genética do sexo III Flashcards
Cada forma de herança relacionada aos cromossomos sexuais recebe um nome diferente, de acordo com os genes estarem localizados em ambos os cromossomos, apenas no cromossomo X ou apenas no cromossomo Y. O que é Herança Ligada ao sexo?
ps: a quantidade de genes para um determinada característica depende da quantidade de cromossomos X que ele tem:
se for XX=2 genes
se for XY= 1 gene
herança que ocorre com genes exclusivos do cromossomo X, ou seja, localizados na região X-específica; assim como a holândrica, como os homens apresentam apenas um alelo, não se fala em homozigose ou heterozigose, mas em hemizigose
cite exemplo de condições na espécie humana condicionada por genes Ligados ao sexo
- daltonismo
- hemofilia
- distrofia mucular
daltonismo é um exemplo de Herança ligada ao sexo. O que é essa condição e como ela é determinada(se for alelo dominante ou recessivo)?
daltonismo ou cegueira para cores é uma anomalia hereditária causada pela falta de proteínas chamadas fotopsinas(proteínas que percebem a luz) nos cones da retina(neurônios modificados). O daltonismo é determinado por um gene recessivo d, sendo que o alelo dominante D condiciona visão normal.
o daltonismo afeta mais os homens ou as mulheres? o que explica esse fato?
homens!
o daltonismo é uma doença ligada ao sexo, ou seja, o gene que determina essa doença está na região X-específica. Como homens apresentam apenas 1 cromossomo X basta apenas um gene para condicionar daltonismo, enquanto nas mulheres(XX), para terem a anomalia, precisam de dois genes(sendo o caráter recessivo dd)
Um homem com daltonismo casou-se com uma mulher normal e não portadora da doença. O casal teve um filho homem e normal e não portador e uma filha normal e portadora.
Como o filho desse casal é normal se o daltonismo afeta mais os homens?
o filho é normal e não portador pois é X^D Y, ou seja recebe o cromossomo X^D normal da mãe e cromossomo Y do pai.
Entretanto, a filha é normal porque recebe X^D da mãe, mas é portadora porque só pode receber o cromossomo X do pai, que é justamente o cromossomo com o alelo d que condiciona a doença. Lembrando que a doença não se manifesta na filha porque o alelo D é dominante sobre o alelo d
Hemofilia é um exemplo de Herança ligada ao sexo. O que é essa condição e como ela é determinada(se for alelo dominante ou recessivo)?
A condição é causada por um alelos recessivo h. O sangue dos hemofílicos, por falta de determinada substância, demora muito para coagular-se; por causa disso, qualquer ferimento, por pequeno que seja, pode causar hemorragias graves.
a hemofilia afeta mais os homens ou as mulheres? o que explica esse fato?
todas as características que são ligadas ao sexo são recessivo
Na espécie humana, a probabilidade de se encontrar um homem daltônico será de 8%. Qual a probabilidade de se encontrar uma mulher daltônica?
probabilidade de ser daltônico e homem:
P(X^d Y) e P(Y)=P(X^d Y) x P(Y)=8%
em que P(X^d Y) é a probabilidade de encontrar daltonismo na espécie humana e P(Y) é a probabilidade de encontrar, no homem, o cromossomo Y
P(Y)=100%=1
P(X^d Y)=8%
P(X^d) x 1=1x8%=8%
mulher daltônica: P(X^d X^d), ou seja, P(X^d) e P(X^d)= P(X^d) x P(X^d), logo:
P(X^d) x P(X^d)=8/100 x 8/100=64/10000=0,64% é a probabilidade de encontrar uma mulher daltônica=muito muito raro
Um homem daltônico, filho de pais normais, herdou essa característica mais por causa do pai ou por causa da mãe?
homem daltônico: X^d Y
pai normal: X^D Y
mãe normal: X^D X^D ou X^D X^d
se o filho é daltônico, o alelo d tem que ter vindo de um dos pais, como o pai é normal, ele não tem o alelo d, o que quer dizer que ele alelo deve ter vindo da mãe. Além disso, o cromossomo Y dele já veio do pai, o que confirma que o cromossomo X^d veio da mãe:
mãe normal: X^D X^d
Desse jeito, o homem tem o gene daltonismo herdado da mãe→ Um homem daltônico, a “culpa” sempre é da mãe, nunca do pai!
Uma mulher daltônica, herdou essa característica do pai ou da mãe?
mulher daltônica: X^d X^d
um X^d tem que ter vindo do pai, ou seja, o pai tem que ser é daltônico
e o outro X^d tem que ter vindo da mãe
pai: X^d Y=daltônico
mãe: X^D X^d ou X^d ou X^d, ou seja, pode ser normal ou daltônica
Dessa forma, o pai obrigatoriamente tem que ser daltônico e mãe tem que no mínimo portadora do gene→a culpa é dos dois( mas se a mãe fosse X^D X^D ela não teria a doença