Inovacao E Governanca Flashcards
Durante a implementação das políticas públicas e durante a atividade legislativa, cabe ao Estado não suprimir direitos fundamentais já incorporados ao patrimônio do povo. O enunciado refere-se ao princípio denominado como:
A) Desenvolvimento sustentável.
B) Vedação ao retrocesso.
C) Legalidade.
D) Reserva do possível.
E) Mínimo existencial.
Letra B
Vedação ao retrocesso.
Esse princípio estabelece que o Estado não deve retroceder em relação aos direitos fundamentais já conquistados pela população, ou seja, uma vez garantidos, esses direitos não podem ser suprimidos ou reduzidos. Ele é especialmente relevante no contexto da implementação de políticas públicas e da atividade legislativa, pois busca preservar e proteger as conquistas sociais alcançadas ao longo do tempo.
O grau de maturidade na gestão de processos define a maturidade a partir de níveis, que medem a evolução da instituição quanto às práticas de gestão/gerenciamento de processos. O Guia de Gestão de Processos do Governo do Gespública (2011) descreve a maturidade do processo segundo níveis, utilizando, como um dos modelos a visão da Society for Design and Process Science - SDPS, sendo o
A) Nível 2 - Processos Padronizados: os processos são executados de maneira ad hoc, o gerenciamento não é consistente e é difícil prever os resultados.
B) Nível 5 - Processos Gerenciados: o desempenho dos processos é gerenciado estatisticamente durante a execução de todo o workflow, prevendo seus resultados.
C) Nível 1 - Processos Modelados: os processos são identificados a partir de seus valores, de seus impactos/motivações/características, das sincronias envolvidas e de seus efeitos colaterais.
D) Nível 3 - Processos Simulados: os processos são realizados conforme os modelos desenhados, e a observação das novas condições exigidas induz a constantes adequações.
E) Nível 4 - Processos Interoperados: os padrões consolidados com base nas melhores práticas propiciam uma economia de escala e base medida estatisticamente.
Letra C
Maturidade de Processos (Visão SDPS)
Nível 1 – Processos Modelados
Os processos são identificados a partir de seus valores, de seus impactos / motivações / características, de seus papéis (valor adicionado, insumo, referência, infraestrutura), das sincronias envolvidas (critérios, condições / ações, atividades) e de seus efeitos colaterais.
Nível 2 – Processos Simulados
Os processos são simulados a partir da introdução de dados estimados (quantidades, filas, tempos de espera, tempos de transformação, distribuições estatísticas, valores máximo / mínimo / médio etc) que nos permitem a criação e a análise de cenários distintos, reduzindo os riscos da implantação e induzindo, quando necessário, mudanças nos modelos de processos.
Nível 3 – Processos Emulados
Os processos são emulados a partir da coexistência de dados da realidade junto aos dados estimados, permitindo um maior refinamento dos cenários e dos possíveis impactos e, novamente, minimizando a possibilidade de efeitos indesejáveis.
Nível 4 – Processos Encenados
Os processos são realizados conforme os modelos desenhados, simulados e emulados, e a observação das novas condições exigidas pela realidade induz a permanentes adequações dos requisitos do processo.
Nível 5 – Processos Interoperados
Os processos são executados e geridos além das fronteiras organizacionais, promovendo cadeias de valor entre instituições como, por exemplo, no caso de políticas públicas.
O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA tem a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos e para o aumento da competitividade do país. A respeito desse Programa, é correto afirmar que
A) poderão participar das ações do GESPÚBLICA apenas entidades públicas.
B) a participação dos órgãos e entidades da administração pública no GESPÚBLICA dar-se-á mediante contratação temporária.
C) a participação nas atividades do Comitê Gestor, das comissões e dos grupos de trabalho será considerada serviço público relevante remunerado por gratificação prevista em lei.
D) o GESPÚBLICA, por meio de seu Comitê Gestor, deverá mobilizar os órgãos e as entidades da administração pública para a melhoria da gestão e para a desburocratização.
E) ao GESPÚBLICA se reconhece iniciativa legislativa para a propositura de projetos de lei que visem à melhoria da qualidade dos serviços públicos e à sua desburocratização.
Letra D
a)poderão participar das ações do GESPÚBLICA apenas entidades públicas.
Art. 6o Poderão participar, voluntariamente, das ações do GESPÚBLICA pessoas e organizações, públicas ou privadas.
b)a participação dos órgãos e entidades da administração pública no GESPÚBLICA dar-se-á mediante contratação temporária.
Art. 5o A participação dos órgãos e entidades da administração pública no GESPÚBLICA dar-se-á mediante adesão ou convocação.
c)a participação nas atividades do Comitê Gestor, das comissões e dos grupos de trabalho será considerada serviço público relevante remunerado por gratificação prevista em lei.
Parágrafo único. A atuação voluntária das pessoas é considerada serviço público relevante, não remunerado.
d)o GESPÚBLICA, por meio de seu Comitê Gestor, deverá mobilizar os órgãos e as entidades da administração pública para a melhoria da gestão e para a desburocratização. (Gabarito)
e)ao GESPÚBLICA se reconhece iniciativa legislativa para a propositura de projetos de lei que visem à melhoria da qualidade dos serviços públicos e à sua desburocratização.
Como forma de equacionar a crise do Estado, consistente na escassez de recursos frente ao aumento das demandas sociais, surge o conceito de Estado empreendedor, o qual caracteriza-se por
A) criar condições institucionais que mobilizem e organizem o processo governamental, tendo em vista a inovação permanente, a superação de obstáculos e o alcance de resultados efetivos.
B) fomentar a criatividade e a ousadia, mas, principalmente, a disposição de correr riscos para encontrar as soluções mais inovadoras.
C) implementar uma nova forma de utilização de recursos públicos, cujo principal critério é a elaboração de planos detalhados por uma equipe de especialistas com experiência e visão de mercado.
D) incentivar a formação de líderes que, por sua capacidade de mobilização e persuasão, sejam capazes de instaurar uma nova dinâmica na ação governamental.
E) propiciar a adesão a procedimentos mercadológicos e a orientação para busca de lucro como critérios para dinamizar as organizações e romper com as rotinas burocráticas.
Letra A
O Programa Nacional de Desburocratização, implantado no início dos anos 80, idealizado pelo Ministro Hélio Beltrão, caracterizou-se
A) pela retomada dos conceitos contidos no Decreto- Lei no 200, de 1967, buscando, assim, a atuação administrativa centralizada, sem, no entanto, deixar de lado a dimensão política do governo.
B) pela diminuição do peso das instituições burocráticas no serviço público, procurando retomar alguns procedimentos tradicionais da rotina administrativa, não necessariamente alinhados com a eficiência.
C) pela implementação por meio de uma sólida base parlamentar de apoio, o que lhe forneceu condições inéditas de sustentabilidade.
D) por focalizar o usuário do serviço público e divulgar amplamente seus princípios norteadores, concentrando-se na produção de mudanças no comportamento e na atuação da burocracia pública.
E) pela introdução, no setor público, de alguns estilos gerenciais baseados nos modelos e princípios administrativos do setor privado, conseguindo, assim, a ampla adesão de empresas estatais e dos principais grupos financeiros do País.
Letra D
Para reduzir as dificuldades de comunicação nas organizações públicas derivadas do padrão burocrático de gestão é recomendável
A) investir em novas Tecnologias da Informação.
B) incentivar os fluxos descendentes de informação.
C) concentrar o fluxo de informação oficial na Intranet.
D) fortalecer os fluxos laterais ou horizontais de informação.
E) eliminar os fluxos informais de informação.
Letra D
A Comunicação lateral ocorre entre níveis hierárquicos com a mesma posição no organograma - constituem importante maneira de sistematização e uniformização de idéias e informações.
Fluxo Lateral é muito estratégico para efeitos de programas de ajuste e integração de propósitos com vistas á consecução de metas.
O acabamento da informação tem a ver com a competitividade e emulação entre níveis gerenciais. Quem trabalha de maneira mais aberta tem menos problema de comunicação.
O objetivo da governança é maximizar a geração de riqueza na medida em que ela seja compatível com os interesses gerais da sociedade.
Considerando esse texto, com base na perspectiva de Monks e Minow (1999) a respeito de governança corporativa, assinale a alternativa correta.
A) Governança corporativa focaliza os interesses dos shareholders sem negligenciar os interesses e as necessidades dos stakeholders.
B) Governança corporativa objetiva promover a participação social e a gestão democrática das organizações.
C) Responsabilidade social e ambiental e filantropia corporativa estão no cerne das atividades da governança corporativa.
D) O foco da governança corporativa reside na gestão dos conflitos de interesse que possam surgir na relação com os stakeholders.
E) A atuação cidadã da organização é prescindível à prática da boa governança corporativa.
Letra A
Governança é um termo referente a um sistema de mecanismos e incentivos que se prestam a monitorar e regular as organizações. Busca assegurar que as atividades organizacionais não firam os interesses dos respectivos proprietários e da sociedade em geral, contribuindo, ainda, para a perenidade das atividades organizacionais.
Com base no exposto, assinale a alternativa que apresenta os elementos essenciais da boa governança organizacional aplicada às entidades públicas.
A) Agilidade, produtividade, redução de pessoal e economia de recursos.
B) Transparência, eficiência, rastreabilidade e ética.
C) Auditoria, burocracia, consultoria e advocacia administrativa.
D) Planejamento, decisão, controle e ação corretiva
E) Sustentabilidade, meio ambiente, sociedade e economia.
Letra B
Assinale a alternativa que melhor define o termo compliance.
A) Equivale à atenção estrita das práticas de boa convivência empresarial.
B) Consiste na repressão do abuso de poder econômico no meio empresarial.
C) É o assentimento à regra, que se alcança pela conformação da conduta ao seu comando.
D) Representa o cumprimento da lei.
E) Corresponde ao processo de melhoria contínua dos preceitos éticos empresariais.
Letra C
A comunicação organizacional pode ser definida como um sistema que compreende o fluxo de informações entre a organização e seu ambiente interno e externo, comportando duas perspectivas, a saber:
A) Integrada, com uma base única e global; e fragmentada, quando almeja objetivos setoriais.
B) Corporativa, voltada para assuntos internos; e institucional, com foco na sociedade.
C) Aberta, contemplando comunicados e informes; e fechada, resultando da interação entre áreas.
D) Ativa, alinhada com os objetivos da organização; e reativa, quando envolve proteção em face de um risco potencial.
E) Instrumental, que visa informar e divulgar; e participativa, na qual se busca a interação entre os atores.
Letra E
A partir da década de 1990, se sucederam diversas iniciativas e programas visando implementar o conceito de qualidade na administração. A implantação do GesPública − Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, em 2005, consolidou essa trajetória. Entre as ferramentas introduzidas pelo referido programa insere-se a carta de serviço, que diz respeito
A) ao padrão de governança fixado para a entidade, aplicável somente às empresas públicas e sociedades de economia mista.
B) ao canal de comunicação disponibilizado ao cidadão para fazer críticas e sugestões em relação ao grau de qualidade dos serviços prestados.
C) às informações sobre como acessar os serviços prestados, bem como os compromissos e os padrões de atendimento estabelecidos.
D) à missão institucional e visão de futuro da organização, determinadas a partir do seu planejamento estratégico.
E) ao critério utilizado para avaliação de satisfação dos usuários com a qualidade dos serviços prestados e remuneração dos servidores
Letra C
As redes organizacionais envolvem a agregação de múltiplos atores e interação para compartilhamento de ideias e recursos de forma ágil e eficiente. O Estado-rede combina vários princípios da atuação Administrativa, incluindo:
I. Subsidiariedade: o Estado deve ser substituído pela sociedade quando sua atuação não seja essencial.
II. Flexibilidade: estrutura administrativa flexível para adaptação às mutações internas e externas.
III. Centralização: existência de um canal exclusivo de comunicação, com vistas a evitar a dispersão de esforços.
Está correto o que se afirma APENAS em
A) III.
B) II e III.
C) II.
D) I e II.
E) I.
Letra D
O comprometimento com patamares crescentes de desempenho excelente é uma exigência gerencial contemporânea. Requer preparação e torna o gestor público responsável pelo êxito do programa. Nesse sentido, considere:
I. O foco da gestão do desempenho atual desloca-se da mensuração contínua do desempenho para os aspectos instrumentais, dos fatores genéricos e burocráticos para a sustentação do processo, do indivíduo para a equipe.
II. O desempenho não é o aspecto crítico central na tomada de decisão vinculada ao gerenciamento de pessoas.
III. O diagnóstico da situação atual constitui-se numa fonte de informação relevante à definição de objetivos, resultados e metas, permitindo identificar os problemas de desempenho vigente.
IV. A ausência do gerenciamento da convergência de esforços estimula a competição.
Está correto o que se afirma APENAS em
A) I e IV.
B) I e III.
C) III e IV.
D) II e IV.
E) I, II e III.
Letra C
Sobre as barreiras da Comunicação Interna é INCORRETO afirmar:
A) A presença de grupos multidisciplinares que trabalham as informações nas organizações é uma barreira para a gestão da comunicação interna.
B) As barreiras administrativas ocorrem quando a empresa processa suas informações considerando a distância física, grupos com diferentes culturas, relações de poder etc.
C) As barreiras pessoais referem-se à personalidade de cada comunicador, seu estado de espírito, suas emoções, seus valores e na forma como se comporta dentro de determinado contexto.
D) A sobrecarga de informações caracteriza uma barreira na comunicação, uma vez que há um limite de atenção cerebral.
E) O meio mais rico de comunicação é o face a face, caracterizado pela riqueza das expressões adicionais.
Letra A
A finalidade da Comunicação Governamental, segundo PALUDO (2010), deve contemplar
A) todas as ações e atividades desempenhadas pelo governo e seus órgãos para apresentar as informações e a prestação de contas.
B) a estratégica de planejamento voltada ao contexto de uma empresa, utilizando a assessoria de imprensa e a comunicação interna.
C) o processo político de interação no qual prevalecem a expressão, a interpretação e o diálogo.
D) os sistemas de transmissão de mensagens para um público vasto, disperso e heterogêneo, utilizando áreas da imprensa periódica, rádio, televisão e cinema.
E) o estabelecimento da comunicação em um ambiente eticamente desafiador, rapidamente mutável, politicamente sensível, movido a conflitos, culturalmente diversificado, utilizando mídias digitais e tradicionais.
Letra A