Ética médica Flashcards
A autonomia é um dos princípios da bioética. Defina autnomia aplicada a esse contexto:
O médico tem autonomia da conduta contanto que seja Respeitada à individualidade (vontade / crença).
A beneficência é um dos princípios da bioética. Qual a definição da beneficência aplicada a esse conceito?
- Fazer o bem
- Ponderação entre os riscos e os benefícios tanto atuais como potenciais, individuais ou coletivos
- Máximo de benefícios, mínimo de danos
A não maleficência é um dos princípios da bioética. Qual a definição de não maleficência aplicada nesse contexto?
- Não fazer o mal
- Garantia de que danos previsíveis serão evitados
A justiça e a equidade também são princípios da bioética. Qual a definição da justiça e a equidade aplicada a esse contexto?
- Relevância social
- Aplicação adequada dos recursos de acordo com a necessidade
O que é o código de ética médica?
É um documento que foi produzido com a participação dos setores da sociedade e a classe médica.É uma mescla de código moral com código administrativo, que regula aspectos práticos da profissão.
É amparado pela resolução do CFM Nº 2.217/2018
Publicado em 01.11.2018
Em vigor desde maio de 2019.
Qual é a composição do novo código de ética médica (2018)?
14 capítulos:
- 26 princípios fundamentais
- 11 normas diceológicas
- 117 normas deodontológicas
- 4 disposições gerais
No capitulo 1 do novo CEM são abordados princípios fundamentais que regem a profissão médica. Nesse capítulo, no paragrafo VII está escrito que “o médico exercerá sua profissão com AUTONOMIA, não sendo obrigado a prestar serviçoes que contrariem os ditames de sua consciência ou a quem não deseje, excetuando as situações de ….”.
Quais são as situações de exceção ao que se refere o trecho acima?
Excetuadas as situações de ausência de ourto médico, em caso de urgência ou emergência, ou quando sua recusa possa trazer danos à saúde do paciente.
Em relação aos direitos médicos, abordados no segundo capítulo do novo CEM, disserta sobre a possibilidade do médico de participar de manifestações em prol de melhorias para a classe médica. O médico pode participar dessas manifestações? E se sofrer represália, outro médico pode assumir seu lugar no servilo?
Os médicos têm o direito de participar de manifestações sociais em prol da melhoria das condições trabalhistas e se, por acaso, sofrerem repressão ou forem punidos, outros médicos estão vedados de assumir o seu lugar no serviço prestado.
No segundo capítulo do novo CEM, são abordados os direitos médicos. Em relação à recusa em exercer a profissão em determinada instituição o que está preconizado no novo CEM?
Segundo o novo CEM, o médico tem direito de:
Recusar-se a exercer sua profissão em instituição pública ou privada onde as condições de trabalho não seja dignas ou possam prejudicar a própria saúde ou a do paciente, bem como a dos demais profissionais.
Nesse caso, comunicará com justificativa e maior breviedade sua decisão ao diretor técnico, ao conselho Regional de Medicina de sua jurisdição e à comissão de Ética da instituição, quando houver.
Em relação ao tempo que deve ser reservado ao atendimento aos pacientes, o que diz o novo CEM?
Cabe ao médico decidir, em qualquer circunstância, levando em consideração sua experiência e capacidade profissional, o tempo a ser dedicado ao paciente sem permitir que o acúmulo de encargos ou de consultas venha a prejudicar seu trabalho.
O que o novo CEM diz sobre recusa na realização de atos médicos?
O médico tem o direito de recusar-se a realizar atos médicos que, embora permitidos por lei, sejam contrários aos ditames de sua consciência.
A cerca do capitulo III, do novo CEM, são descritas situações de responsabilidade profissional. Em parágrafo único, é dito que a responsabilidade médica é sempre pessoal e não pode ser presumida. Por quais ações o médico deve ser reponsabilisado segundo o capitulo III do CEM?
O médico deve ser responsabilizado por:
- Causar dano ao paciente, por ação ou omissão, caracterizável como imperícia, imprudência ou negligência.
- Assumir responsabilidade por ato médico que nao praticou ou do qual não participou
- Deixar de atender em setores de urgência e emergência, quando for de sua obrigação fazê-lo, mesmo respaldado por decisão majoritária da categoria
- Afastar-se de suas atividades profissionais, mesmo temporariamente, sem deixar outro médico encarregado do atendimento de seus pacientes internados ou em estado grave.
O que o médico deve fazer, segundo o código de ética médica, diante de um paciente testemunha de Jeová, que necessitará de transfusã sanguinea em procedimento eletivo ou de urgência?
O médico deve respeitar a vontade da família, contanto que não haja risco iminente de morte.
Então se há risco de vida, o médico está respaldado pelo CEM a fazer a transfusão sanguínea.
Segundo o CEM, o médico deve atender em viagens de avião caso seja solicitado seu serviço?
Sim, o médico deve atender e não pode se omitir dessa responsabilidade.
Caso um familiar, ou o próprio paciente solicite seu prontuário, o médico deve entregá-lo? Qual a posição do CEM a respeito disso?
Sendo o prontuário um documento pertencente ao paciente, ele tem o direito de solicitar o mesmo.
No capítulo 3 do CEM, em que são abordadas as responsabilidades profissionais do médico, o que é dito sobre o abandono de plantão?
O médico deve ser responsabilizado por deixar de comparecer ao plantão em horário preestabelecido ou abandoná-lo sem a presença de substituto, salvo por justo impedimento.
Na ausência de médico plantonista substituto, quem deve ser responsabilizado por providenciar essa substituição?
Na ausência de médico plantonista substituto, a direção técnica do estabelecimento de saúdedeve providenciar a substituição.