Interacionismo simbólico Flashcards
O Interacionismo Simbólico é uma corrente teórica psicossociológica de origem norte americana.
Herbert Blumer (1900-1987)
Profecia que se cumpre a si mesma (Teorema de Thomas)
Se as pessoas definem uma situação como real, ela é real nas suas consequências.
Premissas centrais do interacionismo simbólico João A. Coelho (2021:69) diz-nos que o IS gira em torno de 3 ideias centrais:
a) A interação social é a unidade psicossocial básica – o processo de interação social é visto como o fórum crucial da vida humana;
b) O símbolo é instrumento de mediação – O nosso mundo é simbólico: vemos, pensamos, ouvimos, comunicamos e agimos simbolicamente.
c) O processo de compreensão e interpretação dos símbolos é uma atividade humana indispensável ao conhecimento do mundo, especialmente das pessoas com quem interagimos.
Premissas fundamentais que distinguem o IS de outras abordagens psicossociológicas são
- O ser humano orienta as suas ações face às coisas (objetos, pessoas, etc.) em função do que estas significam para ele, isto é, com base no significado que ele atribui às coisas e às situações que o rodeiam.
- Os significados, regra geral, corporizados em símbolos, são um produto social que emana da interação que um indivíduo tem com outros atores sociais.
- Os símbolos são utilizados pelo sujeito através de um processo de interpretação própria, que supõe a autointerpretação e a manipulação de significados.
O símbolo é um instrumento de mediação nas interações sociais dos indivíduos
a) consigo próprios (quando pensam)
b) com os outros (quando trocam significações)
c) com o mundo (de acordo com os significados que atribuem às coisas)