Fisiologia e Anatomia Renal Flashcards
Learn the basis of nefrology tô understand the pathologies that affect the kidney
Funções dos rins
Excreção de escórias nitrogenadas
Funções metabolicas e endocrinas
Controle do equilíbrio hidroeletrolitico e acidobasico
Componentes do parênquima renal
Cortex (periférico)
Medula (pirâmides de Malphigi + colunas de Bertin = lobo renal)
Constituintes do Nefron
Corpúsculo de Malphigi (capilares glomerulares + cápsula de bowman) Sistema tubular (túbulo contorcido proximal, alça de Henle, túbulo contorcido distal e túbulo coletor)
Membrana Glomerulo-capilar, constituição?
Endotélio sinusoidal fenestrado
Membrana basal
Fendas de filtração dos podocitos
Mesangio o que é e quais as funções?
Tecido conjuntivo de sustentação localizado entre as alças capilares podendo também ser encontrado entre a membrana basal e as células endoteliais.
Além de fornecer sustentação atua eliminando resíduos aprisionados no intestino glomerular durante o processo de filtração.
Aparelho justaglomerular o que é e qual a principal função?
MÁCULA DENSA (Modificação da parede do túbulo contorcido distal na região em que se aproxima da arteríola aferente)
Células Justaglomerulares (Conjunto de células musculares lisas modificadas localizadas na camada média da arteríola aferente na região em que se aproxima do túbulo contorcido distal)
Participa no feedback tubulo-glomerular.
Suprimento arterial efetivo do parênquima renal?
Artéria renal –> artérias interlobares –> artérias arciformes (na base das pirâmides) –> artérias interlobulares –> artériolas aferentes –> glomerulo –> arteriolas eferentes –> vasos retos
Primeira região renal lesada na hipovolemia?
Medula (vascularização escassa) -mais especificamente a papila-
Taxa de filtração glomerular, o que representa, qual o valor normal e o que altera?
Função renal
80-120 ml/min (quase 99% do conteúdo do ultrafiltrado glomerular e reabsorvido nos túbulos)
Volemia (choque), condições que alterem os sistemas de regulação da TFG fisiologicos, aumento/diminuição da pressão hidrostática do sistema tubular, aumento/diminuição da TA, alterações na pressão oncótica do plasma sanguíneo.
Quais eventos envolvidos no processamento do filtrado glomerular para formar urina?
Reabsorção Tubular (a composição da membrana tubular muda no que tange a membrana celular das células de revestimento do túbulo a depender da região considerada)
Secreção Tubular - Passagem direta de alguns eletrólitos (potássio e hidrogênio) e ácido úrico dos capilares para o Lumen tubular.
Formação do filtrado glomerular nos corpúsculos de Malpighi, elementos condicionantes
Pressão hidrostática capilar
Pressão oncótica plasmática
Pressão hidrostática tubular
Pressão do interstício renal
Mecanismos de autorregulacao da TFG e do fluxo sanguíneo renal
Entre 80-200 mmHg de TAM –> Adaptação do tônus da arteriola aferente. Aumento de TA = vasoconstrição; redução de TA = vasodilatação (dependente também da liberação de PGE2, cininas e óxido nítrico). Nessa faixa de TA é necessário o estímulo de receptores de estiramento para a resposta adaptativa.
Vasoconstrição da arteriola eferente - resposta a liberação de Angiotensina II, ocorre no baixo fluxo renal. Estímulo de células Justaglomerulares a produzir Renina que transforma angiotensinogenio em Angiotensina I convertida em Angiotensina II no pulmão.
Feedback tubulo-glomerular - Ocorre em função do volume de fluxo do fluido tubular no túbulo contorcido distal. Depende da reabsorção do íon cloreto nesse segmento, pelas células da mácula densa. Se há redução na TFG menos NaCl chega ao TCD e assim o feedback tubulo-glomerular promove vasodilatação da arteriola aferente. Se mais NaCl chega a essa região há estímulo à vasoconstrição da arteriola aferente.
Retenção Hidrossalina e Natriurese - a formação de Angiotensina II em resposta a hipoperfusão renal estimula em paralelo também a secreção de aldosterona pelas glândulas suprarrenais, que estimulam a retenção de sódio e água pelos túbulos renais. Ja nos Estados hipervolemicos há inibição do SRAA, que junto a liberação de peptídeo natriuretico atrial induz a Natriurese e redução de Volemia.