HIV e AIDS Flashcards
Qual a diferença de HIV e AIDS?
O HIV (human immunodeficiency virus) é o vírus que ataca o sistema imunológico e deixa o organismo sem defesa contra outras infecções, provocando a AIDS (Acquired Immune Deficiency Syndrome - Síndrome da imunodeficiência humana adquirida)
O que significa a sigla PVHIV/AIDS
PVHIV: Utilizada pelo Ministério da saúde para Pessoa Vivendo com HIV/Aids. No entanto, a Anaids defende a continuidade da sigla PVHA (Pessoas vivendo com HIV/Aids).
Quais são as formas de transmissão
O HIV pode ser transmitido por via sexual (esperma e secreção vaginal), sanguínea (via parenteral e gestação/parto para a criança) e aleitamento materno. A transmissão vertical para a criança pode ocorrer durante a gestação, o parto e a amamentação.
Como se caracteriza a síndrome retroviral aguda?
- Ocorre nas primeiras semanas de infecção pelo HIV
- Virus se replica intensamento no tecido linfoide
- Viremia elevada e queda rápida nos LTCD4
Qual o conceito de latência clínica? E quais os sintomas dessa fase?
Período de tempo entre a infecção aguda, e o tempo de desenvolvimento de sinais e sintomas característicos da AIDS. Em média, é de 10 anos, podendo apresentar sinais e sintomas de imunodeficiência associada à infecção pelo HIV. Nessa fase, o exame físico costuma ser normal, exceto pela linfadenopatia, que pode persistir após a infecção aguda. Podem ocorrer alterações nos exames laboratoriais, como plaquetopenia, anemia e leucopenia leves. Os episódios infecciosos mais frequentes são geralmente bacterianos, como as infecções respiratórias ou mesmo a tuberculose. Com a progressão da infecção, começam a ser observadas apresentações atípicas das infecções, resposta tardia à antibioticoterapia e/ou reativação de infecções antigas.
Quais são as doenças definidoras de AIDS?
O aparecimento de infecções oportunistas e neoplasias é definidor de aids. Infecções oportunistas:
- pneumocistose,
- neurotoxoplasmose,
- tuberculose pulmonar atípica ou
- disseminada,
- meningite criptocócica e
- retinite por citomegalovírus. A candidíase oral é um marcador clínico precoce de imunodepressão grave, e foi associada ao subsequente desenvolvimento de pneumonia por Pneumocystis jirovecii.
Neoplasias: sarcoma de Kaposi, linfoma não Hodgkin e câncer de colo uterino em mulheres jovens.
Como avaliar o CD4 (níveis de imunossupressão)?
É feita a avaliação seriada do LT-CD4+, quando há contagem do LT-CD4+ acima de 350 células por mm3, os episódios infecciosos mais frequentes são os bacterianos. Quando abaixo de 200, as manifestações mais comuns são sarcoma de Kaposi, linfoma não Hodgkin, câncer de colo uterino.
Podemos ver número absoluto ou número percentual:
Acima de 25% - normal
Entre 15-25% - imunossupressão moderada
Abaixo de 15% - imunossupressão grave
. Qual o conceito de janela diagnóstica?
É o tempo decorrido entre a infecção e o aparecimento ou detecção de um marcador da infecção. A duração desse período depende do tipo do teste, da sensibilidade do teste e do método utilizado para detectar o marcador.
Qual o tempo de positivação de cada teste (+/-) para HIV
a. Anti-HIV: Em torno de 1 mês
b. Teste rápido: Em torno de 15 dias
c. PCR - RNA (carga viral): Em torno de 7 dias (primeiro a positivar)
d. DNA - pró viral: Em torno de 7 dias (mais sensível)
Diagnóstico de HIV (criancas e adultos)
Deverão ser realizados testes rápidos com amostras de sangue intervaladas por 30 dias, com dois resultados positivos, baseados em diferentes laboratórios.
Diagnósticos de crianças abaixo de 18 meses o diagnóstico é com carga viral (pois ainda apresenta anticorpos maternos), acima de 18 meses diagnóstico com exames sorológicos.
Como são os fluxos diagnósticos? Quantos testes/coletas devemos realizar?
A orientação é começar com um teste muito sensível (sorologias); e depois um mais específico (testes rápidos e PCR´s).
Sorologia + -> (como é triagem) -> tem que confirmar com um teste mais específico. Coleta o exame, o laboratório só libera o resultado com ele já confirmado. Então, são feitos 2 testes direto, o de triagem e o confirmatório ao mesmo tempo.
Para se confirmar o diagnóstico é preciso uma 2ª coleta, porque pode ter erro, troca de amostra. Então, para diagnosticar, há sempre 2 coletas: a primeira - triagem e confirmatório. A 2ª só triagem (porque eu só quero saber se a amostra é daquele indivíduo mesmo).
Teste rápido: se positivo no momento; já se deve fazer outro teste rápido, com outra metodologia, para dar o diagnóstico.
Qual a população devemos realizar exames p/ HIV de triagem (rastreamento)?
- gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH);
- pessoas trans; trabalhadores/as do sexo e
- parcerias soro diferentes (quando uma pessoa está infectada pelo HIV e a outra não).
- fatores como múltiplas parcerias, uso inconstante de preservativo nas relações sexuais, práticas sexuais (como sexo anal sem preservativo), dentre outros
- Gestação (primeiro, segundo e terceiros trimestres, parto)
- Presença de outras infecções sexualmente transmissíveis
- Presença de tuberculose
- Portadores de hepatites virais B e/ou C
- Comportamento sexual de risco
- Uso de drogas injetáveis
- Pessoas que pedem para realizar o exame
Quais são os objetivos da terapia antirretroviral?
O tratamento objetiva melhorar a qualidade de vida e prolongar a sobrevida, em função da redução da carga viral e da reconstituição do sistema imunológico.
Dois benefícios: diminuiu a transmissão e a progressão de doenças oportunistas.
Por isso, todos devem ser tratados, a fim de diminuir a transmissão.
Oferta do tratamento a todas as pessoas logo após a confirmação do diagnóstico, independentemente de critérios clínicos e imunológicos.
Basicamente o objetivo, em termos práticos, é aumentar a carga de linfócito TCD4+, reduzir a supressão do indivíduo, com esse aumento de células de defesa [buscando fazer com que o paciente não se infecte com outros patógenos menos agressivos (oportunistas)]
Pode-se dizer que a terapia medicamentosa visa combater as possíveis coinfecções, todos os medicamentos anti retrovirais (“coquetel”) são distribuídos gratuitamente pelo SUS
O que é considerado uma pessoa intransmissível?
Pessoas vivendo com HIV em uso de TARV e com carga viral indetectável a pelo menos 6 meses, não transmitem HIV por via sexual.
Quais os principais grupos de medicação existentes para os pacientes com HIV/AIDS?
- Inibidores da transcripstase reversa análogos do nucleosideo (ITRN),
- inibidor da integrase (INI),
- inibidores da transcriptase reversa não nucleosídeos,
- inibidores de protease,
- inibidores de fusão, i
- nibidores de entrada.
Existem vários grupos, e as medicações de diferentes classes são combinadas (cada medicação atua em um cenário viral diferente)