FEDERALISMO FISCAL NO BRASIL Flashcards
O federalismo fiscal no Brasil refere-se à distribuição de competências tributárias e de gestão financeira entre os entes federativos (União, estados, municípios e Distrito Federal). Este sistema tem como base a Constituição Federal de 1988 e busca equilibrar as responsabilidades e autonomias fiscais de cada ente, permitindo a arrecadação de receitas e a execução de despesas de maneira ————————
Descentralizada
A Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei nº 101/2000) é norma brasileira que possui como principal objetivo o estabelecimento de regras e limites para a gestão fiscal responsável por parte dos entes federativos. A LRF visa promover a transparência, o equilíbrio nas contas públicas e a disciplina na administração dos recursos públicos.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro
A Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000) é um —————————-de conduta para os administradores públicos de todo o país, que passa a valer para os três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), nas três esferas de governo (federal, estadual e municipal).
Código
Através dela, todos os governantes devem obedecer às normas e limites para administrar as finanças, prestando contas sobre a quantidade e a forma de gasto dos recursos da sociedade. Seu objetivo é melhorar a administração das contas públicas no Brasil. Com ela, todos os governantes passam a ter compromisso com orçamento e com metas, que devem ser apresentadas e aprovadas pelo respectivo Poder Legislativo:
A Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000)
A LC 101/00, portanto, é a lei responsável por estabelecer normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal. A responsabilidade na gestão fiscal pressupõe que haja:
São obrigados a cumprir a lei de responsabilidade fiscal a união ,os estados e os municípios.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
As empresas estatais dependentes estão sujeitas à aplicação geral dos preceitos da LRF. Portanto, as disposições obrigam a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, compreendidas as suas respectivas empresas estatais dependentes, definidas no art. 2º da LRF:
Para a LC 101/00, a Lei de Diretrizes Orçamentárias será integrada também pelo Anexo de Metas Fiscais, responsável por estabelecer metas ————-, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primário e montante da dívida pública, para o exercício a que se referirem e para os dois seguintes.
Anuais
A lei de diretrizes orçamentárias conterá também o ———- de Riscos Fiscais, onde serão avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas públicas, informando as providências a serem tomadas, caso se concretizem.
Anexo
O projeto de lei orçamentária anual, deverá ser elaborado de forma compatível com o plano plurianual, com a lei de diretrizes orçamentárias e com as normas da LC 101/00.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Na Lei Orçamentária Anual também deverá constar todas as despesas relativas à dívida pública, mobiliária ou contratual, e as receitas que as atenderão. Além disso, é —————- que conste na lei orçamentária crédito com finalidade imprecisa ou com dotação ilimitada.
Vedado
Conforme prevê o art. 8º, da LRF, até ——. dias após a publicação dos orçamentos, nos termos em que dispuser a lei de diretrizes orçamentárias, o Poder Executivo estabelecerá a programação financeira e o cronograma de execução mensal de desembolso. No caso dos recursos legalmente vinculados à determinada finalidade específica, deverão ser utilizados exclusivamente para atender ao objeto de sua vinculação, ainda que em exercício diverso daquele em que ocorrer o ingresso.
30
Caso seja verificado, ao final de um bimestre, que a realização da receita poderá não comportar o cumprimento das metas de resultado primário ou nominal estabelecidas no Anexo de Metas Fiscais, os Poderes e o —————— promoverão, por ato próprio e nos montantes necessários, nos 30 dias subsequentes, limitação de empenho e movimentação financeira, segundo os critérios fixados pela lei de diretrizes orçamentárias.
Ministério Público
Havendo o restabelecimento da receita prevista, ainda que parcialmente, a recomposição das dotações cujos empenhos foram limitados se dará de forma ————— às reduções efetivadas.
Proporcional
No caso de os Poderes Legislativo e Judiciário, bem como o Ministério Público não promoverem a limitação no prazo estabelecido acima, é o Poder —————- autorizado a limitar os valores financeiros segundo os critérios fixados pela lei de diretrizes orçamentárias.
Executivo
Não serão objeto de limitação as despesas que constituam obrigações constitucionais e legais do ente, inclusive aquelas destinadas ao pagamento do serviço da dívida, as relativas à inovação e ao desenvolvimento científico e tecnológico custeadas por fundo criado para tal finalidade e as ressalvadas pela lei de diretrizes orçamentárias.
Verdadeiro ou falso?
Verdadeiro.
Até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, o Poder Executivo demonstrará e avaliará o cumprimento das metas fiscais de cada quadrimestre, em audiência ————— em comissão referida no § 1º do art. 166 da CF ou equivalente nas Casas Legislativas estaduais e municipais.
Pública
Em ——- dias após o encerramento de cada semestre, o Banco Central do Brasil apresentará, em reunião conjunta das comissões temáticas pertinentes do Congresso Nacional, avaliação do cumprimento dos objetivos e metas das políticas monetária, creditícia e cambial, evidenciando o impacto e o custo fiscal de suas operações e os resultados demonstrados nos balanços.
90
Conforme dispõe o art. 10, a execução orçamentária e financeira identificará os beneficiários de pagamento de sentenças judiciais, por meio de sistema de contabilidade e administração financeira, para fins de observância da ordem ———————- determinada no art. 100 da Constituição.
Cronológica.
————- pública é o conjunto de ingressos financeiros, com fontes e fatos geradores próprios e permanentes, que produz acréscimos patrimoniais, sem gerar obrigações, reservas ou reivindicações de terceiros. Trata-se, portanto da entrada definitiva de dinheiro nos cofres públicos.
Receita
O art. 11 da LRF obriga o gestor fiscal à observância da responsabilidade na arrecadação da receita, impondo-lhe a instituição, previsão e efetiva arrecadação de todos os —————- de sua competência.
Tributos
Há previsão legal estabelecendo os critérios a serem observados para a previsão da receita, de forma a propiciar a —————————-de estimativas mais realistas acerca do impacto orçamentáriofinanceiro dos contratos de serviços, compras e obras.
Fixação