HISTÓRIA GERAL Flashcards
ROMA ANTIGA - MONARQUIA:
A) Como surgiu Roma?
B) Como eram os grupos sociais?
C) Como era a política,
• Explique sobre os Reis
• Senado Romano
• Assembleia das Curias
D) Como foi o final da Monarquia?
A) Roma surgiu após os irmãos Romulo e Remo serem jogados por um rei da região em um Rio, após isso, foram encontrados e criados por uma loba, depois foram encontrados por um camponês e quando cresceram conseguiram matar o rei e fundar Roma. Após a fundação, Romulo e Remo brigaram, Romulo matou o irmão e se tornou o primeiro rei de Roma.
B) Patricios - Ricos, propietários de Terra
Plebeus -Cidadãos mais pobres
Clientes - Plebeus que prestavam serviços aos Patrícios
Escravos - Capturados em guerras ou feitos por dívidas. Eram propriedades.
C) Os Reis eram chefes de Estado, eleitos pelo Senado, por isso haviam Reis latinos e etruscos.
• O Senado era quem fazia as leis de Roma e as dava para o rei executar
• A assembleia das Cúrias tinha a função de ratificar as leis do Senado, com o Senado fazendo e aprovando as leis e a assembleia dando o ponto final.
D) A monarquia teve seu fim após o rei Tarquinio Sexto querer governar acima do Senado. Além disso, seu filho Tarquinio Sexto violentou Lucrécia, filha de um importante Patrício, fugiu de Roma e o Senado proclamou a República.
REPÚBLICA
A) Qual o conceito?
B) Fale sobre as expansões territoriais e a ascensão dos generais
C) O que era o Tribuno da Plebe? E a lei das 12 tábuas?
D) O que fizeram os Irmãos Gracos?
E) Explique sobre os triunviratos, sendo os nomes e o porque de sua criação
D) O que foi a Lei Canuleia? O que foi a Lei da Poetelia?
E) Explique as Guerras Púnicas
A) República é o modelo de governo onde o público tem que ser valorizado
B) Foi durante o período da República que passou deixou de ser uma pequena vila pra se expandir pelo mundo. Um fator importante para isso foram as guerras púnicas. Com tantos territórios conquistados, os generais passaram a ter prestígio, tendo poder de mando e decisão maiores do que as regras da República. Com tantas expansões, o número de escravos e de plebeus cresceu de grande forma, com os plebeus passando a querer cada vez mais melhorais, e após tantas reivindicações criaram o Tribuno da Plebe
C) O Tribuno da Plebe tinha a função de garantir a defesa dos interesses plebeus e impedir abusos por parte dos magistrados e senados contra eles. O Tribuno era tão forte que barrava leis do Senado
C) A Lei das 12 Tábuas dizia que os juízes deveriam julgar todos com isonomia, ou seja, com igualdade.
D) Os Irmãos Graco foram importantes plebeus que lutaram pela defesa deles. Foram políticos que ocuparam cargos como o do Tribuno da Plebe, mas suas medidas para evitar a crise dos plebeus não foram bem aceitas pelos Patricios, o que fez com o Tiberio fosse morte e Caio cometesse suicidio.
E) Visando diminuir o poder dos plebeus, os patricios foram o triunvirato ( governo entre três). O primeiro triunvirato foi composto por Júlio César, Pompeu e Marco Crasso, e após Júlio César querer expandir Roma para a região da Galia, e Pompeu discordar, ambos entraram em conflito que terminou com vitória de Júlio Cesar. Vendo isso, o Senado decidiu colocar JC como ditator perpétuo de Roma, contudo, ele fez o contrário da intenção do triunvirato, tendo medidas como ter concedido cidadania romana a estrangeiros e a construção de obras públicas, o que desagradou o Senado que viu como única maneira de impedir seu crescimento o seu assassinato.
O segundo triunvirato foi composto por Octaviano, Marco Antônio e Lépido. Nesse triunvirato, havia uma mudança: No lugar dos 3 governarem como um todo, cada um ficaria com uma grande parte de Roma. Contudo, houveram conflitos. De início, MA conflitou com Lépido e levou a melhor, e Octaviano conflitou com MÁ na chamada guerra do Accio, onde Octaviano venceu. Após sua vitória, ele se entitulou Octaviano Augusto ( divino), se proclamou Imperador de Roma e deu fim a República.
D) A lei Canuleia aboliu a proibição do casamento entre patrocínios e plebeus
A Lei da Poetelia aboliu a escravidão por dívidas
E) As Guerras Púnicas foi a guerra entre Roma e Cartago para invadir a região da Sicília. Roma levou a melhor, e as guerras púnicas se tornaram importantes no processo de expansão romana.
ALTO IMPÉRIO ROMANO:
A) O que foi a Pax Romana?
B) Explique a política do Pão e Circo
C) O que foi o Édito de Milão?
D) O que foi o Édito de Tessalonio?
A) A pax romana foi um período de paz e estabilidade vivido por Roma. Esse período ficou marcado pelas poucas guerras externas, uma boa paz interna e uma prosperidade econômica geral.
B) A política do Pão e Circo foi uma estratégia para manter a Plebe satisfeita e evitar revoltas populares. Para isso, foram adotadas medidas para dar entretenimento e alimento para a plebe como a proporção de luta entre gladiadores e distribuição de trigo.
C) O Édito de Milão proibia a perseguição aos cristãos.
O Édito de Tessalonio tornava Roma Cristã.
A QUEDA DO IMPÉRIO ROMANO:
A) Fale os 3 fatores responsáveis por isso
A) O declínio da escravidão que enfraqueceu a política e a economia, a invasão dos bárbaros e a instabilidade política.
GRÉCIA ANTIGA:
A) Porque o mar Mediterrâneo era importante para os Gregos?
B) O que aconteceu no Período Pré Homérico?
• Detalhe a 1° diáspora grega
C) O que aconteceu no Período Homérico?
• Detalhe a 2° diáspora grega
D) O que aconteceu no Período Arcaico?
E) O que eram as polis gregas?
A) O mar Mediterrâneo era importante devido a ser nele que ocorriam as trocas e as relações entre os países. Ocorriam muitas trocas devido as terras gregas serem inférteis.
B) Nesse período, chegaram os povos para habitar a região, como os jonicos, eólios, aqueus e principalmente os Dórios, que eram povos muito agressivos, já que logo quando chegaram, destruíram templos e palácios gregos.
1° diáspora grega: Os povos começaram a sair da Grécia e migrar para outras regiões devido a agressividade dos Dórios.
C) No período Homérico começaram a se formar os genos, que são pequenos grupos familiares, que usam as terras para plantar e sobreviver.
2° diáspora grega: Devido ao fato das terras gregas serem inférteis e uma pequena porcentagem dos genos ficarem com terras férteis, as famílias que não tinham acesso as melhores terras começaram a fugir em busca de sobrevivência.
D) No período arcaico, os genos que foram viver em outros territórios começaram a formar suas cidades, sendo Atenas e Sparta as principais. Nesse período também surgiu as polis gregas.
E) Eram cidade-estado, ou seja, cada cidade da Grécia tinha sua própria forma de governar, sendo umas independentes das outras.
ATENAS:
A) Como era a organização social de Atenas?
• Qual era o papel das mulheres nessa civilização?
B) O que era a oligarquia ( Arcondato)
C) O que definiu Dracon?
D) O que definiu Sólon?
E) O que fez Clitenses?
F) Porque Atenas era considerada uma democracia direta e participativa?
A) Eram considerados cidadãos atenienses apenas os homens nascidos lá, que tinha os pais também nascidos lá e que geralmente tinham posses na região. Eram os EUPÁTRIDAS.
• As mulheres tinham a função de servir os seus maridos
B) A oligarquia ( Arcondato) eram os 9 eupatridas no poder, cumprindo mandatos de 10 anos cada um
C) Dracon definiu que todos os crimes teriam como pena a morte.
D) Sólon definiu o fim da escravidão por dívidas
- Fundou a Eclésia, que era uma assembleia com 43 mil cidadãos atenienses, todos com +18 anos e 2 anos servidos ao exército
- Fundou a Bulé que eram 400 cidadãos atenienses, com 30 anos ou mais responsáveis por elaborar e colocar as leis em prática. Eram eleitos pelos votos sensitarios, nesse caso, de pessoas com propriedades.
E) Aumentou em +100 o número de integrantes da Bulé, onde 10 tribos elegeriam 50 membros para a Bulé
Aumento em +17 mil o número de membros da Eclésia
Criou o Estratego, que eram dos 50 que participavam da Bulé, 1 seria escolhido para participar do estratego
F) Por os cidadãos participarem diretamente da democracia
ESPARTA:
A) Como era a organização social?
B) Qual o papel das mulheres espartanas?
C) Quem eram os Hilotas
D) Como era a formação política
A) Apenas os homens, nascidos em Sparta e que iniciaram o treinamento militar com mais de 7 anos eram considerados cidadãos.
B) Elas recebiam a responsabilidade de educar os filhos, além de receberem treinamento militar caso a cidade necessite
C) Os hilotas eram povos que habitaram a região antes dos Spartanos, contudo, foram explorados e transformados em servos. A diferença para os escravos é que eles não podiam ser vendidos, ou seja, não eram propiedade privada.
E) Ápela - Participavam os cidadãos que tinham mais de 30 anos
Gerúsia: Formada por 28 cidadãos Espartanos que tivessem mais de 60 anos
Esparta= Era uma diarquia, ou seja, tinha dois reis, um responsável pela parte militar e o outro pela parte administrativa
Éforo- 5 homens de +de 60 anos que eram os conselheiros de toda a política
IDADE MÉDIA:
01) Porque esse período ficou conhecido como Idade das Trevas?
02) Quando esse período teve início?
03) O que era o Feudalismo?
04) O que era a suserania e a vassalagem
05) Porque exista pouquíssima mobilidade social nessa época? (Sociedade estamental)
• Explique os impostos abaixo:
- Corveia
- Talha
- Banalidade
05) O que foi a Inquisição?
06) Quais os 3 motivos para o fim da Idade Média?
07) O que foi a Guerra dos 100 anos?
08) Cite uma consequência da Peste Negra
09) Explique o surgimento dos burgueses
01) Esse período ficou conhecido como Idade das Trevas já que ficou marcado por um conhecimento científico limitado e pela Igreja Católica controlar a vida das pessoas.
02) Esse período teve início dm 476D.C, quando os povos bárbaros invadiram a Roma do Ocidente, fazendo com o que o território passa-se a ser dividido em vários reinos, com os francos e os germânicos.
3) O feudalismo foi quando os bárbaros começaram a invadir de forma violenta a Roma do Ocidente, fazendo com que várias pessoas fugissem. Essas pessoas tinham como destino o campo, onde os latifundiários deixavam com que elas ficassem lá em troca de trabalho e o pagamento de alguns impostos.
04) O Suserano era o nobre de status maior, onde ele fornecia sua terra para o Vassalo (nobre de status menor) para ele administrar, e em troca o vassalo ofereceria apoio militar ( defender o castelo) caso fosse necessário.
05) Por conta que os servos que recebiam salários, recebiam pouquíssima grana e tinham que pagar vários impostos, assim ficando com pouquíssima grana e dificilmente conseguiriam mudar de vida.
- Corveia: O servo podia plantar na sua terra dentro da propriedade, contudo, uma vez na semana ele teria que plantar e trabalhar na terra do senhor
- Talha: Ele teria que dar uma parte de sua produção ao senhor
- Banalidade: Quando ele colhesse o trigo, por exemplo, ele teria que pagar outra taxa para usar o instrumento como o forno para fazer o pão.
05) Foi quando a Igreja Católica começou a matar aqueles que eram contra ela.
06) Fome, Peste e Guerra
07) A Guerra dos 100 Anos foi entre a Inglaterra e. França, onde o rei francês acabou falecendo e como não havia deixado nenhum herdeiro, o rei inglês que era seu sobrinho queria ficar com o trono. Contudo, os franceses não queriam de jeito nenhum.
08) O aumento do poder nas mãos dos Reis e a diminuição do poder da nobreza.
09) Os burgueses eram artesãos e banqueiros por exemplo, que começaram a se estabelecer nos Burgos ( muralhas que protegiam os feudos) na que ali teriam proteção e não precisariam pagar impostos. Com o tempo eles foram formando cidades
IDADE MÉDIA:
CRUZADAS E MULHERES / ESCRAVOS:
01) Explique o que foram as cruzadas?
02) Quais foram os motivos das cruzadas? Qual foi a única medida que deu certo?
03) Quais foram as consequências das cruzadas?
04) Como eram as mulheres do clero, nobreza e servos na época?
05) A Igreja era contra ou a favor a escravidão?
01) As cruzadas foram guerras promovidos por reis europeus ou pela igreja católica para ir ao Oriente lugar Cintra os Muçulmanos.
02) - Reconquistar Jerusalém e devolver ela aos cristãos
- Juntar novamente a Igreja Ortodoxa e a Católica
- Conquistar terras / Motivos econômicos
O único que deu certo foi o motivo econômico
03) Aumentou as brigas entre cristãos e muçulmanos e enfraqueceu a nobreza.
04) Clero: Restrigo ao covento
Nobreza: Dependia da quantidade de terras que ela trazia para o casamento
Servos: Trabalhavam nas guildas junto com os homens com valores iguais. Elas também frequentemente trabalhavam nas manufaturas têxteis, contudo, ganhavam muito pouco com isso.
05) Ela era contra, promovendo a libertação de vários escravos.
REVOLUÇÃO FRANCESA - 1789:
01) Cite dois antecedentes a Revolução
02) Quais eram os grupos sociais nessa época?
03) Qual foi a medida para solucionar a crise em MAI/1789? O que ficou decidido dessa medida?
04) O 3° Estado ficou satisfeito com essa medida? Qual foi a ação deles a partir disso?
01) A enorme crise agrária que a França estava passando devido a estiagem (seca) e a crise financeira devido aos gastos com guerras
02) Clero, Nobreza e o povo que tinha os girondinos, jacobinos e camponeses
03) Pra solucionar a crise, o 1° e o 2° Estado convocam a Assembleia dos Estados Gerais, onde chamam os jacobinos e os girondinos para conversar, sendo eles os representantes dos camponeses. Nessa Assembleia ficou decidido que cada classe teria direito a 1 voto ( o 3° Estado era maioria, contudo, isso não mudava nada a partir disso) e que o 1° e o 2° Estado seriam isentos de impostos, enquanto o 3° teria um aumento tributário.
4) Insatisfeitos com essa medida, o 3° Estado decide se separar da monarquia absolutista e cria uma assembleia a parte chamada de assembleia nacional constituinte, onde o governo será baseado no Iluminismo. Contudo, tal ação foi repudiada pelo governo, e em 14 de julho de 1789 ficou decidido que eles iriam derrubar o rei. Esse dia ficou marcado pela Queda da Bastilha, que era onde os Reis prendiam seus opositores.
REVOLUÇÃO FRANCESA - PÓS QUEDA DA BASTILHA:
01) Na declaração dos direitos do homem e do cidadão (1791) , feita pelo 3° Estado é imposto o pensamento da Revolução Francesa. Quais eram as mudanças que a revolução faria na França?
02) Qual era o lema da Revolução Francesa?
03) Em 1791, o rei Luís 16 decide tentar fugir. A partir disso, o que foi formado na França?
04) Sobre a Ditadura Jacobina, cite 2 ações:
05) O que era o Comitê de Salvação Pública?
06) O que era o Tribunal Revolucionário?
01) Essa revolução tiraria a presença do Rei como governante e faria com que a França passa-se a ser uma monarquia parlamentar.
02) Liberdade, igualdade e fraternidade, baseado no Iluminismo.
03) Foi formada a convenção, onde os debates políticos seriam feitos dessa forma pra determinar o futuro da França. De um lado os jacobinos, do outro os girondinos, onde os jacobimos levaram a melhor.
04) A afirmação de que o 1° e o 2° Estado não serviam mais
Tabelamento de preço
05) Era uma organização que teria como função inibir a rebelião de quem era contra a Revolução.
06) Era onde os traidores da revolução francesa eram condenados a pena de morte na Guilhotina.
REVOLUÇÃO FRANCESA - FIM DA DITADURA JACOBINA E FIM DA REVOLUÇÃO:
01) Qual ação motivou a queda da ditadura Jacobina?
02) O que foi o Golpe do 9° Termidor?
03) Quais foram as medidas impostas pelos girondinos? (1775 - 1779)
04) Como eles perderam o poder?
01) A ação de torturar os traidores
02) Foi quando os girondinos passaram a se alinhar ao povo para derrubar a ditadura e eles mesmo ficarem no poder.
03) Imposição do voto censitário - Deixando assim o povo de lado
Investimento no exército francês
- Imposição do diretório, onde eram 5 girondinos no poder
04) Devido ao fato de terem investido tanto no exército que ele ganhou muita força , assim reinvidcando o poder dos girondinos e ficando no trono.
EUROPA NO SÉCULO XIX:
A) Explique o que foi a Primavera dos Povos e as 3 razões que a impulsionaram
B) Porque foram formadas áreas de colônia e influência na África?
C) Quais eram os 3 objetivos dos europeus com isso?
D) O que era o ideal de missão civilizatória?
E) Explique o caso Bélgica e Congo
A) A primavera dos povos foi uma onda de revoluções que ocorreram em vários países da Europa, que foi impulsionada pelas crises econômicas, repressão política e busca por mais liberdade
B) Porque a África tinha recursos e a Europa não
C) Construir mercados consumidores, exportar matéria prima e escoar pessoas da Europa pra África, devido ao fato da Europa estar com excedente populacional
D) Era o pensamento dos europeus de que os seres humanos estava dividido em raças, com eles sendo superiores.
E) A Bélgica fez do Congo uma espécie de propriedade privada, exportando marfim e borracha de lá utilizando do trabalho escravizo e de uma violência extrema. De uns tempos pra cá, a Bélgica reconheceu as atrocidades e devolveu milhares de artefatos do Congo, contudo, pra eles isso não é suficiente pra suprir o que foi feito anteriormente.
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL: (1914 - 1918)
A) Qual foi o fator que começou a contribuir para uma guerra? ( é uma palavra só) explique
B) Quais eram os dois nacionalismos que se destacavam?
C) O que foi a questão balcânica, que esquentou ainda mais o clima.
D) Qual foi a gota d’água pra guerra começar?
A) Neocolonialismo, o qual era a busca dos europeus por colonizar espaços, como a África. Todavia, a divisão ficou desproporcional, com Inglaterra e França ficando com grande parte dos recursos e Itália e Alemanha com menos.
B) Pan-germanismo - Alemanha e Áustria
Pan-eslavismo - Rússia, Sérvia, Montenegro e Bosnian
C) Os pan-germanistas queriam unir todos os territórios em um só, e os eslavos msm coisa com os países deles. Todavia, havia uma região que pertencia aos eslavos mas estava sob domínio da Áustria, que era a Bósnia. O pan-eslavismo tinha como intuito libertar a Bósnia da Áustria e fundar a Iugoslávia.
D) O arquiduque (futuro herdeiro do trono) da Áustria Francisco Ferdinando viajou para a Bósnia e foi morto lá. O caro que o assasinou decorou os russos e os servos, falando que eles haviam patrocinado seu assassinato. A Áustria vendo isso ordenou que a Rússia admitisse e entregasse militares para serem enforcados. Todavia, isso não ocorreu e s Áustria declarou guerra à eles.
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL:
A) Quais países compunham a tríplice aliança? Um deles ficou de fora da primeira fase. Qual era ele?
B) Quais países compunham an Entente?
C) Quem começou de forma mais ofensiva na primeira fase? Que territórios esse país dominou?
D) A Itália de início fazia parte da Tríplice Aliança, contudo, acabou mudando pra Entente. Qual fator motivou eles a fazerem isso?
E) O que era o Tratado de Londres?
F) Quem entrou na terceira fase da guerra e quem saiu? Como terminou ela?
A) Alemanha, Áustria e Itália, sendo que a Itália não participou da primeira fase da guerra.
B) Inglaterra, França e Rússia
C) A Alemanhã, que dominou a Bélgica e o Norte da França.
D) O fator de que an Entente ofereceu territórios na Áustria para eles, caso eles mudassem de lado.
E) Foi o tratado que mudou a Itália para a Entente
F) A Rússia saiu na terceira fase e os EUA entraram, e com isso a Alemanha resolveu se render