Inovacao E Governanca Flashcards

1
Q

Durante a implementação das políticas públicas e durante a atividade legislativa, cabe ao Estado não suprimir direitos fundamentais já incorporados ao patrimônio do povo. O enunciado refere-se ao princípio denominado como:

A) Desenvolvimento sustentável.

B) Vedação ao retrocesso.

C) Legalidade.

D) Reserva do possível.

E) Mínimo existencial.

A

Letra B

Vedação ao retrocesso.

Esse princípio estabelece que o Estado não deve retroceder em relação aos direitos fundamentais já conquistados pela população, ou seja, uma vez garantidos, esses direitos não podem ser suprimidos ou reduzidos. Ele é especialmente relevante no contexto da implementação de políticas públicas e da atividade legislativa, pois busca preservar e proteger as conquistas sociais alcançadas ao longo do tempo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

O grau de maturidade na gestão de processos define a maturidade a partir de níveis, que medem a evolução da instituição quanto às práticas de gestão/gerenciamento de processos. O Guia de Gestão de Processos do Governo do Gespública (2011) descreve a maturidade do processo segundo níveis, utilizando, como um dos modelos a visão da Society for Design and Process Science - SDPS, sendo o

A) Nível 2 - Processos Padronizados: os processos são executados de maneira ad hoc, o gerenciamento não é consistente e é difícil prever os resultados.

B) Nível 5 - Processos Gerenciados: o desempenho dos processos é gerenciado estatisticamente durante a execução de todo o workflow, prevendo seus resultados.

C) Nível 1 - Processos Modelados: os processos são identificados a partir de seus valores, de seus impactos/motivações/características, das sincronias envolvidas e de seus efeitos colaterais.

D) Nível 3 - Processos Simulados: os processos são realizados conforme os modelos desenhados, e a observação das novas condições exigidas induz a constantes adequações.

E) Nível 4 - Processos Interoperados: os padrões consolidados com base nas melhores práticas propiciam uma economia de escala e base medida estatisticamente.

A

Letra C

Maturidade de Processos (Visão SDPS)

Nível 1 – Processos Modelados

Os processos são identificados a partir de seus valores, de seus impactos / motivações / características, de seus papéis (valor adicionado, insumo, referência, infraestrutura), das sincronias envolvidas (critérios, condições / ações, atividades) e de seus efeitos colaterais.

Nível 2 – Processos Simulados

Os processos são simulados a partir da introdução de dados estimados (quantidades, filas, tempos de espera, tempos de transformação, distribuições estatísticas, valores máximo / mínimo / médio etc) que nos permitem a criação e a análise de cenários distintos, reduzindo os riscos da implantação e induzindo, quando necessário, mudanças nos modelos de processos.

Nível 3 – Processos Emulados

Os processos são emulados a partir da coexistência de dados da realidade junto aos dados estimados, permitindo um maior refinamento dos cenários e dos possíveis impactos e, novamente, minimizando a possibilidade de efeitos indesejáveis.

Nível 4 – Processos Encenados

Os processos são realizados conforme os modelos desenhados, simulados e emulados, e a observação das novas condições exigidas pela realidade induz a permanentes adequações dos requisitos do processo.

Nível 5 – Processos Interoperados

Os processos são executados e geridos além das fronteiras organizacionais, promovendo cadeias de valor entre instituições como, por exemplo, no caso de políticas públicas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA tem a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos e para o aumento da competitividade do país. A respeito desse Programa, é correto afirmar que

A) poderão participar das ações do GESPÚBLICA apenas entidades públicas.

B) a participação dos órgãos e entidades da administração pública no GESPÚBLICA dar-se-á mediante contratação temporária.

C) a participação nas atividades do Comitê Gestor, das comissões e dos grupos de trabalho será considerada serviço público relevante remunerado por gratificação prevista em lei.

D) o GESPÚBLICA, por meio de seu Comitê Gestor, deverá mobilizar os órgãos e as entidades da administração pública para a melhoria da gestão e para a desburocratização.

E) ao GESPÚBLICA se reconhece iniciativa legislativa para a propositura de projetos de lei que visem à melhoria da qualidade dos serviços públicos e à sua desburocratização.

A

Letra D

a)poderão participar das ações do GESPÚBLICA apenas entidades públicas.

Art. 6o Poderão participar, voluntariamente, das ações do GESPÚBLICA pessoas e organizações, públicas ou privadas.

b)a participação dos órgãos e entidades da administração pública no GESPÚBLICA dar-se-á mediante contratação temporária.

Art. 5o A participação dos órgãos e entidades da administração pública no GESPÚBLICA dar-se-á mediante adesão ou convocação.

c)a participação nas atividades do Comitê Gestor, das comissões e dos grupos de trabalho será considerada serviço público relevante remunerado por gratificação prevista em lei.

Parágrafo único. A atuação voluntária das pessoas é considerada serviço público relevante, não remunerado.

d)o GESPÚBLICA, por meio de seu Comitê Gestor, deverá mobilizar os órgãos e as entidades da administração pública para a melhoria da gestão e para a desburocratização. (Gabarito)

e)ao GESPÚBLICA se reconhece iniciativa legislativa para a propositura de projetos de lei que visem à melhoria da qualidade dos serviços públicos e à sua desburocratização.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Como forma de equacionar a crise do Estado, consistente na escassez de recursos frente ao aumento das demandas sociais, surge o conceito de Estado empreendedor, o qual caracteriza-se por

A) criar condições institucionais que mobilizem e organizem o processo governamental, tendo em vista a inovação permanente, a superação de obstáculos e o alcance de resultados efetivos.

B) fomentar a criatividade e a ousadia, mas, principalmente, a disposição de correr riscos para encontrar as soluções mais inovadoras.

C) implementar uma nova forma de utilização de recursos públicos, cujo principal critério é a elaboração de planos detalhados por uma equipe de especialistas com experiência e visão de mercado.

D) incentivar a formação de líderes que, por sua capacidade de mobilização e persuasão, sejam capazes de instaurar uma nova dinâmica na ação governamental.

E) propiciar a adesão a procedimentos mercadológicos e a orientação para busca de lucro como critérios para dinamizar as organizações e romper com as rotinas burocráticas.

A

Letra A

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

O Programa Nacional de Desburocratização, implantado no início dos anos 80, idealizado pelo Ministro Hélio Beltrão, caracterizou-se

A) pela retomada dos conceitos contidos no Decreto- Lei no 200, de 1967, buscando, assim, a atuação administrativa centralizada, sem, no entanto, deixar de lado a dimensão política do governo.

B) pela diminuição do peso das instituições burocráticas no serviço público, procurando retomar alguns procedimentos tradicionais da rotina administrativa, não necessariamente alinhados com a eficiência.

C) pela implementação por meio de uma sólida base parlamentar de apoio, o que lhe forneceu condições inéditas de sustentabilidade.

D) por focalizar o usuário do serviço público e divulgar amplamente seus princípios norteadores, concentrando-se na produção de mudanças no comportamento e na atuação da burocracia pública.

E) pela introdução, no setor público, de alguns estilos gerenciais baseados nos modelos e princípios administrativos do setor privado, conseguindo, assim, a ampla adesão de empresas estatais e dos principais grupos financeiros do País.

A

Letra D

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Para reduzir as dificuldades de comunicação nas organizações públicas derivadas do padrão burocrático de gestão é recomendável

A) investir em novas Tecnologias da Informação.

B) incentivar os fluxos descendentes de informação.

C) concentrar o fluxo de informação oficial na Intranet.

D) fortalecer os fluxos laterais ou horizontais de informação.

E) eliminar os fluxos informais de informação.

A

Letra D

A Comunicação lateral ocorre entre níveis hierárquicos com a mesma posição no organograma - constituem importante maneira de sistematização e uniformização de idéias e informações.

Fluxo Lateral é muito estratégico para efeitos de programas de ajuste e integração de propósitos com vistas á consecução de metas.

O acabamento da informação tem a ver com a competitividade e emulação entre níveis gerenciais. Quem trabalha de maneira mais aberta tem menos problema de comunicação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

O objetivo da governança é maximizar a geração de riqueza na medida em que ela seja compatível com os interesses gerais da sociedade.
Considerando esse texto, com base na perspectiva de Monks e Minow (1999) a respeito de governança corporativa, assinale a alternativa correta.

A) Governança corporativa focaliza os interesses dos shareholders sem negligenciar os interesses e as necessidades dos stakeholders.

B) Governança corporativa objetiva promover a participação social e a gestão democrática das organizações.

C) Responsabilidade social e ambiental e filantropia corporativa estão no cerne das atividades da governança corporativa.

D) O foco da governança corporativa reside na gestão dos conflitos de interesse que possam surgir na relação com os stakeholders.

E) A atuação cidadã da organização é prescindível à prática da boa governança corporativa.

A

Letra A

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Governança é um termo referente a um sistema de mecanismos e incentivos que se prestam a monitorar e regular as organizações. Busca assegurar que as atividades organizacionais não firam os interesses dos respectivos proprietários e da sociedade em geral, contribuindo, ainda, para a perenidade das atividades organizacionais.

Com base no exposto, assinale a alternativa que apresenta os elementos essenciais da boa governança organizacional aplicada às entidades públicas.

A) Agilidade, produtividade, redução de pessoal e economia de recursos.

B) Transparência, eficiência, rastreabilidade e ética.

C) Auditoria, burocracia, consultoria e advocacia administrativa.

D) Planejamento, decisão, controle e ação corretiva

E) Sustentabilidade, meio ambiente, sociedade e economia.

A

Letra B

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Assinale a alternativa que melhor define o termo compliance.

A) Equivale à atenção estrita das práticas de boa convivência empresarial.

B) Consiste na repressão do abuso de poder econômico no meio empresarial.

C) É o assentimento à regra, que se alcança pela conformação da conduta ao seu comando.

D) Representa o cumprimento da lei.

E) Corresponde ao processo de melhoria contínua dos preceitos éticos empresariais.

A

Letra C

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

A comunicação organizacional pode ser definida como um sistema que compreende o fluxo de informações entre a organização e seu ambiente interno e externo, comportando duas perspectivas, a saber:

A) Integrada, com uma base única e global; e fragmentada, quando almeja objetivos setoriais.

B) Corporativa, voltada para assuntos internos; e institucional, com foco na sociedade.

C) Aberta, contemplando comunicados e informes; e fechada, resultando da interação entre áreas.

D) Ativa, alinhada com os objetivos da organização; e reativa, quando envolve proteção em face de um risco potencial.

E) Instrumental, que visa informar e divulgar; e participativa, na qual se busca a interação entre os atores.

A

Letra E

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

A partir da década de 1990, se sucederam diversas iniciativas e programas visando implementar o conceito de qualidade na administração. A implantação do GesPública − Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, em 2005, consolidou essa trajetória. Entre as ferramentas introduzidas pelo referido programa insere-se a carta de serviço, que diz respeito

A) ao padrão de governança fixado para a entidade, aplicável somente às empresas públicas e sociedades de economia mista.

B) ao canal de comunicação disponibilizado ao cidadão para fazer críticas e sugestões em relação ao grau de qualidade dos serviços prestados.

C) às informações sobre como acessar os serviços prestados, bem como os compromissos e os padrões de atendimento estabelecidos.

D) à missão institucional e visão de futuro da organização, determinadas a partir do seu planejamento estratégico.

E) ao critério utilizado para avaliação de satisfação dos usuários com a qualidade dos serviços prestados e remuneração dos servidores

A

Letra C

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

As redes organizacionais envolvem a agregação de múltiplos atores e interação para compartilhamento de ideias e recursos de forma ágil e eficiente. O Estado-rede combina vários princípios da atuação Administrativa, incluindo:

I. Subsidiariedade: o Estado deve ser substituído pela sociedade quando sua atuação não seja essencial.

II. Flexibilidade: estrutura administrativa flexível para adaptação às mutações internas e externas.

III. Centralização: existência de um canal exclusivo de comunicação, com vistas a evitar a dispersão de esforços.

Está correto o que se afirma APENAS em

A) III.

B) II e III.

C) II.

D) I e II.

E) I.

A

Letra D

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

O comprometimento com patamares crescentes de desempenho excelente é uma exigência gerencial contemporânea. Requer preparação e torna o gestor público responsável pelo êxito do programa. Nesse sentido, considere:

I. O foco da gestão do desempenho atual desloca-se da mensuração contínua do desempenho para os aspectos instrumentais, dos fatores genéricos e burocráticos para a sustentação do processo, do indivíduo para a equipe.

II. O desempenho não é o aspecto crítico central na tomada de decisão vinculada ao gerenciamento de pessoas.

III. O diagnóstico da situação atual constitui-se numa fonte de informação relevante à definição de objetivos, resultados e metas, permitindo identificar os problemas de desempenho vigente.

IV. A ausência do gerenciamento da convergência de esforços estimula a competição.

Está correto o que se afirma APENAS em

A) I e IV.

B) I e III.

C) III e IV.

D) II e IV.

E) I, II e III.

A

Letra C

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Sobre as barreiras da Comunicação Interna é INCORRETO afirmar:

A) A presença de grupos multidisciplinares que trabalham as informações nas organizações é uma barreira para a gestão da comunicação interna.

B) As barreiras administrativas ocorrem quando a empresa processa suas informações considerando a distância física, grupos com diferentes culturas, relações de poder etc.

C) As barreiras pessoais referem-se à personalidade de cada comunicador, seu estado de espírito, suas emoções, seus valores e na forma como se comporta dentro de determinado contexto.

D) A sobrecarga de informações caracteriza uma barreira na comunicação, uma vez que há um limite de atenção cerebral.

E) O meio mais rico de comunicação é o face a face, caracterizado pela riqueza das expressões adicionais.

A

Letra A

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

A finalidade da Comunicação Governamental, segundo PALUDO (2010), deve contemplar

A) todas as ações e atividades desempenhadas pelo governo e seus órgãos para apresentar as informações e a prestação de contas.

B) a estratégica de planejamento voltada ao contexto de uma empresa, utilizando a assessoria de imprensa e a comunicação interna.

C) o processo político de interação no qual prevalecem a expressão, a interpretação e o diálogo.

D) os sistemas de transmissão de mensagens para um público vasto, disperso e heterogêneo, utilizando áreas da imprensa periódica, rádio, televisão e cinema.

E) o estabelecimento da comunicação em um ambiente eticamente desafiador, rapidamente mutável, politicamente sensível, movido a conflitos, culturalmente diversificado, utilizando mídias digitais e tradicionais.

A

Letra A

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Assinale a alternativa que apresenta algumas das finalidades da chamada nova gestão pública.

A) Renovar e inovar o funcionamento da Administração, incorporando técnicas do setor privado, com as suas características mercadológicas, assim como desenvolver novas iniciativas para o logro de resultados econômicos e políticos.

B) Renovar e inovar o funcionamento da Administração, incorporando técnicas do setor privado, adaptadas as suas características próprias, assim como desenvolver novas iniciativas para o logro da eficiência econômica e a eficácia social.

C) Renovar e inovar o funcionamento da Administração, incorporando conceitos de mercado e de finanças privadas, tais como a estatização extrema para com isso obter logro pecuniário e político-partidário pessoal e social.

D) Renovar e inovar o funcionamento da Administração, incorporando técnicas do setor privado, como a admissão e demissão de pessoal, tendo em vista manter elevados níveis de desempenho competitivo para o logro da eficiência econômica e a eficácia social.

E) Renovar e autonomizar os órgãos da Administração, incorporando processos gerenciais de excelência e adotando os princípios da gestão da qualidade total, tais como ocorrem na esfera competitiva de mercado, para lograr responsabilidades sociais e ambientais.

A

Letra B

17
Q

“Não estamos diante de um ‘desaparecimento do estado’. Pelo contrário, precisamos de um governo forte, vigoroso e muito ativo. Mas enfrentamos a escolha entre o governo extenso e impotente e o governo que é forte porque se limita a decidir e a dirigir, deixando o ‘fazer’ para outrem. Precisamos de um governo que pode e deve governar. Isto é, não um governo que ‘faz’; não um governo que ‘administra’– mas sim um governo que governa.”

Diante dos paradigmas do atual papel do governo na sociedade, a obra de Osborne e Gaebler, Reinnventado o governo, de 1995, traz o conceito de governo empreendedor. Com base nessas informações, é correto afirmar que esse conceito se refere a um governo

A) que adota princípios da gestão burocrática como base para as próprias ações.

B) lento, ineficiente e impessoal.

C) eficaz, porém ineficiente à medida que não consegue resultados consideráveis.

D) que, ao visar resultados de melhor resposta às demandas dos cidadãos como clientes, tem base em avaliações periódicas.

E) que pertence à comunidade, dando responsabilidade ao cidadão em vez de servi-lo.

A

Letra E

18
Q

Pode-se apontar como uma das características do Programa Nacional de Desburocratização, implantado no início dos anos 80,

A) implementação de indicadores de desempenho e metas de resultado, com vistas a introduzir modelos privados de gestão no setor público.

B) diminuição do peso das instituições burocráticas no serviço público, procurando retomar alguns procedimentos tradicionais da rotina administrativa, não ne- cessariamente alinhados com a eficiência.

C) foco no usuário do serviço público, concentrando-se na produção de mudanças no comportamento e na atuação da burocracia pública.

D) retomada dos conceitos contidos no Decreto-Lei 200, de 1967, buscando, assim, a atuação administrativa centralizada, sem, no entanto, deixar de lado a dimensão política do governo.

E) introdução, no setor público, do conceito de administração mínima, com a redução da atuação estatal em setores onde a mesma tenha se mostrado ineficiente.

A

Letra C

19
Q

As redes organizacionais

A) dizem respeito à coordenação das ações individuais, perspectivas de curto prazo, com vistas ao alcance de resultados imediatos.

B) podem ser estabelecidas entre diferentes pessoas e/ou instâncias de uma mesma organização, entre organizações e seus diferentes clientes externos e entre diferentes organizações públicas.

C) constituem sistemas de fluxo de trabalho e delimitação de competências, visando ao aprimoramento de todas as etapas produtivas, com foco na qualidade.

D) são estabelecidas exclusivamente no âmbito interno de cada instituição, com vistas a propiciar a coordenação flexível e o reforço das hierarquias em linha, com permanentes e claras definições de tarefas.

E) constituem sistemas internos e externos de comunicação, que objetivam sofisticar os mecanismos de controle e emitir comandos claramente delimitados, de molde a atingir pessoas que operam em diferentes unidades de trabalho.

A

letra B

REDES ORGANIZACIONAIS ( CONCEITO) : São sistemas organizacionais capazes de reunir indivíduos e instituições, de forma democrática e participativa, em torno de causas afins.Estruturas flexíveis e estabelecidas horizontalmente. As dinâmicas de trabalho das redes supõem atuações colaborativas e se sustentam pela vontade e afinidade dos integrante, caracterizando-se como um significativo recurso organizacional para a estruturação social.

20
Q

O instrumento estratégico de articulação e gestão das políticas públicas do Governo Eletrônico é conhecido como:

A) Fluxograma 5W 2H.

B) Votação de Pareto.

C) Gestão de sistemas de compras governamentais.

D) Gestão de conhecimento.

E) Alinhamento e Integração.

A

letra D

A gestão do conhecimento é um instrumento estratégico de articulação e gestão das políticas públicas do Governo Eletrônico

A Gestão do Conhecimento é compreendida, no âmbito das políticas de governo eletrônico, como um conjunto de processos sistematizados, articulados e intencionais, capazes de assegurar a habilidade de criar, coletar, organizar, transferir e compartilhar conhecimentos estratégicos que podem servir para a tomada de decisões, para a gestão de políticas públicas e para inclusão do cidadão como produtor de conhecimento coletivo.

21
Q

O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GesPública – instituído pelo Decreto nº 5.378, de 23 de fevereiro de 2005, tem por finalidade contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos e para o aumento da competitividade do País. Acerca do tema GesPública e considerando a figura apresentada, assinale a alternativa correta.

A) Os 8 critérios que compõem um sistema de gestão para as organizações do setor público brasileiro são: liderança, cidadãos, estratégias, planos, sociedade, informações, conhecimento e pessoas.

B) A avaliação da gestão, quando sistematizada, funciona como uma forma de aprendizado sobre a própria organização e como instrumento de melhoria das práticas gerenciais.

C) Insere-se em um contexto mais amplo de mudança de paradigma administrativo: da administração gerencial para a administração burocrática.

D) O primeiro bloco, representado pelos critérios 1 a 4, apresenta as pessoas, processos, liderança e informações. Neste espaço, concretiza-se a ação que transformam objetivos e metas em resultados.

E) O critério de liderança pode ser avaliado nos sistemas de trabalho, capacitação, desenvolvimento e qualidade de vida, não sendo abordado no instrumento de avaliação.

A

letra B

1 Liderança

1.1 Governança pública e governabilidade

1.2 Sistema de liderança

1.3 Análise de desempenho da organização

2 Estratégias e Planos

2.1 Formulação das estratégias

2.2 Implementação das estratégias

3 Cidadãos

3.1 Imagem e conhecimento mútuo

3.2 Relacionamento com os cidadãos-usuários

4 Sociedade

4.1 Atuação socioambiental

4.2 Ética e controle social

4.3 Políticas públicas

5 Informações e conhecimento

5.1 Informações da organização

5.2 Informações comparativas

5.3 Gestão do conhecimento

6 Pessoas

6.1 Sistemas de trabalho

6.2 Capacitação e desenvolvimento

6.3 Qualidade de vida

7 Processos

7.1 Processos finalísticos e processos de apoio

7.2 Processos de suprimento

7.3 Processos orçamentários e financeiros

8 Resultados

8.1 Resultados relativos aos cidadãos-usuários

8.2 Resultados relativos à sociedade

8.3 Resultados orçamentários e financeiros

8.4 Resultados relativos às pessoas

8.5 Resultados relativos aos processos de suprimento

8.6 Resultados dos processos finalísticos e dos processos de apoio

22
Q

As seis categorias de indicadores de desempenho estão relacionadas a algum dos elementos da cadeia de valor (insumos, processos, produtos e impactos) e dividem-se nas dimensões de

A) execução e excelência.

B) efetividade e esforço.

C) outputs e outcomes.

D) resultado e eficácia.

E) resultado e esforço.

A

letra E

Resultado: - Eficácia
- Eficiência
- Efetividade

Esforço: - Execução
- Excelência
- Economicidade

23
Q

A inovação nos sistemas eletrônicos de compras governamentais de maior relevância e contribuição para a redução dos preços é

A) a emissão eletrônica de ordem de pagamento.

B) a publicação online de catálogos eletrônicos de materiais e serviços padronizados.

C) o cadastramento online dos fornecedores permanentes.

D) o registro e a publicação online dos preços praticados pelos fornecedores.

E) a divulgação eletrônica dos editais de contratação.

A

Letra D

24
Q

Uma inovação adotada a partir da Emenda Constitucional 19, de 04/06/1998, que pode contribuir para a modernização da administração pública no Brasil é a

A) descentralização dos serviços públicos.

B) obrigatoriedade de licitações na administração pública.

C) instituição dos contratos de gestão.

D) privatização de empresas estatais.

E) terceirização de funções na administração pública.

A

Letra C

25
Q

Considere as afirmativas abaixo.

I. É o conjunto de condições necessárias ao exercício do poder.

II. É a capacidade do governo de implementar as decisões tomadas.

III. Compreende a forma de governo, relações entre os poderes, sistema partidário e equilíbrio entre as forças políticas de oposição e situação.

IV. Diz respeito à capacidade de decidir.

V. Envolve arranjos institucionais pelos quais a autoridade é exercida de modo a viabilizar as condições financeiras e administrativas indispensáveis à execução das decisões que o governo toma.

Correspondem ao conceito de governança APENAS:

A) I e II.

B) III e IV.

C) II e III.

D) II e V.

E) IV e V.

A

Letra D

26
Q

O Gespública tem a missão de promover a gestão pública de excelência, visando contribuir para a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e para o aumento da competitividade do país. Assinale a alternativa que apresenta os dois fundamentos de excelência da gestão, propagados pela Fundação Nacional da Qualidade e acrescentados pelo Gespública.

A) Responsabilidade social e liderança, e constância de propósitos.

B) Cultura de inovação e aprendizado organizacional.

C) Visão de futuro e valorização das pessoas.

D) Pensamento sistêmico e geração de valor.

E) Controle social e gestão participativa.

A

Letra E

27
Q

O conceito de rede pode ser visto como uma forma ampliada da teoria de sistemas, em que as relações incluem entidades públicas, organizações privadas, fornecedores, usuários de serviços, e onde a atuação de um participante influencia a atuação dos demais. O modelo de network é uma das formas mais abertas que uma rede pode ter e pode-se identificar, entre os seus agentes, os denominados “nodos” que são

A) gestores das redes, assegurando a conectividade dos demais.

B) pontos de conexão para disseminação de informações.

C) fontes ou receptores de informações.

D) mediadores das informações que transitam nas redes.

E) capacitadores, incumbidos de transmitir conhecimento aos que ingressam nas redes.

A

Letra C

28
Q

Governança, na Administração pública, é um

A) conjunto de condições necessárias ao exercício do poder, compreendendo a forma de governo, as relações entre os poderes e o sistema partidário.

B) modelo horizontal de relação entre atores públicos e privados no processo de elaboração de políticas públicas.

C) pressuposto cujo detentor do poder público tem o dever de prestar contas, para sua consequente responsabilização.

D) processo administrativo tipificado em planejamento, programação, orçamentação, execução, controle e avaliação das políticas públicas, por uma entidade pública ou privada.

E) conjunto de ações do governo que irão produzir efeitos específicos.

A

Letra B

29
Q

A política de governo eletrônico de uma organização pública orientada pelo modelo gerencial deve priorizar a

A) centralização da gestão dos bancos de dados para aumentar o controle dos processos administrativos.

B) criação de sistemas de bancos de dados intersetoriais visando a obtenção de melhores resultados das políticas transversais.

C) implantação de centros de custos visando a racionalização e redução de gastos.

D) modernização dos sistemas de gestão de recursos humanos orientado para um maior controle da qualificação dos servidores.

E) expansão de plataformas interativas, visando a maior participação dos cidadãos no processo decisório.

A

Letra B

30
Q

No processo de implantação da sustentabilidade na administração pública, é essencial revisar padrões de produção e consumo. Isso envolve adotar novos referenciais e priorizar princípios como os 5R’s. Abaixo os 5R´s estão corretamente representados, exceto em:

A) Repensar: Avaliar e redefinir práticas para minimizar impactos socioambientais.

B) Reduzir: Diminuir o consumo de recursos naturais e insumos.

C) Reaproveitar: Valorizar materiais e produtos já utilizados.

D) Reciclar: Promover a reciclagem e o tratamento adequado de resíduos.

E) Responsabilizar: Aplicar restrições de cunho educativo e retributivo sobre aqueles que empregam políticas não sustentáveis.

A

Letra E
Repensar: Cada pessoa deve repensar suas práticas em relação ao meio ambiente.
Recusar: Chama-se a atenção para o — a aquisição de bens que não são necessários — e também para que sejamos críticos em relação ao que consumimos.
Reduzir: Diz-se respeito, principalmente, ao nosso comportamento consumista.
Reutilizar: É possível utilizar novamente alguns objetos que seriam descartados.
Reciclar: Trata-se do reaproveitamento de um produto.

31
Q

O programa de integridade é o conjunto de princípios, normas, procedimentos e mecanismos de:

A) prevenção, detecção e remediação de práticas de improbidade;

B) detecção de irregularidades, ilícitos e outros desvios éticos e de conduta;

C) exigência para cumprimento integral das políticas públicas de necessidades essenciais;

D) implementação dos planos de moralidade institucional;

E) correição interna em todos os órgãos e entes da administração pública.

A

Letra B
I - programa de integridade - conjunto de princípios, normas, procedimentos e mecanismos de prevenção, detecção e remediação de práticas de corrupção e fraude, de irregularidades, ilícitos e outros desvios éticos e de conduta, de violação ou desrespeito a direitos, valores e princípios que impactem a confiança, a credibilidade e a reputação institucional;

32
Q

Governança, no setor público,

I. é um fenômeno mais amplo que governo; abrange as instituições governamentais, mas implica também em mecanismos informais, de caráter não- governamental.

II. implica principalmente mecanismos formais, de caráter governamental, que fazem com que as pessoas e as organizações dentro da sua área de atuação tenham uma conduta determinada, satisfaçam suas necessidades e respondam às suas demandas.

III. refere-se a padrões de articulação e cooperação entre atores sociais e políticos e arranjos institucionais que coordenam e regulam transações dentro e através das fronteiras do sistema econômico.

IV. diz respeito às condições sistêmicas e institucionais sob as quais se dá o exercício do poder, tais como as características do sistema político, a forma de governo, as relações entre os Poderes e o sistema de intermediação de interesses.

V. é a capacidade do governo para identificar problemas críticos e formular políticas adequadas ao seu enfrentamento.

Está correto o que se afirma APENAS em

A) I e III.

B) II, III e IV.

C) I, IV e V.

D) II, IV e V.

E) III e V.

A

Letra A

33
Q

Na flexibilização da gestão pública intentada nas últimas décadas percebeu-se nitidamente a passagem da lógica do planejamento para a lógica da estratégia, em que na primeira estabelece-se a racionalidade técnica ou plena, decidindo-se pelo melhor plano, enquanto na segunda são ponderadas as relações entre os atores envolvidos em cada política, de modo a formular-se cenários que permitam a flexibilidade necessária às eventuais alterações nos programas governamentais. Assim, a descentralização administrativa com grande delegação de autoridade, tendo por princípio estar mais próximo do consumidor do serviço público e ser mais fiscalizado pela população, gerar competição entre as organizações do setor público, com a extensão no fornecimento de serviços públicos entre o setor público, privado e voluntário, numa estrutura de pluralismo institucional, caracterizam na gestão pública o

A) gerencialismo puro.

B) paradigma do consumidor (consumerism).

C) empreendedorismo governamental.

D) Public Service Orientation - PSO.

E) Balanced Scorecard.

A

Letra B

34
Q

O Programa Nacional de Gestão Pública identifica seis categorias básicas de indicadores de avaliação da gestão pública: efetividade, eficácia, eficiência, execução, excelência e economicidade.

I. Efetividade está vinculada ao grau de satisfação, ou ainda ao valor agregado, à transformação produzida no contexto em geral. Está relacionada com a missão da instituição e pode ser encontrada na dimensão estratégica do Plano Plurianual.

II. Eficácia é a quantidade e qualidade de produtos e serviços entregues ao usuário.

III. Eficiência está alinhada ao conceito de obtenção e uso de recursos com o menor ônus possível, dentro dos requisitos e das quantidades exigidas pelo input, gerindo adequadamente os recursos financeiros e físicos.

IV. Economicidade é a relação entre os produtos e serviços gerados com os insumos utilizados, relacionando o que foi entregue e o que foi consumido de recursos, usualmente sob a forma de custos ou produtividade.

V. Excelência é a conformidade a critérios e padrões de qualidade para a realização dos processos, atividades e projetos na busca da melhor execução e economicidade, sendo um elemento transversal.

É correto o que consta APENAS em

A) III, IV e V.

B) II, III e IV.

C) I, II e V.

D) I, IV e V.

E) I, II e III.

A

letra C
III. Eficiência ECONOMICIDADE está alinhada ao conceito de obtenção e uso de recursos com o menor ônus possível, dentro dos requisitos e das quantidades exigidas pelo input, gerindo adequadamente os recursos financeiros e físicos.

IV. Economicidade EFICIÊNCIA é a relação entre os produtos e serviços gerados com os insumos utilizados, relacionando o que foi entregue e o que foi consumido de recursos, usualmente sob a forma de custos ou produtividade.

35
Q

ESTAGIOS DO GOVERNO ELETRONICO

  • Estágio I - emergente
  • Estágio II - aprimorado
  • Estágio III - interativo
  • Estágio IV - transacional
  • Estágio V - conectado
A

:)

36
Q

Empreendedorismo=inovação

A

Ihuuul