Febre sem foco Flashcards
Crianças de 3 a 36 meses com febre sem foco deve realizar exames (hemograma, VHS, PCR, hemocultura, urina I, urocultura, líquor e radiografia de tórax). Se exames alterados iniciar antibioticoterapia (ceftriaxone) e caso os exames sejam normais, programar reavaliação em 24 horas.
Crianças que apresentam febre há menos de uma semana sem sinais clínicos localizatórios como diarreia, dispneia, tosse ou disúria, podem ser classificadas com febre sem sinais localizatórios. Após investigação e por mais de uma semana com persistência da febre, o termo muda para febre de origem desconhecida.
Criança de 3 anos e 6 meses de idade apresenta quadro de febre até 39 °C há um dia, sem outras queixas ou sintomas. Criança em bom estado geral e exame físico sem nenhuma alteração. Qual a melhor conduta:
reavaliação em 48-72 horas se manutenção da febre.
*Criança com mais de 36 meses com febre há apenas um dia, sem alterações ao exame físico e sem queixas tem baixo de risco de bacteremia oculta e de evoluir para um quadro de infecção bacteriana grave.
Assim, a realização de exames complementares não é necessária e a conduta deve ser a administração de sintomáticos, quando necessário, além da reavaliação clínica programada a fim de observar se surgiram sinais clínicos de toxemia, desidratação, distúrbios metabólicos ou algum foco infeccioso.