Hipertensão endócrina Flashcards
De qual órgão advém as causas da hipertensão endócrina?
Da glândula adrenal, que é dividida em córtex (que produz aldosterona, na zona glomerulosa; cortisol, na zona fasciculada; e androgênios, na zona reticulada) e medula adrenal (que produz catecolaminas).
Qual a classificação geral das hipertensões endócrinas?
Primária (essencial) e secundária.
Quais as características gerais da hipertensão endócrina secundária?
Possui um início antes dos 30 anos ou após os 50; e apresenta sinais e sintomas de disfunção tireoidiana.
Qual a tríade clínica presente na hipertensão endócrina secundária?
A tríade clínica do feocromocitoma, que é composta por palpitações, cefaleia e sudorese.
Quais os achados laboratoriais da hipertensão endócrina secundária?
Presença de hematúria, proteinúria, elevação de creatinina e ureia elevada (que sugere nefropatia).
Quais as subclassificações da hipertensão endócrina secundária?
A de causas renais (a exemplo de estenose de artéria renal, glomerulonefrite e IRC); a de hipertensão endócrina (como hipo e hipertireoidismo; Sd. de Cushing, hiperaldesteronismo, hiperparatireoidisimo, feocromocitoma e acromegalia) e a de outras causas (por exemplo, apneia obstrutiva do sono, coarctação da aorta, obesidade, abuso de álcool e medicamentos).
O que é a síndrome de Cushing?
Por definição, é o conjunto de sinais e sintomas decorrentes da secreção aumentada, persistente e inapropriada de cortisol. Nesse caso, há perda dos mecanismos de feedback do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal e perda de secreção circadiana de cortisol.
Qual a diferença entre Sd. de Cushing e doença de Cushing?
A Sd. pode ter causas endógenas e exógenas, enquanto a doença tem apenas causa endógena (que é um adenoma de hipófise produtor de ACTH, responsável por estimular a adrenal para produção de cortisol).
Quais as principais etiologias da Sd. de Cushing?
Exógena (iatrogênica), por uso de corticoide por tempo prolongado; endógena, por ACTH dependente ou independente; e pseudo-Cushing, por HAS, acantose nigricans, obesidade e hipercortisolismo leve que não faz supressão de eixo.
Quais as causas da Sd. de Cushing ACTH-independente?
Adenoma adrenal; carcinoma adrenal; hiperplasia macronodular adrenal; e hiperplasia adrenal nodular primária pigmentada.
O que ocorre na Sd. de Cushing exógena?
Ocorre supressão do eixo hipotálamo-hipófise-drenal, com baixos níveis de ACTH e cortisol, exceto no uso de hidrocortisona, no qual o cortisol fica alto.
Qual o quadro clínico da Sd. de Cushing?
HAS; ostopenia, osteoporose, fraturas patológicas, fraqueza muscular proximal, alterações psiquiátricas, infecções fúngicas, hiperpigmentação, hiperandrogenismo, estrias violáceas maiores que 1cm, fácies cushingoide e pseudo-acantose nigricans.