Equilíbrio ácido básico Flashcards
Por que é essencial que a concentração de hidrogênio no corpo seja regulada?
A regulação precisa do H+ é essencial, pois as atividades de quase todos os sistemas de enzimas no corpo são influenciadas pela concentração de H+. Portanto, variações da concentração de H+ alteram, praticamente, todas as funções celulares e corporais.
O que é um íon de hidrogênio?
O íon hidrogênio é próton único livre, liberado do átomo de hidrogênio. Moléculas contendo átomos de hidrogênio que podem liberar íons hidrogênio são conhecidas como ácidos.
Qual o conceito de ácido e base pela teórica de Bronsted- Lowry?
Ácido de Bronsted-Lowry – é toda a espécie química que doa 1 próton.
Base de Bronsted-Lowry – é toda a espécie química que recebe 1 próton.
O que é alcalose e acidose?
O termo alcalose refere-se à remoção excessiva de H+ dos líquidos corporais, em contraste com a adição excessiva de H+, conhecida como acidose.
O que é pH e qual é a sua fórmula?
pH significa “potencial Hidrogeniônico”, uma escala logarítmica que mede o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma determinada solução. O pH está relacionado com a concentração real de H+ pela seguinte fórmula (concentração de H+ [H+] expressa em equivalentes por litro): PH =l°gj^T| =-l°g[H+ ]
O que corresponde a um pH alto e baixo?
A partir dessa fórmula, é possível concluir que o pH é relacionado inversamente à concentração de H+; portanto, o pH baixo corresponde à concentração de H+ elevada, e o pH alto corresponde à concentração de H+ baixa. (adotando-se como parâmetro de neutralidade o valor 7.
Qual é o pH normal no sangue? Quando há acidose ou alcalose?
O pH normal do sangue arterial é de 7,4, enquanto o pH do sangue venoso e dos líquidos intersticiais é de cerca de 7,35, devido às quantidades extras de dióxido de carbono (CO.,) liberadas pelos tecidos para formar H2C03 nesses líquidos. Sendo o pH normal do sangue arterial de 7,4, considera-se que uma pessoa apresente acidose quando o pH cai abaixo deste valor, e que a pessoa apresente alcalose quando o pH está acima de 7,4. O limite mínimo de pH no qual a pessoa pode viver, por poucas horas, está em torno de 6,8, e o limite superior, em torno de 8,0.
Quais são os três principais sistemas que regulam a concentração de íons hidrogênio em líquidos orgânicos?
os sistemas-tampão químicos acidobásicos dos líquidos corporais que se combinam, imediatamente, com ácido ou base para evitar alterações excessivas da concentração de H+; lic e lec
o centro respiratório, que regula a remoção de CO,2 (e, portanto, de H2C03) do líquido extracelular; e
os rins, que podem excretar tanto urina ácida como alcalina, reajustando a concentração de H+ no líquido extracelular para níveis normais, durante a acidose ou a alcalose
Como o sistema respiratório e os rins funcionam para regular os íons hidrogênio?
A segunda linha de defesa, o sistema respiratório, age em questão de minutos eliminando o CO., e, portanto, H2C03 do corpo. Embora a resposta dos rins seja relativamente mais lenta, se comparada com as outras defesas, durante período de horas a vários dias, eles são, sem dúvida, os sistemas reguladores acidobásicos mais potentes.
A segunda linha de defesa contra os distúrbios acidobásicos é o controle da concentração de CO2 no líquido extracelular pelos pulmões. Aumento da ventilação elimina o CO,2 do líquido extracelular que, por ação das massas, reduz a concentração de H+. Em contrapartida, menor ventilação aumenta o C02, também elevando a concentração de H+ no líquido extracelular.
Os rins controlam o balanço ácido básico ao excretar urina ácida ou básica. A excreção de urina ácida reduz a quantidade de ácido no líquido extracelular, enquanto a excreção de urina básica remove base do líquido extracelular
O que é chamado de solução tampão?
Uma solução cujos constituintes são capazes de evitar grandes variações de pH quando a ela são adicionados ácidos ou bases, promovendo a estabilidade.
Qual a importância do tampão fosfato ?
Embora o sistema-tampão fosfato não seja importante como tampão do líquido extracelular, ele tem papel importante no tamponamento do líquido tubular renal e dos líquidos intracelulares.
o tampão fosfato é especialmente importante nos líquidos tubulares dos rins por duas razões: (1) o fosfato geralmente fica muito concentrado nos túbulos, aumentando assim o poder de tamponamento do sistema fosfato e;
(2) o líquido tubular geralmente tem pH consideravelmente menor do que o líquido extracelular, fazendo com que a faixa operacional do tampão fique próxima do pK (6,8) do sistema.
O sistema-tampão fosfato é também importante no tamponamento do líquido intracelular, porque a concentração de fosfato nesse líquido é bem maior que no líquido extracelular. Além disso, o pH do líquido intracelular é mais baixo que o do líquido extracelular, e portanto mais próximo do pK do sistema-tampão fosfato comparado com o do líquido extracelular.
Qual a importância das proteínas como tampões?
Aproximadamente 60% a 70% do tamponamento químico total dos líquidos corporais se dá no interior das células e, grande parte, resulta das proteínas intracelulares. Entretanto, exceto no caso das hemácias, a lentidão com que H+ e HC03“ se movem através das membranas celulares retarda, muitas vezes por muitas horas, a capacidade máxima de as proteínas tamponarem anormalidades ácido básicas extracelulares. Além das concentrações elevadas de proteínas nas células, outro fator que contribui para seu poder de tamponamento é o fato de os pKs de muitos desses sistemas de proteínas serem bem próximos ao pH intracelular
Por que razão o sistema tampão de bicarbonato é o tampão extracelular mais importante?
A despeito dessas características, o sistema-tampão bicarbonato é o tampão extracelular mais potente no corpo. Esse paradoxo aparente se deve principalmente ao fato de que os dois elementos do sistema-tampão, HC03~ e C02, são regulados, respectivamente, pelos rins e pelos pulmões, como discutiremos adiante. Como resultado dessa regulação, o pH do líquido extracelular pode ser controlado precisamente pela intensidade relativa da remoção e da adição de HC03“ pelos rins, e pela intensidade de remoção de C02 pelos pulmões.
A concentração de bicarbonato no sangue é muito alta (24 mmol/litro) e, o ácido carbÔnico é volátil, sendo dissociado em H+ e CO2 - este último sendo liberado pelos pulmões, resultando em um tamponamento mais efetivo.
Como é expressa a equação de Henderson-Hasselbach? Que informações ela fornece ?
se pode calcular o pH de uma solução se forem conhecidas as concentrações molares de HC03 e o Pco2.
A partir da equação de Henderson-Hasselbalch, fica claro que aumento na concentração de HC03” faz com que o pH aumente, deslocando o balanço ácido básico no sentido da alcalose. Um aumento na Pco2 faz com que o pH diminua, deslocando o balanço ácido básico no sentido da acidose.
A equação de Henderson-Hasselbalch, além de definir os determinantes da regulação do pH normal e do balanço ácido básico no líquido extracelular, explica o controle fisiológico da composição de ácidos e bases do líquido extracelular.
O que é acidose e alcalose metabólica? E acidose e alcalose respiratória?
Quando distúrbios do balanço ácido básico resultam de alteração primária da concentração de bicarbonato do líquido extracelular, são denominados distúrbios acidobásicos metabólicos. Portanto, a acidose causada por diminuição primária da concentração de bicarbonato é denominada acidose metabólica, enquanto a alcalose causada por aumento primário da concentração de bicarbonato é denominada alcalose metabólica. A acidose causada por aumento da Pco2 é denominada acidose respiratória, enquanto a alcalose causada por diminuição da Pco2 é denominada alcalose respiratória.