Glicocorticoides (AIEs - Anti-inflamatórios Esteroidais) Flashcards
Quais as ações dos GC no organismo?
Ações metabólicas (carboidratos, proteínas e lipídeos) e ações reguladoras (através do hipotálamo e adeno hipófise - CV, MEE, inflamação e imunidade - e de mediadores).
Quais as ações metabólicas dos GC?
Carboidratos: redução da captação e utilização da glicose e aumento da gliconeogênese, resultando em tendência a hiperglicemia. Proteínas: aumenta catabolismo e reduz anabolismo. Lipídeos: redistribuição da gordura corporal e efeitos sobre hormônios lipolíticos.
Quais as ações reguladoras CV dos GC?
Reduz vasodilatação e exsudação de líquidos.
Quais as ações reguladoras sobre os MEE dos GC?
Redução da atividade de osteoblastos e de leucócitos.
Quais as ações reguladoras sobre a inflamação e imunidade dos GC?
IA: reduz recrutamento e atividade de leucócitos; IC: reduz atividade de mononucleares, angiogênese e fibrose diminuída (redução da função de fibroblastos); tecido linfoide: redução de expansão clonal de células T e B e redução da ativação de LyTh. Troca da repsosta Th1 para a Th2.
Quais as ações reguladoras dos GC por mediadores?
Redução da produção de muitas citocinas (IL, TNF, …), redução na produção de eicosanoides (prostaglandinas, tromboxano, …), redução na produção de IgG, redução do complemento, aumento na liberação de fatores anti-inflamatórios.
Quais os efeitos gerais reguladores dos GC?
Redução da resposta imunológica inata e adquirida.
Quais os efeitos do GC sobre o cálcio?
Tendem a produzir balanço negativo de cálcio, reduzindo a absorção GI e aumentarem a eliminação renal. Esse processo, juntamente com proteólise da matriz óssea (também estimulada pelos GC), pode causar osteoporose.
Por que o uso de GC profilaticamente antes da realização de enxerto é mais eficaz do que após para evitar rejeição?
Pois após já houve multiplicação clonal das células, fator que os GC inibem.
Quando ocorrem os efeitos adversos do uso de GC exógeno?
Quando são usadas doses altas ou o uso por tempo prolongado.
Quais os principais efeitos adversos dos GC exógenos?
Supressão da resposta a infecções ou lesões, síndrome de Cushing, osteoporose, hiperglicemia (tendência a resistência à insulina), desgaste e fraqueza muscular (efeito catabólico dos GC sobre os MEE), inibição do crescimento em crianças, SNC (euforia, depressão e psicose), glaucoma (em pctes com predisposição genética), aumento da PIC e aumento da incidência da catarata.
Quais as consequências da supressão da resposta a infecções e lesões pelos GC?
Infecções oportunistas tornam-se mais graves e requerem reconhecimento e tto mais precoces, candidíase oral torna-se frequente nos GC inalatórios, cicatrização de lesões prejudicada, úlceras gástricas (aumentam secreção de ácido e diminuem de muco).
Qual a maior consequência da retirada abrupta dos GC após terapia prolongada?
Insuficiência adrenal aguda, pois os GC exógenos exercem efeito de feedback negativo sobre a liberação de CRH e ACTH, dimiuindo os efeitos tróficos sobre a suprarrenal com consequente atrofia desta, não sendo capaz de suprir as necesssidades de GC do organismo nesse estado.
Quais os usos dos GC exógenos?
Reposição em pacientes com doença de Addison, tratamento anti-inflamatório e imunossupressor (asma, eczema, rinite alérgica, estados de hipersensibilidade - reações alérgicas graves -, doenças com componente autoimune e inflamatório - AR, DII, LES, … -, prevenir rejeição de enxerto), doenças neoplásicas e redução de edema cerebral.
Qual a relevância farmacocinética da cortisona e prednisona?
Precisam sofrer metabolismo hepático para serem convertidas em moléculas ativas, que são, respectivamente, a hidrocortisona e a prednisolona