FEBRE REUMATICA Flashcards
Defina febre reumática:
R: Doença inflamatória que ocorre como sequela da faringo amgdalite pela bactéria do streptococos B- hemolíticos em índividuos predispostos.Acomete principalmente articulações, coração, sistema nervoso central, pele e tecido subcutâneo;
Como é feito o diagnostico da febre reumatica?
R: Não existe um teste laboratorial patognomônico, nem uma única forma de apresentação da doença. O diagnóstico é feito pela combinação de suas várias manifestações.
Incidencia/ epidemiologia da febre reumática:
R: 3% da população entre 5 e 15 anos de idade, com declínio em países desenvolvidos porém em países ainda em desenvolvimento é importante causa de morbimortalidade.
Qual o tempo de incubação média do streptococus?
R:O tempo de incubação do estreptococo é em média, de 3 semanas e a infecção é assintomática em 30% dos casos;
Etiologia da febre reumática?
R:É uma complicação tardia e não supurativa da infecção causada pelo estreptococo beta-hemolítico do grupo A.
Quantas são as fases da febre reumática quais são elas?
R: A evolução ocorre em três fases: a infecção estreptocócica, a fase intermediária assintomática e a terceira fase levando a uma complicação tardia pela formação de anticorpo;
Quantas são as fases da febre reumática quais são elas?
R: A evolução ocorre em três fases: a infecção estreptocócica, a fase intermediária assintomática e a terceira fase levando a uma complicação tardia pela formação de anticorpo;
Como ocorre a patogênese da febre reumática?
R: A evolução ocorre em três fases: a infecção estreptocócica, a fase intermediária assintomática e a terceira fase levando a uma complicação tardia pela formação de anticorpo;
Defina Coreia:
R:Caracteriza-se por movimentos descoordenados e involuntários, fraqueza muscular e labilidade emocional, sendo mais acometidos os músculos das extremidades e da face. Podem ocorrer alterações na escrita e na fala, e os movimentos são exacerbados com estresse, esforços e cansaço que desaparecem durante o sono.
Defina eritema marginado:
R: São lesões maculares, eritematosas, com o centro mais claro, não pruriginosas, indolores, de duração transitória e recidivante. Os locais mais comuns são o tronco e a região proximal dos membros. Não ocorrem na face.
Defina nódulos subcutâneos na febre reumática:
R: : São firmes, indolores e móveis, com tamanho variado, e encontrados nas superfícies extensoras dos tendões, próximas às proeminências ósseas, como cotovelos, joelhos, tornozelos, processos espinhosos vertebrais, couro cabeludo e fronte. Têm curta duração (1 ou 2 semanas), raramente mais de 1 mês.
Como é feito o tratamento clínico da febre rumática e quias seus 3 objetivos?
R:O melhor tratamento da febre reumática é a profilaxia primária, baseada em diagnóstico precoce e tratamento da infecção estreptocócica;O tratamento da febre reumática aguda tem três objetivos: Erradicação do estreptococo.Alívio dos sintomas. Profilaxia secundária.
Como é feito o tratamento fisioterápicos em índividuos com FR?
R: Não encontramos tratamento fisioterapêutico descrito para estes indivíduos; mas, se partirmos do princípio que as maiores complicações clínicas são as cardíacas e as artralgias, valemo-nos disto para pensar no que seria ideal com tal intervenção. AVALIAÇÃO:Das Alterações cardiorrespiratórias. Avaliação de dor, edema, amplitude de movimento, rigidez, força muscular, função articular, marcha, postura e equilíbrio.
Avaliação fisioterápica na febre reumática:
R: Alterações cardiorrespiratórias;Avaliação de dor, edema, amplitude de movimento, rigidez, força muscular, função articular, marcha, postura e equilíbrio.
Objetivos e condutas fisioterápicas na FR:
R: Objetivos: Aliviar a dor. Aumentar a força muscular. Manter ou aumentar a amplitude de movimento articular. Prevenir deformidades.Diminuir a rigidez. Reduzir edema. Treinar marcha, postura e equilíbrio.Condutas: Repouso em fase aguda;Orientações de posicionamento (se internado, mudanças de decúbito para evitar vícios posturais);CINESIOTERAPIA Mobilização articular.Alongamento. Fortalecimento. Exercícios ativos. Exercícios isométricos. Exercícios passivos. Exercícios isotônicos. Quando o quadro artrítico for de caráter crônico, a intervenção fisioterapêutica é como a da artrite reumatoide e o tratamento será direcionado para a articulação à qual estiver acometida.