Estudos de doenças em epidemiologia Flashcards

1
Q

AS DOENÇAS SÃO DESCRITAS COMO RESULTADO DE UMA TRÍADE EPIDEMIOLÓGICA.

DEFINA TRÍADE EPIDEMIOLÓGICA E CITE OS PRINCIPAIS FATORES RELACIONADOS A ELA.

A

As doenças humanas são provenientes da relação entre hospedeiro, agente e meio ambiente. As interações destes três fatores constituem a tríade epidemiológica. Dentro das características do hospedeiro podemos destacar, por exemplo, idade, sexo, perfil genético, doenças anteriores e estado imunológico, como alguns que contribuem para a suscetibilidade dos indivíduos às doenças. Em relação ao agente, eles podem ser biológicos (bactérias, vírus, protozoários, etc.), químicos (álcool, tabaco, etc.), físicos (trauma, fogo, etc.) e nutricionais (deficiência e excesso). Já em relação aos fatores ambientais podemos citar como fatores que contribuem para o desenvolvimento das doenças: temperatura, umidade, aglomeração, tipo de moradia, água, poluição atmosférica, etc.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

NOS ANOS 80, COM O SURGIMENTO DE HIV/AIDS, ERA IMPRESCINDÍVEL O MAIOR CONHECIMENTO POSSÍVEL SOBRE A INFECÇÃO/DOENÇA, DESTACANDO OS MECANISMOS DE TRANSMISSÃO. AS PROPAGANDAS DA ÉPOCA VEICULADAS NA MÍDIA, INFORMAVAM QUE HIV/AIDS ERA UMA DOENÇA INFECCIOSA CONTAGIOSA. DIFERENCIE DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS DE DOENÇAS CONTAGIOSAS E CLASSIFIQUE HIV/AIDS NESTE CONTEXTO.

A

Todas as doenças infecciosas são transmissíveis, ou seja, há passagem do agente infeccioso, ou seu produto, de um indivíduo infectado para outro indivíduo não infectado. O mecanismo de transmissão pode ocorrer de forma direta ou indireta. Na forma direta, o agente infeccioso pode ser transmitido por via aérea ou por contato direto com indivíduo infectado (doenças sexualmente transmissíveis – DST, por exemplo). Na forma indireta, há a participação de um veículo comum (contaminação de água, alimentos ou participação de vetores, por exemplo), no qual o agente infeccioso se instala antes de infectar um novo indivíduo. As doenças infecciosas de transmissão direta são chamadas de contagiosas. O HIV/AIDS é uma DST e, portanto, uma doença contagiosa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA DOENÇA É NECESSÁRIO UM INDIVÍDUO SUSCETÍVEL. CITE AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO HOSPEDEIRO QUE PODEM TORNÁ-LO SUSCETÍVEL.

A

Os principais fatores associados ao hospedeiro são: idade, sexo, raça/etnia, religião, costumes, ocupação, perfil genético, estado civil, antecedentes familiares, doenças anteriores, estado imunológico.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

O DESENVOLVIMENTO DE UMA DOENÇA OCORRE QUANDO ESTÁ PRESENTE UM INDIVÍDUO SUSCETÍVEL. EM SE TRATANDO DE DOENÇAS INFECCIOSAS, O INDIVÍDUO PODE ADQUIRIR IMUNIDADE OU SE TORNAR RESISTENTE ÀS DOENÇAS. DIFERENCIE IMUNIDADES ATIVA E PASSIVA E CITE EXEMPLOS.

A

A imunidade ativa é aquela em que o indivíduo desenvolve suas próprias vias de defesa (como produção de anticorpos específicos). Bons exemplos são infecções pregressas e vacinação. Na imunidade passiva o indivíduo recebe as vias de defesa já prontas (transferência de anticorpos). Exemplos: passagem de anticorpos por via transplacentária e soroterapia.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

A ÚNICA DOENÇA CONHECIDA E ERRADICADA PELA INTERVENÇÃO ATIVA DO HOMEM FOI A VARÍOLA. CITE PELO MENOS DUAS DOENÇAS QUE PODEM SER ERRADICADAS, PELOS MESMOS MECANISMOS

A

As doenças virais que possuem modelos de vacinação em massa, tais como sarampo e poliomielite.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

AS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO-TRANSMISSÍVEIS (DCNT – DOENÇAS CARDIOVASCULARES, NEOPLASIAS, DOENÇAS RESPIRATÓRIAS CRÔNICAS, DIABETES ENTRE OUTRAS) SÃO MULTIFATORIAIS E TÊM EM COMUM FATORES COMPORTAMENTAIS DE RISCO MODIFICÁVEIS E NÃO MODIFICÁVEIS. EM 2008, A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS) PUBLICOU UM PLANO DE AÇÃO PARA REDUÇÃO DE QUATRO FATORES DE RISCO COMUNS PARA AS QUATRO DCNT MAIS PREVALENTES (CITADAS ACIMA). CITE ESTES QUATRO FATORES DE RISCO COMPARTILHADOS POR ESSAS DOENÇAS.

A

Os quatro fatores de risco comuns para as quatro DCNT mais prevalentes no mundo são: tabagismo, sedentarismo, abuso de álcool e má alimentação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

É COMUM, MESMO NA ÁREA MÉDICA, OCORRER CONFUSÃO ENTRE OS CONCEITOS DE DOENÇA INFECCIOSA E DOENÇA CONTAGIOSA. CLASSIFIQUE A MALÁRIA, SARAMPO E SÍFILIS BASEADO NESTES DOIS CONCEITOS.

A

A doença infecciosa é transmissível, de forma direta ou indireta. Quando a transmissão da doença ocorre de forma direta, dizemos que ela é contagiosa. Portanto, a malária é transmissível (transmissão indireta, através de vetores), sarampo é contagioso (transmissão direta por via aérea) e sífilis é contagiosa (transmissão direta por contato sexual, por exemplo).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

COM RELAÇÃO ÀS DOENÇAS INFECCIOSAS, A CADEIA DE TRANSMISSÃO TRAZ ALGUNS CONCEITOS RELEVANTES, TAIS COMO: RESERVATÓRIO, FONTE DE INFECÇÃO E PORTADOR. DEFINA ESTES CONCEITOS.

A

Reservatório corresponde ao habitat de um agente infeccioso, no qual ele vive e pode ser o homem (em fase clínica, subclínica e até em estado de portador), animal e solo. A fonte de infecção é o responsável eventual pela transmissão. E o portador é o indivíduo que não apresenta sintomas clinicamente reconhecíveis de determinada doença transmissível ao ser examinado, mas está abrigando e eliminando o agente etiológico respectivo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

ANALISANDO O COMPORTAMENTO DA DENGUE AO LONGO DOS ÚLTIMOS 10 ANOS, EM DETERMINADA POPULAÇÃO, OBSERVOUSE UM PICO DE MAIOR OCORRÊNCIA NOS MESES DE FEVEREIRO E MARÇO.

DEFINA VARIAÇÕES REGULARES (ENDEMIA) E IRREGULARES DE UMA DOENÇA (EPIDEMIA) E CLASSIFIQUE O COMPORTAMENTO DA DENGUE NO CASO CITADO.

A

Variações regulares ou endemias são a ocorrência de determinada doença que, durante um período de tempo, acomete sistematicamente populações em espaços delimitados e caracterizados, mantendo incidência constante ou permitindo variações cíclicas ou sazonais. As endemias podem mostrar tendências (ascendente, descendente ou estável) com sua evolução histórica. Já as variações irregulares ou epidemias são a ocorrência, em uma região ou comunidade, de um número de casos em excesso com relação ao que normalmente seria esperado. No caso da dengue citado trata-se de uma variação regular ou endemia, com variação sazonal, pois os casos ocorrem predominante numa época do ano (fevereiro e março).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

VOCÊ FOI CHAMADO COM URGÊNCIA PARA COMPARECER À CRECHE DO BAIRRO, POIS A DIRETORA SUSPEITOU DE VARICELA EM TRÊS CRIANÇAS DO LOCAL HOJE. AO CHEGAR LÁ, VOCÊ COMPROVOU CLINICAMENTE ESSA INFORMAÇÃO. CONSIDERANDO OS CONCEITOS DE EPIDEMIOLOGIA, VOCÊ CLASSIFICOU A SITUAÇÃO COMO SURTO EPIDÊMICO. DEFINA SURTO EPIDÊMICO.

A

Surto epidêmico é quando dois ou mais casos de uma determinada doença ocorrem em locais circunscritos como instituições, escolas, domicílios, asilos, presídios, etc., sugerindo uma relação entre os casos, como a mesma fonte de infecção ou de contaminação, ou os mesmos fatores de risco, o mesmo quadro clínico e ocorrência simultânea.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

HOUVERAM DOIS CASOS DE MENINGITE MENINGOCÓCICA EM UMA CRECHE. A IDENTIFICAÇÃO DE SURTO EPIDÊMICO FOI RAPIDAMENTE REALIZADA PELA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E DIVERSAS MEDIDAS ADOTADAS. ENTRE ELAS, ISOLAMENTO DAS DUAS CRIANÇAS DOENTES E QUARENTENA PARA AS DEMAIS CRIANÇAS DA CRECHE, ALÉM DE PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DA CRECHE. EXPLIQUE OS TERMOS ISOLAMENTO E QUARENTENA

A

O isolamento é aplicado aos indivíduos doentes, para que estes não transmitam a doença. A quarentena refere-se ao isolamento de indivíduos sadios pelo período máximo de incubação da doença, contado a partir da data do último contato com um caso clínico ou portador da referida doença.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

A FIGURA A SEGUIR MOSTRA O DIAGRAMA DE CONTROLE E INCIDÊNCIA DE DOENÇA MENINGOCÓCICA PARA O ANO DE 1989, EM UM PAÍS “X”. ANALISE O DIAGRAMA, DEFINA LIMIAR ENDÊMICO E CLASSIFIQUE A SITUAÇÃO DA DOENÇA MENINGOCÓCICA NO ANO DE 1989 NO PAÍS “X”, JUSTIFICANDO SUA RESPOSTA.

A

O limiar endêmico é definido como os valores observados entre as curvas com valores superior e inferior, entre os quais a incidência varia dentro da normalidade, caracterizando uma variação regular (endemia). Ao analisar o diagrama de controle pode-se observar que a doença meningocócica no país “X” teve comportamento epidêmico, pois a incidência ultrapassou os limites da variação normal.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

SEGUNDO ARTIGO PUBLICADO NO BRITISH MEDICAL JOURNAL, DE JULHO DE 2014, UM ESTUDO ECOLÓGICO LONGITUDINAL OU SÉRIE TEMPORAL, REALIZADO ENTRE 2000 E 2009 MOSTRA QUE A ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DO BRASIL REDUZIU EM APROXIMADAMENTE 40% A MORTALIDADE RELATIVA A DOENÇAS CARDIOVASCULARES NO PAÍS.

DESCREVA AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UMA SÉRIE TEMPORAL E INDIQUE SUAS APLICAÇÕES.

A

Estudos de série temporal são estudos observacionais descritivos que utilizam dados populacionais para comparar a frequência do desfecho entre diferentes grupos durante o mesmo período de tempo ou entre uma mesma população em diferentes pontos no tempo (longitudinais). São estudos que permitem estabelecer múltiplas exposições e/ou múltiplas doenças. Fornecem informações úteis para o planejamento para serviços e programas de saúde e permite geração de hipóteses. É importante ressaltar que estes estudos não permitem estabelecer relação de causa e efeito (não há relação temporal).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

A FIGURA ABAIXO TRAZ A EVOLUÇÃO DE DIVERSOS FATORES DE RISCO PARA DOENÇAS CRÔNICAS NO BRASIL.

AVALIE ESTES FATORES E CLASSIFIQUE SUA EVOLUÇÃO COMO REGULAR (COM TENDÊNCIA OU NÃO) OU IRREGULAR, NO PERÍODO MOSTRADO.

A

Todos os fatores de risco mostram variação regular, ou seja, endemias. O excesso de peso e a obesidade, diabetes e consumo abusivo de álcool mostram uma tendência ascendete e o consumo de refrigerantes e o número de fumantes apresentam tendência descendente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

EM 10 DE AGOSTO DE 2010, A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE ANUNCIOU O INÍCIO DA FASE PÓS-PANDÊMICA DA INFLUENZA PANDÊMICA (H1N1), QUE INICIOU EM 2009. DEFINA PANDEMIA E EXPLIQUE O COMPORTAMENTO DO NÚMERO DE CASOS DE INFLUENZA (H1N1) NA FASE PÓS-PANDÊMICA.

A

A pandemia é a ocorrência epidêmica em uma larga distribuição espacial que atinge várias nações e continentes. A fase pós-pandêmica da H1N1 significa que o vírus continua a circular no mundo, porém, agora com outros vírus sazonais da gripe comum e em intensidade diferente entre os países. Neste caso houve o controle da pandemia sem resistência ao antiviral oseltamivir, com desenvolvimento de vacina eficaz para proteger a população.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

UMA DETERMINADA DOENÇA “X” NUMA DADA CIDADE APRESENTOU A SEGUINTE DISTRIBUIÇÃO NO DIAGRAMA DE CONTROLE.

A

Caracterize a distribuição da doença “x” nesta cidade em 1994.

Podemos perceber que o número de casos da doença “x” nesta cidade ficou muito além do limite máximo esperado, caracterizando uma epidemia em 1994.

17
Q

DIFERENCIE EPIDEMIA E ENDEMIA QUANTO A DURAÇÃO AO LONGO DO TEMPO.

A

Uma endemia caracteriza-se por ser temporariamente ilimitada e a epidemia, ao contrário, é restrita a um intervalo de tempo marcado por começo e fim, com retorno das medidas de incidência aos patamares endêmicos observados antes da ocorrência epidêmica.

18
Q

ALGUNS FATORES SÃO CONDICIONANTES PARA O SURGIMENTO DAS EPIDEMIAS. CITE OS PRINCIPAIS.

A

Alguns fatores são imprescindíveis para o surgimento de uma epidemia. Destaca-se o aumento do número de suscetíveis como um dos mais importantes (nascimento de novos indivíduos, migrações e baixas coberturas vacinais, etc). Mas também podemos citar alterações do meio ambiente (contaminação de água potável por dejetos, contaminação de alimentos por micro-organismos, aglomeração de pessoas, aumento do número de vetores, etc.)

19
Q

UM TERMO MUITO IMPORTANTE PARA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA É A DEFINIÇÃO DE CASOS ESPORÁDICOS. DEFINA CASOS ESPORÁDICOS.

A

É quando, em uma comunidade, se verifica o aparecimento de casos raros e isolados de certa doença que não estava prevista. Trata-se, geralmente de casos aleatórios da doença, sem relação entre si.

20
Q

COM O INTUITO DE ESTUDAR CARACTERÍSTICAS DE RISCO PARA DETERMINADA DOENÇA E PARA A PRODUÇÃO DE MEDIDAS DE INCIDÊNCIA, FORAM SELECIONADOS JOVENS PARA PARTICIPAR DE ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO QUE SE PRONTIFICARAM A SEREM ACOMPANHADOS. DETERMINE O TIPO DE ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO EM QUESTÃO E JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.

A

Trata-se de um estudo de coorte prospectivo. Nos estudos tipo coorte, o pesquisador cataloga os indivíduos como expostos e não expostos ao fator de estudo, segue-os por determinado período e, ao final, verifica a incidência da doença entre eles, comparando-a nos 2 grupos. A coorte consiste em delineamento observacional longitudinal, em geral prospectivo, embora exista uma versão do estudo retrospectivo, denominado coorte histórica. São também chamados de estudo de acompanhamento, de incidência ou follow-up.

21
Q
A
22
Q

ALÉM DOS FATORES DE RISCO BEM CONHECIDOS, O VÍRUS EPSTEIN-BARR (EBV) PODE DESEMPENHAR PAPEL SIGNIFICATIVO NO CARCINOMA EPIDERMOIDE DE BOCA (CEB). PARA EXPLORAR O PAPEL DO EBV NO CEB, A PREVALÊNCIA DA INFECÇÃO PELO EBV EM CÉLULAS ESFOLIADAS ORAIS DE CASOS DE CEB E CONTROLES NO NORDESTE DA TAILÂNDIA FOI INVESTIGADA, E A ASSOCIAÇÃO DE EBV A CÉLULAS DA LESÃO TUMORAL FOI CONFIRMADA. MÉTODOS: CÉLULAS ESFOLIADAS ORAIS COLETADAS DE CASOS DE CEB E CONTROLES SEM NEOPLASIA. CÉLULAS DE LESÃO TUMORAIS FORAM RETIRADAS DE PACIENTES COM TUMORES PARA CONFIRMAÇÃO MAIS ROBUSTA DA ASSOCIAÇÃO DE EBV A CEB. DNA DE EBV FOI DETECTADO POR MEIO DE REAÇÃO EM CADEIA DA POLIMERASE (PCR), UTILIZANDO-SE INICIADORES ESPECÍFICOS PARA A DNA POLIMERASE DE EBV. AS AMOSTRAS POSITIVAS DE DNA DE EBV FORAM CONFIRMADAS, AINDA, POR NESTED PCR. RESULTADOS: O EBV FOI DETECTADO NAS CÉLULAS ESFOLIADAS ORAIS DE 45,05% DE PACIENTES COM TUMORES E 18,08% DOS CONTROLES (P MENOR QUE 0,001). DA MESMA FORMA, O EBV (OR = 2,08), ENQUANTO NENHUMA ASSOCIAÇÃO FOI ENCONTRADA COM O TABAGISMO E O CONSUMO DE ÁLCOOL. CONSUMIR ÁLCOOL E MASCAR BETEL FORAM SIGNIFICATIVAMENTE ASSOCIADOS A CEB (OR = 3,05 E OR = 5,05, RESPECTIVAMENTE), MAS O CONSUMO DE TABACO NÃO FOI ASSOCIADO. CURIOSAMENTE, O EBV FOI SIGNIFICATIVAMENTE ASSOCIADO A CEB (OR = 3,76). CONCLUSÕES: A PREVALÊNCIA DO EBV ESTÁ ASSOCIADA A CEB E PARECE SER REFORÇADA POR MASCAR BETEL, O QUE SUGERE QUE O EBV PODE, JUNTAMENTE COM MASCAR BETEL, ATUAR COMO UM IMPORTANTE FATOR DE RISCO ETIOLÓGICO DA CEB. CLASSIFIQUE O TIPO DE ESTUDO, SEGUNDO A FORMA DE OBTENÇÃO DE DADOS, PAPEL DO INVESTIGADOR, E TEMPORALIDADE E DÊ O NOME DESTE ESTUDO.

A

Trata-se de um estudo individuado, observacional, longitudinal, retrospectivo, do tipo caso-controle, em que os casos são representados pelos pacientes com carcinoma epidermoide de boca e controles, constituídos por participantes saudáveis, do nordeste da Tailândia. É importante observar que o estudo se inicia dividindo os participantes em dois grupos: casos de CEB e controles (pessoas sem neoplasia).

23
Q

UM ESTUDO FOI CONDUZIDO PARA AVALIAR O PAPEL DA ATIVIDADE FÍSICA AERÓBICA NA MELHORA DE SINTOMAS RESPIRATÓRIOS EM CRIANÇAS ASMÁTICAS. UM GRUPO DE 33 CRIANÇAS FOI ALEATORIAMENTE DIVIDIDO EM 2 GRUPOS: UM QUE PRATICOU EXERCÍCIOS AERÓBICOS (GRUPO A, COM 14 PARTICIPANTES) E OUTRO QUE NÃO PRATICOU (GRUPO B, COM 19 PARTICIPANTES). APÓS 6 SEMANAS, OS GRUPOS FORAM AVALIADOS, E OBSERVOU-SE QUE AS CRIANÇAS DO GRUPO A APRESENTARAM MENOR FREQUÊNCIA DE SENSAÇÃO DE DISPNEIA E MAIOR FREQUÊNCIA DE DIAS SEM CRISES DE ASMA, COM DIFERENÇAS ESTATISTICAMENTE SIGNIFICATIVAS. CLASSIFIQUE O TIPO DE ESTUDO, SEGUNDO A FORMA DE OBTENÇÃO DE DADOS, PAPEL DO INVESTIGADOR, TEMPORALIDADE E DÊ O NOME DESTE ESTUDO.

A

Trata-se de um estudo individuado, experimental, longitudinal, prospectivo, do tipo ensaio clínico. A análise é feita individualmente, houve intervenção (prática de exercícios aeróbicos) e dados obtidos no início e após 6 semanas de estudo.

24
Q

UM ESTUDO PUBLICADO EM 2012 E CONDUZIDO NA NORUEGA ACOMPANHOU POR MAIS DE 1 DÉCADA CERCA DE 100.000 PESSOAS. O OBJETIVO DOS PESQUISADORES ERA AVALIAR A EFICÁCIA DO SCREENING (RASTREAMENTO) DO CÂNCER COLORRETAL POR SIGMOIDOSCOPIA FLEXÍVEL. AS PESSOAS FORAM DISTRIBUÍDAS PELOS PESQUISADORES EM DIFERENTES GRUPOS, SENDO QUE EM UM DELES TODOS REALIZARAM PERIODICAMENTE SIGMOIDOSCOPIA ISOLADAMENTE OU EM COMBINAÇÃO COM PESQUISA DE SANGUE OCULTO NAS FEZES. JÁ O GRUPO CONTROLE NÃO RECEBEU NENHUMA INTERVENÇÃO. AO FINAL DO ESTUDO, OBSERVARAM-SE MENOR INCIDÊNCIA E MORTALIDADE POR CÂNCER COLORRETAL NO GRUPO QUE RECEBEU A INTERVENÇÃO. CLASSIFIQUE O TIPO DE ESTUDO, SEGUNDO A FORMA DE OBTENÇÃO DE DADOS, PAPEL DO INVESTIGADOR, E TEMPORALIDADE E DÊ O NOME DESTE ESTUDO.

A

Trata-se de um estudo individuado, experimental, longitudinal, prospectivo, do tipo ensaio clínico. A intervenção (sigmoidoscopia flexível) é oferecida ao grupo experimental e o grupo controle não recebeu nenhuma intervenção.

25
Q

ENTRE 1981 E 1983, PESQUISADORES DO CENTERS FOR DISEASE CONTROL REUNIRAM INFORMAÇÕES SOBRE 1.000 PACIENTES RESIDENTES NOS ESTADOS UNIDOS QUE PREENCHIAM UMA DEFINIÇÃO USADA PARA A VIGILÂNCIA DA AIDS. COM ESSES DADOS, ELES DESCREVERAM AS CARACTERÍSTICAS DEMOGRÁFICAS E COMPORTAMENTAIS DOS PACIENTES E AS COMPLICAÇÕES DA DOENÇA. DEFINA O TIPO DE ESTUDO REALIZADO E JUSTIFIQUE.

A

Relato de um caso ou mais com detalhes de características clínicas e laboratoriais representam os estudos de série de casos, onde existe apenas a descrição e nenhuma hipótese científica é então avaliada.

26
Q

DOIS ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS REALIZADOS EM 2013 AVALIARAM, RESPECTIVAMENTE: I - RISCO DE INTERNAÇÃO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTI) DE 10.000 GESTANTES ACOMPANHADAS ATÉ O PARTO, NO PERÍODO DE 1992 A 2012. A ANÁLISE INCLUIU GRUPOS COM E SEM COMORBIDADES DURANTE A GRAVIDEZ E A OCORRÊNCIA DA INTERNAÇÃO EM UTI DURANTE O SEGUIMENTO. II - CARACTERÍSTICAS SOCIODEMOGRÁFICAS E A PERCEPÇÃO SOBRE O RISCO DE COMPLICAÇÕES CLÍNICAS E DE MORTE DURANTE A GRAVIDEZ EM UMA AMOSTRA DE GESTANTES QUE TIVERAM O PARTO EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO, EM 2012. DEFINA OS DOIS TIPOS DE ESTUDO E JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.

A

O 1º estudo é de coorte, e os elementos disponíveis para identificação são “risco”, que se relaciona com a medida de incidência, e “acompanhadas”, que traz a ideia do seguimento do grupo. O 2º estudo é um transversal, e os elementos disponíveis para identificação são “amostra” e “2012”, dois elementos que sugerem um estudo pontual (sem seguimento); reparar também que, neste caso, “percepção sobre o risco” não é uma estimativa matemática, como a incidência do estudo de coorte.

27
Q

26 UM ESTUDO REALIZADO EM DIVERSOS PAÍSES DEMONSTRA UMA CORRELAÇÃO ESTATISTICAMENTE SIGNIFICATIVA (R = 0,72; P = 0,02) ENTRE AS PREVALÊNCIAS DE TABAGISMO E OS PIBS DOS PAÍSES. COM BASE NISSO, DEFINA O TIPO DE ESTUDO E JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.

A

Trata-se de um estudo ecológico em que não há avaliação individual, e todos os dados levantados não estão no nível individual, e sim no coletivo (país) - é a principal característica desse estudo.

28
Q

UM ESTUDO FOI REALIZADO EM HOSPITAIS DE UMA REGIÃO, ACOMPANHANDO UMA AMOSTRA DE CRIANÇAS NASCIDAS COM BAIXO PESO E OUTRAS NASCIDAS COM PESO ADEQUADO PARA A IDADE GESTACIONAL. FORAM COLETADOS DADOS SOBRE O USO DE MEDICAMENTOS E INTERNAÇÕES NOS 3 PRIMEIROS ANOS DE VIDA. CLASSIFIQUE O TIPO DE ESTUDO, SEGUNDO A FORMA DE OBTENÇÃO DE DADOS, PAPEL DO INVESTIGADOR, E TEMPORALIDADE E DÊ O NOME DESTE ESTUDO.

A

Trata-se de um estudo de coorte, individuado, observacional, longitudinal, prospectivo. O estudo inicia dividindo os participantes em grupos de expostos (baixo peso ao nascer) e não expostos (nascidas com peso adequado) e avalia, ao longo do tempo (três primeiros anos de vida) a necessidade de uso de medicamentos e internações.

29
Q

ENSAIOS CLÍNICOS BEM CONDUZIDOS SÃO O PADRÃO-OURO ENTRE OS ESTUDOS PARA GUIAR A PRÁTICA CLÍNICA DIÁRIA, CONSTITUINDO PODEROSA FERRAMENTA PARA A AVALIAÇÃO DE INTERVENÇÕES PARA A SAÚDE, MEDICAMENTOSAS OU NÃO. ESTE ESTUDO PERMITE O CÁLCULO DE ALGUMAS MEDIDAS DE ASSOCIAÇÃO IMPORTANTES: REDUÇÃO ABSOLUTA DO RISCO (RAR), NÚMERO NECESSÁRIO A TRATAR (NNT) E REDUÇÃO RELATIVA DO RISCO (RRR). DEFINA ESTAS MEDIDAS DE ASSOCIAÇÃO.

A

Ensaios clínicos são estudos em que a randomização é a metodologia para obter distribuição aleatória dos indivíduos em grupos distintos, para evitar viés de seleção. São estudos prospectivos, pois acompanham os casos ao longo do tempo (presente/futuro), observando os efeitos da intervenção no grupo teste e no controle (placebo), logo é um estudo experimental. Redução absoluta do risco (RAR) é a diferença de risco entre os controles em relação aos tratados, ou seja, frequência do desfecho no grupo placebo subtraída da frequência do desfecho no grupo tratado. O número necessário a tratar (NNT) expressa o número de pacientes que deve ser tratado a fim de que um desfecho seja evitado. E a redução relativa do risco (RRR) expressa a redução percentual do evento no grupo tratado em relação ao grupo controle.

30
Q

COM O OBJETIVO DE ESTUDAR A PREVALÊNCIA DE HIPERTENSÃO ARTERIAL NA POPULAÇÃO DE INDIVÍDUOS MAIORES DE 30 ANOS RESIDENTES EM VITÓRIA, UM GRUPO DE PESQUISADORES DESENVOLVEU UM ESTUDO QUE CONSTITUIU NA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS FECHADAS QUE VERSAVAM SOBRE OS SEGUINTES DADOS: VARIÁVEIS DEMOGRÁFICAS, SOCIOECONÔMICAS, COMPORTAMENTAIS E ESTAR OU NÃO EM TRATAMENTO PARA HIPERTENSÃO ARTERIAL. FOI REALIZADA AMOSTRAGEM PROBABILÍSTICA PARA SELEÇÃO DA POPULAÇÃO DE ESTUDO. ALÉM DA AVALIAÇÃO DA PREVALÊNCIA DE HIPERTENSÃO ARTERIAL, PROCEDEU-SE À ANÁLISE DA ASSOCIAÇÃO DAS VARIÁVEIS DEMOGRÁFICAS, SOCIOECONÔMICAS E COMPORTAMENTAIS COM A PRESENÇA DE HIPERTENSÃO ARTERIAL REFERIDA. CLASSIFIQUE O TIPO DE ESTUDO, SEGUNDO A FORMA DE OBTENÇÃO DE DADOS, PAPEL DO INVESTIGADOR, E TEMPORALIDADE E DÊ O NOME DESTE ESTUDO.

A

Há indicadores de estudo transversal ou seccional: prevalência, aplicação de um questionário que versa sobre dados demográficos, socioeconômicos, comportamentais e estar ou não em tratamento para hipertensão arterial (fatores e desfecho ao mesmo tempo), amostragem probabilística, entre outros. Portanto, estudo individuado, observacional, transversal, ou seja, inquérito epidemiológico.

31
Q

COM O OBJETIVO DE AVALIAR AS MORTES POR CÂNCER EM TRABALHADORES DA INDÚSTRIA DA BORRACHA DE ACORDO COM O TAMANHO DA EMPRESA, REALIZOU-SE UM ESTUDO COM 9.188 TRABALHADORES MASCULINOS, MATRICULADOS EM SINDICATO DE TRABALHADORES DA INDÚSTRIA DA BORRACHA DO ESTADO DE SÃO PAULO ENTRE 1975 E 1985, SOBREVIVENTES EM JANEIRO DE 1990 E ACOMPANHADOS ATÉ O FINAL DE 2000. AS MORTES POR CÂNCER FORAM COMPARADAS INTERNAMENTE NO GRUPO, CUJOS MEMBROS FORAM SUBDIVIDIDOS EM ESTRATOS POR PORTE E SUB-RAMO DA EMPRESA, SETOR DE TRABALHO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL. A ABORDAGEM POR CONJUNTOS DE RISCO, AJUSTADOS POR IDADE, TEMPO DESDE O 1º EMPREGO E TEMPO DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA BORRACHA APRESENTOU EVIDÊNCIAS DE AUMENTO DO RISCO DE TUMORES DE ESTÔMAGO E DO TRATO AERODIGESTIVO SUPERIOR E, POSSIVELMENTE, POR CÂNCER EM GERAL EM TRABALHADORES DE EMPRESAS DE PEQUENO PORTE DA INDÚSTRIA DA BORRACHA QUANDO COMPARADOS AOS DAS GRANDES EMPRESAS. CLASSIFIQUE O TIPO DE ESTUDO, SEGUNDO A FORMA DE OBTENÇÃO DE DADOS, PAPEL DO INVESTIGADOR, E TEMPORALIDADE E DÊ O NOME DESTE ESTUDO.

A

Trata-se de um estudo de coorte histórica, individuado, observacional, longitudinal. O estudo parte de trabalhadores sadios, matriculados entre 1975 e 1985, sobreviventes em 1990 e acompanhados até 2000, percebe-se a obtenção de dados numa série histórica.