IRAS(Infecções Relacionadas a Assistência a Saúde) e BIOSSEGURANÇA Flashcards
Julgue o item a seguir em CERTO ou ERRADO:
‘‘A biossegurança pode ser compreendida como um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, diminuir ou eliminar riscos inerentes as atividades que possam interferir na qualidade de vida, na saúde humana e no meio ambiente.”
CERTO.
Relacione os itens I e II com suas respectivas definições:
i- EPI;
ii- EPC;
( a ) Usados para auxiliar na segurança dos trabalhadores nos serviços de saúde.
( b ) Todo dispositivo ou produto, de uso individual pelo trabalhador, destinado a protegê-lo de riscos que ameacem sua segurança.
i- b;
ii- a;
De acordo com a Portaria do MS n° 2616/1998, que traz a tona a definição de infecção comunitária e hospitalar, podemos afirmar que os itens citados abaixo se referem a:
i- Infecção constatada ou em incubação na admissão, não relacionada com internação anterior;
ii- Associada à complicação ou extensão da infecção já presente na admissão, exceto se houver troca de microorganismos.
iii- adquirida depois da admissão do paciente;
iv-manifestada durante a internação hospitalar ou depois da alta, quando relacionada à internação ou aos procedimentos hospitalares;
v- Infecções do RN; exceto as transmitidas por via transplacentária ou associadas a bolsa rota superior a 24 horas;
vi- infecções do rn por via transplacentária;
i- Infecção comunitária;
ii- Infecção comunitária;
iii- infecção hospitalar;
iv-infecção hospitalar;
v-infecção hospitalar;
vi- infecção comunitária;
As infecções relacionadas a assistência a saúde em neonatologia, podem ocorrer pela via transplacentária e acometimento intraútero.
Sobre o assunto, cite alguns microorganismos que podem ser transmitidos por essa via:
HBV;
HIV;
Sífilis;
Citomegalovirus;
Herpes simples;
Zika;
Chikungunya;
Dengue;
As IRAS em Neonatologia podem ocorrer ainda de maneira “precoce de provável origem materna” e “tardia de origem hospitalar”, sobre essas duas classificações responda os itens abaixo:
i- Infecção cuja evidência diagnóstica ocorre depois das primeiras 48 horas de vida.(A QUAL CLASSIFICAÇÃO SE REFERE?)
ii- Infecção cuja evidência diagnóstica ocorre depois das primeiras 48 horas de vida com fator de risco materno.(A QUAL CLASSIFICAÇÃO SE REFERE?)
i- (TARDIA DE ORIGEM HOSPITALAR)
ii- (PRECOCE DE PROVÁVEL ORIGEM MATERNA)
Nas IRAS em Neonatologia, pode ocorrer a infecção precoce de provável origem materna, com fatores de risco maternos para que ocorra a infecção, quais são esses fatores de risco?(4)
1- bolsa rota maior que 18 horas;
2- gestantes em trabalho de parto com menos de 37 semanas;
3- procedimentos de medicina fetal nas ultimas 72 horas;
4- infecções do trato urinário materno sem tratamento ou com tratamento iniciado nas ultimas 72 horas;
A Portaria do MS n° 2349/2017, aprova a classificação de risco dos agentes biológicos, que podem causar danos a saúde do ser humano, distribuem-se em classes de risco, que vão de 1 à 4, de menor a maior risco individual, respectivamente.
Diante da temática, associe as colunas:
i- classe 1( baixo risco individual e para a comunidade)
ii- classe 2( moderado risco individual e limitado risco a comunidade)
iii- classe 3( alto risco individual e moderado risco a comunidade)
iv-classe 4( alto risco individual e para a comunidade)
( )agentes biológicos com potencial de causar doenças de alta gravidade, com grande poder de transmissibilidade por via respiratória ou de transmissão desconhecida. Até o momento não existe medida profilática ou terapêuticas eficaz contra esses patógenos. Inclui o ebolavirus e a virus da varíola.
( )inclui os agentes biológicos conhecidos por não causarem doenças no homem ou animais sadios, como: Lactobacillus spp(Bactéria presente na microbiota vaginal) e o Bacillus subtillis.
( )inclui os agentes biológicos que provocam infecções no homem ou animais, cujo potencial de transmissão na comunidade e disseminação no ambiente é limitado, e para os quais existem medidas terapêuticas e profiláticas eficazes. Ex: Schistossoma mansoni(ESQUISTOSSOMOSE) e vírus da rubéola.
( )Inclui os agentes biológicos que têm a capacidade de transmissão, em especial, por VVAA, e que causam doenças em humanos ou animais potencialmente letais, para as quais existem medidas profiláticas e terapêuticas.
Representam risco de disseminação no ambiente e podem se propagar de pessoa a pessoa. Ex:HIV(AIDS) e Bacillus anthracis(ANTRAZ ou CARBUNCULO)
( IV )agentes biológicos com potencial de causar doenças de alta gravidade, com grande poder de transmissibilidade por via respiratória ou de transmissão desconhecida. Até o momento não existe medida profilática ou terapêuticas eficaz contra esses patógenos. Inclui o ebolavirus e a virus da varíola.
( I )inclui os agentes biológicos conhecidos por não causarem doenças no homem ou animais sadios, como: Lactobacillus spp(Bactéria presente na microbiota vaginal) e o Bacillus subtillis.
( II )inclui os agentes biológicos que provocam infecções no homem ou animais, cujo potencial de transmissão na comunidade e disseminação no ambiente é limitado, e para os quais existem medidas terapêuticas e profiláticas eficazes. Ex: Schistossoma mansoni(ESQUISTOSSOMOSE) e vírus da rubéola.
( III )Inclui os agentes biológicos que têm a capacidade de transmissão, em especial, por VVAA, e que causam doenças em humanos ou animais potencialmente letais, para as quais existem medidas profiláticas e terapêuticas.
Representam risco de disseminação no ambiente e podem se propagar de pessoa a pessoa. Ex:HIV(AIDS) e Bacillus anthracis(ANTRAZ ou CARBUNCULO)
Segundo a NR-32, o uso de luvas substitui o processo de lavagem das mãos?
NÃO;
Segundo a NR-32, a proteção dos profissionais que manipulam drogas antineoplásicas independe da utilização de EPI’s.
O item acima está CERTO ou ERRADO?
ERRADO;
É necessário a utilização de EPI’s.
Segundo a NR-32, os profissionais se expõem, principalmente, aos riscos biológicos, químicos e físicos(como a radiação ionizante).
O item citado acima está CERTO ou ERRADO?
CERTO;
Segundo a NR-32, mesmo os acidentes envolvendo agentes biológicos classificados com baixo risco individual para o trabalhador e com baixa probabilidade de causar doença ao ser humano necessitam da emissão da comunicação de acidente de trabalho.
O item citado acima está CERTO ou ERRADO?
CERTO;
Sobre a máscara N-95/PFF2, julgue os itens abaixo:
I- Essas mascarás tem eficiência para filtrar 95% das particulas menores que 5 μm;
II- Podem ser limpas ou higienizadas;
III- Devem ser inspecionadas antes de cada uso e descartada, se estiverem amassadas, danificadas ou visivelmente sujas;
IV- É indicada como EPI para prestar assistência a pacientes com varicela, sarampo e tuberculose.
V-O profissional deve coloca-la imediatamente depois de entrar no quarto do paciente com suspeita/confirmação de tuberculose;
I- CERTO;
II- Não devem ser limpas ou higienizadas, se haver sujidade visivel deve ser descartada;
III-CERTO;
IV-CERTO;
V- O profissional deve coloca-la imediatamente ANTES de entrar no quarto do paciente;
Infecção nosocomial é aquela que ocorre em hospital ou clínica e que não se mostrava presente ou em incubação no momento da admissão do paciente.
O item citado acima está CERTO ou ERRADO?
CERTO;
De acordo com a portaria n° 2616/98, do MS, quando se desconhecer o período de incubação do microorganismo e não houver evidência clínica e/ou dado laboratorial de infecção no momento da internação, convenciona-se infecção hospitalar toda manifestação clinica de infecção a partir de 72 h da admissão.
Infecção hospitalar é adquirida após a admissão do paciente e que se manifesta durante a internação ou após a alta, quando puder ser relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares, é considerado infecção hospitalar toda manifestação clinica de infecção que se apresentar a partir de?
a partir de 72 horas depois da admissão do paciente;
PORTARIA N° 2616/98, do MS;
A higienização das mãos é amplamente reconhecida como uma das medidas primordiais para prevenir as IRAS.
O termo “Higienização das mãos” engloba algumas técnicas, quais são elas? (4)
1- Higienização simples com água e sabão;
2 - Fricção antisséptica com preparação alcoólica;
3 - Higienização antisséptica; e
4 - Antissepsia cirúrgica ou preparo pré-operatório das mãos.
As mãos devem ser higienizadas com o produto adequado em momentos essenciais e necessários, ou seja, nos 5 momentos para higiene das mãos, quais são esses momentos?
-Antes de tocar o paciente;
-Antes de realizar procedimento limpo/asséptico;
-Depois de risco de exposição a fluidos corporais;
-Depois de tocar o paciente;
-Depois de contato com superfícies próximas ao paciente;
Diferencie “Microbiota transitória” de “Microbiota residente”:
A MICROBIOTA TRANSITÓRIA coloniza a camada superficial da pele, sobrevive por curto período de tempo e é passivel de remoção pela higienização simples das mãos, com água e sabonete, por meio da fricção mecânica.
A MICROBIOTA RESIDENTE está aderida às camadas mais profundas da pele, sendo mais resistente a remoção por água e sabonete.
Julgue o item a seguir:
‘‘O uso de luvas dispensa a lavagem das mãos antes e após o contato que envolvam mucosas, sangue, outros fluídos corpóreos, secreções e excreções.’’
ERRADO.
O uso de luvas não dispensa a lavagem das mãos, de acordo com a PORTARIA n° 2616/98.
Em paciente portadores de microorganismos multirresistentes e em situações de surto, deve-se adotar precaução de contato e qual técnica de higienização?
Higienização antisséptica das mãos(sobonete comum associado a um agente antisséptico)
De acordo com o manual da Anvisa de 2013”Segurança do paciente: higienização das mãos”
Antes da realização de procedimentos invasivos, como a instalação de cateter intravascular central; instalação de diálise, deve-se adotar qual técnica de higienização?
Degermação da pele das mãos’(Antissepsia cirúrgica ou preparo pré-operatório)
De acordo com o manual da Anvisa de 2013”Segurança do paciente: higienização das mãos”
Durante o contato com o paciente, se for mudar de um sítio corporal contaminado para outro limpo, deve-se adotar qual técnica de higienização?
Higienização das mãos com preparação alcoólica(Fricção antisséptica com preparação alcoólica)
De acordo com o manual da Anvisa de 2013”Segurança do paciente: higienização das mãos”
Antes de iniciar e ao terminar o turno de trabalho, deve-se adotar qual técnica de higienização?
Higienização simples com água e sabão;
De acordo com o manual da Anvisa de 2013”Segurança do paciente: higienização das mãos”
Segundo disposições da RDC n°42/2010, a concentração final da preparação alcoólica para fricção antisséptica das mãos deve ser entre…(%)
60-80 % em forma liquida;
70% em preparações em forma de gel, espuma e outras.
Mãos visivelmente sujas devem ser higienizadas através de qual técnica?
Higienização simples das mãos com água e sabonete. APENAS.
A técnica de Higienização das mãos com água e sabonete, tem a duração recomendada de:
40-60 segundos;
O item citado abaixo está CERTO ou ERRADO?
‘‘Higienizar as mãos com preparação alcoólica quando estiverem visivelmente sujas.”
ERRADO.
Quando não estiverem visivelmente sujas.
A antissepsia cirúrgica ou preparo pré-operatório deve ser realizado com a duração recomendada de:
3-5 min na 1° cirurgia e de 2-3 min nas subsequentes, caso a cirurgia seguinte seja com intervalo dentro de 1 hora da 1° cirurgia. Se ultrapassar 1 hora, a duração da higienização dura de 3-5 min.
O tempo de higienização das mãos, conforme as orientações da Anvisa, para:
Preparação alcoólica(60-80%):
Higienização simples(água e sabão):
Higienização antisséptica(ex: clorexidina 2% ou 4% e PVPI a 10% degermante):
Preparação alcoólica(60-80%): 20-30 seg
Higienização simples(água e sabão): 40-60 seg
Higienização antisséptica(ex: clorexidina 2% ou 4% e PVPI a 10% degermante): 40-60 seg
Julgue o item a seguir:
“A fricção antisséptica das mãos, com preparação alcoólica, não realiza a remoção de sujidades e deve ter duração mínima de 20-30 seg.”
O item está CORRETO.
A fricção antisséptica das mãos com preparação alcoólica NÃO REALIZA remoção de sujidades( quando houver sujidade visível, deve-se realizar a higienização simples das mãos com água e sabão), mas sim, reduz a carga de microorganismos.
Sobre os cuidados relativos a lavagem, julgue os itens a seguir:
i- Se as mãos tocarem a pia, durante a lavagem, deve-se repetir a lavagem, pois a pia é uma área contaminada.
ii- Ao utilizar preparação alcoólica, não é necessário friccionar as mãos até que o produto alcoólico esteja seco.
iii- As unhas dos profissionais devem ser curtas, sendo recomendado manter unhas naturais - pontas com menos de 0,5 cm de comprimento.
iv- Não é preciso inspecionar as mãos quanto à sujidade visível; toda sujidade será eliminada durante a lavagem.
i- CERTO
ii- ERRADO.
É necessário friccionar até que o produto alcoólico esteja seco.
iii- CERTO.
iv- ERRADO.
É preciso inspecionar as mãos; nem toda sujidade será eliminada durante a lavagem.
“As luvas de procedimento exigem uma rígida técnica de colocação.”
O item citado acima está CERTO ou ERRADO?
ERRADO.
Não exigem uma rigida técnica de colocação, diferente da luva estéril.
A função das luvas de procedimento é de proteger exclusivamente o profissional de saúde?
Não. Tanto o profissional quanto o paciente.
Sobre a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar(CCIH), que regulamenta as ações de controle de infecção hospitalar no Brasil, julgue os itens a seguir:
i- A CCIH deverá ser composta por profissionais da área da saúde, com nivel médio, formalmente designadas.
ii- Os membros do CCIH serão de 2 tipos: consultores e administradores.
iii- O presidente ou coordenador da CCIH será qualquer um de seus membros, indicado pela direção do hospital.
iv- Os membros consultores serão representantes dos seguintes serviços: médico, enfermagem, farmácia, laboratório de microbiologia, administração.
v- Os membros consultores da CCIH dos hospitais com até 70 leitos são apenas representantes dos serviços de farmácia e médico.
vi- Os membros executores serão, no mínimo , 2 técnicos de nível superior da área da saúde para cada 200 leitos ou fração desse número com carga horária diária minima de 6 horas para o enfermeiro e 4 horas para os demais profissionais. Um dos membros executores deve ser, preferencialmente, um farmacêutico.
i- ERRADO.
A CCIH deverá ser composta por profissionais da área da saúde, com nivel SUPERIOR, formalmente designadas.
ii- ERRADO.
Os membros da CCIH serão de 2 tipos: consultores e EXECUTORES.
iii- CERTO.
iv- CERTO.
v- ERRADO.
Os membros consultores da CCIH dos hospitais com até 70 leitos são apenas representantes dos serviços de ENFERMAGEM e médico.
vi- ERRADO.
Os membros executores serão, no mínimo , 2 técnicos de nível superior da área da saúde para cada 200 leitos ou fração desse número com carga horária diária minima de 6 horas para o enfermeiro e 4 horas para os demais profissionais. Um dos membros executores deve ser, preferencialmente, um ENFERMEIRO.
Nos hospitais com leitos destinados a pacientes críticos, outros profissionais de nível superior da área da saúde deverão ser acrescidos às CCIH.
Consideram-se pacientes críticos: (6)
- Os de UTI(pediatrica, neonatal e adulta)
- Os de berçário de alto risco;
- Os queimados;
- Os submetidos a transplantes de órgãos;
- Os hemato-oncológicos;
- Os com HIV;
O sistema de precauções tem a finalidade de prevenir a transmissão de um microorganismo de um paciente para outro ou para um profissional de saúde, essa prevenção abrange medidas referentes à transmissão dos agentes envolvidos.
Sobre a temática, relacione os itens com as lacunas abaixo:
i- PRECAUÇÃO PADRÃO;
ii- PRECAUÇÃO DE CONTATO;
iii- PRECAUÇÃO PARA GOTÍCULAS;
iv- PRECAUÇÃO PARA AEROSSÓIS;
( ) Utilizada para todos pacientes, independentemente da presença ou ausência comprovada de doenças transmissiveis.
( ) Infecções respiratórias suspeita ou confirmada por microorganismos transmitidos por particulas menores ou iguais a 5 µm, que permanecem suspensas no ar e podem ser dispersas a longas distâncias.
( ) Pacientes portadores ou com infecção por microorganismos transmissíveis por particulas maiores que 5 µm, que podem ser gerados por tosse, espirro ou conversação.
( ) Infecção ou colonização por microorganismos multirresistentes;
( I ) Utilizada para todos pacientes, independentemente da presença ou ausência comprovada de doenças transmissiveis.
( IV ) Infecções respiratórias suspeita ou confirmada por microorganismos transmitidos por particulas menores ou iguais a 5 µm, que permanecem suspensas no ar e podem ser dispersas a longas distâncias.
( III ) Pacientes portadores ou com infecção por microorganismos transmissíveis por particulas maiores que 5 µm, que podem ser gerados por tosse, espirro ou conversação.
( II ) Infecção ou colonização por microorganismos multirresistentes;
Cite doenças/condições que requerem o uso de precaução de contato:
-COVID-19;
-VARICELA;
-IMPETIGO;
-INFECÇÕES DE PELE COM SECREÇÕES NÃO CONTIDAS NO CURATIVO;
-RUBÉOLA CONGÊNITA;
-HERPES-ZÓSTER DISSEMINADO;
Cite doenças/condições que requerem o uso de precaução para gotículas:
-COVID-19;
-MENINGITE POR MENINGOCOCO;
-COQUELUCHE;
-DIFTERIA;
-RUBÉOLA;
-H1N1;
Cite doenças/condições que requerem o uso de precaução para aerossóis:
-HERPES ZÓSTER;
-TUBERCULOSE PULMONAR OU LARINGEA;
-H1N1 E COVID-19 EM PROCEDIMENTOS GERADORES DE AEROSSÓIS;
-SARAMPO;
-VARICELA;
Em pacientes com tuberculose, o profissional de saúde deve adotar a precaução para aerossóis, diante do assunto, julgue os itens a seguir:
i- Higienização das mãos; uso de máscara PFF2/N-95 pelo profissional de saúde; uso de máscara cirúrgica durante o transporte pelo paciente e quarto privativo são condutas adotadas para prevenir a transmissão do patógeno;
ii- Quando não houver disponibilidade de quarto privativo, o paciente pode ser internado com os demais pacientes.
iii- pacientes com suspeita ou confirmação de tuberculose resistente ao tratamento, não pode dividir o mesmo quarto com outros pacientes com tuberculose.
iv- o transporte do paciente deve ser evitado, mas quando ocorrer, o mesmo deve permanecer com máscara cirúrgica durante toda a sua permanência fora do quarto.
i- CERTO.
ii- ERRADO.
O paciente pode ser internado com os demais pacientes PORTADORES DO MESMO MICROORGANISMO.
iii- CERTO.
iv- CERTO.
Paciente adulto, sexo masculino, apresenta exantema vesicular com possível diagnóstico de varicela.
A situação acima define que o profissional que prestar assistência deverá adotar o tipo de precaução para: (2)
Precaução para aerossóis e Precaução de contato;
A prevenção das IRAS por meio dos cateteres venosos e arteriais se mostra importante para evitar complicações.
O preparo da pele para punção venosa periférica pode ser realizado com 3 substâncias e com técnicas de antissepsia diferentes, quais?
Álcool 70%;
Método: Não definido.
Clorexidina >0,5%;
Método: Movimentos de vai e vem(30 seg);
PVPI alcoólico a 10%;
Método: Movimentos circulares de dentro pra fora(1,5 min a 2 min)
Sobre as boas práticas para a punção venosa periférica, julgue os itens a seguir:
i- aguarde a secagem espontânea do antisséptico antes da punção;
ii- limitar a utilizar o mesmo cateter periférico a cada 2 tentativas de punção no mesmo paciente.
iii- O sitio de inserção do cateter pode ser tocado após a aplicação do antisséptico desde que não apresente sujidade visivel.
iv- limitar a 2 tentativas de punção periférica por profissional e, no máximo, 6 tentativas no total.
i- CERTO.
ii- ERRADO.
Utilizar um novo cateter a cada tentativa de punção.
iii- ERRADO.
O sítio de inserção do cateter NÃO deve ser tocado em hipótese alguma após a aplicação do antisséptico.
iv- ERRADO.
ideal: 2 tentativas e no máximo 4 tentativas no total.
Sobre a utilização de curativos dos dispositivos de inserção periférica, pode-se afirmar que as fitas adesivas não estéreis, como: esparadrapo e micropore, são indicadas para estabilização ou para cobertura de cateteres?
NÃOOOOOO.
O uso de fitas adesivas não estéreis podem ser facilmente contaminados com micro-organismos patogênicos.
O ideal é que seja utilizada uma cobertura estéril, semioclusiva( gaze e fita adesiva estéril) ou membrana transparente semipermeável.
Dentre as medidas para prevenir IRAS, está a troca do equipo intermitente que deverá ocorrer a cada:
24 horas;
Protocolo de medidas de prevenção de IRAS, da Anvisa/2017;
Sobre o tempo de troca dos cateteres , o dispositivo intraósseo deverá ter o tempo de troca realizada com que frequência?
não mais que 24 horas;
Sobre a segurança do paciente e a qualidade em serviços de saúde, o tempo de troca dos cateteres venosos ocorre com que frequência, em:
Cateter venoso periférico:
Cateter venoso central:
Cateter inserido em situação de emergência com comprometimento da técnica asséptica:
Cateter Central de inserção periférica:
Cateter venoso periférico: A CADA 96h
Cateter venoso central: A TROCA NÃO É PRÉ-PROGRAMADA;
Cateter inserido em situação de emergência com comprometimento da técnica asséptica: TROCAR TÃO LOGO QUANTO POSSÍVEL
Cateter Central de inserção periférica: A TROCA NÃO É PRÉ-PROGRAMADA;
Qual o tipo de precaução adotada para pacientes com Tuberculose pulmonar ou laríngea?
Precaução para aerossóis;
Qual o tipo de precaução adotada para pacientes com Escabiose?
Precaução de contato;
Qual o tipo de precaução adotada para pacientes com Meningite Meningocócica?
Precaução para gotículas;