Introdução Flashcards
O que é choque?
É a expressão clínica da falência circulatória que resulta em oxigenação celular inadequada
No que é baseado o diagnóstico de choque?
O diagnóstico de choque é baseado nos sinais clínicos, hemodinâmicos e bioquímicos, que podem ser resumidos de forma genérica em três componentes: hipotensão arterial sistêmica, hipoperfusão tecidual e hiperlactatemia
Fale sobre o primeiro componente do choque
O primeiro componente é a hipotensão arterial sistêmica, que pode não estar presente, uma vez que a vasoconstrição generalizada causada pela ativação do sistema nervoso simpático pode vir a mascará-la
Como pode se apresentar a hipoperfusão tecidual?
podem se apresentar clinicamente como três alterações principais: cutânea (pele fria e pegajosa com vasoconstrição e cianose, sendo esses achados mais evidentes no paciente com estado de baixo fluxo) renal (débito urinário menor que 0,5 mL⋅kg–1⋅h–1) e neurológica (alteração do estado mental, incluindo obnubilação, desorientação e confusão).
Qual o valor normal do lactato?
O valor normal do lactato arterial é de aproximadamente 1 mEq⋅L–1 (ou mmol⋅L–1), porém esse valor está elevado (> 1,5 mEq⋅L–1) nos casos de falência circulatória aguda.
Embora associada ao metabolismo anaeróbio, a elevação da concentração de lactato também pode ocorrer como resultado da glicólise aeróbica excessiva (p. ex., durante tremores, convulsões e hiperventilação) ou redução da utilização (p. ex. na insuficiência hepática ou inibição mitocondrial) (V x F)
Verdadeiro