Estudos de doenças em epidemiologia Flashcards
AS DOENÇAS SÃO DESCRITAS COMO RESULTADO DE UMA TRÍADE EPIDEMIOLÓGICA.
DEFINA TRÍADE EPIDEMIOLÓGICA E CITE OS PRINCIPAIS FATORES RELACIONADOS A ELA.
As doenças humanas são provenientes da relação entre hospedeiro, agente e meio ambiente. As interações destes três fatores constituem a tríade epidemiológica. Dentro das características do hospedeiro podemos destacar, por exemplo, idade, sexo, perfil genético, doenças anteriores e estado imunológico, como alguns que contribuem para a suscetibilidade dos indivíduos às doenças. Em relação ao agente, eles podem ser biológicos (bactérias, vírus, protozoários, etc.), químicos (álcool, tabaco, etc.), físicos (trauma, fogo, etc.) e nutricionais (deficiência e excesso). Já em relação aos fatores ambientais podemos citar como fatores que contribuem para o desenvolvimento das doenças: temperatura, umidade, aglomeração, tipo de moradia, água, poluição atmosférica, etc.
NOS ANOS 80, COM O SURGIMENTO DE HIV/AIDS, ERA IMPRESCINDÍVEL O MAIOR CONHECIMENTO POSSÍVEL SOBRE A INFECÇÃO/DOENÇA, DESTACANDO OS MECANISMOS DE TRANSMISSÃO. AS PROPAGANDAS DA ÉPOCA VEICULADAS NA MÍDIA, INFORMAVAM QUE HIV/AIDS ERA UMA DOENÇA INFECCIOSA CONTAGIOSA. DIFERENCIE DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS DE DOENÇAS CONTAGIOSAS E CLASSIFIQUE HIV/AIDS NESTE CONTEXTO.
Todas as doenças infecciosas são transmissíveis, ou seja, há passagem do agente infeccioso, ou seu produto, de um indivíduo infectado para outro indivíduo não infectado. O mecanismo de transmissão pode ocorrer de forma direta ou indireta. Na forma direta, o agente infeccioso pode ser transmitido por via aérea ou por contato direto com indivíduo infectado (doenças sexualmente transmissíveis – DST, por exemplo). Na forma indireta, há a participação de um veículo comum (contaminação de água, alimentos ou participação de vetores, por exemplo), no qual o agente infeccioso se instala antes de infectar um novo indivíduo. As doenças infecciosas de transmissão direta são chamadas de contagiosas. O HIV/AIDS é uma DST e, portanto, uma doença contagiosa.
PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA DOENÇA É NECESSÁRIO UM INDIVÍDUO SUSCETÍVEL. CITE AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO HOSPEDEIRO QUE PODEM TORNÁ-LO SUSCETÍVEL.
Os principais fatores associados ao hospedeiro são: idade, sexo, raça/etnia, religião, costumes, ocupação, perfil genético, estado civil, antecedentes familiares, doenças anteriores, estado imunológico.
O DESENVOLVIMENTO DE UMA DOENÇA OCORRE QUANDO ESTÁ PRESENTE UM INDIVÍDUO SUSCETÍVEL. EM SE TRATANDO DE DOENÇAS INFECCIOSAS, O INDIVÍDUO PODE ADQUIRIR IMUNIDADE OU SE TORNAR RESISTENTE ÀS DOENÇAS. DIFERENCIE IMUNIDADES ATIVA E PASSIVA E CITE EXEMPLOS.
A imunidade ativa é aquela em que o indivíduo desenvolve suas próprias vias de defesa (como produção de anticorpos específicos). Bons exemplos são infecções pregressas e vacinação. Na imunidade passiva o indivíduo recebe as vias de defesa já prontas (transferência de anticorpos). Exemplos: passagem de anticorpos por via transplacentária e soroterapia.
A ÚNICA DOENÇA CONHECIDA E ERRADICADA PELA INTERVENÇÃO ATIVA DO HOMEM FOI A VARÍOLA. CITE PELO MENOS DUAS DOENÇAS QUE PODEM SER ERRADICADAS, PELOS MESMOS MECANISMOS
As doenças virais que possuem modelos de vacinação em massa, tais como sarampo e poliomielite.
AS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO-TRANSMISSÍVEIS (DCNT – DOENÇAS CARDIOVASCULARES, NEOPLASIAS, DOENÇAS RESPIRATÓRIAS CRÔNICAS, DIABETES ENTRE OUTRAS) SÃO MULTIFATORIAIS E TÊM EM COMUM FATORES COMPORTAMENTAIS DE RISCO MODIFICÁVEIS E NÃO MODIFICÁVEIS. EM 2008, A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS) PUBLICOU UM PLANO DE AÇÃO PARA REDUÇÃO DE QUATRO FATORES DE RISCO COMUNS PARA AS QUATRO DCNT MAIS PREVALENTES (CITADAS ACIMA). CITE ESTES QUATRO FATORES DE RISCO COMPARTILHADOS POR ESSAS DOENÇAS.
Os quatro fatores de risco comuns para as quatro DCNT mais prevalentes no mundo são: tabagismo, sedentarismo, abuso de álcool e má alimentação.
É COMUM, MESMO NA ÁREA MÉDICA, OCORRER CONFUSÃO ENTRE OS CONCEITOS DE DOENÇA INFECCIOSA E DOENÇA CONTAGIOSA. CLASSIFIQUE A MALÁRIA, SARAMPO E SÍFILIS BASEADO NESTES DOIS CONCEITOS.
A doença infecciosa é transmissível, de forma direta ou indireta. Quando a transmissão da doença ocorre de forma direta, dizemos que ela é contagiosa. Portanto, a malária é transmissível (transmissão indireta, através de vetores), sarampo é contagioso (transmissão direta por via aérea) e sífilis é contagiosa (transmissão direta por contato sexual, por exemplo).
COM RELAÇÃO ÀS DOENÇAS INFECCIOSAS, A CADEIA DE TRANSMISSÃO TRAZ ALGUNS CONCEITOS RELEVANTES, TAIS COMO: RESERVATÓRIO, FONTE DE INFECÇÃO E PORTADOR. DEFINA ESTES CONCEITOS.
Reservatório corresponde ao habitat de um agente infeccioso, no qual ele vive e pode ser o homem (em fase clínica, subclínica e até em estado de portador), animal e solo. A fonte de infecção é o responsável eventual pela transmissão. E o portador é o indivíduo que não apresenta sintomas clinicamente reconhecíveis de determinada doença transmissível ao ser examinado, mas está abrigando e eliminando o agente etiológico respectivo.
ANALISANDO O COMPORTAMENTO DA DENGUE AO LONGO DOS ÚLTIMOS 10 ANOS, EM DETERMINADA POPULAÇÃO, OBSERVOUSE UM PICO DE MAIOR OCORRÊNCIA NOS MESES DE FEVEREIRO E MARÇO.
DEFINA VARIAÇÕES REGULARES (ENDEMIA) E IRREGULARES DE UMA DOENÇA (EPIDEMIA) E CLASSIFIQUE O COMPORTAMENTO DA DENGUE NO CASO CITADO.
Variações regulares ou endemias são a ocorrência de determinada doença que, durante um período de tempo, acomete sistematicamente populações em espaços delimitados e caracterizados, mantendo incidência constante ou permitindo variações cíclicas ou sazonais. As endemias podem mostrar tendências (ascendente, descendente ou estável) com sua evolução histórica. Já as variações irregulares ou epidemias são a ocorrência, em uma região ou comunidade, de um número de casos em excesso com relação ao que normalmente seria esperado. No caso da dengue citado trata-se de uma variação regular ou endemia, com variação sazonal, pois os casos ocorrem predominante numa época do ano (fevereiro e março).
VOCÊ FOI CHAMADO COM URGÊNCIA PARA COMPARECER À CRECHE DO BAIRRO, POIS A DIRETORA SUSPEITOU DE VARICELA EM TRÊS CRIANÇAS DO LOCAL HOJE. AO CHEGAR LÁ, VOCÊ COMPROVOU CLINICAMENTE ESSA INFORMAÇÃO. CONSIDERANDO OS CONCEITOS DE EPIDEMIOLOGIA, VOCÊ CLASSIFICOU A SITUAÇÃO COMO SURTO EPIDÊMICO. DEFINA SURTO EPIDÊMICO.
Surto epidêmico é quando dois ou mais casos de uma determinada doença ocorrem em locais circunscritos como instituições, escolas, domicílios, asilos, presídios, etc., sugerindo uma relação entre os casos, como a mesma fonte de infecção ou de contaminação, ou os mesmos fatores de risco, o mesmo quadro clínico e ocorrência simultânea.
HOUVERAM DOIS CASOS DE MENINGITE MENINGOCÓCICA EM UMA CRECHE. A IDENTIFICAÇÃO DE SURTO EPIDÊMICO FOI RAPIDAMENTE REALIZADA PELA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E DIVERSAS MEDIDAS ADOTADAS. ENTRE ELAS, ISOLAMENTO DAS DUAS CRIANÇAS DOENTES E QUARENTENA PARA AS DEMAIS CRIANÇAS DA CRECHE, ALÉM DE PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DA CRECHE. EXPLIQUE OS TERMOS ISOLAMENTO E QUARENTENA
O isolamento é aplicado aos indivíduos doentes, para que estes não transmitam a doença. A quarentena refere-se ao isolamento de indivíduos sadios pelo período máximo de incubação da doença, contado a partir da data do último contato com um caso clínico ou portador da referida doença.
A FIGURA A SEGUIR MOSTRA O DIAGRAMA DE CONTROLE E INCIDÊNCIA DE DOENÇA MENINGOCÓCICA PARA O ANO DE 1989, EM UM PAÍS “X”. ANALISE O DIAGRAMA, DEFINA LIMIAR ENDÊMICO E CLASSIFIQUE A SITUAÇÃO DA DOENÇA MENINGOCÓCICA NO ANO DE 1989 NO PAÍS “X”, JUSTIFICANDO SUA RESPOSTA.
O limiar endêmico é definido como os valores observados entre as curvas com valores superior e inferior, entre os quais a incidência varia dentro da normalidade, caracterizando uma variação regular (endemia). Ao analisar o diagrama de controle pode-se observar que a doença meningocócica no país “X” teve comportamento epidêmico, pois a incidência ultrapassou os limites da variação normal.
SEGUNDO ARTIGO PUBLICADO NO BRITISH MEDICAL JOURNAL, DE JULHO DE 2014, UM ESTUDO ECOLÓGICO LONGITUDINAL OU SÉRIE TEMPORAL, REALIZADO ENTRE 2000 E 2009 MOSTRA QUE A ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DO BRASIL REDUZIU EM APROXIMADAMENTE 40% A MORTALIDADE RELATIVA A DOENÇAS CARDIOVASCULARES NO PAÍS.
DESCREVA AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UMA SÉRIE TEMPORAL E INDIQUE SUAS APLICAÇÕES.
Estudos de série temporal são estudos observacionais descritivos que utilizam dados populacionais para comparar a frequência do desfecho entre diferentes grupos durante o mesmo período de tempo ou entre uma mesma população em diferentes pontos no tempo (longitudinais). São estudos que permitem estabelecer múltiplas exposições e/ou múltiplas doenças. Fornecem informações úteis para o planejamento para serviços e programas de saúde e permite geração de hipóteses. É importante ressaltar que estes estudos não permitem estabelecer relação de causa e efeito (não há relação temporal).
A FIGURA ABAIXO TRAZ A EVOLUÇÃO DE DIVERSOS FATORES DE RISCO PARA DOENÇAS CRÔNICAS NO BRASIL.
AVALIE ESTES FATORES E CLASSIFIQUE SUA EVOLUÇÃO COMO REGULAR (COM TENDÊNCIA OU NÃO) OU IRREGULAR, NO PERÍODO MOSTRADO.
Todos os fatores de risco mostram variação regular, ou seja, endemias. O excesso de peso e a obesidade, diabetes e consumo abusivo de álcool mostram uma tendência ascendete e o consumo de refrigerantes e o número de fumantes apresentam tendência descendente.
EM 10 DE AGOSTO DE 2010, A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE ANUNCIOU O INÍCIO DA FASE PÓS-PANDÊMICA DA INFLUENZA PANDÊMICA (H1N1), QUE INICIOU EM 2009. DEFINA PANDEMIA E EXPLIQUE O COMPORTAMENTO DO NÚMERO DE CASOS DE INFLUENZA (H1N1) NA FASE PÓS-PANDÊMICA.
A pandemia é a ocorrência epidêmica em uma larga distribuição espacial que atinge várias nações e continentes. A fase pós-pandêmica da H1N1 significa que o vírus continua a circular no mundo, porém, agora com outros vírus sazonais da gripe comum e em intensidade diferente entre os países. Neste caso houve o controle da pandemia sem resistência ao antiviral oseltamivir, com desenvolvimento de vacina eficaz para proteger a população.