Introdução a Estatística Descritiva Flashcards
Estudar as MEDIDAS DE POSIÇÃO
A empresa Femitê Ltda é uma loja que vende vestidos de festa para formaturas e casamentos. A proprietária da loja registrou as seguintes vendas mensais para o ano de 2015: Baseado nesses dados, qual é o valor da Média, Mediana e da Moda da venda dos vestidos de festa?
Média = 38,4 ou 39 vestidos. Mediana = 35 vestidos. Moda = 52 vestidos.
Continuando com os dados do exercício 1, sobre a venda de vestidos de festa, qual é o valor da média geométrica?
Média Geométrica = 36,37 ou 36 vestidos.
Vamos supor que os salários mensais médios de cinco setores da indústria brasileira estão determinados na tabela a seguir. Diante disso, determine o salário médio de toda a indústria (OBS: use a média ponderada).
Média Ponderada = R$ 2.559,00.
Utilizado os dados do exercício 3, sobre os salários médios de cinco setores da indústria brasileira, determine o salário médio da indústria, calculando a média geométrica ponderada.
Média Geométrica Ponderada:
A série abaixo apresenta uma distribuição de frequências que representa a idade de 100 clientes de uma Clínica de Estética, com idade entre 15 e 60 anos. A proprietária quer saber qual é a idade média de seus clientes, para poder direcionar o marketing da empresa e definir os novos tratamentos de pele que irá lançar no próximo ano. Assim, calcule a média ponderada da idade dos clientes.
Média Ponderada = 40,25 anos ou 40 anos e 3 meses.
Defina População e Amostra
POPULAÇÃO: representa o conjunto de observações sobre determinado fenômeno ou indivíduos que possuem pelo menos uma característica comum, podendo ser finita ou infinita. POPULAÇÃO FINITA: quando o conjunto de observações é limitado, sendo passível a sua contagem, tal como: Censo do IBGE. POPULAÇÃO INFINITA: quando o conjunto de observações é ilimitado, não sendo possível contar. AMOSTRA: representa o subconjunto de elementos representativos de uma população. É sobre os dados da amostra que são desenvolvidos estudos com o objetivo de fazer inferência sobre a população. E as informações que irão compor a amostra podem ser selecionadas de várias maneiras, dependendo do conhecimento que se tem da população e da quantidade de recursos disponíveis. A utilização de uma amostra, ao invés do conjunto populacional, tem como vantagem a redução de custos e simplifica o trabalho, por outro lado aumenta o risco de erro.
Sobre a distribuição de frequência o que fazer quando coletamos dados para uma pesquisa?
Esses dados devem ser inicialmente tabulados, para somente depois serem apresentados e comunicados de forma que gerem informações.
Sobre as medidas de tendência central, defina média aritmética, mediana e moda.
1) MÉDIA ARITMÉTICA: A média aritmética representa a soma dos valores de todas as observações, dividida pela quantidade de observações. O pesquisador tem que tomar cuidado com a presença de outliers (valores extremos), que podem enviesar o valor da média.
2) MEDIANA: Segundo Hoffmann (2006), mediana é o valor que ocupa a posição central de um conjunto de dados dispostos em ordem crescente ou decrescente. Se o número de observações de um conjunto ordenado for ímpar, a mediana é o valor central.
3) MODA: A moda de um conjunto de dados é o valor que ocorre com maior repetição. Neste caso, um conjunto de dados pode apresentar mais de uma moda ou não apresentar nenhuma.
A posição relativa da média, moda e da mediana definem o tipo de assimetria da distribuição dos dados. Estes podem ser:
1) SIMÉTRICA Quando os valores da Média = Mediana = Moda, a distribuição dos dados é simétrica e o uso da média aritmética como medida de tendência central é mais aconselhável.
2) ASSIMÉTRICA NEGATIVA Quando a Média < Mediana < Moda, a distribuição é simétrica negativa e o uso da média aritmética e mediana é mais aconselhável.
3) ASSIMÉTRICA POSITIVA Quando a Média > Mediana > Moda, a distribuição é simétrica positiva e o uso da média aritmética e mediana são mais aconselháveis.
Os dados numéricos e categóricos podem ser subclassificados em:
■ Dado Categórico Nominal: é um dado qualitativo que NÃO apresenta uma ordem natural de ocorrência, por exemplo: estado civil, sexo, tipo de investimento etc.
■ Dado Categórico Ordinal: é um dado qualitativo que apresenta uma ordem natural de ocorrência, por exemplo: classe de renda, nível de escolaridade, nível de satisfação do cliente etc.
■ Dado Numérico Discreto: são dados numéricos que podem ser contados, formando um conjunto finito, por exemplo: número de crimes, números de filhos etc.
■ Dado Numérico Contínuo: são dados numéricos que são medidos, para os quais valores fracionais fazem sentido, por exemplo: unidade de medida (quilograma, quilo, toneladas), distância percorrida, altura de uma pessoa ou objeto, tempo de realização de um trabalho etc.
Qual o conceito de Estatística?
A estatística é utilizada como um método científico que, segundo Triola (1999), serve para direcionar o planejamento de experimentos científicos, obter e organizar as informações em forma de um banco de dados, que podem ser resumidos, analisados e interpretados, de forma que possam se extrair conclusões para posterior tomada de decisão.
Qual a diferença de estatística descritiva para inferência estatística?
A estatística descritiva está relacionada com a maneira pela qual apresentamos um conjunto de informações (tabelas e gráficos) e na forma como descrevemos esses dados mediante a utilização de medidas estatísticas. Já a inferência estatística se refere à maneira como são feitas as generalizações a partir de informações incompletas (amostras), associadas a uma margem de incerteza, sendo esta a parte principal da estatística.
Quais as formas de apresentação dos dados brutos?
Série Temporal: é um tipo de série de dados, cujo elemento variável representa um determinado período (dia, mês, trimestre, ano etc).
Série Geográfica: é um tipo de dados, cujo elemento variável é expresso por uma determinada localidade, como: bairro, cidade, estado, região, país etc.
Série Específica: expressa um tipo de dados em que o chamado elemento variável é um determinado fenômeno, tal como o número de trabalhadores por setor de atividade e por idade.
Distribuição de Frequências: são séries de dados que demonstram com que frequência (quantas vezes) o dado observado se repete. A distribuição de Frequência pode ser agrupada em classes ou não.
Classes: são intervalos de valores (mínimo e máximo), nos quais os valores da variável, objeto de estudo, são agrupados.
Quais os métodos utilizados na estatística descritiva e na inferência estatística?
Na estatística descritiva são realizados estudos de gráficos e tabelas e calculadas as (1)MEDIDAS DE POSIÇÃO: Moda, Média, Mediana, Percentis e Quartis; e as (2)MEDIDAS DE DISPERSÃO: Amplitude, Intervalo-Interquartil, Variância, Desvio Padrão e Coeficiente de Variação.
Já na inferência estatística, os métodos se fundamentam na teoria da probabilidade. Nela encontramos a Estimação de Parâmetros, Testes de Hipóteses, Modelagens, Regressões linear Simples e Múltipla etc.
Qual a outra maneira de organizar os dados de uma forma mais eficiente, na qual se possa apresentar uma quantidade maior de informações?
É por meio da construção de Tabela de frequência de classes. Para isso, é necessário dividir os dados em intervalos de valores, sendo o menor valor denominado limite inferior (li) e o maior valor da classe denominado limite superior (Li).