Abordagem inicial ao paciente com choque Flashcards
A ressuscitação só deve ser iniciada após a descoberta da causa base do choque (V x F)
Falso. A ressuscitação deve ser iniciada mesmo enquanto a investigação da causa ainda ela em andamento. Quando a causa for identificada, ela deve ser corrigida rapidamente (p. ex., controle do sangramento, intervenção percutânea na síndrome coronariana, trombólise ou embolectomia no tromboembolia pulmonar maciço e administração de antibiótico no choque séptico).
Leia sobre o tratamento do choque
Um mnemônico que descreve os importantes componentes da ressuscitação é a regra VIP: ventilation (ventilação, administração de oxigênio), infusion (infusão, ressuscitação volêmica) e pump (bomba, administração de medicação vasoativa).
Sobre o manejo do choque, administração de oxigênio deve ser iniciada imediatamente de sorte a aumentar a oferta de oxigênio (DO2) e prevenir a hipertensão pulmonar (V x F)
Verdadeiro
Como manejar a VA do paciente chocado?
Pacientes em choque devem ter sua via aérea garantida pela intubação traqueal e ventilação mecânica, principalmente naqueles com dispneia grave, hipoxemia e acidose persistente (pH < 7,30) A ventilação mecânica apresenta benefício adicio- nal de reduzir a demanda de oxigênio pela musculatura respiratória e diminuir a pós-carga do ventrículo esquerdo
O que representa a queda da PA após a VM?
A queda abrupta da pressão arterial após iniciar a ventilação mecânica sugere presença de hipovolemia e redução do retorno venoso
A terapia volêmica para melhorar o fluxo sanguíneo microvascular é parte essencial do tratamento de qualquer forma choque (V x F)
Verdadeiro. A terapia volêmica para melhorar o fluxo sanguíneo microvascular é parte essencial do tratamento de qualquer forma choque. Mesmo pacientes com choque cardiogênico podem se beneficiar de volume, uma vez que o edema agudo periférico pode resultar na redução do volume intravascular efetivo. Entretanto, a administração de fluidos deve ser monitorizada cuidadosamente, já que muito volume leva ao risco de edema pulmonar com suas indesejadas consequências.
Qual o objetivo da reposição volêmica no choque?
Os objetivos pragmáticos da ressuscitação volêmica são difíceis de determinar. No geral, o objetivo é que o débito cardíaco se torne independente da pré-carga (p. ex., na posição de platô da curva de Frank-Starling), sendo complicado avaliar clinicamente essa tarefa.
Quais as limitações do VVS e Delta-PP?
os pacien- tes precisam estar em ventilação mecânica com relativamente alto volume corrente, sem esforço respiratório (o que em geral requer uso de sedativos ou bloqueador neuromuscular) e não apresentar arritmias ou disfunção ventricular direita.
Cite um método à beira leito para verificar se o paciente é responsivo a volume?
A “prova de volume” – ou “desafio volêmico” – deve ser utilizada para determinar se o paciente apresenta responsividade a fluidos
Cite o primeiro passo da prova de volume
Primeiro, o tipo de fluido a ser infundido deve ser selecionado. As soluções cristaloides são de primeira escolha por serem bem toleradas e de baixo custo. O uso de albumina para corrigir a hipoalbuminemia grave pode ser razoável em alguns pacientes.
Cite o segundo passo da prova de volume
Segundo, a taxa de administração deve ser definida A infusão de 300 a 500 mL de fluido é realizada em 20 a 30 minutos
Cite o terceiro passo da prova de volume
Terceiro, o objetivo da prova volêmica deve ser definido. No choque, o objetivo costuma ser o aumento da pressão arterial sistêmica, embora também possa ser a redução da frequência cardíaca ou o aumento do débito urinário.
Cite o quarto passo da prova de volume
O limite de segurança deve ser definido. O edema pulmonar é a complicação mais grave da infusão de volume. Embora não seja um monitor perfeito, limitar a pressão venosa central alguns poucos milímetros de mercúrio acima do valor basal pode evitar a sobrecarga volêmica
No choque, se ocorrer hipotensão grave ou persistente, mesmo após administração de volume, devem-se utilizar ____. É aceitável administrar ____ temporariamente enquanto se realiza a ressuscitação volêmica, devendo-se descontinuá-la, se possível, caso a hipotensão tenha sido corrigida com a expansão volêmica.
Vasopressores
Quais os vasopressores de primeira escolha no choque ?
agonistas adrenérgicos são os vasopressores de primeira linha devido a seu rápido início de ação, alta potência e meia-vida curta, o que permite o fácil ajuste da dose