HISTORIA DO BRASIL Flashcards
GRANDES NAVEGAÇÕES:
A) Qual o contexto das grandes navegações?
B) Quais os 3 motivos para o pioneirismo português?
C) Porque a revolução de Avis foi tão importante?
D) Quais foram as principais rotas?
E) Explique o que foi o Tratado de Tordesilhas:
D) Quais foram as consequências?
A) A Europa vivia um período de colapso econômico e teve que recorrer a novos mercados. Ela recorreu a África e ao Oriente, em busca de ouro (marfim) e futuramente o comércio de escravos, e especiarias e artigos de luxo, respectivamente.
B) A estabilidade política, já que haviam expulsado os Mouros anteriormente
Revolução de Avis
Experiência Atlântica
C) Pelo fato de que o Dom João de Avis vai ter o apoio da burguesia e de parte da nobreza para chegar ao trono, e mais adiante, um de seus sucessores vai firmar uma aliança com a burguesia, assim fundando a Escola de Sagres, que foi importante para atrair novos navegadores e a responsável pelo surgimento das caravelas.
D) Périplo Afticano ( 🇵🇹)
Cristóvão Colombo propôs chegar ao Oriente pelo Ocidente, e sem querer acabou descobrindo a América Central.
E) A rainha Isabel se Castela queria as terras da América somente para ela, tendo até chamado o Papa para isso. Contudo, a divisão feita pelos espanhóis não agradou os portugueses, aí para evitar confusões, surgiu o tratado de tordesilhas para denarcar os limites de exploração de cada reino.
D) Descolamento do eixo do comércio
Hegemônica de Portugal e Espanha
Diáspora Africana
ECONOMIA AÇUCAREIRA:
A) Porque os português escolheram o açúcar?
B) Explique o modelo Plantation
C) Porque houve o investimento nos holandeses?
D) Caracterize a sociedade açucareira
A) Os portugueses escolheram o açúcar pelo fato dele ser um produto caro na época, facilmente vendido, os portugueses já conhecerem a agricultura da cana além da terra e do clima serem propícios.
B) O modelo Plantation era caracterizado pela grande propriedade rural, monocultura, trabalho escravo e produção destinada para o mercado estrangeiro.
C) Os portugueses investiram nos holandeses já que queriam possuir o amplo mercado, e os holandeses eram especialistas em técnicas de refinamento do açúcar.
D) Litoranea, partriarcal, pouca mobilidade social e casamento somente entre pessoas do mesmo grupo
BRASIL COLÔNIA
01) Período Pré Colonial:
A) Como e em que ano os portugueses chegaram a América? A descoberta do Brasil foi intencional ou não?
B) Porque eles vieram a ocupar o território 30 anos depois?
C) Qual foram as medidas adotadas pelos portugueses nesse período?
A) Os portugueses chegaram a América em 1500, quando Pedro Álvares Cabral estava navegando a serviço do rei de Portugal e avistou a atual Costa brasileira enquanto estava a caminho das Índias. A vinda ao Brasil foi AO ACASO, já que Cabral estava a caminho das índias, contudo, foi desviado por correntes marítimas e ventos favoráreis.
B) Por a exploração inicial não ter revelado riquezas comparáveis as encontradas nas Índias.
C) Construíram feitorias para a extração do pau-Brasil, onde trabalhavam os indígenas e organizaram expedições para reconhecer a Costa Brasileiro com o intuito de combater os piratas franceses.
BRASIL COLÔNIA:
02) Capitanias Hereditárias e Sesmarias:
A) Qual era o intuito do sistema de capitanias hereditárias?
B) Porque as terras eram doadas aos nobres?
C) Quais eram os deveres dos nobres estabelecidos no Foral?
D) Porque o sistema foi um fracasso?
E) Como na visão dos portugueses se povoa uma capitania hereditária?
F) O que eram as sesmarias?
A) O intuito era povoar o território brasileiro
B) Por eles já possuírem um vínculo de lealdade com a coroa, por possuírem recursos para organizar uma colônia e pela experiência administrativa.
C) Fundar vilas, defender o território de invasões, explora-lo economicamente com seus próprios recursos, podendo ficar com parte dos lucros, tendo o direito de fazer uso da escravidão e não podendo doá-la, somente herdala.
D) Por as terras serem muito grandes e os capitães donatários não recebem nenhuma ajuda financeira da corte, por as invasões estrangeiras serem constates e a produção de açúcar ao ser rentável a longo prazo.
E) Os portugueses povoaram a capitania trazendo crianças de mulheres orfãs de Portugal para fazer famílias de maneira forçado com os portugueses.
F) Eram latifúndios dentro da capitania, onde o capitão pode doar fazendas dentro da capitania pra poder fundar e explorar a terra. O rei também era permitido de doar sesmarias.
BRASIL COLÔNIA:
03) Entradas e Bandeiras:
A) O que eram as entradas?
B) O que eram as bandeiras?
C) O que cada uma das expedições deveria fazer caso encontra-se ouro?
D) Fale resumidamente sobre os 3 tipos de bandeiras:
• Bandeiras de captura
• Bandeiras de contrato
• Bandeirss de prospecção
E) O que eram as monções?
A) Eram expedições oficias portuguesas que tinham inicialmente o objeto de capturar nativos para o trabalho escravo.
B) Eram expedições particulares onde os bandeirantes tinham residência em São Paulo.
C) Se as entradas encontrassem ouro, elas deveriam dar esse ouro para Portugal, já que eram pagas para isso. Já as bandeiras se encontrassem podiam ficar com o ouro por ser uma expedição privada.
D) Bandeiras de captura: Tinham o intuito de capturar nativos para a escravidão, contudo, isso gerava guerra com os jesuítas por eles acharem que os indígenas eram povos aptos para ser cristianizados.
Bandeiras de contrato: Os bandeirantes eram contratados pra capturar indígenas e africanos fugitivos e em caso de encontro com quilombos, deveriam fazer guerra.
Bandeira de prospecção: Tinha como intuito buscar riquezas no interior da colônia, focando em pedras e metais preciosos.
E) Eram expedições fluviais que pariram de Porto Feliz pra buscar fazer trocas comerciais e lucrar os bandeirantes. Tinham como destino as áreas de mineiraão.
BRASIL COLÔNIA:
04) Governo Geral, União Ibérica e Invasões
A) Qual era o objetivo do Governo Geral? E quais as tarefas de Tomé de Souza?
B) O que foi a União Ibérica? Qual a sua principal consequência pro Brasil?
C) Quais foram as medidas adotadas pelo holandeses na invasão ao Brasil?
A) O objetivo era centralizar a administração colonial, com Tome de Souza tendo tarefas de povoar a terra, propagar a fé católica e defender o território de ataques.
B) A União Ibérica foi quando Portugal e todas as suas possessões ficaram sob domínio da Espanha. A maior consequência foi a invasão holandesa.
C) Maurício de Nassau institui a tolerância religiosa, onde judeus e protestantes puderam propagar livremente suas crenças, o que atraiu colonos e comerciantes. Ele tá me urbanizou recifes, construindo pontes e palácios e emprestou dinheiro para os agricultores sem prazo de retorno, só que décadas depois eles foram cobrar, e por os juros estarem muito altos, os agricultores não aceitaram pagar e se aliaram aos portugueses para expulsar os holandeses logo.
BRASIL COLÔNIA:
05) Séc XVI - SÉC XVIII ( Escravos, indígenas e economia)
A) Qual era a principal atividade econômica no SÉC XVI? Onde ela era praticada e porque decaiu?
B) Porque a mão de obra negra escravizada foi escolhida?
C) Qual passou a ser a atividade mais lucrativa no Séc XVIII? Porque e quando houve seu declínio?
D) O que acontecia se um escravo encontra-se uma grande pepita de ouro?
E) Qual foi a principal mudança feita na sociedade aurífera?
F) Cite uma mudança que ocorreu nessa época.
G) Como os indígenas contribuíram para a colonização?
A) Era a cana-de-açúcar, e ela decaiu devido aos holandeses passarem a levar vantagem na concorrência com os portugueses.
B) A maior resistência a doenças tropicais e experiência agrícola
C) O ouro passou a ser a atividade mais lucrativa, e no final do SÉC XVIII houve seu declínio já que o ouro não é plantavel e ele se esgota.
D) Ele poderia ser libertado
E) O eixo econômico foi deslocado do Norte/Nordeste pro Sul/Sudeste por as grandes reservas de ouro estarem aqui.
F) Afim de assegurar a fiscalização das atividades de mineiração, a capital mudou de Salvador para o Rio De Janeiro.
G) De modo em que os europeus utilizavam- se do fato de haverem tribos inimigas entre si, e escolhiam o grupo mais forte para ser seus aliados, com isso enfraquecido a resistência, economizando recursos e aproveitando do conhecimento local pra ter apoio militar e logístico
BRASIL COLÔNIA:
06) Tratado de Metwen (1703):
A) O que estabelecia esse tratado?
B) Qual a motivação dos ingleses em aceitar esse tratado?
C) Qual foi a consequência desse tratado?
A) Esse tratado estabelecia que Portugal venderia seu vinho sem imposto para a Inglaterra que venderia seus panos sem imposto para Portugal.
B) Apesqr do pano ser bem mais útil do que o vinho, os ingleses importavam o vinho da França, e viram nesse acordo com o Portugal a oportunidade de quebrar o mercado francês, o que era o intuito deles.
C) Por Portugal ser mais dependente dos panos do que a Inglaterra dos vinhos, Portugal acabou se endividando, o que fez com que tivesse de passar parte do ouro do Brasil pra Inglaterra.
BRASIL COLÔNIA:
07) Período Pombalino
A) Qual era o contexto no qual Marquês de Pombal assumiu Portugal?
B) Quais as reformas feitas por ele em Portugal?
C) Quais as medidas adotadas por ele no Brasil?
A) Assumiu quando o ouro já estava em baixa e Portugal estava endividado com a Inglaterra, então, sua missão era recuperar economicamente Portugal e reduzir a dependência da Inglaterra.
B) Ele centralizou o Estado e bateu de frente com a nobreza e o clero católico, incentivou a produção de manufaturas em Portugal para diminuir a dependência dos ingleses, incentivou a produção de vinhos ,criou o subsídio literário onde onde a população pagaria impostos para financiar a reconstrução de Lisboa que havia sido afetada por terremotos e confiscou as terras do clero católico.
C) Incentivou o plantio de algodão, expulsou os jesuítas, proibiu as manufaturas já que pra ele quem deveria lucrar era Portugal e o Brasil não devia se desenvolver e por fim tentou lucrar ainda mais com o outro impondo a derrama.
BRASIL COLÔNIA:
08) Tratado de Madrid (1750):
A) Qual era sua intenção? O que ele pregava?
B) Quais foram as duas excessões ao Tratado?
C) O que foi a Guerra Guaranitica?
D) O que pregava o Tratado de El Pardo?
E) O que pregava o Tratado de Santo Ildefonso?
A) Ele redefiniu as fronteiras colônias e foi baseado no UTI Poudets, onde garantia a posse da terra a aqueles que a ocupavam.
B) As duas excessões foram a Colônia de Sacramento e a Região dos Sete Povos, onde uma foi doada por Portugal por não verem necessidade na prata e a outra dada pela Espanha para Portugal desenvolver a Pecuária.
C) Os jesuítas espanhóis não aceitaram entregar a terra aos portugueses, armando índios e iniciando uma guerra.
D) Nesse tratado Portugal cedeu territórios da África enquanto a Espanha territórios dos Pampas Gaúchos.
E) Colônia de Sacramento e Região dos Sete Povos - Espanha
Ilha de Santa Catarina - Portugal
BRASIL COLÔNIA:
09) Revoltas Nativistas:
• Explique todas as revoltas abaixo:
- Guerra dos Emboabas
- Revolta da Vila Rica
- Revolta de Beckman
- Guerra dos Mascates
Todas essas revoltas buscaram resolver os problemas internos da colônia sem pensar na separação de Portugal
- Guerra dos Emboabas: Paulistas contra Portugueses lutando pelo direito de exploração do ouro
- Revolta da Vila Rica: Os mineira dores achavam abusivo a cobrança do Quinto ( eles deveriam dar 20% do seu lucro pra colônia), então, Felipe dos Santos juntos os mineirasores e uma população mais pobre para pegarem em armas e acabarem com o Quinto. Contudo, Portugal torturou e matou Felipe dos Santos e após isso regulamentou tudo afim de evitar revoltas.
- Revolta de Beckman: A elite do Maranhão que vivia sob dependência da cana de açúcar vendo o descaso dos portugueses com a região resolveu pedir ajuda para eles, e disso foi criada a Companhia do Comércio do Maranhão, que atenderia as necessidades da elite. Contudo, ela não atendeu as necessidades e os portugueses nao aceitavam críticas ao seu governo, e por issso houve a revolta.
- Guerra dos Mascates: Naquela época Olinda era uma Vila e Recife um distrito. Olinda que era quem comandava o poder local através da Câmara Municipal, vendo a crise aumentar, decidiu oprimir Recife com medidas como aumentar os impostos deles e deixar Olinda quase isento de impostos. O povo de Recife vendo isso decidiu se separar de Olinda, tornando-se uma Vila, o que não foi bem aceito por Olinda, assim havendo a revolta.
BRASIL COLÔNIA:
10) Revoltas separatistas:
• Explique as revoltas separatistas abaixo:
- Inconfidência Mineira
- Conjuração Baiana
- Mencione o que ambas tem em comum
Ambas tem um pensamento iluminista
- Inconfidência Mineira (1789): Nesse período, o ouro estava muito em baixa e havia um medo muito grande pela derrama, então, os inconfidentes começaram a reclamar da opressão e a propor uma separação de Minas Gerais de Portugal, querendo que fosse imposto o sistema de República. Foi uma revolta conspiratória, ou seja, não chegou na fase de armas, por causa de um cara: Joaquim Silvério dos Reis, que em troca do perdão de suas dívidas, entrega o movimento, fazendo com que os portugueses passassem a perseguir os inconfidentes, sendo Tira-dentes o único a assumir que participou do momento, sendo torturado e enforcado.
PERÍODO JOANINO (1808):
A) Porque a família real portuguesa veio ao Brasil?
B) Porque ele deicidiu descer em Salvador primeiro?
C) O que ocorreu no Brasil nesse período?
D) Descreva os dois eventos abaixo:
• Abertura dos povos para as nações (1808). Porque Dom João fez isso?
• Tratado de comércio e navegação (1810)
E) Porque a conquista da cisplatina pode ser associada a uma reposta a Napoleão?
F) O que foi a revolução pernambucana (1817)
G) O que foi a missão artística francesa no Brasil?
A) A família real veio ao Brasil já que eles estavam fugindo de Napoleão Bonaparte, devido ao bloqueio continental imposto a Inglaterra, onde quem continuasse comercializando com os ingleses seria invadido, e a corte portuguesa não possuía naquela época condições de romper com a Inglaterra.
B) Para conhecer a primeira capital da colônia e fazer uma média com nação.
C) Os portugueses passaram a ser prioridade no Rio, tendo que vários brasileiros deixar suas casas para os portuguesas, além do Brasil ter passado por um processo de Europeização, sendo construídas bibliotecas, universidades.
D) Os portos foram abertos as nações que quiserem comercializar diretamente com o Brasil. Dom João fez isso para acabar com o monopólio do pacto colonial, onde tudo que saia do Brasil ia pra Portugal. Ele acabou com o monopólio já que a família real já estava no Brasil.
• Foi feito com a Grã Bretanha para os produtos britânicos pagarem menos impostos ao entrar no Brasil.
E) Já que a região havia sido invadida pela Espanha, onde Napoleão já havia invadido e colocado seu irmão José Bonaparte lá, sendo essa conquista uma resposta a Napoleão.
F) Foi quando o pessoal de Pernambuco estava irritado pelos altos gastos feitos pela coroa portuguesa para eles mesmo, que culminava nos atrasos salariais em PE. Eles queriam fazer uma revolta separatista com ideias liberalistas e iluministas e impor o governo de república.
G) Foi quando após a derrota de Napoleão, os artistas franceses vieram pra cá pra tentar virar um movimento artista pro Brasil.
PERÍODO JOANINO | Revolução do Porto:
A) O que foi o tratado de Viena (1814)?
B) Qual foi a medida de Dom João após ver o tratado de Viena?
C) O que a elite portuguesa pensava sobre isso? Qual seria a consequência caso a família real não retornasse a Portugal? Em qual estágio de independência o Brasil estava nessa época?
D) Qual foi a medida feita por Dom João? O que ele queria com isso?
A) Ele dizia que Dom João não merecia Portugal por não ter lutado contra Napoleão e ter fugido para o Brasil.
B) Ele elevou o Brasil ao cargo de Reino Unido de Portugal. ,com o Brasil deixando de ser colônia.
C) A elite portuguesa detestou isso, exigindo o retorno da família real para Portugal para fazer a recolonização do Brasil. Caso eles não voltassem, Dom João perderia o cargo Português e o Brasil estava muito próximo de conquistar a independência, assim ou ele ficava e perdia o trono, ou ele ia e o Brasil se tornava independente.
D) Ele deixou seu filho Dom Pedro aqui no Brasil , no intuito de que se ele não conseguisse segurar a Independência , era pra ele fazer a independência para que os reinos continuassem sendo próximo por causa da família.
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL (1822):
A) O que vai ocorrer no período da Regência de Dom Pedro I (1821-1822)?
B) Portugal queria o retorno de Dom Pedro por qual motivo? Após as cartas de Dom João, o que dom Pedro alegou?
C) O que foi o dia do Fico, em janeiro de 1822?
D) Explique o porque se Dom Pedro não fizesse a Independência ele seria morto
E) A elite teve influência no processo? E a classe popular?
F) Qual foi a consequência para o Brasil?
E) Porque era preferível que Dom Pedro fizesse a Independência do que a elite brasileira?
A) Por ainda ter uma elite portuguesa no Brasil, vão ser criados dois partidos: O partido português que queria a recolonização do Brasil e o partido brasileiro que queria a indecência do Brasil.
B) Portugal queria seu retorno já que Dom Pedro era influenciado pelo povo brasileiro a fazer a independência. Após as cartas, que foram uma mudança de opinião de Dom Joao por pressão da corte, Dom João disse que não queria voltar por não querer ter a mesma vida de monarca representativo de Dom João VI.
C) Após Dom Pedro botar na balança que entre ser um monarca absolutista de Portugal e ter grande chance de ser o governante brasileiro, ele começa a viajar por partes brasileiras para ver se o apoio da nação. Tendo o apoio, ele decide ficar no Brasil.
D) Por conta que ele já não tinha mais clima em Portugal por ter escolhido ficar no Brasil, além dos portugueses terem mandado uma carta a sua esposa Leopoldina falando que invadiriam o Brasil para conter a independência, e que se ele fosse contra o povo brasileiro, ele seria perseguido aqui também.
E) A elite foi o sistema para que houvesse a indecência, enquanto não houve participação popular.
F) A independência trouxe mais continuidade do período colonial do que rupturas, na que dom Pedro era português, então eles continuavam sendo privilegiados, e os escravos e a mono cultura exploradora seguiam.
E) Por conta que seria mantido a união colonial e a monarquia.