FS I Flashcards
Compete à Comissão Intergestores Tripartite - CIT pactuar as etapas do processo e os prazos do planejamento municipal em consonância com os planejamentos estadual e nacional.
ERRADO!
Compete à Comissão Intergestores Bipartite - CIB pactuar as etapas do processo e os prazos do planejamento municipal em consonância com os planejamentos estadual e nacional.
A incorporação, a exclusão e a alteração de novos medicamentos, produtos e procedimentos serão efetuadas mediante a instauração de processo administrativo, a ser concluído em prazo não superior a 90 (noventa) dias corridos.
A incorporação, a exclusão e a alteração de novos medicamentos, produtos e procedimentos serão efetuadas mediante a instauração de processo administrativo, a ser concluído em prazo não superior a 180 (cento e oitenta) dias, contado da data em que foi protocolado o pedido, admitida a sua prorrogação por 90 (noventa) dias corridos, quando as
circunstâncias exigirem.
Qual deve ser a pressão em toda a extensão da rede de distribuição de água para consumo humano?
A rede de distribuição de água para consumo humano deve ser operada sempre com pressão positiva em toda sua extensão.
Em quanto por cento das amostras mensais para análise de coliformes totais nos sistemas de distribuição (reservatório e rede) deve ser realizada a contagem de bactérias heterotróficas?
A contagem de bactérias heterotróficas deve ser realizada em 20% (vinte por cento) das amostras mensais para análise de coliformes totais nos sistemas de distribuição (reservatório e rede).
Qual o limite de contagem de bactérias heterotróficas como parâmetro de avaliação da integridade do sistema de distribuição?
Alterações bruscas ou acima do usual na contagem de bactérias heterotróficas devem ser investigadas para identificação de irregularidade e providências devem ser adotadas para o restabelecimento da integridade do sistema de distribuição (reservatório e rede),
recomendando-se que não se ultrapasse o limite de 500 UFC/mL
Qual o limite máximo de turbidez aos 5% permitidos com valores de turbidez superiores ao VMP (valor máximo permitido)?
Entre os 5% (cinco por cento) dos valores permitidos de turbidez superiores ao VMP para água subterrânea com desinfecção, o limite máximo para qualquer amostra pontual deve ser de 5,0 uT, assegurado, simultaneamente, o atendimento ao VMP de 5,0 uT em toda a extensão do sistema de distribuição (reservatório e rede)
O valor máximo de turbidez permitido de 1,0 uT para água filtrada por filtração rápida (tratamento completo ou filtração direta), assim como o valor máximo permitido de 0,5 uT para água filtrada por filtração lenta, estabelecidos no Anexo 2 do Anexo XX , deverão ser atingidos conforme as metas progressivas.
ERRADO.
O valor máximo permitido de 0,5 uT para água filtrada por filtração rápida (tratamento completo ou filtração direta), assim como o valor máximo permitido de 1,0 uT para água filtrada por filtração lenta, estabelecidos no Anexo 2 do Anexo XX , deverão ser atingidos conforme as metas progressivas.
O atendimento do percentual de aceitação do limite de turbidez, expresso no Anexo 2 do Anexo XX , deve ser verificado mensalmente com base em amostras, preferencialmente no efluente individual de cada unidade de filtração, no mínimo diariamente para desinfecção ou filtração lenta e no mínimo a cada duas horas para filtração rápida.
CERTO.
Quando a média aritmética da concentração de oocistos de Cryptosporidium spp. for maior ou igual a 3,0 oocistos/L no(s) pontos(s) de captação de água, recomenda-se a obtenção de efluente em filtração lenta com valor de turbidez menor ou igual a 0,3 uT em 95% (noventa e cinco por cento) das amostras mensais ou uso de processo de desinfecção que
comprovadamente alcance a mesma eficiência de remoção de oocistos de Cryptosporidium spp.
ERRADO.
Quando a média aritmética da concentração de oocistos de Cryptosporidium spp. for maior ou igual a 3,0 oocistos/L no(s) pontos(s) de captação de água, recomenda-se a obtenção de efluente em filtração RÁPIDA com valor de turbidez menor ou igual a 0,3 uT em 95% (noventa e cinco por cento) das amostras mensais ou uso de processo de desinfecção que
comprovadamente alcance a mesma eficiência de remoção de oocistos de Cryptosporidium spp.
No caso da desinfecção da água com o uso de ozônio, deve ser observado o produto, concentração e tempo de contato (CT) de 0,16 mg.min/L para temperatura média da água igual a 15º C.
CERTO.
No caso da desinfecção da água com o uso de ozônio, deve ser observado o produto, concentração e tempo de contato (CT) de 0,16 mg.min/L para temperatura média da água igual a 15º C.
§ 3º Para valores de temperatura média da água diferentes de 15º C, deve-se proceder aos seguintes cálculos:
I - para valores de temperatura média abaixo de 15ºC: duplicar o valor de CT a cada decréscimo de 10ºC; e
II - para valores de temperatura média acima de 15ºC: dividir por dois o valor de CT a cada acréscimo de 10ºC.
No caso da desinfecção da água por radiação ultravioleta, deve ser observada a dose mínima de 0,16 mg.min/L para 0,5 log de inativação de cisto de Giardia spp.
ERRADOOOO!
No caso da desinfecção da água por radiação ultravioleta, deve ser observada a dose mínima de 1,5 mJ/cm2 para 0,5 log de inativação de cisto de Giardia spp.
No caso da desinfecção da água com o uso de ozônio, deve ser observado o produto, concentração e tempo de contato (CT) de 0,16 mg.min/L para temperatura média da água igual a 15º C.
Não confundir.
Os sistemas de abastecimento e soluções alternativas coletivas de abastecimento de água que utilizam mananciais superficiais devem realizar monitoramento
mensal de Escherichia coli no ponto anterior ao local de desinfecção.
ERRADO!
ATENÇÃO, diferençar os mananciais subterrâneos e superficiais.
Os sistemas de abastecimento e soluções alternativas coletivas de abastecimento de água que utilizam mananciais SUPERFICIAIS devem realizar monitoramento mensal de Escherichia coli no(s) ponto(s) de CAPTAÇÃO de água.
A avaliação da contaminação por Escherichia coli no manancial SUBTERRÂNEO deve ser feita mediante coleta mensal de uma amostra de água em ponto ANTERIOR ao local de DESINFECÇÃO.
É obrigatória a manutenção de, no mínimo, 0,2 mg/L de cloro residual livre ou 2 mg/L de cloro residual combinado ou de 0,2 mg/L de dióxido de cloro em toda a extensão do sistema de distribuição (reservatório e rede).
CERTO.
Os níveis de triagem que conferem potabilidade da água do ponto de vista radiológico são valores de concentração de atividade que não excedem 1 Bq/L para atividade alfa total e 0,5 Bq/L para beta total
ERRADO.
Os níveis de triagem que conferem potabilidade da água do ponto de vista radiológico são valores de concentração de atividade que não excedem 0,5 Bq/L para atividade alfa total e 1Bq/L para beta total
Em qual faixa de pH recomenda-se que a água seja mantida no sistema de distribuição?
Recomenda-se que, no sistema de distribuição, o pH da água seja mantido na faixa de 6,0 a 9,5.
Qual o teor máximo de cloro residual livre recomenda-se em qualquer ponto do sistema de abastecimento?
Recomenda-se que o teor MÁXIMO de cloro residual livre em qualquer ponto do sistema de abastecimento seja de 2 mg/L.
Relembrando:
É obrigatória a manutenção de, no mínimo, 0,2 mg/L de cloro residual livre ou 2 mg/L de cloro residual combinado ou de 0,2 mg/L de dióxido de cloro em toda a extensão do sistema de distribuição (reservatório e rede).
Ao responsável pelo fornecimento de água para consumo humano por veículo transportador o teor mínimo de cloro residual livre é de 0,5mg/L.
As concentrações de ferro e manganês na água não podem ultrapassar 2,4 e 0,4 mg/L, respectivamente.
CERTO
Em complementação ao monitoramento do Anexo 11 do Anexo XX , recomenda-se a análise de clorofila-a no manancial, com frequência semanal, como indicador de potencial aumento da densidade de cianotoxinas.
ERRADO.
Em complementação ao monitoramento do Anexo 11 do Anexo XX , recomenda-se a análise de clorofila-a no manancial, com frequência SEMANAL, como indicador de potencial aumento da densidade de»_space;>CIANOBACTERIAS<
Quando a densidade de cianobactérias exceder 20.000 células/ml, deve-se realizar análise de clorofila-a na água do manancial, no ponto de captação, com frequência semanal.
ERRADO.
Quando a densidade de cianobactérias exceder 20.000 células/ml, deve-se realizar análise de CIANOTOXINAS na água do manancial, no ponto de captação, com frequência semanal.
Relembrando, já é recomendada a análise semanal de clorofila-a do manancial como indicador de potencial aumento de densidade de cianobactérias.
Em função dos riscos à saúde associados às cianotoxinas, é vedado o uso de algicidas para o controle do crescimento de microalgas e cianobactérias no manancial de abastecimento ou qualquer intervenção que provoque a lise das células.
CERTO.
As autoridades ambientais e de recursos hídricos definirão a regulamentação das
excepcionalidades sobre o uso de algicidas nos cursos d’água superficiais.
O padrão de ciatoxinas da água para consumo humano é de 3,0µg/L para microcistinas e 1,0µg/L para saxitoxinas.
ERRADO.
O padrão de ciatoxinas da água para consumo humano é de 1,0µg/L para microcistinas e 3,0µg/L para saxitoxinas.
O padrão de radioatividade da água para consumo humano é de 1Bq/L para Rádio-226 e 0,1Bq/L para Rádio-228.
CERTO
A frequência de monitoramento de cianobactérias no manancial de abastecimento de água é mensal para > 10.000
ERRADO.
É MENSAL para £ 10.000
e SEMANAL para > 10.000
A EC nº 95 de 2006 estabelece para cada exercício, limites individualizados para as
despesas primárias:
I - do Poder Executivo; e
II - do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça, do Conselho Nacional de
Justiça, da Justiça do Trabalho, da Justiça Federal, da Justiça Militar da União, da Justiça
Eleitoral e da Justiça do Distrito Federal e Territórios, no âmbito do Poder Judiciário; apenas
ERRADO.
Assertiva imcompleta.
A EC nº 95 de 2006 estabelece para cada exercício, limites individualizados para as
despesas primárias:
I - do Poder Executivo;
II - do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça, do Conselho Nacional de
Justiça, da Justiça do Trabalho, da Justiça Federal, da Justiça Militar da União, da Justiça
Eleitoral e da Justiça do Distrito Federal e Territórios, no âmbito do Poder Judiciário;
III - do Senado Federal, da Câmara dos Deputados e do Tribunal de Contas da União, no
âmbito do Poder Legislativo;
IV - do Ministério Público da União e do Conselho Nacional do Ministério Público; e
V - da Defensoria Pública da União.