, por exemplo.
O leilão somente admite o julgamento pelo critério do maior lance.
Correto.
Nos procedimentos de contratação direta, a administração fica dispensada de apresentar a razão de escolha do contratado, bem como a justificativa de preço sendo obrigatória a divulgação do ato que autorizar a contratação em sítio eletrônico oficial.
Errado.
O erro é que a administração pública TEM que ter apresentação da escolha do contratado e justificativa de preço.
A contratação de profissionais do setor artístico consagrados pela crítica é feita por inexigibilidade de licitação, diretamente com o artista ou através de empresário, desde que detenha a exclusividade de sua apresentação, necessariamente em todo o país.
Errado, a representação pode ser também para um estado específico. A exclusividade deve ser permanente e continua e pode ser nacional ou para um estado. Ela não pode ser para local ou evento específico.
O município X realizou o credenciamento de fornecedores de itens hortifrutigranjeiros para preparação da merenda escolar da rede municipal, com pequenos produtores rurais da região. Nesse caso, a contratação mediante credenciamento constitui hipótese de inexigibilidade de licitação
Correto. É um exemplo clássico de credenciamento
A aquisição de computadores poderá ocorrer mediante dispensa de licitação para a parcela dos bens dessa natureza adquiridos, no exercício financeiro, pela respectiva unidade gestor e, em valor inferior a R$50.000,00. Certo ou errado?
Correto.
Pois compras e demais valores podem ser dispensáveis em caso de valores de até 50 mil.
Determinado órgão público deseja locar um imóvel para realizar prestação mais eficiente de seus serviços a determinado parcela da população. Esse imóvel deve atender a características previamente estabelecidas, como em relação a requisitos de acessibilidade e localização. Nessa situação, a licitação será dispensável, desde que o preço seja compatível com o valor de mercado, segundo avaliação prévia.
Errado.
Não é dispensável. Isso conta como hipótese de inexigibilidade.
Considere que uma autarquia federal necessite realizar a manutenção de todos os veículos utilizados na prestação de seus serviços. Considere, ainda que o valor estimado dessa contratação, após pesquisas, seria R$80 mil. Nessa hipótese, a licitação será dispensável, em virtude do baixo valor.
Correto.
Pois:
Para valores abaixo de 100 mil é dispensável em caso de:
- obras
- serviços de engenharia
- manutenção veículos
Para valores abaixo de 50 mil é dispensável em caso de:
- Demais serviços
- compras
Nesse caso, é abaixo de 80 mil então está correto
As fases da licitação são:
- preparação
- divulgação do edital
- apresentação das propostas e lances ( se for o caso)
- julgamento
- habilitação
- recurso
- homologação
!!
As fases da licitação são:
- preparação
- divulgação do edital
- apresentação das propostas e lances ( se for o caso)
- julgamento
- habilitação
- recursão
- homologação
!!
Pelo Sistema de registro de preços - SRP, a administração realiza o registro formal de preços relativos a prestação de serviços, a obras e a aquisição e locação de bens para contratações futuras, mediante contratação direta ou licitação, que deve ser realizada exclusivamente na modalidade pregão.
Certo ou errado?
Errado.
- SRP admite o pregão e a concorrência. (por isso o erro)
- Credenciamento é sim um procedimento auxiliar de licitação.
- E o conceito de credenciamento está correto
O rito procedimental comum, previsto na Lei 14.133/2031, aplica-se às licitações realizadas nas modalidades pregão, concorrência, concurso e leilão, mas não se aplica ao diálogo competitivo que deverá seguir rito especial.
Errado.
Lembrando o rito procedimental comum é referente ao pregão e a concorrência. As outras modalidades tem ritos procedimentais próprios. (Ritos especiais)
Em respeito ao princípio da legalidade, a autoridade superior deverá anular o processo de licitação, sempre que identificar vícios sanáveis.
Errado. A lei de licitações privilegia o interesse público. Quando tem vícios sanáveis a autoridade encaminha para correção de vício. Somente anula quando há vícios insanáveis.
De acordo com os fundamentos constitucionais do dever de licitar, assinale a alternativa correta.
A) A Constituição estabelece a competência de cada ente da Federação para legislar a respeito de normas gerais para licitações e não permite que as empresas estatais exploradoras de atividade econômica se submetam a estatuto próprio.
B) A Constituição não permite que a lei estabeleça exceções para a contratação de obras, serviços, compras e alienações, pelas entidades da Administração, mediante processo de licitação pública.
C) Por expressa determinação constitucional, as empresas estatais exploradoras de atividade econômica devem se submeter às mesmas normas gerais referentes a licitações que as administrações públicas diretas, autárquicas e fundacionais dos entes da Federação.
D) A Constituição permite que o gestor público, de modo discricionário, escolha a melhor proposta, sem que seja necessário que se assegure a igualdade de condições entre todos os concorrentes.
E) A Constituição estabelece a competência da União para legislar acerca das normas gerais de licitações para as administrações públicas diretas, autárquicas e fundacionais dos entes da Federação e submete a estatuto próprio as empresas estatais exploradoras de atividade econômica.
Letra E
- A alternativa “A” está “ERRADA”, pois, conforme o inciso XXVII, do art. 22, da CF/88 estabelece que a União tem competência para legislar sobre normas gerais de licitação, incluindo empresas estatais exploradoras de atividade econômica, que se submetem a estatuto próprio.
- A alternativa “B” está “ERRADA”, pois, conforme o inciso XXI, do art. 37, da CF/88 permite que a lei estabeleça exceções para a contratação de obras, serviços, compras e alienações.
“Art. 37. […] XXI - Ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes, com cláusulas que estabeleçam obrigações de pagamento, mantidas as condições efetivas da proposta, nos termos da lei.”
- A alternativa “C” está “ERRADA”, pois, embora as empresas estatais exploradoras de atividade econômica estejam sujeitas a normas de licitação, elas se submetem a estatuto próprio, conforme o inciso III, do § 1°, do art. 173, da CF/88.
- A alternativa “D” está “ERRADA”, pois a CF/88 exige que o processo de licitação assegure igualdade de condições a todos os concorrentes.
“Art. 37, XXI - Ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes, com cláusulas que estabeleçam obrigações de pagamento, mantidas as condições efetivas da proposta, nos termos da lei.”
- A alternativa “E” está “CORRETA”, porque a CF/88 estabelece a competência da União para legislar sobre normas gerais de licitação para as administrações públicas diretas, autárquicas e fundacionais, e submete as empresas estatais exploradoras de atividade econômica a um estatuto próprio.
No tocante à fiscalização das empresas estatais, assinale a alternativa correta.
A) Qualquer cidadão é parte legítima para impugnar edital de licitação por irregularidade na aplicação da Lei nº 13.303/2016.
B) As demonstrações contábeis auditadas da empresa pública e da sociedade de economia mista não poderão ser disponibilizadas no sítio eletrônico da empresa ou da sociedade na internet.
C) A empresa estatal pode opor sigilo à disponibilização aos tribunais de contas e órgãos de controle interno de operações de perfil estratégico ou que tenham por objeto segredo industrial.
D) As atas e os demais expedientes oriundos de reuniões ordinárias ou extraordinárias, dos conselhos de administração ou fiscal das empresas públicas e das sociedades de economia mista, inclusive gravações e filmagens, não podem ser disponibilizados aos órgãos de controle.
E) Caso estejam domiciliadas no exterior, as empresas estatais não podem ser fiscalizadas pelos Tribunais de Contas.
Letra A
a) Correta, haja vista o art. 87, § 1º: “Qualquer cidadão é parte legítima para impugnar edital de licitação por irregularidade na aplicação desta Lei, devendo protocolar o pedido até 5 (cinco) dias úteis antes da data fixada para a ocorrência do certame, devendo a entidade julgar e responder à impugnação em até 3 (três) dias úteis, sem prejuízo da faculdade prevista no § 2º.”
b) Errada, haja vista o art. 86, § 1º: “As demonstrações contábeis auditadas da empresa pública e da sociedade de economia mista serão disponibilizadas no sítio eletrônico da empresa ou da sociedade na internet, inclusive em formato eletrônico editável.”
c) Errada, conforme art. 88, § 1º: “A disponibilização de informações contratuais referentes a operações de perfil estratégico ou que tenham por objeto segredo industrial receberá proteção mínima necessária para lhes garantir confidencialidade.” e em seu § 2º: “O disposto no § 1º não será oponível à fiscalização dos órgãos de controle interno e do tribunal de contas, sem prejuízo da responsabilização administrativa, civil e penal do servidor que der causa à eventual divulgação dessas informações.”
d) Errada, pois o art. 86, § 2º, diz que: “As atas e demais expedientes oriundos de reuniões, ordinárias ou extraordinárias, dos conselhos de administração ou fiscal das empresas públicas e das sociedades de economia mista, inclusive gravações e filmagens, quando houver, deverão ser disponibilizados para os órgãos de controle sempre que solicitados, no âmbito dos trabalhos de auditoria.”
e) Errada, conforme art. 85: “Os órgãos de controle externo e interno das 3 (três) esferas de governo fiscalizarão as empresas públicas e as sociedades de economia mista a elas relacionadas, inclusive aquelas domiciliadas no exterior, quanto à legitimidade, à economicidade e à eficácia da aplicação de seus recursos, sob o ponto de vista contábil, financeiro, operacional e patrimonial.”
A Lei nº 14.133/2021 ─ Nova Lei de Licitações e Contratos — permite ao gestor público fazer contratações sem a necessidade de realizar um processo licitatório. Nos casos em que a dispensa de licitação ocorre em razão do valor contratado, a Administração deverá, preferencialmente,
A) pagar por meio de cartão de pagamento.
B) adotar a modalidade Pregão.
C) julgar as propostas pelo critério de menor preço.
D) cadastrar previamente os interessados.
E) realizar uma contratação específica para cada item adquirido.
Letra A
Art. 75. É dispensável a licitação:
I - para contratação que envolva valores inferiores a R$ 100.000,00 (cem mil reais), no caso de obras e serviços de engenharia ou de serviços de manutenção de veículos automotores;
II - para contratação que envolva valores inferiores a R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), no caso de outros serviços e compras;
§ 4º As contratações de que tratam os incisos I e II do caput deste artigo serão preferencialmente pagas por meio de cartão de pagamento, cujo extrato deverá ser divulgado e mantido à disposição do público no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP).
Acerca das modalidades de licitação previstas na Lei nº 14.133/2021 ─ Nova Lei de Licitações e Contratos ─, é correto afirmar que a modalidade na qual os licitantes são convocados para propor soluções que melhor atendam às necessidades da Administração denomina-se
A) debate técnico.
B) diálogo competitivo.
C) melhor técnica.
D) melhor retorno econômico.
E) inovação tecnológica.
Letra B