Fisiologia do hipotálamo endócrino e hipófise (P2) Flashcards

1
Q

1) Quais os hormônios sintetizados pelo hipotálamo endócrino e quais
as suas respectivas ações biológicas.

A

HORMÔNIOS DE LIBERAÇÃO
TRH
HORMÔNIOS DE INIBIÇÃO GHIH, PIH/dopamina (inibe Prolactina)
HORMÔNIOS ARMAZENADOS NA HIPÓFISE Ocitocina, AD, CRH, GHRH, GnRH, PRHH

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

2) Como os hormônios hipotalâmicos chegam na hipófise.

A

2) Como os hormônios hipotalâmicos chegam na hipófise.
O hormônio é armazenado nos grânulos secretores, ligados à membrana, para posterior liberação. Quando a adenohipófise é estimulada pelo hormônio hipotalâmico de liberação ou de inibição da liberação (p. ex., tireotrofos são estimulados pelo TRH para secretar TSH), ocorre exocitose dos grânulos secretores; o hormônio da adenohipófise (p. ex., TSH) entra no sangue capilar e é distribuído pela circulação sistêmica para o tecido-alvo (p. ex., glândula tireoide).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

3) Quais as ações biológicas do GH.

A

3) Quais as ações biológicas do GH.
Diferenciação e Crescimento celular, Aumento mitoses, Síntese proteica,
Mobilização de ácidos graxos do tecido adiposo, com liberação no plasma;
Aumento da utilização de ácidos graxos e diminuição na utilização de glicose como fonte de energia; Gliconeogênese hepática,
Estimula a secreção de insulina pancreática; Resistência periférica à ação da insulina,
Aumenta concentração plasmática de glicose (efeito diabetogênico).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

4) O que é IGF I ou somatomedina C.

A

4) O que é IGF I ou somatomedina C.
Somatomedinas, que são subprodutos da ação do hormônio do crescimento nos tecidos-alvo, inibem a secreção do hormônio do crescimento, pela adenohipófise

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

5) Quais as principais patologias relacionadas ao GH e IGF-I. Expliqueas.

A

5) Quais as principais patologias relacionadas ao GH e IGF-I. Explique-as.
Nanismo (Hipofisário e Acondroplasia) 2) Gigantismo e Acromegalia.
A deficiência do hormônio do crescimento, em crianças, resulta na falha no crescimento, baixa estatura, obesidade branda e puberdade tardia. As causas da deficiência do hormônio do crescimento incluem defeitos em cada etapa do eixo hipotálamo-adenohipófise-tecido-alvo: redução da secreção do GHRH, decorrente de disfunção hipotalâmica, deficiências primárias da secreção do hormônio do crescimento pela adenohipófise, falha em gerar somatomedinas no fígado e deficiência de hormônio do crescimento ou receptores de somatomedina nos tecidos-alvo (resistência ao hormônio do crescimento). A deficiência do hormônio de crescimento em crianças é tratada com reposição de hormônio de crescimento humano.
O excesso de hormônio do crescimento provoca acromegalia e, muito frequentemente, é decorrente de adenoma hipofisário secretor de hormônio do crescimento. As consequências do excesso de hormônio do crescimento diferem, dependendo se o excesso ocorrer antes ou depois da puberdade. Antes da puberdade, os níveis excessivos do hormônio do crescimento causam gigantismo (aumento do crescimento linear), devido à estimulação hormonal intensa das placas epifisárias. Após a puberdade, quando o crescimento linear está completo e não pode mais ser influenciado, os níveis de excesso de hormônio do crescimento causam aumento do crescimento ósseo do periósteo, aumento do tamanho dos órgãos, aumento do tamanho das mãos e dos pés, aumento da língua, embrutecimento das características faciais, resistência à insulina e intolerância à glicose. Condições com excesso de secreção do hormônio do crescimento são tratadas com análogos da somatostatina (p. ex., octreotida), que, como a somatostatina endógena, inibe a secreção do hormônio do crescimento pela adenohipófise.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

6) Explique o mecanismo fisiológico de secreção e as ações biológicas da prolactina, ocitocina e ADH.

A

6) Explique o mecanismo fisiológico de secreção e as ações biológicas da prolactina, ocitocina e ADH.
Durante a gravidez e a lactação, os níveis sanguíneos de prolactina aumentam, em consonância com o papel do hormônio no desenvolvimento das mamas e lactogênese (produção de leite).
Existem duas vias reguladoras do hipotálamo, uma inibitória (via dopamina, que atua diminuindo os níveis de AMPc) e outra estimulante (via TRH).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

7) O que é o panhipopituitarismo e quais as suas principais causas

A

7) O que é o panhipopituitarismo e quais as suas principais causas
https://www.medicinanet.com.br/conteudos/revisoes/7289/pan_hipopituitarismo.htm
O hipopituitarismo é a deficiência de um ou mais hormônios hipofisários. A glândula pituitária ou hipófise possui dois lobos. Dentro do lobo anterior, seis hormônios são produzidos: hormônio do crescimento (GH), gonadotrofinas, como o hormônio folículo estimulante (FSH) e hormônio luteinizante (LH), hormônio adrenocorticotrópico (ACTH), hormônio estimulante da tireoide (TSH) e prolactina (PRL). O lobo posterior da hipófise contém dois hormônios, a oxitocina e o hormônio antidiurético (ADH), este último produzido nos núcleos supra-óptico e paraventricular do hipotálamo e transportados através da haste hipofisária para serem armazenados e liberados no lobo posterior. As deficiências hipofisárias costumam ocorrer nesta ordem de aparecimento frequência: GH (deficiência de GH ocorre em quase 100% dos pacientes), posteriormente sendo afetado o setor gonadotrófico (96% dos casos) com alteração do LH/FSH, na sequencia o setor tireotrófico é afetado (provoca sintomas se associados à compressão do quiasma e vias ópticas ou se interfere com a função da hipófise normal adjacente). Logo, a maioria dos tumores nãosecretores sintomáticos é composta por macroadenomas (> 10 mm), alguns dos quais podem apresentam importante crescimento suprasselar e invasão de estruturas vizinhas, pacientes com alteração do TSH e por último alterando o setor corticotrófico ou do ACTH (em 62% dos casos).
Em adultos, a causa mais comum de hipopituitarismo é um adenoma da hipófise ou tratamento com cirurgia hipofisária ou radioterapia. O perfil de deficiências hormonais hipofisários varia dependendo do local dentro do eixo hipotálamo-hipofisário e a natureza do processo patológico subjacente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly