Formas Farmacêuticas Flashcards
As formas farmacêuticas podem ser divididas em quais grupos?
Líquidas
Sólidas
Semissólidas
O que é forma farmacêutica?
Estado final de apresentação dos princípios ativos farmacêuticos após uma ou mais operações farmacêuticas executadas com a adição ou não de excipientes apropriados a fim de facilitar a sua utilização e obter o efeito terapêutico desejado, com características apropriadas a uma determinada via de administração.
O que é a cápsula?
Forma farmacêutica sólida em que o princípio ativo e os excipientes estão contidos em um invólucro solúvel duro ou mole, de formatos e tamanhos variados, usualmente, contendo uma dose única do princípio ativo. Normalmente é formada de gelatina, mas pode, também, ser de amido ou de outras substâncias.
Qual a abreviatura da cápsula?
Cap.
Qual a abreviatura de comprimido?
Cp.
É a forma farmacêutica sólida contendo uma dose única de um ou mais princípios ativos, com ou sem excipientes, obtida pela compressão de volumes uniformes de partículas. Pode ser de uma ampla variedade de tamanhos, formatos, apresentar marcações na superfície e ser revestido ou não.
Qual a forma farmacêutica?
Comprimido
Qual a função do dióxido de silício em um comprimido?
Fluidificante
Qual a função do álcool polivinílico em um comprimido?
Revestir um comprimido
Qual a função da hidroximetilcelulose em um comprimido?
Revestir o comprimido
Qual a função do PVP em um comprimido?
Revestir o comprimido
Qual a função do dióxido de titânio em um comprimido?
Corante
Forma farmacêutica semissólida que consiste de um emulsão, formada por uma fase lipofílica e uma fase hidrofílica. Contém um ou mais princípios ativos dissolvidos ou dispersos em uma base apropriada e é utilizada, normalmente, para aplicação externa na pele ou nas membranas mucosas.
Qual a forma farmacêutica?
Creme
O que é utilizado para emulsificar os cremes?
Tensoativos ou emulgentes
Se a fase interna na mistura é aquosa e a externa é oleosa, se tem uma emulsão de que tipo?
Água em óleo
Se a fase interna na mistura é oleosa e a externa é aquosa, se tem uma emulsão de que tipo?
Óleo em água
Comprimidos revestidos com camadas constituídas por misturas de substâncias diversas, como resinas, naturais ou sintéticas, gomas, gelatinas, materiais inativos e insolúveis, açúcares, plastificantes, polióis, ceras, corantes autorizados e, às vezes, aromatizantes e princípios ativos.
Se refere a qual forma farmacêutica?
Drágea
Qual o nome do processo de finalização para obtenção de uma drágea?
Polimento
Preparação farmacêutica, líquida, límpida, hidroalcoólica, de sabor adocicado, agradável, apresentando teor alcoólico na faixa de 20% a 50%.
Qual a forma farmacêutica?
Elixir
Preparação alcoólica ou hidroalcoólica resultante de extração de drogas vegetais ou animais ou da diluição dos respectivos extratos. É classificada em simples e composta, conforme preparada com uma ou mais matérias-primas.
Qual a forma farmacêutica?
Tintura
Forma farmacêutica semissólida para aplicação externa. Consiste de uma base adesiva contendo um ou mais princípios ativos distribuídos em uma camada uniforme num suporte apropriado feito de material sintético ou natural. Destinada a manter o princípio ativo em contato com a pele atuando como protetor ou como agente queratolítico
Emplastro
Forma farmacêutica líquida de um ou mais princípios ativos que consiste de um sistema de duas fases que envolvem pelo menos dois líquidos imiscíveis e na qual um líquido é disperso na forma de pequenas gotas (fase interna ou dispersa) através do outro líquido (fase externa ou contínua). Normalmente é estabilidade por meio de um ou mais agentes emulsificantes.
Qual a forma farmacêutica?
Emulsão
Quais os sinônimos do tensoativo?
Emulgente
Emulsificante
Preparação de consistência líquida, sólida ou intermediária, obtida a partir de matéria animal ou vegetal. O material utilizado na preparação de extratos pode sofrer tratamento preliminar, tais como, inativação de enzimas, moagem ou desengorduramento.
Qual a forma farmacêutica?
Extrato
A cápsula é sólida, semissólida ou líquida?
Sólida
O comprimido é sólido, semissólido ou líquido?
Sólido
A drágea é sólida, semissólida ou líquida?
SÓLIDA
O pó é sólido, semissólido ou líquido?
Sólido
O granulado é sólido, semissólido ou líquido?
Sólido
O extrato é sólido, semissólido ou líquido?
Pode ser os três
A pastilha é sólida, semissólida ou líquida?
Sólida
O óvulo é sólido, semissólido ou líquido?
Sólido
O supositório é sólido, semissólido ou líquido?
Sólido
O creme é sólido, semissólido ou líquido?
Semissólido
O emplastro é sólido, semissólido ou líquido?
Semissólido
O gel é sólido, semissólido ou líquido?
Semissólido
A pasta é sólido, semissólido ou líquido?
Semissólida
A pomada é sólido, semissólido ou líquido?
Semissólida
O colírio é sólido, semissólido ou líquido?
Líquido
A emulsão é sólido, semissólido ou líquido?
Líquido
O elixir é sólido, semissólido ou líquido?
Líquido
O espírito é sólido, semissólido ou líquido?
Líquido
A loção é sólido, semissólido ou líquido?
Líquido
A solução é sólido, semissólido ou líquido?
Líquido
A suspensão é sólido, semissólido ou líquido?
Líquido
O xarope é sólido, semissólido ou líquido?
Líquido
A tintura é sólido, semissólido ou líquido?
Líquido
Forma farmacêutica semissólida, para aplicação na pele ou em membranas mucosas, que consiste da solução ou dispersão de um ou mais princípios ativos em baixas proporções em uma base adequada usualmente não aquosa.
Qual a forma farmacêutica?
Pomada
Pomada contendo grande qualidade de sólidos em dispersão (pelo menos 25%). Devendo atender as especificações estabelecidas para as pomadas.
Qual a forma farmacêutica?
Pasta
Cápsula que consiste de duas seções cilíndricas pré-fabricadas (corpo e tampa) que se encaixam e cujas extremidades são arredondadas. É tipicamente preenchida com princípios ativos e excipientes na forma sólida. Normalmente é formada de gelatina, mas pode também ser de outras substâncias.
Qual a forma farmacêutica?
Cápsula Dura
Qual a diferença entre a liberação retardada e a liberação prolongada?
Liberação Retardada: a liberação do fármaco ocorre em algum momento, após decorrido certo período de tempo da administração.
Liberação Prolongada: a liberação do fármaco se mantém por um período de tempo mais prolongada após a administração, reduzindo, assim, a frequência de administração.
Como seria um gráfico comparando uma liberação imediata de uma liberação prolongada?
Liberação imediata seria tipo um montanha mais íngreme e a liberação prolongada seria tipo um monte mais largo.
O que é a liberação convencional?
Tipo de liberação de formas farmacêuticas que não são modificadas intencionalmente por um desenho de formulação especial e/ou método de fabricação.
O que é liberação paramétrica?
Liberação de carga ou lotes de produtos submetidos à esterilização terminal, por meio de cumprimento de parâmetros críticos do processo de esterilização, sem a necessidade de realização do teste de esteridade.
Tipo de liberação modificada que possibilita pelo menos uma redução da frequência de dose quando comparada com o medicamento apresentado na forma de liberação convencional. É obtida por meio de um desenho de formulação especial e/ou método de fabricação.
Se refere a que conceito?
Liberação Prolongada
É o tipo de liberação modificada que apresenta uma liberação retardada do princípio ativo. A liberação é obtida por meio de um desenho de formulação especial e/ou método de fabricação. As preparações gastrorresistentes são consideradas formas de liberação retardada, pois são destinadas a resistir ao fluido gástrico e liberar o princípio ativo no fluido intestinal.
Se refere a qual conceito?
Liberação Retardada
Constituída de um invólucro de gelatina, de vários formatos, mais maleável do que o das cápsulas duras. Normalmente são preenchidas com conteúdos líquidos ou semissólidos, mas podem ser preenchidas também com pós e outros sólidos secos.
Qual a forma farmacêutica?
Cápsula Mole
Quais as vantagens das formas farmacêuticas de liberação controlada?
Melhor adesão do paciente
Manutenção de níveis sanguíneos do fármaco
Redução dos efeitos colaterais
Qual a principal desvantagem das formas farmacêuticas de liberação controlada?
Custo alto
Comprimido que contém adição de ingredientes ativos, substâncias ácidas e carbonatos ou bicarbonatos, os quais liberam dióxido de carbono quando o comprimido é disperso em água.
Comprimidos enfervescentes
Comprimido que se desintegra ou dissolve, rapidamente, quando colocado sobre a língua.
Qual a forma farmacêutica?
Comprimido orodispersível
Comprimido que é dissolvido em água para a preparação de colutório , que é um líquido destinado ao enxágue bucal de ação sobre as gengivas e as mucosas da boca e da garganta. Não deve ser deglutido.
Qual a forma farmacêutica?
Colutório
Comprimido que possui 1 ou mais finas de revestimento, normalmente, poliméricas para proteger o fármaco da umidade ou do ar; para fármacos com odor e sabor desagradável, para melhorar a aparência de comprimidos, ou para alguma outra propriedade que não seja a de alterar a velocidade ou extensão de liberação do princípio ativo.
Qual a forma farmacêutica?
Comprimido revestido
Emulsão embalada sob pressão contenro um gás propelente
Qual a forma farmacêutica?
Emulsão propelente
Forma farmacêutica líquida alcoolica ou hidroalcoolica, contendo princípios aromáticos medicamentosos e classificados em simples ou compostos. São obtidos pela dissolução de substâncias aromáticas em álcool etílico, geralmente na proporção de 5%.
Qual a forma farmacêutica?
Espíritos
Forma farmacêutica semissólida com um ou mais princípios ativos que contém um gel gelificante para fornecer firmeza a uma solução ou dispersão coloidal e pode conter partículas suspensas.
Qual a forma farmacêutica?
Gel
Um sistema no qual partículas de dimensão coloidal -tipicamente ente 1nm e 1mm- são distribuídas uniformemente através do líquido.
Qual a forma farmacêutica?
Dispersão coloidal
Qual o componente muito utilizado para a formação do gel?
Tetralamina
Gel que consiste usualmente de parafina líquida com polietileno ou óleos gordurosos com a coloidal ou sabões de alumínio ou zinco.
Qual a forma farmacêutica?
Gel Hidrofóbico
Gel resultante de preparação obtida pela incorporação de agentes gelificante- tragacanta, amido, derivados da celulose , polímeros carboxivilínicos e salicilatos duplos de magnésio e alumínio à água, glicerol e propilenoglicol.
Qual a forma farmacêutica?
Gel lipofílico
É o comprimido destinado a ser dissolvido na água antes da administração. A preparação produzida pode ser levemente leitosa devido aos excipientes utilizados na fabricação dos comprimidos.
Qual a forma farmacêutica?
Comprimido para solução
É a emulsão embalada sob pressão contendo um gás propelente e ingredientes terapeuticamente ativos que são liberados após a ativação de um sistema apropriado de válvulas.
Qual a forma farmacêutica?
Emulsão aerossol
É a emulsão destinada à administração na forma de gotas.
Qual a forma farmacêutica?
Emulsão gotas
É a emulsão estéril.
Qual a forma farmacêutica?
Emulsão injetável
É a emulsão estéril com água como a fase continua, normalmente, isotônica com o sangue e utilizado principalmente para administração em grande volume.
Qual a forma farmacêutica?
Emulsão para infusão
É a emulsão administrada na forma de líquido finamente dividido por um jato de ar ou vapor.
Qual a forma farmacêutica?
Emulsão spray
É a forma farmacêutica sólida que se apresenta sob a forma de pequenas esferas constituída sacarose ou de mistura de sacarose e lactose. São impregnadas pela potência desejada e com álcool acima de 70%.
Qual a forma farmacêutica?
Glóbulo
É a forma farmacêutica sólida de dose única contendo um ou mais princípios ativos, que consiste de material plástico insolúvel, doce e saboroso. Quando mastigado, libera o princípio ativo.
Qual a forma farmacêutica?
Goma de mascar
É a forma farmacêutica sólida contendo uma dose única de um ou mais princípios ativos, com ou excipientes. Consiste de agregados sólidos e secos de volumes uniformes de partículas de resistentes ao manuseio.
Qual a forma farmacêutica?
Granulado
É o granulado contendo, em adição aos ingredientes ativos, substâncias ácidas e carbonato bicarbonatos, os quais liberam dióxido de carbono quando o granulado é dissolvido em água destinado a ser dissolvido ou disperso em água antes da administração.
Qual a forma farmacêutica?
Granulado efervescente
É a preparação estéril destinada à administração parenteral. Apresenta-se como solução, suspensas ou emulsão.
Qual a forma farmacêutica?
Injetável
São produtos para usos externos, destinados à prevenção e ao controle dos insetos, em
habitações, recintos e lugares de uso público e suas cercanias.
Qual a forma farmacêutica?
Inseticidas
Proteína que afeta o metabolismo da glicose. Ela é obtida do pâncreas de bovinos e suínos saudáveis, ou ambos, utilizados como alimento pelos humanos.
Se refere ao que?
Insulina
É a preparação líquida aquosa ou hidroalcoólica, com viscosidade variável, para aplicação na pele, incluindo o couro cabeludo. Pode ser solução, emulsão ou suspensão contendo um ou mais princípios ativos ou adjuvantes.
Qual a forma farmacêutica?
Loção
É a forma farmacêutica sólida, de dose única, contendo um ou mais princípios ativos dispersos ou dissolvidos em uma base adequada que tem vários formatos, usualmente, ovoide. Fundem na temperatura do corpo.
Qual a forma farmacêutica?
Óvulo
É a forma farmacêutica sólida que contém um ou mais princípios ativos, usualmente, em uma base adocicada e com sabor. É utilizada para dissolução ou desintegração lenta na boca. Pode ser preparada por modelagem ou por compressão.
Qual a forma farmacêutica?
Pastilha
É a forma farmacêutica sólida contendo um ou mais princípios ativos secos e com tamanho de partícula reduzido, com ou sem excipientes.
Qual a forma farmacêutica?
Pó
Forma farmacêutica sólida, seca e finamente dividida.
Se refere a qual forma farmacêutica?
PÓ
Pó embalado sob pressão contendo um gás propelente e ingredientes terapeuticamente ativos que são liberados após a ativação de um sistema apropriado de válvulas.
Se refere a qual forma farmacêutica?
Pó aerossol
Pó contendo, em adição aos ingredientes ativos, substâncias ácidas
e carbonatos ou bicarbonatos, os quais liberam dióxido de carbono quando o pó é dissolvido
em água.
Se refere a qual forma farmacêutica?
Pó efervescente
Forma farmacêutica sólida de vários tamanhos e formatos adaptados para introdução no orifício retal, vaginal ou uretral do corpo humano, contendo um ou mais princípios ativos dissolvidos numa base adequada. Eles, usualmente, se fundem, derretem ou dissolvem na temperatura do corpo.
Qual a forma farmacêutica?
Supositório
Forma farmacêutica líquida que contém partículas sólidas dispersas em
um veículo líquido, no qual as partículas não são solúveis
Qual a forma farmacêutica?
Suspensão
Forma farmacêutica obtida por dispersão se refere a qual forma?
Preparação de suspensão, gel, pomadas
Solução oral caracterizada pela alta viscosidade, conferida pela presença
de sacarose ou outros açúcares ou outros agentes espessantes e edulcorantes na sua composição.
Qual a forma farmacêutica?
Xaropes
O xarope é composto de 80% de sacarose?
Na farmacopeia antiga se adotava esse conceito.
Qual a diferença entre equivalência farmacêutica e bioequivalência?
Equivalência farmacêutica: resultados iguais em bancada
Bioequivalência: equivalência no organismo.